Ir para o site

×

×

Eurotrip: tudo que você precisa saber para organizar a sua!

Neste guia, vamos te dar dicas de planejamento e indicar destinos imperdíveis para uma Eurotrip dos sonhos!

Fazer uma Eurotrip é o sonho de muitas pessoas pelo mundo, e não é por acaso.

Em um mundo repleto de diversidade cultural e paisagens deslumbrantes, explorar vários países em uma única viagem desperta a curiosidade de qualquer viajante.

Esse formato de viagem vai além de simplesmente percorrer a Europa, permitindo mergulhar em um universo de experiências inesquecíveis.

O termo foi popularizado especialmente após o lançamento de um filme homônimo que conquistou bilheterias em todo o globo.

No entanto, a realidade vai além dos clichês cinematográficos, pois essa viagem pode ser personalizada para cada viajante.

Desde as metrópoles cosmopolitas, como Paris e Berlim, até os cenários campestres mais encantadores, como o interior da França ou Itália, cada destino é único.

Neste guia, vamos explorar o significado, dicas de planejamento e destinos imperdíveis para uma Eurotrip memorável. Boa leitura!

O que é uma Eurotrip?

O que é uma Eurotrip?
Freepik

Eurotrip é uma fusão das palavras “Europa” e “trip”, termo em inglês que significa “viagem”. Assim, a expressão refere-se a uma viagem pelo Velho Continente que, em geral, abrange mais de um país.

O tempo total do itinerário também pode variar de 10 a 30 dias ou até mais, dependendo da disponibilidade de cada viajante. 

O mais legal é que cada Eurotrip é única, refletindo as escolhas de quem a planeja, seja o viajante solo, em casal ou com amigos.

Praticamente tudo é personalizável, desde as cidades pelas quais o roteiro passa até as opções de transporte, como trem, carona, ônibus ou voos.

O que não muda é o objetivo: viver momentos incríveis em cada novo destino!

Quais países fazem parte da Eurotrip?

Em geral, pode-se dizer que uma Eurotrip é uma viagem que passa por, pelo menos, três países.

No entanto, não existe uma regra para determinar quais países são esses, basta que estejam na lista dos 50 países e/ou territórios dependentes europeus.

Alguns destinos, contudo, estão entre os mais populares, como Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica e Holanda. 

Só não se esqueça de que a escolha dos países a serem incluídos é altamente personalizável, variando de acordo com os seus interesses individuais e preferências.

Uma boa dica para montar o seu itinerário é planejar-se em relação à logística da viagem, incluindo custos e tempo de deslocamento entre os países.

Qual a melhor época para fazer uma Eurotrip?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois diversos fatores devem ser considerados na escolha do momento ideal para viajar pelo continente. 

Os meses de baixa temporada na Europa, que compreendem o período de novembro a março, frequentemente apresentam preços mais baixos e menos aglomeração de turistas. 

No entanto, viajar durante esses meses pode não ser a melhor opção, especialmente dependendo dos países que pretende visitar.

Em destinos como Alemanha e Dinamarca, por exemplo, enfrentar o inverno rigoroso pode tornar a experiência desconfortável e desafiadora.

As baixas temperaturas podem dificultar os deslocamentos e prejudicar os passeios a pé.

Desse modo, para muitos turistas, a primavera é apontada como a melhor época para fazer Eurotrip, com clima agradável e sem as multidões de turistas do verão. 

Optar por viajar na estação das flores (ou no outono) pode proporcionar um equilíbrio entre clima agradável, preços razoáveis e menor aglomeração de turistas.

Como planejar uma Eurotrip?

Planejar uma Eurotrip é uma tarefa que envolve uma série de considerações e etapas que requerem cuidado e atenção.

Para começar, você deverá definir o seu roteiro de viagem, selecionando os destinos que deseja visitar.

A Europa oferece uma diversidade incrível de culturas, paisagens e experiências, então é importante ponderar seus interesses e preferências.

Durante esse processo, considere a logística das viagens entre os destinos escolhidos, verificando opções de transporte, tempo disponível e custos.

Outro fator fundamental é o planejamento de hospedagem. Suas escolhas devem se adequar ao seu orçamento e estilo de viagem para garantir uma experiência verdadeiramente positiva.

Estabeleça uma estimativa realista para despesas como transporte, hospedagem, alimentação, passeios e gastos extras. Lembre-se de incluir um valor adicional para imprevistos.

