Ir para o site

×

×

Cidade do Panamá: dicas e informações para o viajante!

A cidade do Panamá é uma região moderna e única, capital do país de mesmo nome, e repleta de atrações para todos os gostos! Saiba mais!

Está pensando em visitar a Cidade do Panamá? Mais que um destino comum para conexões de voos rumo à América do Norte, a cidade tem muito a oferecer!

Simultaneamente histórica e contemporânea, a cidade tem atraído muitos visitantes todos os anos com suas mais variadas atrações.

O destino abriga cenários icônicos, como o famoso Canal do Panamá, a movimentada Cinta Costeira, os casarões de pedra de Casco Viejo e muito mais.

A cidade também se destaca pelos preços atrativos em hotéis, restaurantes e, especialmente, nas lojas! Não é à toa que a cidade ganhou o apelido de “Nova Miami”.

Veja o que fazer por lá! 

Como chegar a cidade do Panamá?

Como chegar a cidade do Panamá?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Mas, afinal, em que país fica a Cidade do Panamá? Como o próprio nome sugere, a cidade fica no Panamá, na América Central.

O país fica no istmo que conecta a América do Sul à do Norte, fazendo divisa com Colômbia e Costa Rica. Aliás, é na cidade que fica o Canal do Panamá, uma conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

A cidade é capital do Panamá, abriga um importante hub aéreo e é relativamente fácil de visitar, confira!

A partir do Brasil

Há muitas opções de voos para a Cidade do Panamá a partir do Brasil, o que simplifica o acesso dos viajantes brasileiros. 

A Copa Airlines, a maior companhia aérea panamenha, é conhecida por sua rede de conexões. O hub principal da empresa, aliás, é o Aeroporto Internacional de Tocumen, na capital. 

Além disso, muitos voos com destino à América Central e à América do Norte fazem escala por lá. 

De destinos na América do Norte

Para chegar à Cidade do Panamá a partir de destinos da América do Norte, você também poderá contar com diversas opções de voos. 

A localização estratégica do Panamá como uma ponte entre as Américas torna o país um ponto de conexão popular para voos que ligam o continente. 

Assim, dado o papel estratégico do Aeroporto Internacional de Tocumen, há uma ampla oferta de voos a partir de cidades dos Estados Unidos e do Canadá. 

Se você estiver saindo de cidades mais próximas, como San José, na Costa Rica, é possível fazer a viagem por meio terrestre. A viagem leva cerca de 12 horas, pela rodovia Interamericana. 

Mapa da Cidade do Panamá

A cidade é moderna e bem planejada, com direito a uma infraestrutura moderna e organizada, o que facilita a mobilidade. 

No entanto, o trânsito pode ficar congestionado durante os horários de pico, especialmente nas principais avenidas. Por isso, é sempre bom planejar o tempo de deslocamento com antecedência.

Veja onde fica a capital no mapa do Panamá!

Qual a melhor época para ir para o Panamá?

O clima na Cidade do Panamá é bem parecido com o de algumas partes do Brasil.

A estação seca ocorre de dezembro a abril, e é considerada a alta temporada para o turismo, sobretudo pelas chuvas menos frequentes.

A estação chuvosa vai de maio a novembro e pode ser interessante para quem busca uma experiência mais tranquila e preços mais acessíveis. 

Apesar das chuvas frequentes, a cidade continua recebendo turistas durante esse período, e muitas vezes as chuvas são rápidas e passageiras. Assim, as atividades podem ser retomadas em pouco tempo. 

Independentemente da época do ano, o destino tem clima quente e úmido, com termômetros em torno de 30ºC durante todo o ano. 

Encontre a hospedagem ideal para sua próxima viagem!

Encontre a hospedagem ideal para sua próxima viagem!
Hotel Via Espana

A cidade oferece regiões interessantes para hospedagem que podem atender diferentes estilos de viagem. 

Bom exemplo é o bairro de Punta Pacífica. A área luxuosa e moderna tem muitos hotéis de alto padrão com vista para o mar, restaurantes e lojas de grife. 

A curta distância até o centro financeiro também é uma vantagem para quem visita a cidade a negócios. 

Também pode ser interessante ficar em Casco Antiguo (Casco Viejo), o charmoso centro histórico da cidade. Com seus edifícios coloniais bem preservados, a região é perfeita para quem busca uma atmosfera mais boêmia e cultural. 

Para aqueles que desejam ficar perto de toda a agitação e atividades turísticas, o bairro de Bella Vista é uma excelente escolha. Essa região é repleta de restaurantes, bares, casas noturnas e shoppings. 

