Salta, Argentina: atrações imperdíveis para conhecer!
A encantadora região de Salta, Argentina, é um destino turístico em ascensão! Conheça sua cultura andina e gastronomia tradicional!
Salta, Argentina, é uma cidade que ainda não entrou no radar dos visitantes brasileiros, mas não faltam motivos para isso.
Moderna e acolhedora, a cidade é uma joia do noroeste montanhoso do país vizinho. Não coincidentemente, também é uma excelente base para quem deseja explorar toda a região, incluindo a província de Jujuy.
Salta é tanto o nome da província quanto o da sua capital, onde o turismo tem florescido consideravelmente nos últimos anos. Por trás dessa fama há atrações para todos os gostos, desde passeios históricos até o enoturismo nas vinícolas.
Com uma população de quase 500 mil habitantes, a cidade mistura harmoniosamente sua herança indígena com a cultura dos imigrantes vindos de todo o mundo.
Com suas montanhas soberanas, seus parques bem preservados, suas salinas e formações geológicas, Salta é o destino ideal para ecoturistas.
Além disso, a cidade possui uma vibrante e diversificada vida cultural, entrelaçada com uma história fascinante.
Que tal conhecer um pouco mais sobre este fantástico destino, ainda pouco conhecido da Argentina? Boa leitura!
Como ir para Salta, Argentina
A cidade de Salta fica na região noroeste da Argentina, em uma província de mesmo nome.
O destino fica em um grande vale entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, em uma região de grande beleza natural.
A localização estratégica da cidade assegura o acesso a paisagens cinematográficas, incluindo parques nacionais e outros destinos naturais próximos.
Vem descobrir como chegar à região!
A partir do Brasil
Os brasileiros com destino à cidade de Salta, Argentina, encontram na via aérea a opção mais rápida e conveniente para o deslocamento.
O Aeroporto Martín Miguel de Güemes recebe voos diretos a partir de São Paulo e opções com conexão oriundos de diversas cidades do Brasil.
Caso prefira viajar de carro, é possível fazer uma viagem terrestre. O percurso é bastante longo, mas proporciona a oportunidade de apreciar paisagens deslumbrantes ao longo do caminho.
Saindo do Brasil, o trajeto passa por cidades como Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, seguindo pela Ruta Nacional 12 até Posadas. Em seguida, é preciso continuar pela Ruta Nacional 9 até a cidade de Salta.
De outras cidades da Argentina
Quem já está viajando pelo país terá ainda mais facilidade para chegar a Salta, Argentina.
Se você estiver em Buenos Aires, por exemplo, a via mais eficiente é voar direto para o Aeroporto Internacional de Salta. Diversas companhias aéreas oferecem voos regulares nessa rota.
Também é viável percorrer o trajeto de ônibus. A Argentina possui um sistema rodoviário extenso, que conecta diferentes cidades do país.
De cidades como Córdoba, Rosário e Mendoza, por exemplo, é possível encontrar ônibus que fazem o trajeto até Salta.
Para quem prefere uma opção mais cênica, é possível também fazer o percurso de trem. A empresa FerroCentral opera o serviço de trem entre as cidades de Buenos Aires e Salta.
Salta, Argentina: mapa
As principais atrações da cidade estão concentradas na região central e podem ser visitadas até mesmo a pé, sem grandes dificuldades.
A Plaza 9 de Julio é o coração da cidade, cercada por atrações como a Basílica e o Museu de Arqueologia de Alta Montaña.
A partir dali, é possível caminhar facilmente para os atrativos próximos, como o Cabildo Histórico, o Mercado San Miguel e o Museu de Arte Contemporânea.
Veja onde fica Salta, Argentina, no mapa!
Qual a melhor época para viajar para Salta, Argentina?
Escolher estrategicamente quando visitar a cidade pode resultar em uma experiência turística ainda melhor.
Salta, Argentina, tem um clima agradável durante a maior parte do ano, mas a “cara” da cidade muda bastante de uma estação para outra.
O verão acontece no mesmo período em que o verão brasileiro (dezembro a fevereiro) e é caracterizado por temperaturas de até 30ºC e dias encobertos.
Se você pretende viajar nessa estação, é importante estar preparado para o calor intenso e chuvas esporádicas.
O outono, que vai de março a maio, pode ser bastante agradável para visitar a cidade. As temperaturas são amenas, com noites bem frescas.
É uma época imperdível para visitar vinícolas e apreciar a paisagem deslumbrante da região, especialmente durante a colheita das uvas.
O inverno, de junho a agosto, é a estação mais fria em Salta e possibilita a prática de atividades de inverno, como esqui ou trekking em paisagens nevadas.
Quando neva em Salta, Argentina?
Devido à sua localização no noroeste do país, em uma região mais baixa e próxima ao trópico, as chances de nevar na cidade não são muito elevadas. Mesmo assim, Salta, Argentina, tem neve nos anos de inverno mais rigorosos.
