Itajaí, SC: conheça as belezas do destino!
Vai visitar o Sul do Brasil? Saiba mais sobre Itajaí, SC, a cidade portuária que oferece uma das melhores qualidades de vida do Brasil!
A costa do litoral norte catarinense reúne vários destinos incríveis, e Itajaí, SC, é um deles. A cidade oferece uma diversidade de atrativos a seus visitantes, desde belas praias até opções de museus imperdíveis.
Banhada pela foz do Rio Itajaí e abraçada por morros cobertos por mata atlântica, a região é muito mais do que apenas um importante pólo portuário.
Com cerca de 220 mil moradores, a cidade ostenta uma renda per capita das mais altas no estado. Isso lhe garantiu investimentos significativos no turismo e infraestrutura.
Embora as praias itajaienses sejam verdadeiros tesouros naturais, como a famosa Praia Brava, a cidade vai muito além das areias douradas. Ali, o visitante encontra uma rica variedade de pontos turísticos.
Tudo isso acontece a menos de 100 quilômetros de Florianópolis, a capital catarinense, em uma cumplicidade ímpar da cidade com o mar. Fica ali, afinal, o segundo maior porto brasileiro.
Os turistas ainda podem se encantar com atrativos naturais que incluem o mirante do Bico do Papagaio e o Morro da Cruz.
Para te mostrar toda a riqueza turística que a cidade tem a oferecer, montamos um guia com um roteiro cuidadosamente elaborado para você. Boa leitura!
Onde fica a cidade de Itajaí?
Itajaí, SC, é um dos destinos do badalado litoral norte do estado de Santa Catarina, na região Sul do país.
A localização privilegiada coloca Itajaí entre destinos igualmente cativantes, como Balneário Camboriú e Navegantes, além de Brusque, Gaspar e Ilhota.
A cidade está a menos de 100 km da capital catarinense, Florianópolis, e pode ser facilmente adicionada a diversos roteiros pelo estado.
Itajaí, SC: mapa
Embora seja uma cidade de médio porte, Itajaí, SC, não oferece muitos desafios aos visitantes no quesito deslocamento.
Muitas das atrações turísticas estão próximas umas às outras, com fácil acesso de carro ou por meio do transporte público.
A cidade tem uma geografia amigável, sendo basicamente plana. Isso favorece caminhadas e longos passeios de bicicleta, sem grande desgaste.
O ponto mais alto é o Morro da Cruz, que chega a modestos 170 metros de altitude.
Confira onde fica a cidade no mapa!
Como chegar em Itajaí?
Como um importante pólo regional e econômico, a cidade está conectada ao restante do país por boas estradas, embora não tenha aeroporto próprio.
O aeroporto mais próximo de Itajaí, SC, é o de Navegantes. Um dos mais movimentados do Sul do Brasil, ele fica na margem oposta do rio que dá nome à cidade.
Em linha reta, são menos de 5 km de distância, que sobe para 20 km considerando o trajeto de carro.
Há também outros grandes aeroportos nas proximidades, como o Aeroporto de Joinville, a 90 km de distância, e o de Florianópolis, a 105 km de Itajaí.
Prefere viajar de carro? O acesso é fácil para quem vem do Norte, como Curitiba e São Paulo, quanto para os que chegam do Sul, como Florianópolis e Porto Alegre. A principal rota é a BR-101, uma rodovia bem conservada e sinalizada.
Muitas empresas de ônibus também oferecem serviços para Itajaí, e há rotas a partir de cidades como Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A estação rodoviária fica perto do rio Itajaí-Mirim, a 5 minutos do centro.
Qual a melhor época para ir a Itajaí?
O clima em Itajaí, SC, possibilita a visita em praticamente qualquer época do ano, embora o período mais indicado para turismo seja o verão.
A estação é mais chuvosa, mas tem máximas em torno de 29ºC, o que possibilita curtir as praias locais com mais conforto.
O período também coincide com as festas de fim de ano e o Carnaval, períodos em que o movimento turístico cresce consideravelmente.
A alta temporada de verão atrai muitos visitantes, especialmente durante as festividades de Réveillon. Se você aprecia a agitação e a animação de multidões festivas, é a época ideal para conhecer a cidade.
No entanto, se a oportunidade de explorar os pontos turísticos com mais calma são mais do seu agrado, considere visitar a cidade em outra época do ano.
O inverno é um período mais ensolarado, sem o frio comum em outras partes de Santa Catarina. As mínimas ficam em torno de 14ºC, e as máximas chegam a 22ºC entre junho e agosto.
Uma das datas mais indicadas para visitar a cidade é outubro, quando ocorre a tradicional Marejada. A festa celebra a cultura portuguesa e o pescado, com 15 dias de música, gastronomia e apresentações artísticas.
Itajaí, SC: onde ficar?