Pode ser interessante utilizar planilhas para monitorar os custos e garantir que tudo esteja dentro das suas possibilidades financeiras. 

Contrate um seguro de viagem abrangente, que cubra eventuais imprevistos médicos, problemas com bagagem e outros contratempos.

Além disso, familiarize-se com os requisitos de visto, se aplicável, para cada país que pretende visitar. 

Confira se o seu passaporte está válido e providencie qualquer documentação necessária com antecedência. Conhecer algumas palavras básicas do idioma local também pode ser útil. 

Por último, mas não menos importante, mantenha uma mente aberta durante a viagem para se adaptar a imprevistos e aproveitar oportunidades inesperadas. 

Planeje sua Eurotrip com os descontos imperdíveis do Vai de Promo!

Com o Vai de Promo, realizar a viagem dos seus sonhos por vários países da Europa torna-se mais acessível e econômico. 

Nosso site é um poderoso comparador de seguro viagem e passagens aéreas, oferecendo uma oportunidade ímpar para economizar enquanto planeja sua visita ao continente europeu.

Não se esqueça de que o seguro é obrigatório para quem planeja realizar uma viagem pela Europa, em conformidade com o Tratado de Schengen.

No Vai de Promo, você encontra planos que garantem sua segurança durante toda a viagem. 

Você poderá buscar por passagens aéreas promocionais das mais conceituadas companhias do mercado e planos de seguro viagem das principais seguradoras do país com praticidade.

Conte conosco antes, durante e depois da viagem para tornar seus sonhos de explorar a Europa uma realidade inesquecível e que cabe no seu bolso.

Quais cidades visitar em uma Eurotrip?

A escolha das cidades a serem visitadas é um dos aspectos mais emocionantes e desafiadores do planejamento de uma viagem pela Europa. 

Nessas horas, pode ser interessante começar pelas suas preferências pessoais.

Se tem alguma cidade que você sempre sonhou em conhecer, pode começar seu roteiro por lá e explorar os destinos próximos e acessíveis.

Você também pode pedir recomendações a amigos, pesquisar na web e consultar guias de turismo para descobrir quais lugares despertam seu interesse.

Em geral, entre as cidades mais procuradas estão metrópoles cosmopolitas como Paris, Londres, Barcelona e Roma.

Além dessas, Amsterdam, Berlim, Milão, Zurique e Bruxelas também costumam figurar nos roteiros mais comuns.

Quer saber mais? Confira nossa lista de sugestões com as melhores cidades para Eurotrip!

Lisboa, Portugal

Lisboa, Portugal
Pixabay

Lisboa é um destino muito procurado por brasileiros que viajam pela Europa, sobretudo pela facilidade em relação ao idioma e pela ligação histórica com o Brasil. 

Além disso, os preços são mais acessíveis em comparação com outras cidades europeias, o clima é agradável e a gastronomia é irresistível!

A “Cidade das Sete Colinas” é repleta de mirantes, monumentos históricos, praças e museus centenários, refletindo sua rica herança cultural e arquitetônica. 

Os charmosos bondinhos elétricos são uma forma tradicional e charmosa de se locomover pela cidade, possibilitando conhecer pontos de interesse como a Torre de Belém. 

A lista de atrações inclui também o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional do Azulejo e o Terreiro do Paço.

E não se esqueça de fazer uma visita à Fábrica Pastéis de Belém para saborear o famoso quitute lisboeta!

Porto, Portugal

A cidade do Porto está entre os destinos portugueses mais procurados para esse tipo de viagem. 

Simultaneamente histórica e moderna, a cidade reúne várias atrações interessantes e que estão próximas umas das outras, o que facilita a vida do viajante.

É difícil não se impressionar com a vista da Torre dos Clérigos ou resistir ao impulso de atravessar a Ponte Luís I sobre o majestoso rio Douro. 

Na margem oposta, em Vila Nova de Gaia, é quase obrigatório degustar os famosos vinhos do porto nas antigas caves e mergulhar na tradição gastronómica local. 

As ruelas do centro histórico ganham vida ao chegar ao Cais da Ribeira, com suas casas antigas de fachadas coloridas e charmosas. 

Embora possua um ar medieval distintivo, Porto pulsa com uma energia contemporânea, refletida em suas galerias de arte, arquitetura moderna e vibrante cena cultural.

Madrid, Espanha

Considerada um dos melhores destinos para Eurotrip, Madrid atrai apaixonados por artes, cultura, arquitetura e até mesmo amantes de compras. 