A neve é mais comum em áreas de maior altitude, como nas montanhas e cordilheiras ao redor da cidade. A lista inclui o Parque Nacional Los Cardones e a região de Cachi.
Se você deseja aumentar suas chances de curtir a neve, procure marcar sua viagem durante os meses de inverno, de junho a agosto.
Onde se hospedar em Salta, Argentina
Escolher adequadamente onde ficar em Salta, Argentina, é imprescindível para vivenciar a autenticidade da região. Encontrar o local perfeito para se hospedar pode aprimorar ainda mais suas experiências na cidade.
O centro histórico é uma área encantadora para os turistas, especialmente por abrigar as principais atrações, além de oferecer opções gastronômicas, comércio e vida noturna.
Ao ficar lá, você pode facilmente acessar pontos turísticos como a Praça 9 de Julio, o Cabildo Histórico e a Catedral, o que pode economizar bastante tempo e dinheiro em transporte.
Além disso, o centro histórico tem uma ampla variedade de estabelecimentos de hospedagem, desde encantadores hotéis boutique até hotéis de luxo.
Outra opção recomendada para se hospedar é o bairro de Balcarce, uma região boêmia perfeita para quem deseja estar próximo à animação da vida noturna local.
Quem busca um ambiente mais sossegado e rodeado pela natureza, a região de San Lorenzo é uma escolha excelente. Localizada a 10 km do centro de Salta, essa área é famosa por suas paisagens deslumbrantes.
Existem também outras possibilidades para os turistas, como a região residencial de Tres Cerritos e o bairro arborizado de Paseo de los Poetas.
O que fazer em Salta em um dia?
Seja você um apaixonado por história, arquitetura, cultura ou natureza, seus dias em Salta serão cheios de atrações e atividades.
Você pode explorar a arquitetura colonial, visitar a Catedral Basílica de Salta e o Museu de Arqueologia de Alta Montaña. E que tal passar pelo Cabildo Histórico para conhecer a história da região?
O Mercado San Miguel é um ótimo lugar para encontrar produtos locais, enquanto o Museu de Arte Contemporânea exibe obras de grandes artistas.
Quer mais? As igrejas históricas, como a Igreja San Francisco e a Basílica Menor San Francisco, também valem a visita.
O teleférico até o Cerro San Bernardo oferece vistas panorâmicas da cidade, e o Parque San Martín possui trilhas e espaços para relaxar.
Vem conferir o que fazer em Salta, Argentina!
Centro Histórico
O Centro Histórico de Salta é o coração turístico da cidade e um bom começo para o seu roteiro.
A Plaza 9 de Julio é um bom ponto de referência, cercada por atrações e animação a qualquer momento do dia.
Você também poderá explorar o Cabildo, o edifício colonial mais antigo da cidade, que abriga dois museus.
Próximo dali está o Morro San Bernardo, onde se pode subir para apreciar uma bela vista de Salta e do Vale de Lerma.
Ao norte da Plaza 9 de Julio fica a Catedral, considerada uma das igrejas mais bonitas de toda a Argentina.
Em outras palavras, é difícil caminhar pelo centro histórico sem encontrar o que fazer por lá!
Museus de Salta
Salta, na Argentina, preserva sua rica história em diversos museus fascinantes.
Um deles é o Museu de Arqueologia de Alta Montaña (MAAM), onde o visitante encontra o Santuário Inca e as múmias de Llullaillaco.
O Museo Pajcha Arte Étnico, por sua vez, é famoso por sua coleção de jóias tradicionais, tapeçarias e arte indígena da América Central e do Sul.
Já o Museu de Belas Artes destaca a cultura moderna local por meio de pinturas, esculturas e fotografias de artistas do país.
Basílica e Convento de São Francisco
A Basílica e Convento de São Francisco, localizada a uma quadra da Plaza 9 de Julio, é um marco icônico da cidade e simplesmente imperdível.
A igreja original foi construída em 1625, mas acabou destruída por incêndios e problemas estruturais ao longo dos anos.
A estrutura atual foi erguida em 1870 e ganhou uma das maiores torres do sino do continente, com impressionantes 54 metros de altura.
A arquitetura romântica e cor ocre castanha do complexo se destacam na paisagem, para encanto dos visitantes.
O interior da igreja guarda os restos mortais de Francisco de Gurruchaga, criador da Marinha Argentina, e um pequeno museu com arte sacra.
Tren a Las Nubes
O Tren a Las Nubes (Trem Para as Nuvens) é uma das atrações turísticas mais importantes da cidade.
O passeio leva os visitantes a La Puna, um altiplano praticamente desértico, famoso pelas paisagens cinematográficas, que criam um contraste curioso.
Inaugurado em 1948, o trem (originalmente construído para o transporte de minérios) leva os visitantes pela encosta dos Andes.
O passeio começa em Salta, onde os visitantes embarcam em um ônibus até San Antonio de los Cobres, ponto de partida do trem.
