Ir para o site

×

×

Santiago de Compostela: conheça a famosa cidade da Galícia!

Santiago de Compostela: Cidade majestosa na Espanha, renomada como destino de peregrinação. Conheça a famosa cidade da Galícia!

Santiago de Compostela é uma joia situada no coração da região da Galícia que transcende as fronteiras geográficas e culturais. 

Celebrada mundialmente como o destino final de uma das mais icônicas rotas de peregrinação, a cidade tem uma capacidade única de conquistar corações,. 

Não importa se você é um peregrino ou um  turista ávido por descobrir sua riqueza arquitetônica.

Declarada Patrimônio da Humanidade, a cidade esconde em suas vielas e praças uma seleção incrível de surpresas esperando ser desvendadas. 

Por séculos, pessoas de todos os cantos do mundo têm visitado a cidade com um sonho compartilhado: alcançar a capital da Galícia e adentrar na majestosa Catedral. 

Reza a lenda que ali repousam os restos do apóstolo São Tiago, descobertos no século IX. 

No entanto, a cidade não é somente um local de veneração religiosa; é um destino vibrante, repleto de motivos para encantar viajantes de todas as origens. 

Neste texto, te convidamos a embarcar em uma jornada para descobrir os encantos de um dos melhores destinos da Espanha! Vem descobrir o que te espera nessa cidade que transcende o tempo e as fronteiras! 

Onde fica Santiago de Compostela?

Onde fica Santiago de Compostela?
Pixabay

A cidade de Santiago de Compostela é um dos principais destinos de peregrinação do continente europeu há vários séculos.

O destino encontra-se na região noroeste da Espanha, como capital da Galícia, com quase 100 mil habitantes. 

A cidade histórica fica a 70 km de Corunha, 100 km de Ourense, 65 km de Pontevedra e 115 km do limite português, em Valença.

O aeroporto local, conhecido como Lavacolla, fica a pouco mais de 11 km do centro histórico, facilitando o acesso a visitantes de diferentes partes do mundo. A região recebe voos regulares de cidades como Madri e Barcelona. 

Além da opção aérea, a cidade também é bem atendida por ônibus a partir de vários cantos. Há rotas partindo de localidades distantes, como Madri, Salamanca, Sevilha, Barcelona e até Lisboa e Paris. 

A cidade também é conectada ao restante do país por um sistema ferroviário moderno. A viagem a partir de Madri dura pouco mais de 3 horas.

No entanto, para aqueles que desejam mergulhar na experiência autêntica, à moda dos peregrinos, a jornada começa com botas nos pés e mochila nas costas.

De carro, o acesso a partir da capital espanhola, Madri, é feito pelas rodovias A-6 e A-52 em cerca de 6 horas. Quem sai da cidade do Porto, em Portugal, faz o percurso em 2h20 pelas rodovias A3 e AP-9.

Santiago de Compostela: mapa

Se existe um local verdadeiramente especial na cidade, é a Praça do Obradoiro. É o coração da cidade e o principal ponto de referência para as atrações turísticas mais famosas.

Também na praça que ficam monumentos e edifícios icônicos, como a majestosa Catedral, o Palácio de Raxoi e o lendário Hostal dos Reis Católicos. 

É comum avistar peregrinos descansando na praça, sempre acompanhados de seus emblemáticos bastões e conchas, símbolos da peregrinação. 

Outras praças encantadoras, como a de Praterías e de Quintana, também não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Veja no mapa de Santiago de Compostela!

Qual a melhor época para ir a Santiago de Compostela?

Se você ainda não sabe quando ir a Santiago de Compostela, não se preocupe, porque vamos te explicar o que esperar de cada estação na cidade.

Evitar os extremos de calor e frio é a chave para aproveitar ao máximo essa cidade espanhol. 

O verão vai de junho a setembro e marca a alta temporada. Julho e agosto, especialmente devido às férias escolares na Europa, são os meses mais movimentados. 

Se a sua visita ocorrer durante o verão, esteja ciente de que a cidade estará repleta de visitantes. Isso também pode resultar em preços mais elevados. 

