Ir para o site

×

×

O que fazer nas férias: dicas para os dias de folga!

Quer saber o que fazer nas férias e como aproveitar ao máximo esse momento? Então confira as nossas dicas para passar o tempo da melhor forma possível!

Você trabalhou o ano inteiro e agora quer saber o que fazer nas férias? 

Não há nada melhor do que aproveitar os momentos de descanso para fazer o que te dá prazer, recarregar as energias e, de quebra, passar tempo de qualidade com quem você ama.

Muitas pessoas, porém, acabam não planejando adequadamente suas folgas e, por isso, perdem muitas oportunidades de se divertir nas férias, seja viajando ou até mesmo dentro de casa.

Mas como planejar férias inesquecíveis? O primeiro passo é definir quanto tempo você terá de férias, quanto dinheiro tem para investir nessa aventura e, sobretudo, quais atividades mais chamam a sua atenção!

As respostas a essas e outras perguntas vão te ajudar a organizar uma experiência de férias que você nunca vai esquecer!

A lista de opções inclui viagens, ritos de autocuidado, momentos em família e até oportunidades de aprendizado, sem falar nas alternativas de baixo custo ou até gratuitas que podem garantir sua diversão mesmo com o orçamento apertado.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de ouro para se divertir nas férias, com opções para todos os gostos, veja só!

O que fazer nas férias sem sair de casa

O que fazer nas férias sem sair de casa
Fonte: Freepik

Viajar é bom demais, mas nem sempre é possível conciliar o período de férias com uma boa viagem, pelos mais diversos motivos: o tempo pode ser curto ou pode até faltar dinheiro para cair na estrada.

Mesmo nessas situações, você não tem com o que se preocupar. Com um pouco de criatividade, você pode desfrutar do descanso até mesmo dentro de casa, sem estourar o orçamento e, mais importante ainda, sem deixar de se divertir.

Vem descobrir o que fazer nas férias sem sair de casa!

Aprender um novo idioma

Aprender um idioma diferente é imprescindível nos dias de hoje, especialmente para quem almeja sucesso profissional ou tem o sonho de viajar pelo mundo. 

Por essas e outras, você pode aproveitar as férias em casa para pegar nos livros e dar o pontapé inicial para aprender uma nova língua!

Nesse caso, você pode contar com a ajuda de um profissional especializado ou até mesmo se aventurar de maneira independente, utilizando aplicativos para praticar, assistindo a filmes ou conversando com outros falantes na internet.

Comece o processo escolhendo o lugar mais adequado para seus estudos, sem muito barulho ou distrações, e defina os horários que pode reservar para essa atividade. 

Assim vai ficar mais fácil organizar o seu dia e você evita o hábito de começar uma atividade sem intenção de terminá-la.

Se preferir, você pode até se matricular em um curso online ou combinar com um amigo para estudarem juntos e praticarem conversação!

Você já domina um idioma e prefere dedicar seu tempo a outra atividade? Você pode fazer um curso em outra área de conhecimento, seja presencial ou até online, sem sair de casa.

Ou um novo hobby

Na correria do dia a dia e da vida profissional, muitas pessoas acabam sem a oportunidade de fazer tarefas e exercitar habilidades que lhe dão prazer. 

Por isso, na hora de planejar o que fazer nas férias em casa, você pode investir seu tempo em aprender um novo hobby ou até praticar hobbies antigos que você não tinha tempo de exercitar.

Além de serem experiências bastante prazerosas, essas atividades podem promover o desenvolvimento pessoal e até enriquecer o seu currículo profissional!

Mais que isso: você vai perceber que manter a regularidade e compreender direitinho os conceitos por trás de um hobby vai ser muito mais fácil sem precisar conciliar essa atividade aos desafios diários.

Se você gosta ou quer aprender a cozinhar, praticar um exercício físico, tocar um instrumento, desenhar ou pintar, começar uma coleção, jogar um jogo ou até fazer artesanato, nada melhor do que aproveitar o período de férias!

