Porto, Portugal: saiba mais sobre o destino!
Já pensou em conhecer Porto, Portugal? A cidade é um dos destinos europeus queridinhos dos brasileiros e não falta o que fazer por lá! Saiba mais aqui!
Você está pensando em visitar Porto, Portugal? Então leia com atenção este artigo, no qual reunimos tudo que você precisa saber sobre um dos principais destinos para brasileiros na Europa!
A cidade originou o nome do país e sempre teve papel de protagonismo econômico, político e cultural na Península Ibérica. Foi oficialmente fundada apenas no século XII, mas já era ocupada muito antes disso, desde o século V, pelos romanos.
Além disso, vêm também do Porto os melhores vinhos portugueses e uma gastronomia primorosa, apreciada em todos os cantos do mundo.
Ou seja, história, cultura e boa culinária é o que não falta para quem se dispõe a visitar esse destino incrível e, melhor ainda, de custo relativamente baixo para turismo.
Vem conferir o guia turístico da cidade do Porto que preparamos para você!
Como chegar em Porto, Portugal?
Principal centro urbano do norte de Portugal, a cidade do Porto fica às margens do famoso rio Douro, um dos mais extensos da Península Ibérica.
O destino fica a cerca de 300 km da capital, Lisboa, e a pouco mais de 560 km da capital espanhola, Madrid. Outros destinos lusitanos estão ainda mais próximos, como Braga (55 km), Aveiro (75 km) e a histórica Coimbra (120 km).
Confira como chegar até lá!
A partir do Brasil
O movimento de brasileiros em uma das maiores cidades do país é tão grande que Porto, Portugal, recebe uma ampla oferta de voos diretos a partir do Brasil: a TAP voa a partir de São Paulo e Rio de Janeiro sem escalas.
Outras companhias aéreas, por sua vez, operam voos com uma ou duas conexões em outros destinos da Europa, como Lisboa e Madrid.
O desembarque acontece no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que fica a cerca de 15 km do centro histórico: para sair de lá, você pode pegar a linha E do metrô (cor violeta) ou pegar um ônibus das linhas 601, 602, 604 ou 3M.
Vale lembrar que várias empresas oferecem, ainda, transporte via shuttle até o centro da cidade por preços acessíveis, bem como táxi, Uber e aluguel de veículos.
De outras cidades de Portugal
Quem já está viajando pela Europa deve ter ainda mais facilidade para chegar à cidade do Porto, Portugal. Nesse caso, além de companhias aéreas tradicionais, você também pode voar com empresas low-cost, como a RyanAir e a EasyJet.
E não é só isso: Porto está na rota de várias linhas de trem que percorrem o continente: a viagem a partir de Lisboa leva apenas 2h50 com trem de alta velocidade, além de haver trajetos entre Coimbra, Braga e outras cidades.
Prefere viajar de ônibus? As viações Rede Expresso e Renex oferecem viagens ao Porto a partir de várias cidades portuguesas (e até alguns destinos espanhóis).
Se você está viajando de carro, os acessos à cidade são feitos pelas rodovias A1 e A8, que contam com praças de pedágio ao longo de suas extensões.
Porto: mapa
Apesar de ser uma das cidades mais populosas do país, com mais de 215 mil habitantes, Porto tem um território reduzido, com pouco mais de 40km².
A maioria das atrações está concentrada no centro histórico, mas você também encontra o que fazer na margem oposta do Douro, em Vila Nova de Gaia.
Confira no mapa do Porto, Portuga!
Onde ficar em Porto, Portugal?
Como a maior parte das atrações está concentrada em uma mesma área da cidade, é também nessa região que fica a maior concentração de hotéis em Porto, Portugal.
Em outras palavras, o melhor lugar para ficar é o centro histórico, onde você não vai precisar de carro para circular e estará a uma caminhada de distância dos principais pontos turísticos.
No centro histórico, a região do Cais da Ribeira, que margeia o rio Douro, é considerada a melhor para ficar por abrigar muitos bares e restaurantes.
Em contrapartida, os hotéis da região tendem a ser menores e sem algumas comodidades, como estacionamento e piscina.
Se você não abre mão desses serviços, é melhor escolher um dos hotéis da avenida Boa Vista e da região de Massarelos, onde estão os estabelecimentos com melhor infraestrutura da cidade.
Prefere ficar em uma área mais histórica?
