O que fazer em Barcelona: veja as atrações imperdíveis!
Quer saber o que fazer em Barcelona? A famosa cidade espanhola já foi cenário de filmes e é um dos destinos mais bonitos do mundo! Saiba mais aqui!
Procurando o que fazer em Barcelona? A capital da Catalunha é um dos destinos mais badalados do mundo e tem atrações para todos os gostos.
A cidade é um destino completo, com opções para quem gosta de história, natureza, arquitetura, cultura, gastronomia e inúmeros outros atrativos.
As ruas carregadas de história da Ciutat Vella, as criações de mestres do modernismo catalão Domènech i Montaner e Antoni Gaudí espalhadas por toda a cidade, os fantásticos museus e muitos parques podem render dias inesquecíveis.
Quer saber mais? Descubra o que espera por você em um dos melhores destinos de viagem do mundo!
Como chegar a Barcelona?
O primeiro passo para montar seu roteiro com o que fazer em Barcelona é definir como você vai chegar à cidade.
Famosa por sua arte e arquitetura, a cidade fica no nordeste do país, às margens do Mar das Baleares, na região da Catalunha.
O destino fica a 620 km da capital da Espanha, Madrid, a 300 km de Saragoça, 350 km de Valência e a 190 km de Andorra.
Vem conferir como chegar a Barcelona!
A partir do Brasil
É relativamente fácil visitar Barcelona a partir do Brasil. A cidade não recebe voos diretos, mas está na rota de diversas companhias aéreas com uma ou duas conexões em outras cidades da Europa.
O Aeroporto El Prat fica a 18 km do centro da cidade. Para chegar ao seu hotel, você pode escolher entre ônibus executivo, transfer, táxi e trem, que vai da estação Aeroport até a estação Passeig de Gràcia em 27 minutos.
De outras cidades da Europa
Quem já está viajando pela Espanha ou pela Europa tem ainda mais opções para chegar a Barcelona.
Nesse caso, além de encontrar companhias aéreas low-cost que operam viagens até a capital catalã, você também pode recorrer a trens, ônibus e estradas que conectam Barcelona às principais cidades europeias.
Quem viaja de trem a partir de Milão, Zurique, Paris e outras cidades da Europa desembarca na Estació de França: em muitos casos, a viagem de trem pode ser até mais rápida que voar!
Se você gosta de dirigir, também é possível visitar a cidade de carro sem dificuldades.
As estradas que dão acesso a Barcelona são muito bem sinalizadas e bem cuidadas, embora o trânsito, especialmente no centro, seja bastante movimentado.
Dá até para visitar a cidade de barco, caso você esteja nas Ilhas Baleares, como Ibiza, Maiorca e Menorca, ou em outros destinos mediterrâneos, como Livorno e Sardenha, na Itália.
Mapa de Barcelona
A melhor maneira de montar um roteiro com o que fazer em Barcelona é conhecendo bem o mapa da cidade. Assim você descobre quais atrações ficam na mesma região e pode planejar seus passeios com mais eficiência.
Os principais redutos turísticos da cidade são Barceloneta, Porto Olímpico, Montjuïc, Las Ramblas e o bairro Gótico, confira no mapa!
Quais documentos levar em uma viagem para Barcelona, Espanha?
Quem está montando um roteiro de turismo em Barcelona deve ficar atento à documentação exigida para visitar a Espanha.
Você vai precisar de:
- Um passaporte (com validade mínima de seis meses após o embarque), seguro viagem (com cobertura mínima de 30 mil euros) e comprovantes de passagens de volta, hospedagem e condições financeiras de arcar com os gastos da sua viagem.
Se todos os seus documentos estiverem OK para as autoridades espanholas, você poderá ficar no país (ou em qualquer outro país do Espaço de Schengen) por até três meses sem a necessidade de visto.
Onde se hospedar na cidade de Barcelona?
A capital da Catalunha é um destino turístico muito famoso e badalado em qualquer época do ano, o que também significa que dispõe de uma ampla rede hoteleira, capaz de absorver toda a demanda por hospedagem.
Os viajantes encontram acomodações em todas as faixas de preço e em diferentes tipos de estabelecimento, como hotéis convencionais e pousadas bed and breakfast.
