Onde fica Praga: melhores atrações e dicas de viagem!
Quer saber mais sobre Praga? Vamos contar tudo sobre as maravilhas que fazem desta cidade um lugar imperdível para se visitar. Confira!
Se você está planejando uma visita à capital tcheca e quer saber onde fica Praga, este artigo foi criado especialmente para você, com tudo que você precisa conhecer sobre essa cidade incrível.
Praga é uma das cidades mais bonitas e fascinantes da Europa, localizada no coração do continente e com localização estratégica para quem está viajando por outras cidades europeias.
A capital tcheca é o destino perfeito para quem gosta de história e cultura, encantando os visitantes com suas igrejas góticas e barrocas, suas pontes encantadoras e muito mais.
A lista de atrações é longa e variada, com destaques medievais, como o famoso relógio astronômico de Praga, uma obra de arte que marca as horas desde o século XV, bem como a Igreja de São Nicolau e a Casa Municipal.
Você poderá, ainda, conhecer o famoso Castelo de Praga, um dos maiores e mais antigos do mundo, datado do século IX, onde você encontrará palácios, igrejas, museus e jardins, além de uma vista incrível da cidade.
A cidade é, ainda, o lar da Orquestra Filarmônica Tcheca, bem como de vários teatros históricos e museus imperdíveis, como o Museu Nacional e o Museu Franz Kafka.
Quer saber mais? Vamos contar tudo sobre as maravilhas que fazem desta cidade um lugar imperdível para se visitar. Confira!
Onde fica Praga? Saiba como ir até a cidade!
O primeiro passo para montar um roteiro inesquecível por essa apaixonante cidade histórica é descobrir, afinal, onde fica Praga.
Capital e maior cidade da Chéquia, país também conhecido como República Tcheca, Praga está situada na região central do país, na região da Boêmia, às margens do rio Vltava.
A cidade fica a cerca de 300 quilômetros de Berlim, na Alemanha, a 350 quilômetros de Varsóvia, na Polônia, e a 280 quilômetros de Viena, na Áustria, tornando-se uma parada conveniente para quem viaja entre essas cidades europeias.
A partir do Brasil
Para chegar à região onde fica Praga, o brasileiro precisa encarar ao menos uma conexão, já que não existem voos diretos para a cidade.
Várias companhias aéreas operam voos com escala em outras cidades da Europa, como Londres, Frankfurt, Amsterdã ou Paris, de onde você poderá pegar um voo regional para concluir a sua viagem.
Depois de chegar ao aeroporto de Praga, você poderá pegar um táxi, ônibus ou trem para chegar ao seu hotel.
De outras cidades da Europa
A região onde fica Praga é perfeitamente acessível a partir de outros pontos da Europa, o que facilita a vida de quem está fazendo um mochilão pelo continente.
Se você estiver em uma cidade próxima, como Berlim, Viena ou Budapeste, uma das maneiras mais comuns de chegar a Praga é por meio de trem: as ferrovias europeias são modernas e percorrem belas paisagens durante a viagem.
Além disso, a principal estação de trem da capital tcheca fica bem no centro da cidade, permitindo que você chegue diretamente ao coração de Praga.
Se você preferir uma opção mais rápida, pode optar por um voo, que pode ser mais caro, mas oferece uma maneira conveniente de chegar à cidade: opção indicada para quem sai de uma cidade um pouco mais distante, como Londres ou Paris.
Onde fica Praga? Mapa da cidade!
Praga é uma cidade cheia de história, cultura e beleza, onde você vai encontrar uma arquitetura medieval, parques encantadores e muitos outros cenários inesquecíveis.
A maioria das atrações está na Cidade Velha, onde você pode caminhar pela famosa Ponte Carlos, explorar a grande praça e conhecer seu famoso relógio astronômico.
Na Cidade Nova, visite o Teatro Nacional e experimente a cerveja local em um dos muitos bares da região, e não deixe de explorar o bairro do Castelo.
Veja onde fica Praga no mapa!
Qual é a melhor época para ir a Praga?
A região onde fica Praga tem clima temperado, o que significa estações bem definidas ao longo do ano, com um “pequeno” detalhe: os invernos podem ser gelados, com temperaturas negativas e muita neve.
A cidade fica incrivelmente bonita na primavera, de abril a junho, quando as flores estão em flor e o clima é agradável para passear pela cidade. Nessa época, os dias são mais longos e as temperaturas são agradáveis.
O verão também é uma época recomendada para visitar Praga, especialmente para quem gosta de festivais e eventos ao ar livre. É nesse período que acontecem o Prague Castle Music Festival e o Prague International Jazz Festival.
