Carnaval do Rio de Janeiro: chegou a hora de aproveitar a folia!
O Carnaval do Rio de Janeiro é um dos mais cobiçados do país. E não é para menos! São inúmeras atrações e aqui você confere cada uma delas! Veja só!
Quer conhecer o carnaval do Rio de Janeiro ao vivo? Então, melhor ficar por dentro de todas as dicas para curtir a festa! Afinal, estamos falando de um dos carnavais mais famosos do mundo.
E ainda nem começamos a citar as belezas deste local que também é conhecido como “Cidade Maravilhosa”.
Além disso, o carnaval do Rio de Janeiro é democrático, com opções para todos os gostos.
Os desfiles que acontecem no Sambódromo são acessíveis apenas para quem paga, mas existe uma Lei municipal que proíbe que as festas na rua tenham camarotes e áreas VIP’s, por exemplo.
Neste texto, vamos contar como é o carnaval no Rio de Janeiro, dar dicas de como aproveitar a festa ao máximo e em segurança, e muitas outras informações importantes para os foliões. Acompanhe e boa leitura!
Quais as características do carnaval do Rio de Janeiro?
Se em Salvador o forte da festa são os trios elétricos, o carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente famoso pelos Desfiles das Escolas de Samba.
É claro que o evento não se resume aos desfiles no Sambódromo, também é preciso falar dos bloquinhos que incluem todos os foliões, independente da classe social.
Tudo começou com os bailes importados da sociedade parisiense. No início, os foliões usavam máscaras e os desfiles eram um motivo para a elite carioca exibir suas caras fantasias, bem aos moldes dos salões franceses.
No entanto, o fascínio que a festa causava, provocava manifestações espontâneas dos populares que aproveitavam a relativa liberdade da ocasião para exibir parte da sua cultura como o Congado e o Cucumbi.
O carnaval do Rio de Janeiro foi oficializado nos anos 30 e, a partir daí, foram surgindo as sociedades carnavalescas, blocos e escolas de samba.
Atualmente, os desfiles acontecem na Marquês de Sapucaí, nome da rua por onde passam as escolas dentro do Sambódromo ou Passarela Professor Darcy Ribeiro.
A atmosfera no Sambódromo é incrível! Enormes carros alegóricos, a sincronia das baterias, as performances, danças…
E os blocos, cada um no seu bairro, são também muito incríveis, e não estranhe os nomes engraçados e de duplo sentido: “É Mole, Mas Estica!” (Engenho Novo), “Suvaco do Cristo” (Jardim Botânico) e “Imprensa que eu gamo” (Laranjeiras), entre outros.
Quais os dias do carnaval no Rio de Janeiro?
Oficialmente, o carnaval do Rio de Janeiro dura 8 dias. Mas, se quer saber como é comemorado o carnaval no Rio de Janeiro de verdade, vai perceber que a festa começa bem antes do feriado prolongado.
Neste ano de 2023, a folia está marcada para começar sexta-feira, 17 de fevereiro, e se encerrar no sábado, 25 do mesmo mês, com o “desfile das campeãs”.
Geralmente, o carnaval do Rio de Janeiro acontece no final de fevereiro, mas não é raro que seja também no início de março. Em 2019, por exemplo, foi da sexta-feira, 1 de março, até 9 de março, no sábado.
Uma curiosidade: o cálculo eclesiástico que define as datas comemorativas cristãs, aponta que o carnaval deve acontecer 47 dias antes da Páscoa.
Portanto, o domingo de carnaval só pode cair nas datas de 4 de fevereiro a 9 de março.
O que fazer no carnaval do Rio de Janeiro?
Se você ainda não conhece esse lindo estado brasileiro, precisa começar o passeio visitando as praias de Copacabana e Ipanema, na zona sul. São próximas uma da outra, repletas de quiosques, bares e restaurantes.
Para completar, a região tem ótimas opções de hospedagens, que vão desde os hostels com acomodações coletivas, até o alto luxo do Copacabana Palace, um dos hotéis mais famosos do Brasil.
Essa região fica a quase 9 km do Sambódromo Rio de Janeiro, mas vários blocos saem pelas redondezas, como o Spanta Neném, o Banda Bandida e o Simpatia é Quase Amor.
Pré-carnaval do Rio de Janeiro
Os cariocas estão entre os foliões mais animados do país.
O pré-carnaval do Rio de Janeiro já começa dia 4 de fevereiro com o Carrossel de Emoções, um dos megablocos da cidade, e o primeiro de funk no Brasil.
Já no dia 5, quem agita a festa é o Bloco da Lexa. Os outros megablocos são: Monobloco, Fervo da Lud, Cordão do Bola Preta, Bloco da Preta, Bloco da Anitta e Chora Me Liga.
Desfile das Escolas de Samba do Rio
Quem idealizou e organizou a disputa de desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro foi o irmão de Nelson Rodrigues, o jornalista Mário Filho.