O passeio tem um custo relativamente alto, entre R$ 300,00 e R$ 500,00, mas é completamente revitalizado. Assim, todo o passeio é extremamente confortável e luxuoso.
Cerro San Bernardo
O Cerro San Bernardo é uma montanha a leste do centro da cidade, de onde é possível admirar a panorâmica de Salta.
As atrações visíveis incluem a Igreja La Merced, de São Francisco e São Alfonso, a Catedral de Salta, a Plaza 9 de Julio e o Cabildo.
Além disso, é possível avistar as estradas que levam a Cafayate e Campo Quijano.
O Cerro San Bernardo também possui significado religioso, atraindo peregrinos no primeiro domingo de maio de cada ano, com suas 14 estações da Via Sacra.
Para chegar ao cume, você pode escolher entre teleférico, carro ou caminhada.
A pé, a subida tem 1.070 degraus e leva aproximadamente 30 minutos. No topo, você encontra um restaurante que serve comida e bebida, além de uma loja de artesanato.
O que fazer à noite em Salta, Argentina
Na hora de procurar o que fazer à noite em Salta, Argentina, você encontrará uma variedade de opções.
Comece com um passeio pelo centro histórico: a Plaza 9 de Julio se transforma em um ponto de encontro animado para turistas e moradores.
Os edifícios históricos ao redor da são iluminados e criam um cenário perfeito para um passeio.
Se quiser conhecer a vida noturna local, dirija-se ao bairro de Balcarce, uma região boêmia repleta de bares, pubs e casas de shows.
A região tem oferta de música ao vivo, dança e um ambiente festivo que continua até altas horas da madrugada.
Outra opção é experimentar a deliciosa gastronomia de Salta em um dos muitos restaurantes da cidade. Que tal experimentar as famosas empanadas?
Muitas das principais atrações da cidade também oferecem visitas noturnas, o que permite explorar monumentos e museus sob uma perspectiva diferente e encantadora.
Vale lembrar que Salta também possui cassinos, onde você pode tentar a sorte em jogos de azar e entretenimento, como o Casino Golden Dreams.
Onde comer na cidade de Salta
Procurando restaurantes em Salta, Argentina? Você vai encontrar boas opções gastronômicas em diversas regiões da cidade!
O centro histórico é o principal polo gastronômico da cidade. Nessa região, você encontrará uma ampla seleção de restaurantes que servem pratos típicos do país.
Ademais, outra região recomendada para explorar a gastronomia local é o bairro de Balcarce. Esse bairro boêmio abriga diversos restaurantes charmosos.
O bairro de Güemes também é interessante para os amantes da gastronomia. Essa área da cidade é conhecida por seus restaurantes modernos e sofisticados.
E não deixe de explorar também as praças e feiras de rua! A Plaza Güemes, por exemplo, é famosa por suas barracas de comida de rua, onde você pode provar deliciosos petiscos e lanches locais.
O que fazer na região de Salta, Argentina
A partir da cidade de Salta, Argentina, há diversas opções de bate-volta para explorar as belas paisagens e a rica cultura da região. Confira!
Cafayate
Cafayate é imperdível para os amantes de vinho. Conhecida pela produção da uva torrontés, a região é famosa mundialmente por seus vinhos.
Além das vinícolas e degustações, você poderá conhecer a Quebrada de las Conchas, com suas formações geológicas únicas.
O destino fica a cerca de 3 horas de carro de Salta e pode render um dia inteiro de passeio.
Salinas Grandes, Argentina
Salinas Grandes é um deserto de sal que fica na fronteira de Jujuy e Salta, na região conhecida como altiplano argentino.
Com uma extensão de 212 km², o local fica a mais de 3.450 metros acima do nível do mar, a 180 km de distância de Salta.
Para conhecer esse deslumbrante cenário de sal, você pode contratar um tour com uma agência local e desfrutar de paisagens espetaculares no coração da Argentina.
Purmamarca
Purmamarca, localizado a 190 km, é um encantador povoado próximo à Cordilheira dos Andes, conhecido pelo espetacular Cerro de los Siete Colores.
Essa montanha é formada por blocos coloridos que refletem o sol da manhã e geram uma paisagem fantástica. Em outras palavras, um dos cenários mais impressionantes da América do Sul!
Além disso, a região tem forte presença da cultura andina, refletida tanto na arquitetura local como nas vestimentas típicas da população.
Quanto tempo ficar em Salta, Argentina?
É recomendado que você fique pelo menos entre três e quatro dias em Salta, Argentina. Assim, você poderá conhecer as principais atrações e fazer alguns passeios pelas redondezas sem correria.
Durante esse período, você terá tempo suficiente para explorar o centro histórico, visitar os museus, saborear a culinária local e aproveitar a animada vida noturna local.
Se você tiver mais disponibilidade, pode ser interessante adicionar mais alguns dias para fazer algumas excursões para destinos próximos, como Cafayate, Purmamarca e as Salinas Grandes.
Continue sua leitura!