Para ficar perto dos principais lugares para visitar em Barcelona, o ideal é se hospedar na região da Praça Catalunha, onde você vai encontrar pontos turísticos, comércio, restaurantes e muitas opções de hospedagem.
O bairro Gótico também é bastante procurado por turistas: antiga cidade romana de Barcino, o reduto é cheio de construções históricas, palácios e bons restaurantes.
A região de Las Ramblas, o calçadão da cidade, é também muito agradável para o turista. Você estará a uma caminhada de distância da Praça Catalunha e perto de restaurantes, bares, lojas e praias. Movimento garantido a qualquer hora do dia!
Há muitas alternativas de hospedagem em El Eixample, que também fica perto da Praça Catalunha, e em La Barceloneta, o balneário mais famoso da cidade, de vida noturna badalada.
Uma boa dica é escolher um hotel localizado próximo a uma estação de metrô. Desse modo, você poderá circular pela cidade com mais eficiência e sem pesar no bolso.
Qual a melhor época para ir a Barcelona, Espanha?
É possível encontrar o que fazer em Barcelona em qualquer época do ano, até mesmo no inverno, relativamente rigoroso para os padrões brasileiros.
A cidade tem clima mediterrâneo e temperaturas amenas, especialmente de maio a outubro, quando os dias são longos e o sol é uma companhia frequente.
Quem gosta de calor e praia vai se apaixonar pela cidade entre julho e agosto, mas prepare-se para encontrar Barcelona no auge da temporada turística, com preços mais salgados na hospedagem.
Entre novembro e abril, por sua vez, é o frio quem dá as caras pela capital da Catalunha. Os termômetros podem despencar para 8ºC e o tempo tende a ficar mais encoberto. Por isso, vale a pena investir em bons agasalhos para manter o conforto.
O que não posso deixar de fazer em Barcelona?
Pegue seu bloco de notas e comece a anotar as super dicas de turismo que reunimos para você aproveitar ainda mais a visita à capital catalã.
Vem descobrir o que vale a pena ver em Barcelona!
O que fazer em Barcelona à noite?
Sem exageros, a capital catalã tem tantas atrações noturnas quanto opções de passeios durante o dia, o que significa que você só vai ficar entediado no quarto do hotel se quiser.
A principal sugestão do que fazer em Barcelona de noite é aproveitar para conhecer os fantásticos bares de tapas espalhados por toda a cidade, onde você poderá experimentar apetitosos petiscos, tomar bebidas de qualidade e se divertir com a música local.
Há também boas atrações noturnas nos arredores das principais praças da cidade, como Catalunha, Reial e San Jaume, onde dá para curtir até o clima charmoso das construções antigas enquanto curte a noite.
Quer se divertir à beira-mar? Você pode curtir os bares e as casas noturnas de Las Ramblas ou La Barceloneta, reduto queridinho dos notívagos por sua variedade de atrações.
Se a sua intenção é fugir do “rolê de turista”, pode ser interessante conhecer o bairro Gràcia, principal região boêmia da cidade, amplamente frequentada por nativos.
O que fazer em Barcelona com chuva?
Embora estejamos falando de uma cidade costeira, famosa por suas praias e atividades para o dia de sol, há muito o que fazer em Barcelona em dia de chuva.
Uma boa dica é aproveitar o clima chuvoso para desfrutar de atividades em espaços fechados, como o Palácio Nacional de Montjuïc, que abriga também o Museu Nacional d’Art de Catalunya.
Você também pode conhecer o riquíssimo acervo da Fundação Juan Miró, com mais de 10 mil peças de importantes artistas do mundo inteiro, bem como do Muhba Plaça del Rei, cujo subsolo guarda um sítio arqueológico do período romano.
Além disso, não perca a oportunidade de visitar o Museu Picasso, dedicado à vida e obra de um dos mais importantes artistas da história da Espanha, e o Palau de la Música Catalana, museu dedicado à música catalã.
Quer mais? Faça uma visita à bela Catedral de Barcelona e à icônica Basílica da Sagrada Família, uma obra-prima da arquitetura neogótica projetada por Gaudí.
Mas fique atento, pois é proibida a entrada no templo com roupas muito curtas e ombros à mostra.
