Lugares para viajar no Brasil: 18 destinos encantadores
Conheça lugares lindos para viajar no Brasil. Destinos no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e informações sobre as cidades.
O Brasil é um país de dimensões continentais, repleto de belezas naturais e culturais distribuídas por destinos paradisíacos, capazes de oferecer as melhores experiências de viagem.
De praias paradisíacas a serras aconchegantes, de cidades históricas a metrópoles modernas, há sempre um lugar fascinante para conhecer.
Nesta seleção especial, reunimos 18 destinos imperdíveis que revelam o melhor de cada canto do país. Vem descobrir!
18 lugares para viajar no Brasil
O Brasil é um país privilegiado quando se trata de destinos turísticos, com belezas que se espalham por todas as regiões e estados. De norte a sul, o viajante encontra paisagens que vão das praias paradisíacas do litoral e até da Amazônia às serras e reservas florestais.
As belezas naturais são apenas a “cereja” de um bolo que inclui uma rica herança cultural, séculos de história, tradições regionais fascinantes e uma gastronomia saborosa e diversa.
Seja para quem busca tranquilidade, aventura, cultura ou contato com a natureza, há sempre um destino perfeito a ser explorado, e nos próximos tópicos, você vai descobrir alguns desses destinos. Confira 18 abaixo os destinos mais bonitos para conhecer no país!
Alter do Chão, Pará
Distrito de Santarém, no Pará, Alter do Chão surpreende as expectativas dos desavisados, entregando praias de areia branca e águas cristalinas em pleno coração da Amazônia, que só aparecem durante a estação seca, entre agosto e dezembro.
Banhada pelas águas cristalinas dos rios Tapajós e Arapiuns, a região oferece paisagens paradisíacas, que conquistaram reconhecimento internacional como uma das mais belas praias de água doce do mundo.
O distrito, a 40 km de Santarém, oferece muitas chances de fazer passeios por igarapés, visitar florestas e ilhas, desfrutar de momentos de relaxamento e conhecer a deliciosa culinária amazônica.
Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, conquistou há décadas sua fama como um dos destinos mais conhecidos do Brasil, e não faltam motivos para tanto sucesso: são mais de 300 ilhas e oito baías de águas incrivelmente azuis esperando por você.
Entre praias de águas cristalinas, perfeitas para mergulho, passeios de barco e relaxamento, há atrações suficientes para encher dias e mais dias de viagem, como as famosas Ilhas Botinas e as praias da Figueira, Secreta, do Dentista e muitas outras.
A cidade fluminense, que fica a 160 km da capital, também conta com uma infraestrutura turística desenvolvida, com resorts, pousadas e uma vida noturna badalada, especialmente na alta temporada, entre dezembro e março, quando o clima é mais quente.
Bonito, Mato Grosso do Sul
Alguns destinos dão pistas no próprio nome sobre o que os viajantes vão encontrar ao chegar, e Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um bom exemplo disso. A pequena cidade, a 260 km de Campo Grande, está entre os lugares mais bonitos do Brasil!
Recomendado para visitantes em busca de aventura e contato direto com a natureza, o destino é famoso por seus rios de águas cristalinas, cachoeiras e grutas, que geram oportunidades para flutuação em rios, trilhas e mergulhos refrescantes.
A cidade, embora tenha um ritmo tranquilo de interior, conta com boa infraestrutura turística, com agências que oferecem passeios, hotéis e opções gastronômicas. A melhor época para visitar depende das suas preferências: de dezembro a março os rios ficam mais quentes com maior volume, enquanto os meses de abril a outubro têm águas mais cristalinas.
Cabo Frio, Rio de Janeiro
Principal destino da Região dos Lagos, a cidade de Cabo Frio é o destino ideal para quem gosta de praias de areia branca e águas cristalinas em tonalidades fantásticas de azul, a 100 km da capital fluminense.
Além de praias famosas em todo o país, como a Praia do Forte, a cidade é um destino consagrado, que oferece variadas opções de hospedagem e alimentação, sendo uma alternativa mais acessível em comparação à cidade do Rio.
E o que fazer por lá? Atividades como mergulho, passeios de barco e caminhadas pela orla, especialmente entre dezembro e março, quando o clima está mais quente e propício para curtir as praias.
Chapada dos Veadeiros, Goiás
Com inegável vocação para o ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um dos destinos mais belos do Brasil, com paisagens selvagens de tirar o fôlego, cachoeiras impressionantes e muitas oportunidades para conhecer a fauna e flora da região.
Alto Paraíso, uma cidade simpática e acolhedora a 220 km de Brasília, é a principal base para os viajantes que desejam explorar a região, com várias opções de pousadas, restaurantes e casas de temporada para aluguel.
Uma vez na região, você poderá visitar inúmeras cachoeiras, fazer trilhas em meio ao cerrado, conhecer mirantes paradisíacos e muito mais. Por isso, é ideal visitar a Chapada dos Veadeiros entre maio e setembro, a estação seca, quando as trilhas e cachoeiras estão mais acessíveis e seguras.