O dinheiro está curto? Procure opções de DIY (Do It Yourself) para colocar a mão na massa e usar a criatividade para preencher o seu tempo!

Maratonar filmes e séries pendentes

Maratonar filmes e séries pendentes
Fonte: Freepik

Quem trabalha diariamente e ainda tem obrigações domésticas a cumprir pode acabar acumulando uma lista quase infindável de filmes e séries para assistir.

Nesse sentido, uma boa opção para quem procura o que fazer nas férias sem gastar e/ou sem sair de casa é aproveitar a folga para tirar o atraso dos filmes e séries pendentes!

Você pode fazer isso sozinho, com a família, a dois ou com amigos, seja com um filme ou uma série que você já conheça ou com alguma produção nova, que você estava ansioso para conhecer!

Não perca tempo para preparar um balde de pipoca, reunir suas guloseimas preferidas, vestir o seu pijama mais confortável e mergulhar em uma maratona dos seus programas preferidos em uma plataforma de streaming, pela TV ou até no YouTube!

Ler vários livros

Há muito o que fazer nas férias se não for viajar, como, por exemplo, colocar a leitura em dia! 

Esse hábito pode fazer a diferença na sua vida profissional e ainda garantir muita diversão no âmbito pessoal.

Não importa se você gosta de ler revistas em quadrinhos, livros de autoajuda, obras clássicas ou livros de negócios: escolha seu material preferido para devorar durante os dias de folga!

O melhor de tudo é que essa dica pode ser aplicada em diferentes cenários: na escola, na biblioteca, na praia e até se você resolver cair na estrada.

Fazer um dia de SPA

Uma boa dica para quem procura o que fazer nas férias com chuva ou sem sair de casa é se atentar para o autocuidado. Que tal aproveitar as férias para fazer um dia de spa?

Você pode reservar um dia para passar uma máscara no rosto, cuidar das unhas, hidratar os cabelos, tomar um banho de banheira, fazer uma esfoliação e até trocar uma massagem com outra pessoa.

No fim das contas, você pode acabar com uma dose extra de relaxamento que vai tornar suas férias ainda mais memoráveis!

Planejar o futuro

Planejar o futuro
Fonte: Freepik

A maneira mais fácil de ter uma rotina tranquila e sem perrengues é se planejar para isso. 

O problema é que esse planejamento não é tão simples de fazer se você está ocupado com suas atividades cotidianas.

Nesse sentido, pode ser interessante aproveitar as férias para se organizar e planejar o seu futuro, seja o próximo semestre ou sua vida ao longo prazo!

Defina as atividades que precisa e/ou deseja concluir, monte um planner com desafios e metas, avalie se existe algum processo que você precisa mudar.

Com a cabeça e corpo descansados, vai ficar mais fácil definir seus próximos passos, reavaliar suas estratégias e seguir firme rumo aos seus objetivos pessoais e profissionais.

O que fazer nas férias para sair de casa

Tem gente que não resiste: chegaram as férias, chegou a hora de sair de casa e botar a cara no sol!

Nesse caso, é ainda mais importante se planejar com antecedência. Assim, você minimiza as chances de “perder viagem” e desperdiçar um precioso dia de descanso.

Você está nesse grupo que associa férias a passeio? Então vem conferir as dicas que reunimos sobre o que fazer nas férias fora de casa!

Praticar um esporte

Uma boa dica para quem procura o que fazer nas férias sozinho ou acompanhado é praticar um esporte que você já gosta ou aprender um novo!

Praticar esporte é bom para a saúde física e mental, além de ser uma excelente oportunidade para aprender habilidades novas e passar tempo de qualidade com os amigos ou a família.

Tirar esse plano do papel é mais fácil do que você imagina. Comece definindo qual esporte você deseja praticar e confira se você tem as roupas e o calçado adequados para essa atividade. 

Depois, programe um horário e/ou um dia para isso e comece a suar a camisa!

