O que fazer em Búzios em uma viagem: dicas imperdíveis!
Não falta o que fazer em Búzios e para te ajudar a montar um roteiro de viagem incrível preparamos este artigo com dicas sobre a região!
Se você quer descobrir o que fazer em Búzios, este artigo foi feito especialmente para você. Preparamos um guia completo sobre esse irresistível destino do litoral fluminense.
Essa jóia da região dos Lagos cativa visitantes ávidos por sol, praia e um toque de sofisticação.
Apesar de seu tamanho modesto, a cidade oferece uma ampla gama de atrações, desde praias paradisíacas a baladas animadas, restaurantes aconchegantes e muito mais.
A principal atração de Búzios são suas praias deslumbrantes: são mais de 20, em surpreendente variedade.
Algumas são ideais para surfistas, outras parecem verdadeiras piscinas naturais. Há praias extensas, outras de tamanho modesto e opções para todos os gostos.
Aqueles que preferem apreciar as paisagens podem visitar os mirantes de João Fernandes, da Brava e do Forno. E que tal se aventurar em um salto de parapente ou um passeio de helicóptero?
No fim das contas, uma coisa é certa: Búzios é um destino simplesmente imperdível para quem gosta de sol e lazer! Veja só!
Como chegar a Búzios
Antes de tudo, inclusive de descobrir o que fazer em Búzios, você precisa saber como chegar a esse encantador destino de praia.
Com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade de Búzios está localizada na região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O destino está situado a 170 km da capital do estado, próximo a outras cidades interessantes para turismo, como Cabo Frio e Arraial do Cabo.
Confira como visitar a cidade!
A partir do Rio de Janeiro
Quem deseja visitar Búzios a partir do Rio de Janeiro tem várias alternativas de transporte à disposição.
Muitos viajantes optam por pegar um ônibus ou van de turismo. Esses veículos fazem o trajeto a partir de diferentes pontos, como a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto do Galeão.
O percurso leva cerca de 2 horas, embora possa durar mais em datas de maior movimento, como fim de ano ou feriados prolongados.
Outra é dirigir até Búzios pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), que é a principal via de acesso à região dos Lagos a partir da capital.
De outras cidades do Brasil
Os viajantes de outros cantos do Brasil com destino a Búzios têm como principal porta de entrada os aeroportos da Cidade Maravilhosa.
Você pode voar até o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro ou o Aeroporto Santos Dumont e concluir o percurso por terra.
Após chegar ao Rio, é possível pegar um ônibus ou van de turismo até Búzios, ou alugar um carro e dirigir até o destino.
Para quem prefere o conforto e a comodidade, é possível também contratar serviços de transfer privado. Essa opção pode ser mais vantajosa para grupos maiores ou para quem busca um trajeto personalizado.
Mapa de Búzios, RJ
Há tanto o que fazer em Búzios, que a melhor saída para o viajante é se organizar para não perder nada.
A cidade é compacta e conta com boa infraestrutura para receber turistas. Isso inclui oferta de táxis, aplicativos como Uber e 99, e vans que fazem trajetos entre as praias e os bairros.
Na alta temporada, como feriados e férias, a cidade pode ficar mais movimentada, o que pode afetar o trânsito. Portanto, é sempre bom se planejar com antecedência!
Confira no mapa onde ficam os atrativos mais imperdíveis!
Melhor época para ir para Búzios
Sem nenhum exagero, o viajante encontra o que fazer em Búzios de janeiro a janeiro. O verão, que compreende os meses de dezembro a março, é de calor (média de 30°C) e chuvas mais frequentes.
Mesmo assim, é a alta temporada, quando a cidade recebe um maior fluxo de turistas e as praias estão mais movimentadas.
Por outro lado, a primavera e o outono são estações mais tranquilas, com temperaturas amenas e menor movimento. Ideais para quem prefere evitar a agitação e os preços mais altos da alta temporada.
O inverno (junho a agosto) tem temperaturas mais amenas, entre 20°C e 25°C, e a cidade mantém seu charme. As praias são menos frequentadas e você pode aproveitar tudo com mais tranquilidade.