Corumbau, Bahia
Um dos tesouros do extremo sul da Bahia é Corumbau, um refúgio paradisíaco de praias de areia branca e águas tranquilas, onde é impossível não se sentir em harmonia com a natureza.
A vila é um distrito da cidade de Prado, a menos de 200 km de Porto Seguro, que ostenta vizinhas famosas, como Trancoso, Arraial D’Ajuda e Caraíva. Na região, você poderá fazer passeios de buggy, barco e caiaque, conhecer a famosa Ponta do Corumbau, percorrer trilhas entre praias, mergulhar com snorkel ou cilindro, e muito mais.
O acesso – feito de barco ou por estrada de terra – ajuda a tornar a experiência ainda mais exclusiva, e o ideal é visitar é entre agosto e março, quando o clima está mais seco e as praias ainda mais convidativas.
Domingos Martins, Espírito Santo
Que tal conhecer um destino tranquilo e serrano, onde você pode curtir até um friozinho apesar de estar a poucos quilômetros do litoral? É isso que você encontra em Domingos Martins, a apenas 50 km de Vitória.
Essa apaixonante cidade capixaba teve sua arquitetura e gastronomia influenciadas pelas culturas alemã e italiana. Junte-se a essa conta o relevo montanhoso, bem como o clima ameno, e você vai se sentir em um pedacinho da Europa!
Especialmente no inverno, a cidade atrai muitos casais em busca de momentos românticos, além de turistas que apreciam a natureza, com muitas trilhas, cachoeiras e o incrível Parque Estadual de Pedra Azul para conhecer!
Ilhabela, São Paulo
Um dos melhores lugares para viajar no Brasil para quem gosta de praia é Ilhabela, no litoral de São Paulo, que oferece aos visitantes praias paradisíacas cercadas por mata atlântica, excelentes restaurantes e muitas coisas para fazer.
Não faltam trilhas que levam a cachoeiras escondidas, oportunidades para passeios de caiaque, mirantes para visitar e bons restaurantes para conhecer, com opções para todos os bolsos.
Ilhabela, que fica a 200 km da capital paulista, é um destino agradável e bonito em qualquer época do ano, especialmente entre os meses de abril e outubro, quando as chuvas são mais raras.
Imbituba, Santa Catarina
Quem gosta de sol, mar e surfe não vai se arrepender de conhecer Imbituba, em Santa Catarina, um dos melhores destinos de praia do Sul do Brasil, a menos de 100 km de Florianópolis.
Além de ser sede de competições internacionais de surfe, a cidade abriga a famosa Praia do Rosa, considerada uma das baías mais bonitas do mundo, trechos de litoral quase deserto, lagoas, dunas e rios.
O verão é a melhor época para visitar a região, pois é quando a cidade recebe a maior concentração de turistas e surfistas em busca das suas águas cristalinas e limpas.
Jalapão, Tocantins
O Jalapão, no Tocantins, é um destino relativamente recente no radar dos viajantes, mas já se tornou objeto de desejo entre turistas de todo o Brasil. O parque, que fica a 170 km de Palmas, é famoso por suas paisagens naturais preservadas.
Os visitantes encontram fervedouros de águas cristalinas, cachoeiras surpreendentes e dunas douradas que são mirantes perfeitos para contemplar a paisagem e o pôr do sol. Por essas e outras, é um destino ideal para quem deseja escapar do agito urbano.
Como você terá muitas oportunidades de percorrer trilhas e fazer passeios de 4×4, a melhor época para visitar o Jalapão é durante a seca, entre maio e setembro.
Lençóis Maranhenses, Maranhão
Um dos destinos mais cobiçados do mundo, os Lençóis Maranhenses formam uma paisagem que parece coisa de cinema, com dunas de areia branca a perder de vista e lagoas de águas cristalinas que parecem se formar apenas para o deleite dos banhistas.
Essa paisagem surreal fica a apenas 265 km da capital, São Luís, já foi cenário de diversos filmes e agrada a todos os públicos com sua exuberância.
O melhor é que você também pode incluir praias paradisíacas no mesmo roteiro, como a Praia de Atins, considerada uma das melhores do Nordeste, sobretudo entre maio e setembro, quando as lagoas estão cheias.
Maragogi, Alagoas
Entre os muitos candidatos a “Caribe brasileiro”, Maragogi, em Alagoas, desponta como um favorito, conquistando cada vez mais visitantes com suas praias de areia branca e fina.
Nessa região, a apenas 130 km de Maceió, o mar se desdobra em piscinas naturais tão cristalinas que mais parecem um aquário natural, oferecendo o cenário perfeito para atividades como snorkel e mergulho.
Agradável em qualquer época do ano, especialmente entre setembro e março, a cidade também oferece passeios de jangada e buggy, restaurantes incríveis, beach clubs modernos e muitas coisas para fazer.
