Ir para o site

×

×

Passagem aérea de madrugada: dicas para garantir o melhor preço!

Será que comprar passagem aérea de madrugada sai mais barato? Mito ou verdade? Vem conferir o artigo que preparamos com todas as informações!

Se você é um viajante nato, já ouviu falar que passagem aérea de madrugada é mais barata, certo? Mas será que é verdade mesmo? 

Existem duas possíveis interpretações para essa afirmação que podem confundir o viajante na hora de se programar para a compra.

Uma passagem aérea é mais barata por ter um horário de voo durante a madrugada ou por ser vendida neste período? Eis a questão!

Para quem não perde a oportunidade de viajar e quer aproveitar as melhores ofertas e descontos, entender qual é a melhor hora para comprar sua passagem aérea é primordial.

E no artigo de hoje, o Vai de Promo vai sanar essa e outras dúvidas a respeito! Confira!

Passagem aérea de madrugada é mais barata?

É mais barata
Freepik

O viajante que se questiona se “é verdade que as passagens aéreas ficam mais baratas de madrugada?”, é alguém que quer ter a melhor viagem por um preço que cabe no bolso!

Na Internet, você encontra diversas respostas para tal, mas a verdade pode depender de alguns fatores importantes.

É importante destacar que a busca por voos que decolam durante a madrugada é menor quando comparada aos voos em horários de pico. E isso pode interferir na precificação das companhias aéreas.

Imagine que você está fazendo uma cotação de passagem aérea para sua próxima viagem: você prefere embarcar às 3h da manhã ou às 8h? antes ou depois do almoço? no início, meio ou fim do dia?

Agora amplifique sua resposta para as milhares de pessoas que possam pensar como você na hora de adquirir uma passagem aérea! Bingo!

Quando pensamos em um cenário maior, é possível entender que a passagem aérea de madrugada não é mais barata, e sim menos concorrida! Por isso podem ter preços mais acessíveis devido à lei da oferta e demanda!

Até aqui, pensamos em valores relacionados aos horários de voo, mas e os horários de compra? Efetuar uma compra durante a madrugada garante preços menores?

Continue a leitura para entender melhor a respeito!

Por que os valores de passagem aérea variam tanto?

Quem se planeja com antecedência para viajar, e faz pesquisas constantes de passagem aérea para o trecho desejado, sabe que os valores variam muito. E essa oscilação nas tarifas, está atrelada a diversas razões. 

Existem políticas e diretrizes únicas de cada companhia, mas todas precificam este produto com a influência de alguns fatores que afetam diretamente a todo tipo de viajante!

Sazonalidade

A sazonalidade representa as estações ou eventos mais populares durante o ano. Por exemplo, já conheceu alguém que pesquise passagens de avião e hospedagens para a virada do próximo ano, em janeiro do ano atual?

Isso é porque já é de senso comum que, viajar em época de festividades ou feriados, é o desejo de viajantes em qualquer lugar do mundo. 

O que faz de datas como o carnaval, períodos de férias escolares, natal e ano novo, serem mais concorridas com tarifas aéreas mais elevadas!

Oferta e demanda

Outro fator que implica em preços mais altos para passagem aérea é a famosa lei de oferta e demanda.

Existe um número determinado de assentos disponíveis para compra e, na grande maioria das vezes, há mais pessoas interessadas no mesmo voo.

Portanto, assim como na sazonalidade, quanto mais viajantes buscam por um mesmo trecho de viagem ou horários de voo específicos, mais caras ficam as passagens à venda.

Dias e horários de voo

Dias e horários voo
Freepik

Quem pesquisa passagens aéreas com frequência sabe que existem horários mais concorridos porque trazem maior comodidade ao passageiro, certo?

Por exemplo, quem viaja a trabalho e precisa estar em outra cidade nas primeiras horas do dia, não pode pegar um voo que só decole depois do almoço!

Assim como quem não quer chegar ao destino muito cedo e encontrar uma cidade fechada ou ficar esperando pela liberação de sua hospedagem. 

Tudo isso, implica em uma concorrência maior para certos dias e horários de voo, especialmente aqueles considerados como “horários de pico”.

Como encontrar passagens aéreas de madrugada?

Agora que você já sabe o que pode influenciar no preço de passagens aéreas, chega de mistério! Vamos solucionar de uma vez por todas, a dúvida sobre como adquirir passagem aérea de madrugada pelo melhor preço!

Para além das questões citadas acima, uma maneira de economizar na hora da compra, é aproveitar descontos e ofertas disponibilizados pelas companhias aéreas sem aviso prévio. 

Isso mesmo, de repente, você pode receber um alerta e encontrar uma passagem mais barata ou desconto imperdível.

Mas como isso funciona? Preciso efetuar a compra na mesma hora? O desconto tem validade? Vamos lá!

O que é uma promoção relâmpago?

As promoções relâmpago fazem parte de campanhas que visam a fidelização de clientes nos mais diversos segmentos. E com as passagens aéreas, não é diferente!

Como um incentivo para quem engaja nas redes sociais, é assinante de newsletter e deposita sua confiança no trabalho de uma empresa, existem várias ofertas e cupons que podem abaixar o valor final da sua compra.