Búzios é um destino turístico bastante procurado durante feriados prolongados e datas comemorativas, como Carnaval e Réveillon. A cidade pode ficar bastante movimentada, com hotéis e pousadas lotados.
Se você prefere evitar multidões e preços mais elevados, é recomendável evitar períodos de pico.
Onde ficar na cidade de Búzios
Contar com um roteiro organizado com o que fazer em Búzios pode ser muito útil na hora de escolher onde se hospedar.
Assim, você terá a oportunidade de reservar uma acomodação em localização conveniente, que facilite sua locomoção.
O centro da cidade é muito indicado para estadia. É ali que estão localizadas a famosa Rua das Pedras e a Orla Bardot. Essa área é o coração da cidade, repleta de lojas, restaurantes, bares e vida noturna agitada.
A região também tem acesso facilitado a praias famosas, como a Praia do Canto e a Praia da Armação.
Quem não abre mão da experiência “pé na areia” pode gostar ainda mais de ficar em Geribá. Uma das praias mais extensas e movimentadas da cidade, Geribá tem boa oferta de pousadas, hotéis e restaurantes.
A Praia de João Fernandes é outra região muito procurada para hospedagem. A praia tem águas cristalinas e tranquilas, perfeitas para banhos refrescantes.
Se você está viajando em família, a região de Ferradura pode ser interessante. Com águas calmas e paisagem bem preservada, é um ponto mais tranquilo da cidade.
Outra opção é a região de Manguinhos, de perfil mais residencial. Há algumas pousadas charmosas no bairro e uma boa oferta de restaurantes.
Onde não deixar de ir em Búzios?
Decidir o que curtir em Búzios é mais fácil do que você imagina. Não faltam atividades e atrações para todos os perfis de viajante!
Muito além das praias, Búzios tem um centrinho charmoso e cheio de belezas.
Que tal passear pela famosa Rua das Pedras, conhecer a Orla Bardot, conhecer os mirantes de João Fernandes, da Brava e do Forno, entre outros?
Vem descobrir o que fazer em Búzios!
Rua das Pedras
Principal endereço da cidade, a Rua das Pedras reúne em seus 600 metros de extensão lojas, restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e hotéis.
Além do trecho principal, a rua engloba vários quarteirões ao redor, formando uma grande área de entretenimento.
Na prática, a região funciona quase como um shopping a céu aberto, com lojas que vão desde estilistas locais até grandes marcas internacionais.
Os restaurantes da região também são bastante variados, oferecendo desde hambúrgueres e crepes até elaborados pratos de frutos do mar.
À noite, a região fica ainda mais animada, com bares e baladas para quem gosta de aproveitar a vida noturna.
Orla Bardot
A Orla Bardot, na Praia da Armação, é o lugar perfeito para passear tranquilamente e apreciar a paisagem dos barcos ao pôr do sol.
Sentar nos banquinhos e curtir o vai e vem de pessoas e embarcações pode ser um delicioso intervalo na agitada vida de Búzios.
A região foi batizada em homenagem à atriz Brigitte Bardot. A estrela francesa chegou a viver na cidade por alguns meses, na década de 1960. Há também uma estátua da artista no calçadão.
Vale a pena explorar a região a qualquer momento, mas ao entardecer, com as cores do pôr do sol, pode ser ainda mais especial.
Porto da Barra
O Porto da Barra, na Praia de Manguinhos, é um complexo de entretenimento que atrai pelo visual e pela variedade gastronômica.
Construído à beira-mar, o local é recomendado para quem deseja aproveitar o pós-praia.
Uma boa dica é visitar a região no pôr do sol para curtir a paisagem. Depois, é só escolher entre os diversos restaurantes, bares e lounges para desfrutar do fim de tarde.
Além dos estabelecimentos gastronômicos, o Porto da Barra também reúne lojinhas com peças de design e equipamentos para a prática de esportes aquáticos.
Melhores praias de Búzios
Se você procura o que fazer em Búzios durante o dia, não vai se decepcionar ao montar um roteiro pelas praias da cidade.
A cidade fica em uma península e tem “apenas” 8 km de praias, mas não se engane. São mais de 20 trechos de litoral que parecem disputar pelo título de mais bonito!