Morro de São Paulo, Bahia
A lista de lugares para viajar no Brasil não estaria completa sem Morro de São Paulo, na Bahia, a menos de 60 km de Salvador. A região é como um baú de tesouros naturais, como praias paradisíacas, piscinas naturais e trilhas que revelam o mais belo do litoral baiano.
O local é especialmente atrativo durante a maré baixa, quando as águas se tornam ainda mais cristalinas e convidativas, e ganha vida durante o Carnaval. Mas não se engane: Morro de São Paulo é um recanto de pura tranquilidade fora da alta temporada.
Vale a pena montar um roteiro que inclua a vizinha Ilha de Boipeba, também famosa por suas belezas intocadas. A melhor época para visitar a região é de agosto a novembro.
Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas
Um dos melhores destinos da Amazônia, o Parque Nacional de Anavilhanas, a 200 km de Manaus, merece a sua visita por ser nada menos que o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de 350 mil hectares e 400 ilhas.
As experiências que o parque oferece vão além da simples visitação: é um convite para se conectar profundamente com a natureza, aprendendo sobre sua preservação.
Os visitantes podem fazer passeios pelo Rio Negro, percorrer trilhas na floresta e se hospedar em charmosos hotéis de selva. E quando visitar este destino paradisíaco? Preferencialmente de julho a dezembro, quando as águas estão mais baixas.
Pirenópolis, Goiás
Pirenópolis, ou “Piri” para os íntimos, é uma cidade goiana histórica rodeada por grande beleza natural: depois de conhecer suas ruas de pedra e arquitetura colonial, você poderá se divertir em trilhas, cachoeiras e atrativos naturais maravilhosos.
O centro histórico dessa pequena cidade, que fica a 130 km de Goiânia, é repleto de casarões preservados que refletem o charme do passado, além de abrigar uma boa estrutura de hospedagem, com pousadas acolhedoras e bons restaurantes.
Como o foco é apreciar a natureza, os melhores meses para visitar são entre abril e setembro, quando o clima é mais estável e ocorrem festivais culturais, como a Festa do Divino.
Porto de Galinhas, Pernambuco
Sinônimo de praias paradisíacas e excelente infraestrutura, a pernambucana Porto de Galinhas, a 60 km do Recife, se tornou um dos destinos mais adorados do Brasil com suas piscinas naturais e praias de areias brancas.
A vila, que garante fácil acesso a outros destinos incríveis, como Praia dos Carneiros, Cabo de Santo Agostinho, Maragogi e São Miguel dos Milagres, possibilitando que você percorra um roteiro pela paradisíaca Costa dos Corais enquanto desfruta de infraestrutura completa, com excelentes opções de pousadas e resorts para todos os perfis de visitantes.
E a boa notícia é que você pode desfrutar do sol e do mar o ano inteiro, sobretudo de dezembro a março, quando não chove e as águas ficam ainda mais cristalinas.
Reserva do Cristalino, Mato Grosso
Que tal incluir um destino ainda pouco conhecido aos seus planos de viagem? Prepare-se para se apaixonar pela Reserva do Cristalino, em Mato Grosso, quase na divisa com o Pará.
Localizada perto de Alta Floresta e às margens do Rio Cristalino, a reserva oferece paisagens deslumbrantes e uma rica biodiversidade, incluindo mais de 600 espécies de aves para serem observadas.
Aproveite a visita para fazer caminhadas, se aventurar na canoagem e desfrutar de agradáveis passeios de barco em meio à exuberante floresta tropical. Para isso, o ideal é conhecer a região de junho a agosto, quando o clima é mais seco.
Tibau do Sul, Rio Grande do Norte
A grande atração de Tibau do Sul é a Praia da Pipa, praia mais famosa do Rio Grande do Norte, mas não se engane: os atrativos dessa cidade apaixonante vão muito além disso!
Bom exemplo é a Lagoa de Guaraíras, que oferece oportunidades para passeios de barco, trilhas e caiaque, atraindo visitantes do Brasil inteiro, e você ainda poderá curtir as tranquilas praias do Giz, Pirambu e Cacimbinhas.
A melhor época para visitar Tibau do Sul é o verão, de dezembro a março, quando o clima é mais quente e as opções de lazer são mais diversificadas. Não perca!
Conheça os lugares mais lindos do Brasil com o Vai de Promo!
Desfrute da eficiência e segurança da nossa plataforma para localizar as melhores ofertas e planejar suas experiências nos destinos com a tranquilidade de que está fazendo um excelente negócio.
Dessa forma, você gasta menos com voos e sobra mais tempo e dinheiro para se dedicar ao que mais importa: curtir uma viagem inesquecível!
Continue sua leitura!
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir
- Neve em janeiro: 15 destinos imperdíveis para curtir o frio
- Ano novo em Copacabana: guia para curtir ao máximo
- 15 lugares para passar o ano novo em SP: capital e interior