Lugares para viajar no inverno: 15 destinos no Brasil e no mundo
Conheça lugares para viajar no inverno. Saiba quais cidades visitar no Brasil e em quais países aproveitar o frio. Descubra quando ir.
Quando as temperaturas despencam, nada melhor do que procurar por lugares para viajar no inverno e viver experiências incríveis!
A estação mais fria do ano é uma época tão convidativa quanto qualquer outra para explorar novos destinos. Afinal, o clima gelado pode ser um aliado na busca por experiências memoráveis.
Que tal visitar cidades envoltas por montanhas cobertas de neve, se divertir em esportes de inverno ou simplesmente relaxar enquanto degusta um bom vinho à beira de uma lareira?
O inverno reserva destinos surpreendentes, tanto aqui no Brasil quanto ao redor do mundo, e nós vamos te mostrar os lugares mais imperdíveis para a sua aventura gelada!
Quais cidades visitar no inverno no Brasil?
Algumas das cidades brasileiras que se destacam como opções incríveis para uma viagem durante o inverno, entre junho e agosto, são:
- Diamantina, Minas Gerais;
- Domingos Martins, Espírito Santo;
- Visconde de Mauá, Rio de Janeiro;
- Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul;
- São Bento do Sapucaí, São Paulo;
- Caldas Novas e Rio Quente, Goiás;
- Teresópolis, Rio de Janeiro;
- Chapecó, Santa Catarina;
- São Joaquim, Santa Catarina.
Apesar de ser conhecido pelas praias ensolaradas e paisagens tropicais, o Brasil também reserva encantos para quem gosta de frio. Especialmente em altitudes mais elevadas, seus dias podem ser formados por serras cobertas de neblina, clima ameno e boa gastronomia.
Quais países visitar no inverno?
Alguns dos países que prometem encantar os viajantes que buscam um destino internacional para curtir o frio são:
- Japão (Tóquio, Osaka);
- Chile (Puerto Natales na Patagônia Chilena, Santiago);
- Islândia (Reykjavik para presenciar a Aurora Boreal);
- Suíça (região do Alpes Suíços);
- Peru (Machu Picchu, Cusco, Lago Titicaca que pode ser visto de Puno e Arequipa);
- Canadá (Winnipeg, Banff);
- África do Sul (Cidade do Cabo e Joanesburgo);
- Nova Zelândia (região dos Alpes do Sul);
- Lesoto (montanhas Maluti, onde fica a Kapoko Afriski, única estação de esqui no continente africano);
- Finlândia (Helsinque);
- Bolívia (Uyuni e Potosí);
- Áustria (Sölden);
- Itália (região dos Alpes Dolomitas);
- Argentina (Patagônia, Buenos Aires, Mendoza);
- Croácia (região dos Alpes Dináricos).
É possível escolher entre diversos cenários encantadores, com a possibilidade de encontrar paisagens cobertas de neve, atividades na montanha, mercados de Natal e muito mais.
Economize e curta ainda mais a sua viagem no inverno
Com o Vai de Promo, você conhece os destinos de inverno mais cobiçados do mundo com economia. Nosso site facilita a pesquisa e aquisição de passagens aéreas a preços promocionais.
Isso é possível por conta da plataforma buscadora do Vai de Promo, que te ajuda a encontrar as ofertas mais vantajosas em poucas etapas.
E não se esqueça de contratar um bom seguro de viagem com cobertura para esportes, sobretudo caso você tenha a intenção de praticar atividades como esqui e snowboard no decorrer da sua viagem.
15 lugares para viajar no inverno
De picos nevados a vilarejos charmosos, o inverno convida a desvendar paisagens deslumbrantes. Prepare-se para se encantar com as maravilhas que a estação tem a oferecer.
Veja os melhores lugares para viajar no inverno nacionais e internacionais!
Berlim, Alemanha
Berlim se transforma em um cenário ainda mais encantador no inverno, com temperaturas que podem atingir valores negativos e a promessa de neve cobrindo suas ruas.
A cidade “ferve” – apesar do frio de até -4 °C – com seus diversos festivais, como o Winter World, na Potsdamer Platz, e o Roncalli Christmas Circus.
A capital alemã fica ainda mais romântica com seus parques e praças sob o manto branco da neve, sobretudo entre o fim de novembro e o Réveillon, quando os mercados de Natal (Weihnachtsmärkte) tomam conta da cidade.