Com uma população de quase 7 milhões de habitantes, a cidade harmoniza história e modernidade de maneira singular. 

A capital espanhola abriga três dos museus mais importantes do mundo: Museu do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza.

A cidade também abriga atrações históricas como a Puerta del Sol, o Marco Zero e o Mercado de San Miguel.

E como não mencionar a moderna Gran Vía, repleta de lojas contemporâneas que fazem dela um paraíso para os aficionados por compras?

A lista de atrativos imperdíveis inclui, ainda, as plazas de España e La Cebada, bem como os restaurantes das “calles” La Cava Baja e La Cava Alta.

Barcelona, Espanha

Irresistivelmente mediterrânea, Barcelona mistura história, cultura e modernidade para encantar milhões de viajantes todos os anos.

A capital catalã é a casa de um dos principais times de futebol do planeta, o Barcelona, além de ser endereço de pontos de interesse incríveis.

O seu roteiro pode incluir visitas ao Museo Picasso, à monumental Sagrada Família, ao colorido Parque Güell e à encantadora Casa Milà.

Também não dá para perder um passeio pela Rambla, a intrigante Casa Battló e o Museo Nacional de Arte da Catalunya. 

Muitas das construções da cidade são reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Unesco, prova do potencial turístico dessa metrópole incrível.

Moderna, cosmopolita e vibrante, a cidade oferece uma infraestrutura turística de excelência, com ampla variedade de hospedagem, gastronomia e entretenimento. 

Ah! A noite barcelonense é perfeita para quem curte casas noturnas e bares animados.

Paris, França

Sinônimo de romantismo e encantamento, Paris é a cidade mais visitada do mundo, recebendo milhões de visitantes todos os anos.

Entre suas inúmeras atrações, a Torre Eiffel é símbolo nacional, mas certamente não é a única.

Você também não pode perder o Museu do Louvre, o Palácio de Versalhes, a Catedral de Notre-Dame e a Ópera Garnier.

Outros pontos de interesse incríveis incluem o Jardim de Luxemburgo, o romântico rio Sena e até mesmo o fantástico complexo da EuroDisney!

Mas não pense que só de pontos turísticos se faz a capital francesa.

Paris é também o maior polo de alta gastronomia do mundo, além de reunir excelentes hotéis, lojas das principais marcas e uma noite badalada!

Amsterdam, Holanda

Outro destino muito indicado para Eurotrip é Amsterdã, a capital dos Países Baixos.

Conhecida por seus campos de tulipas coloridos, museus de renome internacional e riquíssima cultura, a cidade é surpreendente.

Ali, você poderá visitar museus incríveis, como o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum, dedicado à arte e história neerlandesa.

Também não deixe de visitar a Casa Anne Frank, que oferece uma comovente perspectiva sobre o Holocausto. 

Capital mundial da bicicleta, a cidade tem uma vida cultural efervescente, parques bem-cuidados, como o Vondelpark, e cafés e bares irresistíveis.

A cidade está repleta de oportunidades para celebrar a vida e aproveitar ao máximo cada momento!

Zurique, Suíça

Zurique, Suíça
Pxhere / CC0

Embora seja considerada um destino caro, a cidade de Zurique pode ser uma parada interessante no seu itinerário.

A cidade medieval é repleta de história e encantos, às margens de um belíssimo lago emoldurado pelos majestosos Alpes.

Localizada ao norte do país, Zurique faz fronteira com a Alemanha e abriga um dos aeroportos mais movimentados da Europa. Assim, é facilmente acessível para os viajantes.

Mas o que fazer em Zurique? Você pode explorar o centro histórico, conhecer a bela praça Lindenhofplatz e desfrutar dos atrativos do Lago de Zurique.

E não deixe de experimentar os chocolates de renome mundial, à venda em praticamente todos os cantos da cidade em chocolaterias incríveis.

Milão, Itália

Milão é muito mais que a capital mundial da moda. Ali, você encontrará uma mistura de história, cultura, moda e gastronomia simplesmente apaixonante. 

Um dos pontos imperdíveis da cidade é a igreja de Santa Maria delle Grazie. No local, é possível admirar de perto a icônica obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci.

Também há outras obras-primas a enfeitar os museus e igrejas da cidade, considerada um tesouro de arte e história.

Milão é uma cidade perfeita para ser explorada a pé, especialmente em bairros como Brera, Navigli e o centro histórico.

Vale lembrar que uma vantagem adicional é a localização central da cidade, o que facilita a viagem para outros destinos na Itália!