A cidade não é das menores, mas não precisa se preocupar. É fácil selecionar onde ficar em Itajaí, SC, uma vez que a cidade tem uma ampla rede de hotéis esperando pelo visitante.
Para escolher a melhor região para hospedagem, considere seu objetivo na cidade e o que você quer conhecer.
Se você estiver a negócios ou desejar a comodidade de ter comércios por perto, o centro de Itajaí é a opção ideal. É uma região que oferece maior concentração de pousadas baratas e está estrategicamente próxima ao Porto de Itajaí.
Um pouco mais afastado, mas ainda próximo ao centro, fica a Via Gastronômica, na Avenida Ministro Victor Konder. É o calçadão à beira do Rio Itajaí-Açu e um dos cantos mais charmosos da cidade.
Para uma experiência mais familiar, pode ser interessante considerar o bairro de Cabeçudas para a sua hospedagem. Ali fica uma das praias mais movimentadas durante o verão, com boa infraestrutura comercial.
A Praia Brava também oferece diversas opções de hospedagem ao longo de seus 3 km de extensão. A região pode ser dividida em dois trechos: Brava Norte e Brava.
Brava Norte está mais próxima de Cabeçudas e do centro, enquanto Brava faz divisa com a Praia dos Amores, já em Balneário Camboriú.
Aproveite as ofertas do Vai de Promo e descubra o mundo!
Visitar Itajaí, SC, pode ser o maior barato, especialmente se você contar com o Vai de Promo na hora de planejar a sua viagem.
Nosso site é uma referência nacional em passagens aéreas econômicas e seguro viagem a preços acessíveis, com opções para todos os bolsos.
Assim, você pode utilizar o dinheiro economizado para uma experiência ainda mais completa na cidade catarinense ou já começar o seu cofrinho para sua próxima aventura!
No Vai de Promo, você tem todas as ferramentas necessárias para organizar sua jornada. No nosso site, a praticidade está em primeiro lugar de uma maneira segura e fácil de usar, na qual você pode emitir suas passagens na hora.
Não deixe de utilizar o nosso comparador de seguros para encontrar o plano que mais se adequa às suas necessidades.
Você pode explorar suas opções com tranquilidade antes de finalizar a compra, comparando os resultados da sua pesquisa.
Se surgir alguma dúvida, nossa equipe de especialistas em viagens está à disposição para te apoiar com empatia e excelência. Vamos garantir que a sua viagem seja planejada da melhor maneira possível!
O que fazer em Itajaí
Você vai encontrar o que fazer em Itajaí em 1 dia ou em um mês. Vai depender da sua disponibilidade para esse destino fantástico.
Essa cidade encantadora do litoral norte catarinense é um paraíso para quem gosta de atrações náuticas, com destaques como os Molhes da Barra e o Porto.
Também é possível explorar o Mercado Público Municipal para desvendar os segredos da gastronomia catarinense e se perder no rico acervo do Museu Histórico.
E não se esqueça do estrelado litoral itajaiense, onde você encontra lugares paradisíacos, como a Praia Brava e a Praia das Cabras. Esses cenários são perfeitos para relaxar, aproveitar o sol e se maravilhar com o mar azul.
Continue lendo e descubra quais dos incríveis pontos turísticos em Itajaí, SC, não podem ficar de fora do seu roteiro!
Museu Histórico de Itajaí
O Museu Histórico de Itajaí, SC, é uma parada imperdível na cidade, a começar pelo edifício onde está instalado. O museu fica em um palacete com quase 100 anos de história, bem no coração da cidade!
O museu abriu as portas em 1982 e hoje abriga um valioso acervo de 2.000 peças, entre documentos históricos, objetos antigos e uniformes militares.
É um lugar que permite mergulhar na história de Itajaí e da região, desde os tempos coloniais.
Por meio dos objetos do cotidiano, móveis, ferramentas e maquetes expostas no museu, os visitantes podem mergulhar no passado da cidade.
O museu fica aberto de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h. O acesso é gratuito.
Porto de Itajaí
Você não pode voltar para casa antes de conhecer o gigantesco Porto de Itajaí, SC, considerado uma peça fundamental para a economia do Brasil.
Estamos falando do segundo maior porto do país em movimentação de cargas! É também líder de exportação de congelados.
A história do porto começa em 1912, quando o primeiro molhe foi construído. Hoje, o lugar movimenta mercadorias que vão do açúcar a produtos químicos.
Infelizmente, só há oferta de visitas guiadas para escolas da região, mas os visitantes também podem conhecer o lado de fora das instalações. Há alguns passeios feitos pela água, no rio Itajaí-Açu.
Quer conhecer o Porto de Itajaí? Ele fica localizado na Avenida Cel. Eugênio Muller, bem no centro da cidade!
