O que fazer na Bolívia: as melhores atrações do país em 2025!
Se você está se perguntando o que fazer na Bolívia, chego ao lugar certo! Confira as melhores dicas de atrações para conhecer no país.
Decidir o que fazer na Bolívia exige escolher entre uma lista fantástica de atrações espalhadas por um território rico, diverso e surpreendente onde você poderá conhecer tesouros arqueológicos, densas florestas, desertos incríveis e museus fantásticos.
O país sul-americano é cheio de contrastes e beleza, da Cordilheira dos Andes ao fascinante Salar de Uyuni, e oferece ao visitante paisagens que são verdadeiras obras-primas da natureza.
O país também é um dos destinos mais acessíveis da América do Sul, sendo uma escolha perfeita para viver experiências inesquecíveis sem gastar muito.
Neste guia, você vai descobrir as melhores atrações que a Bolívia reserva para 2025, com dicas imperdíveis para o seu roteiro!
O que vale a pena conhecer na Bolívia?
Uma lista com o que não deixar de conhecer na Bolívia deve incluir roteiros por algumas das cidades mais incríveis do país.
La Paz, por exemplo, é a capital administrativa que impressiona não só por sua altitude, mas também por seus mercados coloridos e o teleférico urbano que oferece vistas espetaculares dos Andes. Nos arredores da cidade, também ficam as ruínas de Tiahuanaco, que revelam o fascinante legado de uma das mais antigas civilizações pré-colombianas.
Já Sucre, a capital constitucional, vai te levar em um mergulho na história colonial do país, com sua arquitetura charmosa, enquanto o Lago Titicaca, o mais alto navegável do mundo, possibilita fazer passeios de barco inesquecíveis até a mística Isla del Sol e a Isla de la Luna.
E não podemos deixar de citar o Salar de Uyuni, um dos pontos altos do país, com seu imenso deserto branco que se transforma em um espelho gigantesco durante a temporada de chuvas, e o inusitado Valle de la Luna, com suas formações rochosas que parecem de outro planeta.
Em outras palavras, você só vai ficar entediado durante sua visita à Bolívia se quiser, porque o país é cheio de lugares incríveis para conhecer!
Compre sua passagem aérea para La Paz pagando pouco!
Você pode organizar a sua viagem para a Bolívia com mais comodidade e praticidade no Vai de Promo, que funciona como um buscador e comparador online que reúne as melhores opções de seguro viagem, hospedagem e passagens aéreas a preços reduzidos.
Desse modo, nosso site te ajuda a economizar sem que você precise se endividar.
O Vai de Promo analisa e apresenta planos das principais seguradoras do país, além de voos promocionais das maiores companhias aéreas e acomodações confortáveis e acessíveis nos melhores destinos do mundo.
Com o Vai de Promo, você conhece novos destinos sem abrir mão da tranquilidade, qualidade e economia!
O que fazer em La Paz, na Bolívia?
Capital administrativa da Bolívia, La Paz é mundialmente conhecida por sua altitude, de mais de 3.650 metros acima do nível do mar.
Encravada entre as montanhas dos Andes, a cidade impressiona com suas paisagens urbanas e seu charme caótico, refletido em mercados coloridos, sítios arqueológicos impressionantes, restaurantes que revelam os sabores autênticos da gastronomia boliviana e muito mais. Veja o que fazer em La Paz!
Igreja e Convento de São Francisco

Situado na movimentada Plaza San Francisco, o complexo da Igreja e Convento de São Francisco é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, cuja construção remonta a 1548, durante a fundação da cidade.
O conjunto arquitetônico mistura estilos como barroco e mestiço, com detalhes esculpidos que retratam elementos naturais e figuras mitológicas, como dragões e gárgulas. Não deixe de subir à torre para contemplar vistas panorâmicas da praça e do centro da cidade.
Você também pode aproveitar a visita para conhecer o Museo San Francisco, que fica ao lado do convento e exibe uma rica coleção de arte religiosa dos séculos XVII e XVIII, o Mercado Lanza e o Mercado das Bruxas, que ficam a poucos minutos de caminhada.