Os componentes das escolas se subdividem em alas, como a ala das baianas, das crianças, da velha guarda, comissão de frente, bateria, etc. Cada ala ou grupo utiliza a mesma fantasia.
O desfile na Sapucaí acontece somente para as escolas do Grupo Especial e da Série A, que corresponde à junção dos Grupos de Acesso A e B. Os Grupos de Acesso C, D e E desfilam na histórica Estrada Intendente Magalhães.
As escolas podem desfilar por até 75 minutos, as maiores chegam a ter 5 mil componentes.
O Grupo Especial desfila religiosamente no domingo e na segunda-feira de carnaval. A Série A desfila na sexta e sábado de carnaval, e o desfile das campeãs é sempre no sábado após quarta-feira de cinzas.
Como comprar os ingressos para o desfile?
Se quiser assistir aos desfiles no Sambódromo, ingressos podem ser adquiridos em diferentes sites e postos de atendimento, mas a responsabilidade é da LIESA, a Liga Independente das Escolas de Samba.
Você precisa escolher qual tipo de acesso vai querer (arquibancada, cadeiras numeradas, frisas…), lembrando que os acessos mais baratos são para as arquibancadas, que correspondem também ao espaço mais animado para curtir a festa.
As frisas favorecem quem deseja assistir ao desfile na Sapucaí, pois ficam bem próximas à rua por onde passam as escolas. Dá para pagar o ingresso Sambódromo com PIX, boleto bancário e cartão de crédito.
Como chegar ao Sambódromo?
Para chegar ao desfile das Escolas de Samba do Rio de metrô, basta pegar o metrô linha 1, descer na Estação Praça Onze e caminhar até a Passarela Professor Darcy Ribeiro, onde fica a avenida Marquês de Sapucaí.
Saindo da Cidade Nova, por exemplo, existem diversas linhas de ônibus para acessar o local: 112, 247, 249, 325, 485, 497.
Ainda saindo de Copacabana, dá para pegar a linha 108 no TRO 6 (Troncal 6) e desembarcar a 600 metros do Sambódromo.
Partindo do Jardim Botânico, no famoso Parque Lage, o turista pode embarcar na linha 112, 110 e 410. O tempo de viagem varia entre 25 e 45 minutos, dependendo do local de embarque e da linha escolhida.
Os carros de aplicativos funcionam a qualquer hora durante o carnaval do Rio de Janeiro, mas como as tarifas são dinâmicas, cuidado para não pagar valores exorbitantes em trajetos curtos ou fáceis de se percorrer com o transporte público.
Como desfilar nas Escolas de Samba?
Para desfilar com uma escola de sua preferência, a primeira coisa que vai precisar é comprar a sua própria fantasia.
Geralmente, os trajes ficam disponíveis em sites específicos para venda em novembro, uns dois ou três meses antes do início da folia.
O preço varia de acordo com a escola e com o tipo de fantasia. É necessário ressaltar que não é permitido desfilar com celular ou qualquer outro acessório que descaracterize a fantasia, assim como é proibido remover ou acrescentar qualquer elemento nos trajes.
O samba enredo da escola tem que estar decorado, lembra que não dá para desfilar sob efeito do álcool e que você estará representando uma entidade séria, na maior festa do país!
Bailes de carnaval
Os bailes de carnaval do Rio de Janeiro são eventos fechados em que os participantes se fantasiam para curtir os shows dos artistas pré-anunciados.
São inspirados nos primórdios do carnaval carioca, com direito a baile de máscaras e muito glamour nas fantasias.
Carnaval de rua
Trata-se da forma mais popular de curtir o carnaval RJ. Tem bloquinho se apresentando a cada esquina!
O Cordão do Bola Preta, por exemplo, é o mais antigo bloco do Rio, fundado em 1918, o Bloco pra Iaiá é um tributo aos Los Hermanos, o Toca Raul, tributo a Raul Seixas, entre outros.
E ainda, tem o Bloco Areia nas praias do Leblon, o Quizomba, no Circo Voador, as performances circenses da Orquestra Voadora, e por aí vai!
Confira a programação
Para te ajudar a curtir o melhor do carnaval carioca, destacamos alguns dos principais blocos e cortejos que vão agitar os dias de celebração! Se prepare para aproveitar a folia!
Sexta-feira, 17 de fevereiro:
- Carmelitas, às 13hrs – Santa Teresa;
- Boêmios da Lapa, às 15hrs – Lapa;
- Senta Que Eu Empurro, às 16hrs – Catete;
- Meia Dúzia de Gatos Pingados, às 18hrs – Bangu;
- Monobloco, às 22hrs – Centro.
Sábado, 18 de fevereiro:
- Empolga às 9, às 9hrs – Copacabana;
- Filhos de Gandhi, às 14hrs – Saúde;
- O Remédio É O Samba, às 16hrs – Copacabana;
- Bloco da Treta, às 18hrs – Centro;
- Me Leva Que Eu Vou, às 20hrs – Santíssimo.