Se o objetivo da viagem é fazer compras, a área da Avenida Balboa é o melhor lugar para ficar. Essa região oferece uma grande concentração de lojas, boutiques e shoppings, além de uma bela vista para a orla da cidade. 

Moeda do Panamá: dicas para o câmbio no país

Antes de embarcar para a Cidade do Panamá, é importante ter em mente que a moeda oficial é o Balboa. No entanto, ele só existe na forma de moeda, não em cédulas. 

Desde 1903, o Balboa está pareado com o dólar dos Estados Unidos, o que significa que não há variação cambial entre essas duas moedas. Por isso, as cédulas mais comuns em circulação nas ruas são as do dólar americano. 

Para os viajantes, a melhor alternativa é levar dólares americanos, uma moeda amplamente aceita em estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes e atrações. 

Além disso, é válido mencionar que os cartões de crédito são amplamente aceitos na capital do país. Em estabelecimentos comerciais maiores, é provável que você possa pagar com cartão de crédito sem dificuldades. 

Documentos necessários para visitar o Panamá

Para visitar o Panamá, é necessário ter alguns documentos em ordem, a começar pelo passaporte. O documento deve ter pelo menos seis meses de validade a partir da data de embarque. 

Os brasileiros não precisam obter um visto com antecedência para turismo ou viagens de curta duração. O Brasil está na lista de países que têm isenção de visto para estadias de até 180 dias no Panamá. 

Você vai precisar, entretanto, de alguns comprovantes do seu status de turista

É importante também ter em mãos um bilhete de retorno e cartão de vacinação internacional com comprovante de imunização contra a febre amarela. 

Vale a pena ter também comprovante de hospedagem, recibos de atrações turísticas e outros documentos que ajudem a mostrar os objetivos da sua viagem.

Sua viagem dos sonhos está no Vai de Promo!

Imagine explorar os melhores destinos do Brasil e do mundo sem apertar o seu bolso. Com o Vai de Promo, essa ideia se torna realidade! 

Nosso site oferece promoções imperdíveis, atendimento de primeira com as melhores condições de pagamento para quem deseja viajar com economia. 

Com apenas alguns cliques, você pode garantir sua passagem aérea e seu seguro viagem com os melhores preços do mercado. 

Reunimos as melhores companhias aéreas e seguradoras para levar até você descontos exclusivos. Não perca essa oportunidade única de viajar muito gastando pouco!

Cidades do Panamá: pontos de interesse!

Cidades do Panamá: pontos de interesse!
Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Se você quer conhecer uma cidade encantadora, que mistura modernidade e história, a capital panamenha é o lugar certo para você!

Do Canal do Panamá às ruas históricas do Casco Viejo, há muito a fazer nesse destino imperdível!

Vem ver o que fazer na Cidade do Panamá!

Casco Viejo

O Casco Viejo, ou Casco Antiguo, é o centro histórico, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O bairro é uma preciosidade arquitetônica, repleto de imóveis históricos, praças, igrejas, casas coloridas e ruelas charmosas. 

Vale a pena caminhar por cada cantinho da região para apreciar os detalhes arquitetônicos de cada construção. 

Por lá, você vai encontrar diversas atrações, como museus e o Palácio Presidencial. 

Além disso, não é só história e arquitetura, pois o Casco Viejo possui variadas opções gastronômicas, uma animada vida noturna e belas vistas para o mar.

Canal do Panamá

O Canal do Panamá é uma das grandes obras da engenharia moderna e uma visita indispensável na Cidade do Panamá. 

Com 80 km de extensão, o canal conecta o Atlântico e o Pacífico. Dessa forma, permite que navios cruzem de um lado para o outro sem contornar o continente. 

Maravilha da engenharia, o canal funciona como um elevador para as embarcações subirem e descerem durante o trajeto. 

Você não pode deixar de conhecer o Canal do Panamá, que oferece um mirante com vista para os navios e um museu sobre o local. 

Avenida Balboa

A Avenida Balboa é uma das áreas mais movimentadas da capital do Panamá, integrada à Cinta Costeira, que revitalizou a orla marítima da capital.

A via conta com um calçadão extenso perfeito para caminhadas, passeios de bicicleta e patins, além de espaços verdes, estátuas e espelhos d’água. 

Além de ser um ponto de encontro para os moradores que praticam exercícios, a avenida oferece vistas espetaculares dos imponentes edifícios do centro. 

Biomuseo

Biomuseo
Flickr / CC BY 2.0

O Biomuseo é outra joia arquitetônica da Cidade do Panamá, projetado pelo renomado Frank Gehry. 