Roma, Itália

A Cidade Eterna está entre os melhores destinos do mundo e, por isso, pode tornar a sua Eurotrip ainda mais especial.

Roma atrai milhões de turistas todos os anos com seu riquíssimo patrimônio histórico, incluindo atrações que remontam à Antiguidade!

É impossível não se maravilhar com o Coliseu, o Fórum Romano e as praças de Veneza e Navona. E que tal fazer um pedido especial na milenar Fontana di Trevi?

Não menos impressionantes são as inúmeras igrejas e basílicas espalhadas por toda a cidade e no Vaticano.

Para completar a experiência romana, não deixe de saborear o famoso gelato italiano em uma das sorveterias locais!

Quanto custa fazer uma Eurotrip?

O quanto custa uma Eurotrip  pode variar consideravelmente, dependendo de vários fatores.

A duração da viagem, as cidades que serão visitadas, as atrações que você deseja explorar: tudo isso influencia no orçamento total.

A escolha entre voos de ida e volta pelo mesmo aeroporto ou passagens multidestinos também afeta os gastos.

Optar pela primeira opção geralmente é mais econômico, embora possa implicar em ter que retornar ao país inicial de desembarque.

Os custos com hospedagem são igualmente variados. Hotéis, hostels e Airbnbs podem atender a viajantes com os mais diferentes orçamentos disponíveis, com diárias que vão de 50 a centenas de euros.

No que diz respeito à alimentação, tudo é relativo. Em Lisboa, por exemplo, uma refeição econômica pode custar entre 10 e 15 euros, enquanto em Paris os preços tendem a ser mais altos. 

Uma viagem de 20 dias, com três refeições por dia a 15 euros cada, deve gerar um gasto de cerca de 900 euros apenas em alimentação. 

Quanto tempo leva para fazer uma Eurotrip?

O tempo necessário para essa aventura europeia é personalizável e vai variar de viajante para viajante. 

Em um mundo ideal, onde o tempo e o dinheiro não são problemas, quanto mais dias reservados para a viagem, melhor. Afinal, a Europa é vasta e repleta de atrações.

Passar mais tempo no continente permite explorar não apenas os destinos mais famosos, mas também descobrir tesouros escondidos e vivenciar a cultura local. 

No entanto, nem sempre é viável ter uma estadia prolongada.

Os custos envolvidos podem ser significativos, o que torna necessário encontrar um equilíbrio entre a duração da viagem e o orçamento disponível. 

Em média, considera-se que uma viagem de 20 dias já permite uma visão panorâmica dos principais destinos europeus.

Onde se hospedar durante uma Eurotrip?

Onde se hospedar durante uma Eurotrip?
Ibis Styles Milano Centro

Escolher onde se hospedar não é apenas uma decisão prática: é também uma etapa fundamental da estratégia da sua viagem. 

Para começar, algumas cidades são famosas pelos custos elevados de diárias, como Zurique.

Em certos casos, pode ser mais vantajoso visitar esses destinos em bate-voltas, optando pela pernoite em outra localidade para economizar. 

Outro fator que você deve ponderar é o deslocamento.

Você pode utilizar cidades como Milão, Madrid e Lisboa de base para a sua viagem. Nesse caso, vale a pena ficar perto da estação ferroviária para facilitar a sua visita a outros destinos.

E não é apenas a cidade perfeita para estadia que você deve considerar. Há diferentes tipos de acomodações disponíveis em toda a Europa. 

Hostels são opções populares para viajantes econômicos e jovens em busca de interação social. No entanto, a privacidade pode ser limitada.

Hotéis, por sua vez, variam em categorias e preços, desde opções mais simples até estabelecimentos de luxo. Há também a opção de hotéis-boutique, ou de grandes redes, ou mais modestos.

Alugar um apartamento não é uma alternativa muito interessante para quem está fazendo uma Eurotrip, pois você não deverá passar muito tempo no mesmo lugar. 

Garanta os melhores preços para a sua Eurotrip!

Com o Vai de Promo, sua Eurotrip fica ainda mais inesquecível! 

Nosso site oferece promoções imperdíveis, atendimento de excelência e descontos exclusivos para que você programe a viagem dos seus sonhos sem complicações. 

Faça agora mesmo uma pesquisa para descobrir planos de passagens aéreas mais baratos. Assim, sobra mais dinheiro para viver experiências incríveis na Europa!

Com o Vai de Promo, você vai viajar mais gastando menos!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!