Mercado das Bruxas
O Mercado das Bruxas é um dos pontos mais curiosos e intrigantes da Bolívia, onde você verá a fundo as crenças e tradições indígenas do país. Espetáculo de exotismo, o local reúne vendedores que oferecem produtos usados em rituais místicos como talismãs, amuletos, ervas medicinais e itens de boa sorte.
Entre os artigos mais peculiares estão os fetos de lhama mumificados que, segundo a crença local, devem ser enterrados nas fundações de novas casas como oferenda à deusa Pachamama, para garantir proteção e boa sorte.
Além dos itens esotéricos, o mercado também é um ótimo lugar para encontrar souvenirs típicos, como roupas de lã de lhama, instrumentos musicais e bijuterias artesanais.
Mercado Rodríguez
Uma das atrações nos arredores da Praça San Pedro é o Mercado Rodríguez, um centro comercial que oferece diversos produtos bolivianos e pode ser uma janela para que você conheça mais da autêntica vida cotidiana de La Paz.
Espalhado por vários quarteirões, o mercado é um espetáculo de cores, aromas e sabores, com pequenos produtores e comerciantes oferecendo frutas, verduras, carnes, peixes, flores, tecidos e até itens domésticos, refletindo o dinamismo e a essência da Bolívia em cada detalhe.
Mirador Killi Killi
Localizado no bairro Villa Pabón, o Mirador Killi Killi é uma parada obrigatória em qualquer roteiro do que fazer na Bolívia simplesmente por oferecer a mais fantástica vista panorâmica da cidade.
Do alto, você poderá contemplar tanto a paisagem urbana, com suas casas nas encostas e seus prédios modernos, quanto o majestoso Illimani ao fundo, uma montanha sempre coberta de neve que domina o horizonte.
O mirante foi reformado em 2007 e conta com áreas verdes bem-cuidadas, parquinho para crianças e estruturas simples que tornam o local ainda mais acolhedor. E o melhor de tudo é que o acesso de táxi é fácil e a entrada é gratuita.
Museu de Arte Nacional
Instalado no histórico Palacio de los Condes de Arana, o Museu de Arte Nacional oferece três andares repletos de arte e cultura, com exemplares que abrangem desde o período pré-hispânico até a arte contemporânea boliviana e latino-americana.
Você terá a oportunidade de conhecer as obras de mestres da arte colonial andina, cujas peças revelam detalhes da história e cultura da região.
A entrada é acessível, mas o preço pode variar dependendo da exposição, com média em torno de R$ 8 (em janeiro de 2025). Também é possível visitar exposições temporárias gratuitas.
Plaza Mayor de São Francisco
A Plaza Mayor de São Francisco é um ponto de encontro que reflete a história e a diversidade cultural da Bolívia.
Localizada em frente ao complexo arquitetônico da Igreja e do Convento de São Francisco, a praça é cercada por atrações que combinam arte, história e vida cotidiana.
A região é viva e animada, com presença constante de artistas de rua, vendedores de artesanato e um mercado ao ar livre movimentado, sendo um lugar imperdível para quem deseja sentir a energia da cidade.
Praça Murillo
Uma das principais praças do centro histórico de La Paz é a Plaza Murillo, batizada em homenagem a Pedro Domingo Murillo, herói da independência. A praça é cercada por lindos edifícios coloniais e neoclássicos, incluindo a belíssima Catedral Metropolitana Nuestra Señora de La Paz e o Palácio Presidencial.
Durante a sua visita à região, você poderá conhecer o Palácio Legislativo, o Museu de Arte Nacional e muitos outros tesouros culturais a uma curta caminhada de distância.
Vale de la Luna
Nos arredores de La Paz fica o Vale de la Luna, uma reserva geológica que apresenta formações rochosas, cânions e estruturas que lembram a superfície lunar.