Blumenau, Santa Catarina
Se você busca um destino catarinense para sentir frio, considere uma visita a Blumenau, famosa por sua forte influência alemã, onde os termômetros chegam a 10 °C.
Embora o frio não seja tão intenso, é o bastante para se aquecer com os pratos e bebidas de lugares como a Choperia Bier Vila, ou para conhecer o Parque da Vila Germânica, lar da famosa Oktoberfest.
Nos arredores da cidade também há muito a fazer no inverno, como conhecer a Vila Itoupava e o Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia.
Campos do Jordão, São Paulo
Campos do Jordão ostenta com orgulho o apelido de “Suíça brasileira”, resultado da média de temperatura que varia entre 10 °C e 20 °C ao longo do ano.
A cidade fica localizada a apenas 170 km da capital paulista, com fácil acesso por carro, ônibus ou até mesmo trem. Entre as atrações imperdíveis estão a Pedra do Baú, o Morro do Elefante, o Parque Amantikir e o Bosque do Silêncio, além do Festival de Inverno, em julho.
Os turistas ainda encontram arquitetura elegante, inspirada em cidades alpinas europeias, além de uma gastronomia que combina o melhor da culinária brasileira e internacional. Também é comum a oferta de eventos como shows, teatros e apresentações artísticas.
Chamonix-Mont-Blanc, França
Chamonix-Mont-Blanc é um dos destinos mais conhecidos dos Alpes Franceses, onde a média de temperatura fica entre -2 °C e 4 °C.
A vila alpina sediou os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, e abriga o cume da montanha mais alta da Europa Ocidental, o Mont Blanc, meca dos entusiastas do esqui e da aventura.
O centrinho é extremamente charmoso, com direito a um núcleo histórico, culinária excepcional e diversas opções de entretenimento. Não deixe de reservar um tempo para explorar a Mer de Glace, a geleira mais extensa da França.
Copenhagen, Dinamarca
A lista de lugares para viajar no inverno na Europa inclui também Copenhagen, a capital dinamarquesa, cujas médias diárias chegam a -2 °C e cujos lagos congelados convidam à patinação no gelo.
Os museus da cidade se tornam refúgios quentes e tranquilos, e você ainda poderá curtir as atrações do Copenhagen Light Festival, realizado entre fevereiro e março, que ilumina a cidade com instalações de luz, projeções e shows.
E não é só isso: também são realizados eventos especiais nos palácios de Christiansborg e Amalienborg, oportunidade ímpar de mergulhar na história da monarquia dinamarquesa enquanto se protege das baixas temperaturas.
Estocolmo, Suécia
Estocolmo chega a registrar frio de -20 ºC em dezembro a fevereiro, transformando-se em um paraíso gelado em que a neve está por todos os lados.
Proteja-se do frio em construções icônicas, como o Palácio Drottningholm e o Skog Skyrko Garden, ambos considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. E que tal conhecer o centro histórico, Gamla Stan, uma das maiores regiões medievais da Europa?
Vale lembrar que Estocolmo realiza também um animado mercado de Natal na Stortorget, que oferece artesanato local, comidas típicas e vinho quente!
Guaramiranga, Ceará
Já imaginou sentir frio no Nordeste? Em Guaramiranga, no interior do Ceará, a 100 km de Fortaleza, isso é perfeitamente possível.
Guaramiranga tem média de temperatura entre 15 °C e 25 °C nos meses mais frios, oferecendo atrativos como o Mirante do Pico Alto, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas.
Além disso, que outro lugar pode ostentar o apelido de “Suíça cearense”? Aproveite para explorar ruas charmosas, cheias de construções em estilo colonial, e a gastronomia com delícias típicas do frio.
Gramado, Rio Grande do Sul
É impossível falar em lugares para viajar no inverno no Brasil sem mencionar Gramado, no Rio Grande do Sul, considerada o principal destino de inverno do país.
A arquitetura em estilo alpino coincide com uma média de temperatura que chega a 5 °C nos meses mais frios — e pode até nevar, tornando o cenário ainda mais bonito.
A cidade fica a 120 km de Porto Alegre e reúne pontos turísticos como o Lago Negro, o parque Mini Mundo e o parque temático Snowland, com espaços para patinação no gelo e pistas de esqui.
Londres, Reino Unido
A capital inglesa se transforma durante o inverno, apesar do frio que chega a mínimas em torno de 2 °C.