Reservar passagens e acomodações com antecedência é aconselhável, principalmente se você busca opções com um bom custo-benefício. 

Tenha em mente, ainda, que o calor do verão na região pode ser intenso, tornando longas caminhadas sob o sol escaldante desafiadoras. 

Por outro lado, a baixa temporada coincide com o inverno europeu, de dezembro a março. O movimento é notavelmente reduzido, a ponto de alguns estabelecimentos, como cafés, restaurantes e hotéis, fecharem as portas.

O clima é frio, com a possibilidade de neve em algumas áreas, e as horas de luz são limitadas. 

Por essas e outras, o ideal é visitar a região entre maio e o início de junho, ou no período de setembro a novembro. Nesses meses, as condições climáticas são mais agradáveis e as multidões são menores. 

Santiago de Compostela: história da cidade

Para compreender por que Santiago de Compostela é sagrado, é necessário mergulhar na rica história da cidade.

Colonizada por tribos celtas, a região tem uma cultura singular, baseada no galego, um idioma latino que guarda estreita relação com o português. 

O grande marco que colocou o destino no mapa de milhares de peregrinos foi a chegada dos restos do apóstolo Tiago. 

Reza a lenda que o apóstolo Tiago viajou para a região para difundir a palavra de Cristo após a morte de Jesus. Em sua jornada de retorno à Judéia, ele foi martirizado, e seu corpo teria sido levado secretamente de volta à Ibéria, onde foi sepultado. 

A lendária descoberta do túmulo de São Tiago ocorreu no século IX. Foi então que um ermitão, orientado por uma estrela (daí o nome “Compostela”), deu início às romarias até a cidade. 

Desde então, milhões de peregrinos já visitaram a cidade em que supostamente estão os restos mortais do apóstolo de Jesus!

Para se ter ideia da dimensão da importância religiosa da cidade, a região chegou a rivalizar com Roma como um dos principais pólos de peregrinação na Europa. 

Viaje para a Espanha pelos melhores preços com o Vai de Promo!

Você sabia que pode contar com o Vai de Promo para planejar uma visita inesquecível a Santiago de Compostela sem abrir mão da economia?

A cidade mais encantadora da Galícia fica mais perto de você com nossas promoções exclusivas de passagens aéreas e seguro viagem.

O viajante pode utilizar nossa moderna plataforma para encontrar passagens aéreas para os melhores destinos do mundo. Você usa uma ferramenta de pesquisa eficiente e ainda emite a sua passagem na hora, sem mistérios!

Além disso, você garante o seguro viagem Espanha, que é obrigatório para todos os visitantes, pelo melhor preço do mercado. 

Trabalhamos com as empresas mais confiáveis do mercado para assegurar que você tenha tudo que precisa para viver uma experiência única.

Assim, você conta com assistência médica, repatriação médica, seguro bagagem e outros serviços.

Você ainda pode comparar planos lado a lado e pagar no cartão de crédito, PIX, boleto ou transferência bancária.

Está esperando o que para começar a planejar a sua viagem a um dos melhores destinos de turismo religioso do mundo? Visite o Vai de Promo e descubra que conhecer o mundo pode ser o maior barato!

Santiago de Compostela: o que fazer na cidade?

Santiago de Compostela: o que fazer na cidade?
Flickr / CC BY 2.0

A cidade possui uma beleza que transcende o comum, em meio a uma atmosfera de tranquilidade que é praticamente um convite à contemplação. 

Sem dúvidas, é um lugar que não se assemelha a nenhuma outra cidade no mundo. 

Situada na Península Ibérica, o destino é a parada final de uma das mais renomadas rotas de peregrinação cristã global, o famoso Caminho de Santiago. 

Mais que isso, é um destino milenar, com ruínas, monumentos e atrativos tão inestimáveis que ajudaram a cidade a se tornar Patrimônio Mundial.

Vem conferir os pontos turísticos de Santiago de Compostela mais imperdíveis!

Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela é considerada uma obra-prima da arquitetura espanhola. 

A igreja é a última etapa do Caminho de Santiago, atraindo peregrinos cristãos por séculos em busca do túmulo do apóstolo. 

Não é um exagero dizer que a cidade como hoje a conhecemos nasceu e cresceu nos arredores da catedral. 

A igreja reúne também outros atrativos, como um interessante museu que oferece visitas guiadas. 

A construção da igreja começou em 1075, sob o reinado de Alfonso VI, sobre os vestígios de templos antigos dedicados a São Tiago. 

Todo o complexo arquitetônico é impressionante, com destaque para a entrada principal, o Pórtico da Glória, datado de 1188.

É possível acessar a catedral sem custos. No entanto, se você quiser conhecer os telhados, o museu, o claustro e outras estruturas, é necessário pagar uma taxa de 15 euros (em outubro/2023.

Pórtico da Glória

O Pórtico da Glória é o famoso pórtico de Santiago de Compostela, localizado na entrada principal da catedral. 

O conjunto, que é formado por três belíssimos arcos, foi minuciosamente esculpido por um dos maiores gênios da arquitetura espanhola, Mestre Mateo, no século XII. A obra apresenta centenas de figuras esculpidas em granito.

A peça traz uma mensagem teológica profunda que abrange o pecado original, a Redenção e o Juízo Final. A obra mostra a figura do apóstolo São Tiago acolhendo os peregrinos. 

Mercado de Abastos

Mercado de Abastos
Flickr / CC BY 2.0

O Mercado de Abastos de Santiago de Compostela existe no mesmo lugar em que ficava o antigo Mercado da Cidade

Na prática, o mercado opera há mais de três séculos, desempenhando um papel de protagonismo na comercialização de produtos frescos na Galícia. 

O lugar é hoje bastante indicado para quem deseja viver uma experiência gastronômica autêntica, com expositores que servem delícias da gastronomia galega.

Aproveite o passeio para experimentar o queijo Tetilla, uma iguaria feita com leite de vaca da Galícia, famosa em toda a região.

Convento e Igreja de Santo Agostinho

Outra atração que você não pode perder durante a sua estadia é o Convento e Igreja de Santo Agostinho. A edificação de estilo neoclássico é uma das mais bonitas do centro da cidade. 

A fachada do complexo apresenta a imagem sacra da Virgem de la Cerca, que ganhou esse nome curioso por ter sido colocada na antiga muralha da cidade.

Inicialmente, o Convento e Igreja de Santo Agostinho deveriam ter duas torres, mas a da direita nunca foi concluída. A da esquerda, por sua vez, foi destruída durante uma tempestade no século XVIII. 

Atualmente, o local é ocupado por religiosos da ordem jesuíta e opera como uma residência universitária. Você pode conhecer os pátios e a fachada sem pagar nada!

Passeio da Herradura

Você não pode deixar de conhecer o Paseo de la Herradura durante a sua visita à cidade. 

O local atrai muitos moradores e visitantes interessados na prática de esportes ou simplesmente em contemplar a magnífica vista da catedral. Há muitos mirantes por lá!

O passeio faz parte do Parque Alameda, o parque central da cidade. Ali, você encontra até mesmo uma agradável cafeteria toda em vidro. Que tal desfrutar de um bom vinho enquanto curte a paisagem? 

Não deixe de visitar a estátua de Valle Inclán, um dos maiores escritores galegos, em um dos bancos do passeio.

Colexiata de Santa María

O complexo de Colexiata de Santa María, ou Colegiado de Santa Maria, é mais uma das obras religiosas impactantes na cidade.

O templo de estilo românico já foi um Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho, construído no século XII. 

O lugar se destaca pelos belos exemplares de arquitetura galega, embora esteja um pouco afastado do centro histórico da cidade.

O Colexiata de Santa María fica próximo ao rio Sar e abriga um Museu de Arte Sacra e Museu Paroquial. No acervo, você poderá apreciar diversas coleções relacionadas à vida monástica e à história do local.