Uma curiosidade sobre a atração é que o Vale de la Luna é cercado por lendas, como a teoria de que a chegada do homem à Lua em 1969 teria sido filmada ali, mas essa história é apenas uma diversão.
E tem mais: o vale é de fácil acesso e é uma ótima opção para um passeio de bate-volta a partir da cidade.
O que a Bolívia tem de bom fora de La Paz?
Com mais alguns dias disponíveis para a sua viagem, pode ser um desperdício explorar apenas uma cidade boliviana. O país está cheio de destinos interessantes e atrações incríveis espalhadas por todo o seu território, indo muito além de La Paz.
Quem se aventura para fora da cidade se depara com uma variedade impressionante de paisagens como desertos de sal, montanhas cobertas de neve, lagos cristalinos e parques nacionais exuberantes.
Vem descobrir o que fazer na Bolívia fora de La Paz e se encante com destinos imperdíveis que mostram o verdadeiro espírito do país.
Biocentro Guembe, Santa Cruz de La Sierra

O Biocentro Guembe, localizado em Santa Cruz de la Sierra, é um refúgio natural famoso pelo seu imenso aviário, onde aves resgatadas de maus-tratos e tráfico convivem de forma tranquila com os visitantes, que podem até interagir com elas, alimentando-as diretamente.
O parque também abriga mais de mil espécies de borboletas, além de possuir orquidário, bromeliário, aquário, serpentário e até uma infraestrutura que inclui hotel, restaurante, spa e área de acampamento.
Ou seja, um lugar para viver uma experiência completa em uma das maiores cidades bolivianas.
Cristo de la Concordia, Cochabamba
Uma das atrações mais imperdíveis de Cochabamba é o Cristo de la Concordia, localizado no topo do Cerro de San Pedro. O equivalente boliviano do Cristo Redentor é uma estátua de 34 metros de altura – apenas 4 metros a menos que o famoso ponto turístico do Rio de Janeiro – que parece abraçar a cidade.
O local é também um mirante que oferece vista panorâmica de Cochabamba e das montanhas andinas ao fundo. Você pode chegar até lá de teleférico, táxi ou subindo os 1.250 degraus que conduzem à base da estátua. Um passeio simplesmente imperdível!
Lago Titicaca, Puno
O Lago Titicaca fica oficialmente na região de Puno, no Peru, mas é facilmente acessível pela cidade de Copacabana, na Bolívia.
Basta uma viagem de 3 a 4 horas de ônibus a partir de La Paz para conhecer um dos maiores e mais altos lagos navegáveis do mundo.
Com 3.810 metros de altitude, o lago também atrai muitos turistas e mochileiros com as históricas Isla del Sol e Isla de la Luna, e você ainda deve passar pelo estreito de Tiquina, que divide o lago entre Peru e Bolívia.
O Titicaca fica em meio a águas tranquilas cercadas por montanhas e ilhas históricas, como Uros, onde os habitantes construíram suas casas sobre balsas flutuantes, e a Taquile, uma ilha conhecida por suas tradições culturais e têxteis. Não dá para perder!
Parque Nacional Amboró, Samaipata
Situado na região central do país, o Parque Nacional Amboró é um refúgio natural que abriga uma biodiversidade impressionante, com quase mil espécies de aves e centenas de espécies de mamíferos, incluindo pumas, jaguatiricas e os raríssimos ursos-de-óculos, única espécie sul-americana de urso.
Com uma área de 4.425 km², o parque fica no ponto de encontro entre a Cordilheira dos Andes, a Floresta Amazônica e o Chaco do Norte, sendo imperdível para quem gosta de natureza.
E você pode explorar tudo isso por meio de diversas trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais.
Praça 24 de Setembro, Santa Cruz de La Sierra
Uma das atrações mais imperdíveis da animada Santa Cruz de la Sierra é a Plaza 24 de Septiembre, que abriga em seus arredores pontos turísticos como a Catedral de San Lorenzo e outros prédios históricos que remontam ao período colonial.
A praça também oferece conveniência aos turistas, pois está cercada por serviços e atrações como bancos, bares, restaurantes e até casas de câmbio.