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Que tal incluir uma igreja em Itajaí, SC, em seus planos de viagem? A mais bonita da cidade é a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, uma impressionante obra de arquitetura neogótica e romana que se destaca no centro!
O templo foi inaugurado em 1955 e está decorado com motivos bíblicos feitos por artistas da Itália. O lugar é considerado um dos principais monumentos históricos da cidade.
A belíssima igreja é tombada como Patrimônio Histórico Nacional há mais de 20 anos e está entre os mais belos cartões-postais de Itajaí.
O cenário fica ainda mais bonito à noite, quando a igreja é iluminada, destacando seu charmoso chafariz e espelho d’água. É, certamente, uma das paisagens mais encantadoras da região.
Você pode conhecer a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento sem pagar nada. O lugar oferece missas diariamente: às 18h45, de segunda a sábado, e às 17h, nos domingos.
Mercado Público Municipal
Um jeito diferente e especial de conhecer a cidade é por meio de seu Mercado Público Municipal, carinhosamente conhecido como Mercado Velho.
É um espaço de tradições populares, encontros culturais e shows musicais, onde você poderá explorar o artesanato local e desfrutar de pratos típicos. Há um agradável pátio interno ao ar livre, com muitos restaurantes.
Estamos falando de um dos principais points de barzinhos e happy hour da cidade, onde moradores e turistas se encontram para mergulhar nas delícias locais.
O Mercado Público Municipal está localizado na Avenida Ministro Victor Konder, na Praça Félix Busso Asseburg, e não pode ficar de fora do seu roteiro! A entrada é gratuita.
Bico do Papagaio
Uma das atrações mais curiosas e interessantes da cidade é o Bico do Papagaio, uma formação rochosa com quase 5 metros de altura.
O que torna o lugar tão atrativo é o formato inusitado do lugar, muito parecido com a cabeça de um enorme pássaro!
Vale lembrar que, apesar do cenário diferente, a pedra não é uma formação natural. O lugar é resultado de explosões realizadas para a construção da estrada que leva à Praia de Cabeçudas.
Natural ou não, fato é que o Bico do Papagaio é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, localizado na Praia de Geremias.
Vale a pena passar por lá, tirar muitas fotos e, de quebra, apreciar a vista panorâmica da praia. Você pode chegar ao local a pé, de carro ou de bicicleta, por meio da ciclovia da região.
Morro da Cruz
Um dos tesouros de Itajaí, SC, é o Morro da Cruz, localizado bem no coração da cidade. É o ponto mais elevado do município, com pouco menos de 180 metros de altura.
Do alto, o visitante tem a melhor vista panorâmica da cidade e dos municípios vizinhos, incluindo do encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar. É também um lugar irresistível para quem deseja assistir aos grandes navios indo em direção ao porto.
O morro não guarda apenas um mirante, mas também o restaurante Castelo Montemar, em estilo medieval, que pode render belas fotos de viagem.
Há, ainda, uma cruz instalada na década de 1980, que torna o passeio ainda mais interessante.
Molhes da Barra
Datados do começo do século XX, os Molhes da Barra de Itajaí foram feitos com pedras dos Morros para fixar o canal de acesso ao porto.
Além da importância para o tráfego portuário, o local oferece uma oportunidade única para observar navios de cruzeiro e cargueiros de perto. A região é também um local popular para a pesca de arremesso.
Os Molhes oferecem um caminho de cerca de 800 metros que se estende sobre o mar, garantindo vistas privilegiadas do porto e do pôr do sol.
No final dos Molhes, encontra-se o Farol da Barra da Praia da Atalaia, que adiciona um toque ainda mais convidativo à atração.
Praça Beira Rio
Durante sua visita a Itajaí, SC, aproveite para passar algum tempo na Praça Beira Rio. A praça mais se assemelha a um calçadão, que se estende por mais de 1 km ao longo da orla do Rio Itajaí, perto da Via Gastronômica.
Os visitantes podem aproveitar a ciclovia, pista de caminhada e diversas áreas de lazer na região. Em alguns pontos, você também poderá ver esculturas e barcos atracados.
Seguindo pela Praça Beira Rio, você chegará à Praça Genésio Miranda Lins e ao Portal Japonês, outras atrações encantadoras da cidade.
Praias de Itajaí
Sem dúvidas, as praias de Itajaí, SC, estão entre as atrações mais imperdíveis da cidade e são paradas obrigatórias para qualquer visitante.
Há praias de todos os tipos, capazes de agradar a todos os gostos, como as praias do Atalaia, Brava e Canto do Morcego, perfeitas para surfe.
Se você está viajando em família e prefere águas calmas, pode gostar da Praia dos Amores e da Praia de Cabeçudas, com boa infraestrutura.
Aqueles que preferem proximidade com a natureza e um ambiente mais selvagem, por sua vez, podem gostar mais da Praia da Solidão ou da Praia do Geremias.