Domingo, 19 de fevereiro:
- Areia, às 7hrs – Leblon;
- Bangalafumenga, às 9hrs – Glória;
- Ai, Que Vergonha!, às 15hrs – São Conrado;
- Bloco da Poderosa, às 18hrs – Centro;
- Caldeirão do Coqueiro, às 20hrs – Santíssimo.
Segunda-feira, 20 de fevereiro:
- Que Pena Amor, às 7hrs – Centro;
- Sargento Pimenta, às 8hrs – Flamengo;
- Universibloco, às 13hrs – Maracanã;
- Acabou Amor, às 17hrs – Tauá;
- Carnaval das Artes, às 19hrs – Centro;
Terça-feira, 21 de fevereiro:
- Fervo da Lud com Ludmilla, às 07hrs – Centro;
- Orquestra Voadora, às 13hrs – Glória;
- Banda de Ipanema, às 16hrs – Ipanema;
- Block n Roll, às 17hrs – Ribeira;
- Bloco do Boi, às 19hrs – Pedra de Guaratiba.
Onde se hospedar no carnaval do Rio de Janeiro?
Os melhores lugares onde se hospedar no carnaval do Rio de Janeiro, e ainda ficar perto das atrações carnavalescas, são: Lapa, Maracanã, Santa Teresa e Urca, mas as acomodações são bem disputadas nesta época do ano.
Os pontos de Copacabana, Ipanema e Leblon são os mais charmosos da zona sul carioca e um dos melhores lugares onde se hospedar no carnaval do Rio de Janeiro.
Gávea, Flamengo e Botafogo também são ótimas opções.
Além das belezas naturais, são bairros de fácil acesso e com várias opções de transporte para se locomover. E ainda, a Praça São Salvador, no Flamengo, sempre tem movimento, e vários bloquinhos se apresentam no Aterro.
Laranjeiras tem boas acomodações (que são até mais baratas por não estarem em uma área tão reconhecida).
A Barra da Tijuca oferece uma boa quantidade de hotéis na orla da praia e fica na zona oeste, um pouco mais afastada do movimento.
A Barra é uma boa alternativa para quem viaja em família ou para os praticantes do surfe. Se quiser fazer compras, há alguns shoppings para dar uma pausa na folia.
Dicas para aproveitar o carnaval do Rio de Janeiro
Siga as nossas dicas de carnaval do Rio para se locomover pela cidade, curtir muito e voltar em segurança para o hotel. Veja só!
Transporte
Agendar antecipadamente o transfer com uma empresa privada é a melhor alternativa para o turista que ainda não conhece a cidade, principalmente em época de carnaval.
Duas empresas de táxis vão fazer os percursos que levam ao desfile das escolas de samba do Rio em 2023: a Coopatur e a Coopertramo. A prefeitura recomenda que os foliões embarquem nesses carros.
O metrô e a SuperVia funcionarão durante toda a madrugada.
Várias linhas de ônibus farão desvios para facilitar o embarque e o desembarque dos foliões.
Você pode conferir a lista de linhas e alterações de rotas no site da prefeitura do Rio de Janeiro.
Segurança
A capital carioca não é um local muito seguro, portanto, é recomendável que você não ande sem companhia.
Além disso, evite levar objetos de valor para os blocos, como correntinhas de ouro e joias chamativas.
Mesmo com o policiamento reforçado, aglomerações sempre atraem pessoas mal intencionadas. Portanto, não perca de vista o celular, o dinheiro e o cartão.
Bem-estar
O calor na época do carnaval do Rio de Janeiro pode chegar a 38ºC, às vezes, até a temperaturas mais altas. Por isso, se hidratar é fundamental para curtir sem maiores problemas.
Principalmente para quem já sabe que vai tomar bebidas alcoólicas, a alimentação é muito importante. Assim, você terá pique para aproveitar todos os dias de folia.
Carnaval na praia é sinônimo de pouca roupa, muito protetor solar e energia! Lembre-se de levar óculos de sol e, se couber no figurino, alguma proteção como chapéu ou boné.
Carnaval do Rio de Janeiro para quem não gosta da folia
A parte histórica do Rio de Janeiro já foi sede da República, palco de batalhas, intrigas políticas e berço de personalidades notáveis, como músicos, políticos, intelectuais e artistas como Noel Rosa, Paulo Barros, Paulinho da Viola e Marisa Monte.
O museu no Palácio do Catete é um convite para um mergulho na história e o Museu do Amanhã, que busca promover um debate científico sobre o futuro, são ótimos pontos turísticos para turistas que desejam ficar longe do carnaval do Rio de Janeiro.
Além disso, a cidade tem uma vida noturna vibrante e excelentes restaurantes, com opções para todos os gostos como massas, carnes, vegetariano e, é claro, frutos do mar!
Agora que tem boas dicas para fazer uma viagem divertida e segura, que tal preparar as malas e ver de perto o espetáculo do carnaval do Rio de Janeiro? Você não vai se arrepender!
Continue sua leitura!