Você pode gostar das opções da região de Baixa (Centro) e Cedofeita, que têm localização estratégica para quem deseja explorar o centro histórico, além de abrigarem um importante polo gastronômico.
Caso você prefira economizar em diárias, vale a pena considerar ficar na região de Vila Nova de Gaia.
A cidade na margem oposta do Douro tem opções mais econômicas de hospedagem e fácil acesso às caves onde ocorre a produção de vinho.
Quando visitar a cidade do Porto?
A cidade de Porto, Portugal, tem clima ameno e temperaturas agradáveis em qualquer época do ano. Estamos falando de uma das maiores médias de temperatura da Europa.
Por isso, não há época ruim para visitar a região: você vai poder aproveitar as atrações locais em qualquer estação.
No verão, o calor fica acima dos 25ºC, enquanto o inverno tem condições agradáveis em comparação ao rigoroso inverno europeu, com média de 5ºC.
Se você resolver conhecer a cidade no verão, dá até para estender o seu roteiro de viagem até praias próximas, como Matosinhos, a apenas 30 minutos do centro histórico.
Para escapar do friozinho do inverno e do movimento mais intenso do verão, pode ser interessante visitar a cidade na primavera ou no outono, quando o clima fica ameno e a cidade está menos cheia.
O que fazer em Porto, Portugal
Vale a pena reservar ao menos três dias para conhecer os tesouros do Porto, uma das cidades mais antigas e importantes da Península Ibérica.
Entre as regiões da Baixa, da Ribeira e das caves de vinho, há muito o que conhecer por lá.
Confira o que fazer no Porto, Portugal!
O que fazer no Porto à noite?
Uma das maiores metrópoles portuguesas, Porto tem uma vida noturna animada, com opções para quem prefere passeios mais tranquilos e para quem busca badalação até o sol raiar.
Você pode gostar, por exemplo, do Passeio das Virtudes, uma avenida às margens do Douro que concentra bares animados, cervejarias e pubs movimentados, além de ter vista privilegiada do rio.
Na região do Cais da Ribeira o destaque fica por conta dos bares e restaurantes de perfil mais requintado, com vista do rio e da histórica Ponte Dom Luís I.
Se você preferir, pode atravessar o Douro para assistir ao pôr do sol no terraço do Mosteiro da Serra do Pilar e, depois, conhecer os bares às margens do rio que servem vinhos produzidos na região.
Os cafés, pubs e bares culturais da região da Baixa fazem sucesso entre o público mais jovem, com boas opções gastronômicas e de entretenimento a preço justo.
A região da Torre dos Clérigos não fica para trás: há uma grande concentração de bares nos arredores da atração turística e nas ruas Cândido Reis e da Galeria de Paris, onde ficam as boates mais famosas da cidade.
Quer mais?
A região da Estação São Bento é a preferida do público alternativo em busca de opções mais culturais na noite do Porto, enquanto a Foz do Douro é famosa pelos restaurantes modernos e baladas frequentadas pela elite da cidade.
O que fazer em Porto, Portugal, com chuva?
Nem sempre dá para contar com uma “ajudinha” do clima na hora de preparar seu roteiro de viagem. Mesmo assim, não precisa se preocupar: até se o sol não der as caras, há muito o que fazer em Porto, Portugal, com chuva.
Que tal, por exemplo, planejar um roteiro cultural pela cidade?
Existem dezenas de museus espalhados pela região histórica, como o Centro Português de Fotografia e o Museu Nacional Soares dos Reis, considerado um dos melhores do país.
Você também pode aprender mais sobre a vida no país durante o século XIX no Museu Romântico, conhecer tudo sobre bondinhos no Museu do Carro Elétrico ou visitar a milenar Casa do Infante, do século XIV, que hoje abriga um excelente museu.
A chuva também não deve atrapalhar um dos melhores passeios da cidade: o roteiro pelas caves de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia.
Além de aprender mais sobre a produção da bebida, você pode degustar e saborear delícias da gastronomia local.
Os amantes da literatura não podem perder a oportunidade de conhecer a histórica Livraria Lello: alguns boatos apontam que o espaço inspirou a autora J.K. Rowling a escrever alguns cenários da saga Harry Potter.
O clima não deve ser um empecilho para você conhecer as construções históricas do Porto, como a Catedral da Sé, do século XII, e o Palácio da Bolsa, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, ficam protegidos da chuva.