Você encontrará desde praias animadas, como Geribá e Ferradura, até recantos de sossego e paz, como Azeda, Azedinha e Ferradurinha.
Há também regiões famosas pelo pôr do sol, como Tartaruga e Manguinhos, e trechos mais centrais, como as praias da Armação e dos Ossos.
E quer uma boa notícia? A maioria das praias é facilmente acessível. Isto é, você não precisa percorrer longas trilhas ou pegar barcos.
Dá para explorar essas regiões de carro, bicicleta ou até mesmo a pé! Caso você prefira uma experiência ainda mais memorável, pode ser interessante fazer passeios de escuna, lancha ou trolley.
Cada praia tem seu charme, por isso reserve um tempo para visitar cada uma e descobrir suas preferidas.
Onde comer em Búzios
Se você ainda estiver na dúvida sobre o que fazer em Búzios, satisfazer o estômago pode ser uma boa saída! A cidade reúne diversos restaurantes bacanas, que servem as mais variadas delícias.
Na Rua das Pedras não faltam opções para a hora da refeição. Por lá, você encontra desde pratos tradicionais da cozinha brasileira até delícias internacionais.
Você também pode gostar dos restaurantes da Orla Bardot, incluindo muitos que oferecem vista do mar.
Também é fácil desfrutar de uma boa refeição no Porto da Barra e nas praias de Geribá e Ferradura. Se quiser ainda mais variedade, explore as opções gastronômicas de praias como Tartaruga, Manguinhos e Praia Brava.
O que fazer em Búzios à noite
A cidade da região dos Lagos tem muitas atrações diurnas, mas não se engane. Também há muito o que fazer em Búzios à noite!
O endereço mais animado da noite local é a Rua das Pedras, que está sempre movimentada com turistas, restaurantes e bares. Lugar ideal para curtir o ambiente, ouvir música de qualidade e tomar drinks.
Na região do Porto da Barra, o agito começa com o espetáculo do pôr do sol e vai até o raiar do dia. Aproveite para conhecer o Quiosque Porto da Canoa e o Anexo Praia.
A Orla Bardot é outra ótima opção para o anoitecer. Os restaurantes da área costumam colocar as mesas na calçada, proporcionando uma vista clássica dos barcos no mar.
Para aqueles que são experientes nas baladas, a diversão não se limita aos bares. As baladas em Búzios costumam começar tarde e só passam a “bombar” a partir de 2h da manhã.
Vale pontuar que o agito noturno é mais intenso durante os meses de verão, quando muitas casas noturnas abrem exclusivamente para a alta temporada. Portanto, fique atento à programação para não perder nada.
O que fazer em Búzios com chuva
Se o sol não aparecer, pode ficar tranquilo, pois não falta o que fazer em Búzios além das praias!
É verdade que grande parte dos pontos turísticos são mais apreciados em dias ensolarados, como praias, mirantes e passeios de escuna. No entanto, mesmo assim é possível curtir a cidade!
A chuva, por exemplo, não será um obstáculo para visitar o Porto da Barra. Desfrute de uma boa refeição e aproveite para conhecer as lojinhas e o espaço cultural da região.
Você também pode gostar do Cine Bardot, na orla da Praia da Armação. Até em dias chuvosos, você pode assistir a filmes de qualidade e imergir no universo cinematográfico.
O que fazer perto de Búzios
Já sabe o que fazer em Búzios? Chegou a hora de descobrir as belezas escondidas nos arredores da cidade!
As melhores opções de bate-volta são os outros destinos que compõem o “ABC dos Lagos”: Arraial do Cabo e Cabo Frio.
Cabo Frio, a 25 km de distância, é famosa por suas praias de areias brancas e águas cristalinas, como as praias do Forte e das Conchas. A cidade também oferece um centro histórico muito charmoso.
Arraial do Cabo, por sua vez, fica a 40 km e ostenta o apelido de “Caribe brasileiro” por suas praias paradisíacas. A Praia do Farol, por exemplo, é considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Os amantes de trilhas podem se encantar pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a 100 km de distância. O parque é, na verdade, uma extensa área de preservação ambiental, que guarda trilhas e cachoeiras.
Continue sua leitura!