Vale pontuar, porém, que os meses de julho e agosto podem ser bastante quentes, além de serem bastante procurados para turismo, o que significa preços de alta temporada e cidade mais cheia.
Quem prefere temperaturas amenas pode gostar de visitar a cidade no outono, quando o cenário fica colorido pela mudança das folhas e a cidade ganha uma “cara” mais romântica e aconchegante.
O inverno em Praga pode ser bastante frio, mas a cidade é linda coberta de neve e oferece um clima encantador, com mercados de Natal em vários pontos turísticos, além de apresentações de ópera e concertos festivos.
As melhores regiões para hospedagem em Praga!
Tão importante quanto descobrir onde fica Praga é descobrir onde ficar na capital tcheca para aproveitar seus passeios com mais comodidade e curtir ao máximo o seu tempo na cidade.
A Cidade Velha é uma das regiões mais populares para hospedagem, com localização central, que oferece fácil acesso a muitas das principais atrações turísticas da cidade: ótima opção para quem gosta de ficar perto de tudo.
Embora não seja tão antiga quanto a Cidade Velha, a Cidade Nova também é uma ótima opção para se hospedar, especialmente se você está procurando algo mais moderno e movimentado.
A área tem muitos bares e restaurantes, além de lojas e opções de entretenimento, sem falar nas muitas opções mais acessíveis de hospedagem, o que pode ser uma vantagem para quem viaja com orçamento mais limitado.
É possível, ainda, ficar no bairro do Castelo de Praga, indicado para quem procura tranquilidade e vistas panorâmicas da cidade, em meio a ruas estreitas e casas coloridas.
Se você não abre mão de tranquilidade, mas quer ficar mais perto do centro, pode ser interessante se hospedar no bairro de Vinohrady, uma região repleta de belos edifícios históricos, com fácil acesso a muitos bares e restaurantes.
Atrações turísticas em Praga: o que fazer na cidade!
Agora que você já sabe onde fica Praga, que tal descobrir o que essa cidade encantadora tem a oferecer?
A capital da República Tcheca é um destino cada vez mais popular na Europa, conhecida como a “Cidade das 100 Torres” e por sua arquitetura medieval, com uma história que remonta a mais de 1.000 anos.
Essa verdadeira joia da Europa Central oferece uma experiência única para os viajantes que a visitam, oferecendo desde museus e galerias de arte até bares e restaurantes renomados. Veja só!
O que fazer em Praga à noite?
A capital tcheca é encantadora a qualquer hora do dia, mas à noite ganha um charme todo especial, com ruas iluminadas que ganham uma atmosfera única, tornando-a um destino incrível para explorar após o pôr do sol.
Uma das principais atrações noturnas é o vibrante cenário de bares e pubs, que oferece aos visitantes uma grande variedade de opções, desde bares sofisticados até tavernas históricas.
Aproveite para experimentar algumas das cervejas locais enquanto conversa com os moradores locais ou outros viajantes.
Se você preferir algo mais tranquilo, uma caminhada ao longo do rio Vltava é uma ótima opção. A margem do rio oferece vistas deslumbrantes da cidade, iluminada à noite.
A Ponte Charles é outro lugar incrível para passear à noite, já que ela fica ainda mais bonita iluminada, sem falar nos espaços culturais famosos pelos concertos: você pode assistir a uma apresentação em uma igreja histórica ou até um show de rock em grandes casas.
E não se esqueça de que a cidade tem muitos restaurantes incríveis, que oferecem desde pratos tradicionais tchecos até opções mais modernas e internacionais!
O que fazer em Praga em dias de chuva?
A região da Europa onde fica Praga não tem exatamente um período chuvoso definido, e pode haver precipitações basicamente em qualquer época do ano. Por isso, é sempre bom contar com um plano B para seu dia de passeio!
Mesmo com tempo ruim, é possível aproveitar intensamente a beleza e história de Praga, sobretudo porque os museus da cidade ficam perfeitamente protegidos da chuva e da neve.
A Galeria Nacional de Praga, por exemplo, abriga uma das maiores coleções de arte tcheca e mundial, incluindo obras de artistas como Van Gogh e Picasso.
Você também poderá visitar alguns dos famosos teatros da cidade mesmo nos dias de chuva para conhecer suas peças teatrais, óperas e concertos, como o Teatro Nacional de Praga.
Para quem gosta de história, a capital tcheca tem muitas atrações cobertas, como o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito, que possibilitam uma viagem no tempo até mais de 1.000 anos atrás.
O que fazer em Praga com crianças?
Não são só os adultos que vão se encantar com uma visita a Praga: a cidade oferece muitas opções de diversão para crianças e suas famílias.