Vale lembrar que Porto tem centenas de igrejas, como a Igreja de Santo Ildefonso e a Capela das Almas, cujas fachadas são cobertas por azulejos portugueses, a medieval Igreja de São Francisco, o complexo Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas, e mais!
O que fazer no Porto com crianças
Muito se engana quem pensa que o Porto é um destino agradável apenas para adultos. A cidade é perfeita para toda a família e abriga várias atrações que podem encantar as crianças.
Os parques da cidade, por exemplo, são uma boa pedida para os dias de calor, como os Jardins do Palácio de Cristal e o Parque da Cidade, a maior área verde de Porto.
As crianças também gostam da visita à Torre dos Clérigos, que, além de ser a construção mais alta da cidade, com 75 metros de altura, oferece vista panorâmica do Porto, de Vila Nova de Gaia e do Douro.
Falando no rio que corta a cidade, que tal aproveitar para levar a família para fazer um passeio de barco? É um jeito diferente e divertido, especialmente para as crianças, de conhecer o destino.
Se você resolver explorar Vila Nova de Gaia, não deixe de visitar o Teleférico de Gaia, que faz a travessia da Ribeira até o tabuleiro superior da ponte histórica Dom Luís I, desvendando as mais belas paisagens da cidade.
Pontos turísticos em Porto, Portugal, gratuitos
Você sabia que o país que colonizou o Brasil está entre os destinos turísticos mais baratos para brasileiros na Europa? Parte dessa fama se deve à variedade de pontos turísticos gratuitos em Porto, Portugal.
A entrada na histórica Estação de São Bento, uma das construções mais bonitas do centro histórico, é totalmente gratuita, mesmo que você não vá pegar nenhum trem no local e esteja apenas de passagem.
Você também pode montar um roteiro gratuito pelas principais igrejas da cidade. Embora algumas cobrem ingresso, a maioria tem entrada franca, como a Capela das Almas, cuja própria fachada já é uma obra de arte!
Há também muitas construções históricas bonitas nas ruas das Flores e Santa Catarina, por onde você pode fazer longas caminhadas sem gastar nenhum centavo.
Para aprender um pouco mais sobre o estilo de vida na região, visite o colorido Mercado do Bolhão, onde você vai conhecer alimentos, temperos, artesanatos e produtos típicos da região do Douro.
Faça também um passeio pela região do Cais da Ribeira do Porto, um dos cantos mais charmosos da cidade, e não deixe de fazer a travessia da histórica Ponte Dom Luís I, construída no século XIX, com 45 metros de altura e 385 metros de extensão.
Onde comer em Porto, Portugal
A gastronomia portuguesa é apreciada no mundo inteiro, especialmente por suas delícias mais tradicionais, como bacalhau, frutos do mar, doces e, é claro, muito vinho.
A região do Cais da Ribeira é certeira para quem gosta de boa comida. Por lá você vai encontrar muitos restaurantes em diferentes estilos e faixas de preço.
Há também boas opções gastronômicas na região da Estação São Bento e nas maiores praças da Cidade Velha, como a Praça dos Poveiros e a Praça da Ribeira.
Para saborear os melhores pescados e frutos do mar da região, não deixe de visitar os restaurantes de Vila Nova de Gaia, especialmente aqueles próximos à Ponte Dom Luís I e às margens do Douro.
Cidades perto de Porto, Portugal
Depois de conhecer um dos melhores destinos da Europa, você pode estender seu roteiro até algumas cidades perto de Porto, Portugal, que vão te encantar ainda mais.
Para começar, que tal uma visita ao Vale do Douro, onde ficam os melhores produtores de vinho do Porto? A região fica a 120 km da cidade e abriga muitas vinícolas incríveis.
Você também pode fazer um bate-volta até Aveiro para curtir a praia, passear de moliceiro pelos canais e se apaixonar pelas construções típicas da região.
Além disso, a universitária Coimbra está pertinho do Porto: conheça o complexo da universidade, visite as igrejas e os mosteiros recheados de história, explore os restaurantes da cidade e muito mais.
Quem gosta de turismo religioso não vai se arrepender de fazer um bate-volta até Braga. Endereço da Sé de Braga e do Santuário de Bom Jesus do Monte, a cidade histórica pode render um passeio inesquecível pela região do Minho.
Continue sua leitura!