Por fim, aproveite para conhecer as atrações ligadas a Antoní Gaudí, um dos maiores arquitetos da história da Catalunha, como a Casa Battló e o complexo La Pedrera.
O que fazer em Barcelona com crianças?
Não pense que a capital catalã é um destino indicado apenas para adultos. Se você procura o que fazer em Barcelona com crianças, saiba que as opções são variadas e imperdíveis.
Uma das atrações populares entre as famílias é o show de luzes da Fonte Mágica de Montjuïc, que usa 3.000 jatos de água, luzes e música para encantar os visitantes.
As crianças também adoram a visita guiada pelo estádio do Barcelona, complexo que inclui o museu do Barça, o gramado e outras dependências, como vestiários e sala de imprensa, por onde já passaram Messi, Ronaldinho Gaúcho e outros craques.
Outra boa opção de passeio é o L’Aquàrium, onde sua família vai poder conhecer centenas de espécies marinhas, área de peixes tropicais, viveiro de pinguins e até um túnel de vidro em meio ao oceanário.
Não deixe, ainda, de conhecer o Parque Tibidabo, um parque de diversões completo com vista panorâmica de toda a cidade, capaz de agradar a todas as idades.
O que fazer em Barcelona de graça?
Quem está com o orçamento apertado não precisa se preocupar, pois a lista de opções do que fazer em Barcelona de graça ou gastando pouco pode ser maior do que você imagina.
Para começar, o fantástico Parc Güell, uma das principais atrações da cidade, tem boa parte de seu espaço com acesso gratuito: você só paga se quiser conhecer a área monumental do parque.
Muitos museus da cidade oferecem entrada gratuita em dias e/ou horários específicos: o Museu Picasso é grátis às quintas, das 18h às 21h30, e o Museu Nacional d’Art de Catalunya tem entrada franca aos sábados, a partir das 15h.
Você também não paga nada para conhecer a Catedral de Barcelona e as praias da cidade (onde você só paga se quiser alugar uma cadeira ou um guarda-sol), como La Barceloneta, Nova Icaria, Ocata e muitas outras.
Outra boa dica gratuita é explorar a pé o bairro Gótico, conferir o free walking tour pela Ciutat Vella (o centro histórico) e visitar o agradável Parc de la Ciutadella, onde fica também o Parlamento da Catalunha.
Onde comer em Barcelona
Um roteiro completo pela capital da Catalunha não deve incluir apenas o que fazer em Barcelona, mas também onde conhecer a excelente gastronomia local.
A cidade está repleta de bons restaurantes e bares de tapas, prato típico da Espanha, que podem oferecer uma experiência gastronômica inesquecível.
Você não precisa andar muito para encontrar um bom restaurante para matar a fome, especialmente nas regiões mais turísticas, como os arredores da Praça Catalunya e Las Ramblas, onde fica o excelente Mercat de La Boqueria.
Aliás, mercado bom é o que não falta por lá!
A lista inclui os mercados de Santa Caterina, Sant Antoni, la Concepció e del Ninot, entre muitos outros que guardam excelentes restaurantes e barraquinhas de comida.
Há também boas opções gastronômicas na Plaça Reial, La Barceloneta e nas proximidades da Basílica da Sagrada Família.
Cidades próximas a Barcelona para conhecer
Agora que você já está por dentro do que fazer em Barcelona, pode gostar também de conhecer alguns destinos formidáveis pertinho da capital da Catalunha.
Que tal fazer um bate-volta até Girona? A cidade fica a 40 minutos de trem de alta velocidade e pode ser facilmente explorada a pé.
Você também pode gostar de Tarragona, a 1h10 de viagem de trem: a cidade à beira-mar foi fundada pelos romanos e tem muitas atrações milenares à sua espera.
Quem gosta de arte não vai se arrepender de incluir Figueres em seus planos de viagem. Esse destino formidável está a 55 minutos de trem de Barcelona e é o endereço do Teatro-Museu Dalí, projetado pelo próprio ícone do surrealismo Salvador Dalí.
Prefere passar o dia na praia? Você pode gostar do bate-volta até as cidades costeiras de Tossa de Mar ou Sitges.
Continue sua leitura!