As ruas de Londres ganham decoração deslumbrante e mercados encantadores, como o Southbank Centre Winter Festival. Não deixe de visitar Oxford Street, Carnaby Street, Regent Street, Covent Garden e Trafalgar Square.
Uma das atrações mais irresistíveis é a árvore gigante de Trafalgar Square, sem falar nas oportunidades culturais de West End — a “Broadway” londrina — e o parque de inverno Winter Wonderland.
Monte Verde, Minas Gerais
Quem procura lugares para viajar em Minas Gerais no inverno deve considerar uma visita a Monte Verde, um charmoso distrito no sul do estado mineiro e um dos destinos mais procurados para aproveitar o frio no Brasil.
A região fica a 3 horas de carro de São Paulo, reunindo pousadas aconchegantes, restaurantes com delícias fartas e uma atmosfera romântica, em plena Serra da Mantiqueira. O frio é intenso, especialmente na Avenida Monte Verde, onde a temperatura pode chegar a graus negativos.
Os visitantes podem se divertir no Ice Bar ou na pista de patinação no gelo. Além disso, as tradicionais chocolaterias oferecem uma boa variedade de delícias para aquecer o coração.
Nova York, EUA
Nova York no inverno fica ainda mais mágica, com direito a neve e frio entre -3 °C e 4 °C, sendo a oportunidade de conhecer cenários mundialmente famosos, como o Central Park, cobertos de branco.
Um dos grandes destaques nova-iorquinos é o Rockefeller Center, que oferece uma famosa pista de patinação no gelo, enquanto a Quinta Avenida é um paraíso para os amantes das compras.
Você também pode se aquecer nos teatros da Broadway, em um dos excelentes museus da cidade ou até mesmo em restaurantes premiados.
Oslo, Noruega
Oslo tem neve praticamente durante todo o inverno, com direito a uma redução significativa nas horas de luz e termômetros que dificilmente ultrapassam os -7 °C.
Mesmo no inverno é possível fazer passeios pelos Fjords, conhecer o famoso Vigeland Park, encontrar opções para esquiar nas estações próximas e, ainda, visitar mais de 50 museus, bons restaurantes e comércio de alto padrão.
E não se esqueça de que a capital da Noruega oferece um dos espetáculos naturais mais deslumbrantes do planeta: a Aurora Boreal, que pode ser vista nos meses de outubro, fevereiro e março.
Petrópolis, Rio de Janeiro
Petrópolis, conhecida como a Cidade Imperial, está localizada na região serrana do Rio e pode registrar frio de 10 °C no inverno, o que atrai especialmente casais em busca de romance e aconchego em meio a uma arquitetura bem preservada.
Os visitantes também podem se aquecer em atrativos como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, bem como as paisagens verdejantes e cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Praga, República Tcheca
O inverno transforma Praga, na República Tcheca, à medida que o frio de até -3 °C traz a possibilidade de neve, tornando a paisagem ainda mais cinematográfica.
Especialmente em janeiro e fevereiro, a cidade fica mais vazia, possibilitando explorar os seus encantos longe das multidões. Já imaginou conhecer o Castelo de Praga praticamente sem ninguém ao redor?
Os visitantes ainda podem assistir à cerimônia diária do acendimento das lâmpadas – feito de lanterna, à medida que a noite cai — e conhecer os mercados de Natal mais longos da Europa.
Urubici, Santa Catarina
A Serra Catarinense está entre os lugares mais gelados do Brasil, e é justamente lá que fica a charmosa Urubici, cujos termômetros ficam entre 0 °C e 15 °C durante os meses mais frios.
Chegar até lá é fácil, são aproximadamente 3 horas de carro partindo de Florianópolis. E você poderá desfrutar de muitos atrativos naturais, como cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e serras.
Uma boa dica é aproveitar o passeio para explorar a Serra do Rio do Rastro, uma área coberta pela Mata Atlântica, que oferece uma estrada sinuosa com vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Aproveite os descontos do Vai de Promo na sua viagem no inverno!
Agora que você sabe quais os melhores lugares para viajar no inverno, acesse o Vai de Promo para garantir suas passagens aéreas por preços muito mais econômicos.
O Vai de Promo torna simples encontrar as ofertas mais vantajosas, com preços e serviços adaptados às necessidades de cada viajante.
Com uma interface intuitiva e fácil de usar, nosso buscador vai tornar o seu planejamento de viagem uma experiência mais agradável e econômica.
Continue sua leitura!