Hostal dos Reis Católicos

O Hostal dos Reis Católicos, Santiago de Compostela, foi encomendado pela nobreza espanhola para acomodar os peregrinos que viajavam para a tumba do apóstolo São Tiago.

Posteriormente, o local foi convertido em um hotel de luxo. Mesmo que você não se hospede por lá, terá a oportunidade de conhecer o suntuoso edifício.

Há oferta de tours guiados pelo interior do edifício: uma chance de mergulhar nas histórias que o prédio histórico guarda. 

Vale lembrar que o Hostal dos Reis Católicos mantém até hoje uma tradição muito antiga. A cada refeição, dez peregrinos podem saborear refeições gratuitas no refeitório da cozinha. 

A cortesia é estendida a peregrinos de todo o mundo, respeitando a ordem de chegada e requerendo a apresentação do certificado de conclusão de algum dos Caminhos de Santiago

É uma maneira especial de honrar a história e a devoção que envolvem este local icônico e imperdível.

Parque da Alameda

Parque da Alameda
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Área verde mais agradável de Santiago de Compostela, o Parque da Alameda está dividido em três áreas distintas: o Passeio da Alameda, a carballeira de Santa Susana e o Passeio da Herradura. 

O parque fica bem perto do centro histórico, despontando como um verdadeiro oásis urbano. 

Aproveite para explorar suas trilhas e conhecer atrações como a escultura Las Dos Marías (As Duas Marias), uma das mais icônicas da cidade. A entrada é franca!

Praça do Obradoiro

A Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, é o endereço do Marco Zero dos Caminhos de Santiago. 

O lugar é bastante frequentado por peregrinos emocionados, descansando após sua jornada de fé e superação nas rotas que levam à cidade.

Em galego, o nome faz referência às oficinas de pedreiro que foram fundamentais na construção da fachada da Catedral. A igreja, aliás, fica bem nesta praça!

Além disso, você vai encontrar outros pontos turísticos interessantes por lá, como o Hostal dos Reis Católicos e o Colégio de San Xerome. É também na Praça do Obradoiro que fica o Palácio de Raxoi, a sede da Prefeitura de Santiago. 

Em outras palavras, a praça é como uma síntese da rica história de mais de 700 anos de construção arquitetônica na cidade!

Praça da Quintana

Bem atrás da catedral fica a Praça da Quintana, um espaço de grande importância histórica. O nome do lugar era utilizado na Idade Média para descrever áreas públicas abertas. 

Hoje, o espaço abriga o Mosteiro de San Paio, um cemitério e o antigo prédio da Câmara Municipal

É um espaço encantador e perto de tudo, e seria um desperdício não conhecê-lo antes de deixar a cidade.

Caminho de Santiago de Compostela

Até aqui, você já sabe que os Caminhos de Santiago estão entre os mais importantes roteiros de peregrinação do mundo. Mas, afinal, o que significa fazer o Caminho de Santiago de Compostela? 

Além de ser um testemunho de fé, essa empreitada é também um grande desafio físico, que envolve percorrer longos quilômetros a pé!

Trata-se de uma antiga rota de peregrinação que atrai milhares de caminhantes todos os anos até o local em que estão sepultados os restos do apóstolo Tiago. 

Você pode fazer o trajeto por meio de várias rotas, que variam em extensão e nível de dificuldade. 

Independentemente da rota escolhida, a preparação é essencial: você vai precisar de calçado confortável, mochila ergonômica, roupas adequadas e um kit de primeiros socorros. 

Quer saber mais? Descubra outras informações sobre a rota!

Quantos quilômetros tem o Caminho de Santiago de Compostela?

A extensão do Caminho de Santiago de Compostela varia significativamente, pois há várias rotas e opções disponíveis para os peregrinos. 

Os caminhos mais tradicionais abrangem uma vasta gama de distâncias, com alguns deles percorrendo mais de 800 km. Ao mesmo tempo, existem rotas mais curtas e menos comuns disponíveis. 

A distância total que um peregrino percorre no Caminho de Santiago depende do ponto de partida escolhido e da rota específica que ele decide seguir.