No entanto, seria impossível disponibilizar um benefício como esse para todas as pessoas. Por isso, as promoções relâmpago são disponibilizadas com um número limitado de descontos ou período de validade.

Mas como fazer para não perder essa vantagem? Ative suas notificações push!

Com um simples alerta, você é avisado em tempo real sobre uma nova oferta, e se planejando com antecedência para viajar, terá tudo em mãos para finalizar sua compra.

Além disso fique ligado nas redes sociais do Vai de Promo! Por lá são divulgados novos conteúdos e informações que podem deixar sua viagem dos sonhos ainda mais barata! 

Qual o melhor horário para comprar passagem aérea de madrugada?

Um dos maiores questionamentos quando se fala em compra de passagem aérea, é se existe um horário específico para adquirir a sua passagem mais em conta.

A verdade é que não existe garantia que esse ou aquele horário seja o mais adequado!

Sabemos que é comum ouvir dizer que comprar passagem aérea de madrugada sai mais barato porque existe um menor volume de busca. 

Mas, de acordo com a nossa experiência, os preços divulgados durante o dia são os mesmos da madrugada.

Assim, o que altera o valor de uma passagem não é o horário em que ela é vendida, mas sim o horário de decolagem do voo em questão.

Também é importante considerar que muitas compras, efetuadas durante o dia, podem não ser finalizadas por diversas razões e, por isso, retornam para a compra no site.

Dessa forma, o mais indicado a se fazer é acompanhar o trecho de viagem desejado em diferentes horários de pesquisa. Esse monitoramento te ajuda a estar antenado às variações de preço para garantir a melhor oferta!

Dicas para encontrar passagens aéreas pelo menor preço!

Dicas passagem aérea menor preço
Freepik

Na hora de comprar passagens aéreas, nada melhor que garantir uma passagem para o destino desejado pelo menor preço, certo?

Além dos descontos promocionais divulgados pelas companhias aéreas, existem algumas práticas que podem ser executadas por viajantes antes mesmo de arrumar as malas! Veja!

Compare preços

A melhor maneira de economizar no valor da passagem aérea é comparar os preços disponibilizados para o seu trecho de viagem dos sonhos, em diferentes momentos.

Se você já sabe que vai viajar em determinada época, crie o hábito de monitorar os preços de passagem para aquele destino e tenha um conhecimento prévio das tarifas médias. 

Em poucos minutos, você consegue se informar sobre os valores de diferentes companhias aéreas. E fazendo isso em horários alternados, ao longo dos dias, você pode encontrar a melhor oferta quando menos se espera!

Compre com antecedência

Essa pode ser uma dica antiga, mas continua infalível. Uma excelente maneira de garantir melhores preços, é comprar suas passagens aéreas com antecedência!

Quem não deixa as compras para a última hora, sabe que isso pode refletir no valor final, visto que, essa não é uma prática universal.

Sabemos que na correria do dia-a-dia nem sempre queremos resolver algo que ainda está longe em nosso planejamento.

Mas não tenha dúvidas: vale a pena comprar sua passagem aérea o quanto antes, e depois se preocupar somente com o roteiro de viagem!

Viaje na baixa temporada

Outra dica interessante, e que se aplica melhor a quem tem flexibilidade com a data de viagem, é viajar na baixa temporada.

Quem pode fazer viagens em meses ou estações do ano pouco movimentadas, geralmente encontra preços mais baixos e maior disponibilidade de passagens aéreas. 

Sendo assim, pesquise sobre o destino que você deseja visitar e explore sua agenda. Se for possível, você pode encontrar cidades mais vazias e ter uma experiência única pagando pouco!

Fuja dos horários de pico

Fuja dos horários de pico
Pxhere

Nossa dica final com certeza é fugir de viagens em horários de pico. Na hora de escolher sua passagem aérea, é comum ir direto aos voos mais concorridos, como os primeiros da manhã, no almoço ou no fim da tarde.

Afinal, todos querem a melhor comodidade com o serviço, certo? A questão é justamente essa, todos querem! E isso pode resultar em tarifas altas, aeroportos lotados e longas filas para embarque.

Se você tem flexibilidade para tal, opte por voos em horários menos convencionais ou escolha voos com escala

Essa também pode ser uma oportunidade para conhecer um pouco de outro destino, enquanto espera seu próximo voo!

Quais são as melhores companhias para comprar passagem aérea?

Chegamos ao final do nosso artigo com várias informações para te auxiliar na compra de sua próxima passagem aérea pelo melhor preço. 

Mas depois dessa leitura, você pode estar se perguntando: quais são as companhias aéreas mais indicadas para compra?

No Brasil, temos três das principais empresas de aviação do mundo quando se pensa em voo de qualidade e segurança: a LATAM, a Gol e a Azul.

Com voos domésticos e algumas rotas internacionais, as três companhias aéreas trazem comodidade e tecnologia de ponta para os passageiros. Além de descontos exclusivos na compra de passagens!

Quer ficar por dentro e não perder nenhuma oferta para voar com qualquer uma delas? 

Acompanhe o Vai de Promo nas redes sociais e garanta sua próxima viagem sem sair do orçamento, porque “De Promo” você pode!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!