O Zoológico de Praga é um desses lugares. Considerado um dos melhores da Europa, o zoológico é o lar de mais de 4.000 animais, incluindo elefantes, gorilas e tigres, e oferece diversas atividades para crianças, parque de diversões, aquário e playground.
Os pequenos também vão adorar o Museu Nacional de Tecnologia, que reúne exposições interativas que mostram a evolução da tecnologia ao longo do tempo, desde máquinas a vapor até aviões e foguetes.
As crianças que gostam de explorar não vão se decepcionar com uma visita ao Castelo de Praga, o maior do mundo antigo, que oferece uma vista incrível da cidade, um jardim labiríntico e muitas outras atrações.
Se a família quiser passar um tempo ao ar livre, um passeio pelo Parque Letná é uma ótima opção, com o diferencial de uma vista panorâmica da cidade e um grande espaço para jogar bola, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar e relaxar.
O que fazer em Praga de graça?
A Europa Central, região onde fica Praga, não é conhecida como um destino barato para turismo.
O que nem todo mundo sabe é que, diferentemente de capitais vizinhas, como Berlim, na Alemanha, Viena, na Áustria, e Varsóvia, na Polônia, a capital tcheca é um destino amigável para os viajantes econômicos.
Parte dessa fama de destino barato se deve à variedade de coisas para fazer de graça ou a baixo custo na capital da República Tcheca.
Um desses lugares é a Ponte Charles, um dos principais pontos turísticos da cidade, por onde você pode caminhar, apreciar a vista do rio Vltava e contemplar os edifícios históricos que rodeiam a ponte.
Você também não precisa pagar nada para contemplar a fachada da Catedral de São Vito, localizada dentro do complexo do Castelo de Praga, embora a entrada no interior seja paga.
O Bairro Judeu é outro lugar que pode ser visitado sem gastar muito dinheiro: oportunidade ímpar para passear pelas ruas de paralelepípedos e apreciar a arquitetura histórica do bairro, bem como visitar algumas sinagogas e cemitérios judaicos.
Tenha em mente que algumas dessas atrações são pagas, mas é possível obter descontos combinando ingressos para várias atrações.
Também não custa nada passear pela Praça da Cidade Velha, onde fica a famosa torre do relógio astronômico, que toca a cada hora.
E tem mais: a cidade abriga muitos parques e jardins onde é possível relaxar e desfrutar da natureza sem gastar nada, como o Parque Riegrovy Sady.
Como é viver em Praga?
Viver em Praga pode ser uma experiência maravilhosa e mais barata em comparação a outras cidades europeias.
Os preços dos aluguéis, por exemplo, são mais acessíveis do que em outras capitais do continente, com um apartamento de um quarto no centro da cidade em torno de 15.000 CZK (cerca de US$ 700) por mês.
Os preços da alimentação também são razoáveis, com muitos restaurantes oferecendo pratos deliciosos a custos acessíveis, assim como o transporte público: o bilhete único custa 32 CZK (cerca de US$ 1,50) e há passes mensais com desconto.
Em relação à qualidade de vida, a capital tcheca é segura e tranquila, com muitas áreas verdes e parques, além de ampla oferta de atividades culturais, desde museus e galerias de arte até eventos musicais e teatrais.
Qual a língua que se fala em Praga?
O idioma oficial da República Tcheca é o tcheco, mas, como o ponto do mapa onde fica Praga recebeu forte influência russa ao longo dos séculos, é muito comum encontrar falantes do idioma russo pelas ruas da cidade.
Se você não domina nenhum desses idiomas, pode ficar tranquilo, pois também há muitos falantes de alemão e inglês na cidade.
Cidades próximas de Praga!
A Boêmia, região onde fica Praga, é recheada de destinos incríveis que podem tornar o seu roteiro ainda mais rico e interessante.
Um bom exemplo é Karlovy Vary, cidade a 2 horas de Praga, famosa por suas fontes de água mineral e arquitetura histórica, que remonta ao século XIV.
Um pouco mais distante, a 2h30, a cidade de Český Krumlov é uma verdadeira jóia medieval, com seu centro histórico classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, castelos e outras atrações fantásticas. A cidade de Plzeň também fica nas redondezas.
Que tal aproveitar para conhecer onde foi criada a famosa cerveja Pilsner Urquell, uma das mais populares da República Tcheca e do mundo?
Continue sua leitura!
- 15 lugares para passar o ano novo em SP: capital e interior
- 17 lugares baratos para viajar em janeiro: no Brasil e no mundo
- Black Friday de passagens aéreas: descubra como economizar!
- 19 melhores réveillons do Brasil: celebre a virada com estilo
- Réveillon na praia: 16 destinos para curtir com pé na areia