Quanto tempo dura o Caminho de Santiago de Compostela?

O tempo necessário para concluir o Caminho de Santiago de Compostela varia de acordo com vários fatores. Isso inclui o ritmo de caminhada, a distância percorrida diariamente e o ponto de partida escolhido. 

A maioria dos peregrinos caminham a uma média de 5 km/h, percorrendo entre 20 e 25 km por dia. Nesse caso, cada etapa leva entre 5 e 6 horas, considerando-se tempo para descanso e exploração cultural. 

Para obter a Compostela, o certificado oficial de peregrinação à Catedral de Santiago, é necessário percorrer pelo menos os últimos 100 km da rota. Desse modo, pode-se concluir a jornada em 4 a 5 dias

Principais rotas do Caminho de Santiago de Compostela

Percorra o Caminho de Santiago de Compostela em segurança!
Flickr / CC BY 2.0

Para chegar à cidade por meio dos Caminhos de Santiago, você tem a liberdade de escolher entre várias rotas do Santiago de Compostela. 

Isso garante a flexibilidade de iniciar sua jornada a partir de praticamente qualquer cidade ao longo das diversas rotas disponíveis, como o Caminho Francês, Português, Primitivo ou Espanhol.

Confira os mais famosos!

Caminho Espanhol

O Caminho Espanhol de Santiago de Compostela é reconhecido como Patrimônio Mundial por sua importância para peregrinos ao longo da história.

Os peregrinos que desejam acompanhar o litoral podem explorar o Caminho do Norte, que se estende por quase 850 km. O roteiro passa por vilarejos pitorescos e cenários incríveis ao longo do norte da Espanha. 

Outra possibilidade é o Caminho Primitivo. Embora mais curto, com seus 315 km, é conhecido pela sua exigência física, com subidas íngremes e terreno montanhoso. 

Além dessas rotas, o Caminho Espanhol oferece alternativas como o Caminho Aragonês e a Via de la Plata, ambas com 1.000 km de extensão. É uma oportunidade de testar os limites do corpo durante a sua própria jornada espiritual.

Caminho Francês

O Caminho de Santiago de Compostela na rota francesa é o mais tradicional e popular até a cidade espanhola.

São cerca de 800 km a partir da cidade Saint-Jean-Pied-de-Port até Santiago de Compostela. 

Um dos motivos para esse caminho ser tão popular é a infraestrutura de alta qualidade oferecida aos viajantes. Os peregrinos vão encontrar excelentes hotéis e restaurantes ao longo de todo o trajeto, garantindo conforto e comodidade.

Os mais animados podem até mesmo fazer a travessia dos Montes Pirineus, embora essa alternativa seja indicada apenas para quem tem bom preparo físico. 

O caminho também pode ser iniciado em Roncesvalles, no lado espanhol da cordilheira, para uma jornada mais acessível. 

Caminho Português

O Caminho Português de Santiago de Compostela é a melhor alternativa para quem deseja evitar terrenos acidentados. Esse percurso é significativamente mais plano e, muitas vezes, mais curto.

O trecho a partir do Porto tem 240 km de extensão e pode ser concluído em 10 dias. O trajeto para quem sai de Lisboa, por sua vez, tem 600 km e prazo médio de 25 dias. 

Vale ressaltar, porém, que a disponibilidade de hospedagem ao longo do caminho é mais modesta em comparação ao Caminho Francês.

Percorra o Caminho de Santiago de Compostela em segurança!

Você não precisa deixar visitar Santiago de Compostela para economizar. O Vai de Promo te leva aos melhores destinos do mundo sem pesar no orçamento!

Nosso site reúne as melhores companhias aéreas e empresas de seguro viagem para oferecer a você os descontos mais imperdíveis.

O viajante também conta com condições de pagamento facilitadas e uma central de atendimento primorosa para tirar todas as suas dúvidas.

Faça agora mesmo uma pesquisa e encontre seguro viagem e passagens aéreas mais baratas no Vai de Promo!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!