O litoral de Itajaí não é muito extenso, com pouco mais de 5 km, mas certamente é uma região encantadora para quem gosta de apreciar o mar.
Onde comer em Itajaí?
Não é difícil encontrar bons restaurantes em Itajaí, SC. A cidade oferece diversas opções gastronômicas em diferentes regiões da cidade.
Quem procura um lugar animado e repleto de bares e restaurantes deve conhecer a Via Gastronômica.
A avenida à beira do rio Itajaí-Açu é palco de estabelecimentos para todos os bolsos, onde você pode desfrutar desde frutos do mar até pratos internacionais.
Outro endereço certeiro para matar a fome com estilo é o Mercado Público Municipal, ou Mercado Velho.
O lugar é como uma grande praça de alimentação, com opções que vão de petiscos a pratos típicos da região em uma atmosfera animada.
Caso você busque espaços mais sofisticados, não deixe de explorar os restaurantes na região próxima à Praia de Cabeçudas. Há muitas casas requintadas por lá, que servem pratos refinados com frutos do mar.
Se você não liga muito para o luxo, as opções da Praça Beira Rio, junto à Via Gastronômica, podem ser interessantes. É um ótimo local para desfrutar de refeições ao ar livre, com diversos restaurantes e bares para escolher.
É bom morar em Itajaí?
Morar na cidade catarinense pode ser uma excelente escolha, sobretudo quando consideramos qual é a principal atividade econômica de Itajaí.
A economia da região é baseada no porto da cidade, o garante infraestrutura moderna para a cidade, associada a elevada qualidade de vida.
A cidade atrai muitos moradores com seu nível baixíssimo de criminalidade, mobilidade urbana eficiente, serviços públicos de qualidade e economia desenvolvida.
O padrão de vida é elevado, com muitas oportunidades de emprego.
Itajaí prospera economicamente, especialmente devido à sua influência portuária, logística e turismo. Os habitantes também usufruem de serviços básicos de alta qualidade, como saúde e educação pública.
Também é fácil chegar a outros cantos do Brasil, seja pela bem cuidada BR-101 ou pelo vizinho Aeroporto Internacional de Navegantes.
No entanto, vale ressaltar que o custo de vida em Itajaí é relativamente alto, com um valor médio do metro quadrado bem acima da média nacional.
Estamos falando de uma região que apresenta algumas das áreas mais caras do país em termos de moradia.
Itajaí, SC: cidades próximas para conhecer
Com uma infraestrutura robusta e excelente oferta de serviços, a cidade portuária é uma base perfeita para quem deseja conhecer o litoral norte catarinense.
A partir dali, você tem a oportunidade de fazer diversos passeios de bate-volta para explorar a região.
E qual a cidade vizinha de Itajaí mais imperdível? Você pode começar por Balneário Camboriú, famosa por suas praias e badalação noturna. A cidade fica a menos de 15 km de distância, pouco depois da Praia Brava.
Outra possibilidade é explorar a cidade de Navegantes, que oferece atrações como o Farol da Barra e belas praias. A cidade fica ainda mais encantadora em fevereiro, quando acontece a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Para quem gosta de aventura ou está viajando com crianças, um bate-volta até o Parque Beto Carrero World é imperdível. Localizado em Penha, trata-se do maior parque temático da América Latina, com diversão para todas as idades.
Os entusiastas do turismo rural, por sua vez, podem gostar de visitar a cidade de Brusque, onde o visitante pode explorar fazendas e fazer compras.
E não acabou! A turística cidade de Blumenau também está a uma curta distância e pode render um dia inesquecível de passeios! Nesse caso, não deixe de conhecer a Vila Germânica, endereço da maior Oktoberfest fora da Alemanha.
Sua viagem pelo Brasil com o menor preço do mercado!
Já imaginou como seria conhecer todos os tesouros de Itajaí, SC, sem deixar a economia de lado? É para isso que o Vai de Promo foi criado!
Nosso site é referência em economia quando o assunto é viajar, oferecendo uma combinação perfeita de passagens aéreas baratas e seguro viagem completo.
Com as nossas promoções imperdíveis, suas aventuras se tornam mais acessíveis do que nunca, e você ainda emite suas passagens na hora.
Na nossa plataforma, você encontra em um único lugar descontos exclusivos em passagem aérea e seguro viagem, além de atendimento de excelência e condições facilitadas de pagamento.
Não perca tempo e visite o Vai de Promo para viajar muito gastando pouco!
Continue sua leitura!
- Quais são os parques da Universal: onde ficam e o diferencial
- Quanto custa cruzeiro da Disney: tipos, inclusões e onde comprar
- O que fazer no Animal Kingdom: conheça as melhores atrações
- Quais são os melhores dias para ir nos parques da Disney?
- Roteiro Orlando e Miami: o que fazer e como montar o seu