Se você se organizar direitinho, pode até encontrar uma forma de manter essa atividade na sua rotina mesmo depois de voltar ao trabalho ou aos estudos, o que pode fazer toda a diferença na sua vida pessoal e profissional.

Viajar

Viajar
Fonte: Freepik

Para quem procura o que fazer nas férias com os amigos, a família ou até mesmo sozinho, viajar é sempre uma boa opção, ou, em alguns casos, até a única opção. 

Afinal, tem gente que não resiste a um tempinho livre e já quer logo cair na estrada!

Se a sua vida financeira permitir e você tiver tempo suficiente para isso, aproveite as férias para visitar familiares em outra cidade, conhecer pontos turísticos em destinos incríveis ou simplesmente recarregar as energias em uma paisagem diferente.

Só não se esqueça de se planejar para garantir a melhor experiência possível de viagem, incluindo a seleção de um destino que cabe no seu orçamento e atice a sua curiosidade. 

Faça orçamentos de hospedagem, passagens e ingressos para atrações turísticas, monte um roteiro com os lugares que deseja conhecer e planeje o que precisa levar na mala. 

Se necessário, faça cotações de pacotes de viagem em agências especializadas para agilizar o seu planejamento ou escolha uma cidade bem perto da sua para conhecer sem gastar muito.

Quem segue esses passos adequadamente não terá dificuldades para curtir uma viagem sem perrengues e sem ficar sobrecarregado com o planejamento antes de viajar!

Fazer um trabalho voluntário

Empregar o seu tempo e o seu esforço para fazer o bem também pode ser incrível para as suas férias! Que tal aproveitar a folga para fazer um trabalho voluntário?

Procure escolher uma atividade que esteja adequada ao seu perfil ou alinhada aos seus interesses: você pode trabalhar com crianças, cuidar de animais, ajudar em projetos sociais ou executar diversas outras ações voluntárias.

Depois, tente encontrar alternativas dentro do campo que você escolheu em sua cidade ou até mesmo em outros lugares: muitas empresas oferecem planos de intercâmbio voluntário de baixo custo em vários países mundo afora.

No fim das contas, você pode aproveitar o seu período de descanso para fazer o bem, ajudar a sociedade, aprender novas habilidades e até conhecer o mundo sem atrapalhar sua vida financeira!

Conhecer melhor a sua cidade

Quantas vezes você se encontrou sem saber o que fazer nas férias sem dinheiro ou sem precisar viajar? Nessas horas, uma alternativa interessante é aproveitar a folga para conhecer melhor a cidade em que você mora!

Procure em sites especializados dicas de turismo na sua cidade e monte um roteiro pelas atrações locais mais famosas ou até pelos lugares mais desconhecidos.

Pode ser divertido entrar no clima de turista e se apaixonar ainda mais pelo lugar em que você vive ou simplesmente aprender mais sobre a cidade que te acolhe, seja em família, com amigos ou até mesmo sozinho!

Fique de olho no calendário cultural da sua cidade para apreciar exposições, conhecer artistas locais, conferir aquele filme em cartaz no cinema mais próximo de você, curtir uma peça de teatro ou simplesmente assistir a um show da sua banda favorita!

Fazer um piquenique com a família ou os amigos

Fazer um piquenique com a família ou os amigos
Fonte: Freepik

Uma das melhores coisas para fazer nas férias é curtir o tempo livre com as pessoas que mais importam, como a família ou os amigos. Afinal, quanto tempo você tem disponível no seu dia a dia para viver essas experiências tão importantes?

Uma sugestão incrível para quem não sabe o que fazer nas férias é organizar um piquenique com as pessoas que você ama. 

Essa atividade pode ser feita até mesmo na cidade em que você vive, em um espaço ao ar livre agradável: o ideal é que seja um processo colaborativo, em que cada um leva um quitute ou uma bebida para enriquecer o piquenique.

Para tornar a experiência ainda mais legal, você pode planejar brincadeiras e atividades que possam ser executadas durante o evento, como praticar esportes, tocar um instrumento, produzir artesanatos em grupo e por aí vai.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!