Salar de Uyuni, Uyuni
Não dá para falar sobre o que fazer na Bolívia sem citar o Salar de Uyuni, que fica a mais de 3.660 metros de altitude e é o maior deserto de sal do mundo.
Ali, você poderá contemplar uma das paisagens mais impressionantes do planeta, cuja vastidão é interrompida apenas por algumas poças de água e pequenas ilhas como a Ilha do Pescado, famosa por sua vegetação e formações rochosas.
Durante a visita ao salar, os turistas têm a oportunidade de explorar locais deslumbrantes como a Laguna Blanca e a Laguna Verde, além de vilarejos encantadores em meio a suas paisagens áridas e belíssimas.
O que fazer na Bolívia em 3 dias
Se você tem pouco tempo disponível para explorar o país, o mais recomendável é que seu roteiro com o que fazer na Bolívia se restrinja às atrações de La Paz e seus arredores. Assim, você economiza um tempo precioso em deslocamentos e pode aproveitar melhor a estadia.
No primeiro dia, conheça atrações como a Plaza Murillo, a Catedral Metropolitana e o Palacio Presidencial.
Também deve sobrar algum tempo para visitar o Mercado das Bruxas e subir de teleférico para ter uma vista panorâmica da cidade.
No segundo dia, faça um passeio até o Valle de la Luna e, à tarde, visite o Mercado de San Francisco para conhecer a gastronomia boliviana.
No último dia, aproveite para fazer um roteiro que inclua o Mirador Killi Killi, o Museu de Arte Nacional e o complexo de São Francisco.
O que fazer na Bolívia em 5 dias
Em uma viagem de cinco dias à Bolívia, uma boa opção é fazer um roteiro por La Paz e Santa Cruz de La Sierra.
Nos dois primeiros dias, explore La Paz, seguindo o roteiro que sugerimos acima.
No terceiro dia, siga para Santa Cruz, onde pode relaxar na Plaza 24 de Septiembre, admirar a Catedral de San Lorenzo e explorar o Biocentro Guembe Mariposario.
Nos últimos dois dias, aproveite para passear pela cidade ou fazer uma visita ao Parque Nacional Amboró, que fica bem pertinho de Santa Cruz.
O que fazer na Bolívia em 7 dias
Em uma viagem de sete dias à Bolívia, você terá tempo mais que suficiente para visitar La Paz, Santa Cruz de La Sierra e o incrível Salar de Uyuni.
Neste caso, reserve os dois primeiros dias para La Paz, os dias três e quatro para Santa Cruz de La Sierra e os três dias restantes para conhecer o Salar de Uyuni.
Em três dias na região, você poderá contemplar toda a vastidão do deserto de sal, visitar belas lagunas, como a Laguna Blanca e a Laguna Verde, e até conhecer alguns vilarejos.
Passagem barata para a Bolívia: encontre a sua no Vai de Promo!
Agora que você já sabe o que fazer na Bolívia, visite o Vai de Promo para encontrar tudo que precisa em um só lugar, das passagens aéreas à hospedagem, passando pelo imprescindível seguro viagem.
Nosso site reúne promoções imperdíveis e descontos exclusivos para tornar a sua viagem ainda mais acessível. Assim, você não precisa se preocupar com altos custos e pode curtir essa experiência sem pesar no bolso. Além disso, o Vai de Promo te ajuda a comparar as ofertas das melhores companhias aéreas, hospedagens e seguradoras, oferecendo condições facilitadas de pagamento e suporte de excelência para que você possa viajar tranquilo!
Continue sua leitura!
- Óbidos, Portugal: 8 atrações imperdíveis na cidade medieval!
- Açores, Portugal: os melhores pontos turísticos do arquipélago!
- Albufeira, Portugal: melhores pontos turísticos e praias da cidade!
- Istambul: confira os 15 melhores pontos turísticos da cidade turca!
- Onde fica o Vaticano: tudo que você precisa saber sobre o país!