A arquitetura colorida e arrojada da construção já vale a visita, mas o acervo também é de tirar o chapéu. 

O museu fala sobre o impacto do surgimento do Panamá na biodiversidade do planeta, por meio de instalações modernas e recursos audiovisuais. 

Museo de La Mola

O Museo de La Mola é o melhor lugar possível para conhecer mais sobre a cultura panamenha e indígena centro-americana.

O lugar é dedicado à técnica artesanal indígena do povo Guna, a Mola, por meio de exposições que revelam toda a riqueza dessa arte. 

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita, tornando-o uma das melhores opções para conhecer e apreciar essa expressão cultural sem custo algum!

Calzada de Amador

A Calzada de Amador é uma bela avenida que conecta o continente às ilhas Naos, Perico e Flamenco. 

A via fica na parte mais moderna da cidade e é muito procurada para a prática de caminhadas ao ar livre e passeios de bicicleta. 

Aliás, as “magrelas” podem ser um jeito interessante de conhecer as ilhas e seus arredores. Você pode alugar uma bicicleta por lá para explorar tudo! 

E não é só isso: a região também é repleta de restaurantes com vista para a Cinta Costeira.

Multiplaza

O Multiplaza é imperdível para quem gosta de compras, O shopping reúne grifes famosas e lojas da moda em instalações modernas e espaçosas.

Embora os preços não sejam tão atrativos como em outros centros comerciais, o ambiente é agradável e oferece uma grande variedade de lojas. 

Vale a pena conhecer esse shopping, especialmente por estar relativamente perto da área hoteleira. 

Onde comer na capital do Panamá?

Onde comer na capital do Panamá?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade é um importante centro gastronômico, com estabelecimentos capazes de agradar a todos os gostos. 

Uma das melhores regiões para experimentar a rica gastronomia é o Casco Viejo, onde você poderá saborear pratos tradicionais panamenhos e cozinhas internacionais.

Outra região interessante é a Calzada de Amador, onde o maior diferencial dos restaurantes é a vista deslumbrante para a Cinta Costeira e o mar. 

A Avenida Balboa também é uma ótima escolha para quem gosta de experiências gastronômicas de qualidade. Com uma localização privilegiada e próxima à orla marítima, a região é um vibrante polo gastronômico.

Além disso, a Cinta Costera, com suas áreas de lazer e caminhadas ao ar livre, possui quiosques e barracas que vendem iguarias locais.

Como é viver na cidade do Panamá?

A Cidade do Panamá pode ser um excelente lugar para viver, com sua infraestrutura bem desenvolvida e seus sistemas de transporte eficientes.

A capital do país oferece aos moradores muitas opções de lazer, desde parques e praias até restaurantes e vida noturna. 

O custo de vida é mais baixo do que em muitas outras grandes cidades da América Latina, especialmente nos bairros mais afastados do centro. 

E tem mais: o sistema de saúde do Panamá é considerado de alta qualidade!

É seguro viver no Panamá?

O Panamá, e isso inclui sua capital, é considerado um país seguro para viver e visitar. 

Como em qualquer lugar do mundo, existem áreas com maior incidência de crimes e regiões que são mais seguras. 

A Cidade do Panamá, como cidade mais populosa do país, tem seus desafios em relação à segurança, mas também tem áreas seguras e bem policiadas. 

De qualquer forma, tenha cuidado com seus pertences pessoais, evite exibir objetos de valor em locais públicos e fique atento a bolsas e carteiras. 

Saiba o que fazer nos arredores da Cidade do Panamá!

Saiba o que fazer nos arredores da Cidade do Panamá!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Há também muito o que fazer nos arredores da Cidade do Panamá, como o famoso arquipélago de San Blas, famoso por suas ilhas paradisíacas.

Você pode fazer passeios de barco para conhecer as ilhas em um dia ou estender a visita para uma experiência mais completa. 

A cidade de Colón é outra excelente opção de bate-volta, a apenas 1 hora de carro da capital panamenha. Você vai se encantar com a arquitetura colonial, os museus e uma área de compras com produtos livres de impostos. 

Com o Vai de Promo você vai a Cidade do Panamá sem problemas!

Você pode mergulhar nos encantos da Cidade do Panamá com toda a economia que você merece. É só contar com a ajuda do Vai de Promo!

Com promoções imperdíveis e descontos exclusivos, nosso site reúne as companhias aéreas e seguradoras mais bem-avaliadas do mercado.

Desse jeito, vai ficar fácil viajar pelo mundo inteiro sem comprometer o seu orçamento e sem abrir mão da comodidade!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!