Ir para o site

×

×

São João del Rei: conheça o destino mineiro!

Além de uma renomada cidade universitária, São João del Rei oferece passeios para todos os tipos de turistas. Confira mais sobre o destino aqui!

São João del Rei é um destino que está cada vez mais famoso em Minas Gerais, sobretudo por sua vizinha, a turística Tiradentes.

Muitos viajantes, no entanto, não sabem que essa cidade do Campo das Vertentes tem muito a oferecer e não merece ser apenas um ponto de passagem até Tiradentes, Bichinho ou qualquer outro destino nos arredores.

A cidade foi fundada em 1713 por bandeirantes que saíram de São Paulo e acabou batizada em homenagem ao rei Dom João VI e ao explorador Tomé Portes del Rei, considerado seu fundador.

Não demorou muito até encontrarem jazidas de ouro e outros metais preciosos na região, o que levou a chamada Cidade dos Sinos a se tornar uma das mais ricas do Brasil no século XVIII.

Os traços desse período próspero seguem preservados no centro histórico, que está cada vez mais “esmagado” pelo avanço do centro urbano, mas ainda guarda várias construções coloniais incríveis à espera do visitante.

A Igreja de São Francisco de Assis, por exemplo, foi projetada pelo mestre Aleijadinho, gênio do barroco mineiro, enquanto a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar tem um esplendoroso interior coberto de ouro.

O viajante também terá a oportunidade de conhecer belos casarões erguidos no século XVII, como o Solar da Baronesa e o Solar dos Neves, que abriga atualmente o Museu de Arte Sacra.

Se você gosta de museus, pode montar um interessante roteiro que inclua o Museu da Força Expedicionária Brasileira, o Museu Ferroviário, o Memorial Tancredo Neves e o Museu Regional.

E como esquecer, ainda, do agradável passeio de Maria Fumaça até Tiradentes, das cachoeiras espalhadas ao redor da cidade, das belas praças e das muitas outras atrações espalhadas pela terra do ex-presidente Tancredo Neves?

Existe muito a se fazer na Cidade dos Sinos, e neste artigo você vai encontrar tudo que precisa para planejar a sua viagem! Veja só!

Como chegar à cidade de São João del Rei?

Um dos principais motivos para incluir São João del Rei, Minas Gerais, em seus planos de viagem é a facilidade de acesso à cidade.

Se você estiver saindo de Belo Horizonte, do interior de Minas ou até mesmo de outros estados, poderá chegar à Cidade dos Sinos sem grandes dificuldades, veja só!

De BH

De BH
Fonte: Pxhere / CC0

A distância de São João del Rei a Belo Horizonte é de quase 250 km, que podem ser percorridos em cerca de 3 horas. 

Para isso, o motorista deve seguir pela BR-040 até Congonhas, e, em seguida, pegar a BR-383, que leva até o destino final.

Você também pode fazer o deslocamento de ônibus: o trecho é operado pela viação Sandra, com passagens a partir de R$ 87,00* (preço em junho de 2022) e duração média de 3h30.

De outras cidades

Se você não está viajando a partir da capital mineira, não se preocupe. Há muitas opções de trajeto para chegar a São João del Rei, MG. 

Um dos roteiros mais comuns é feito a partir do Rio de Janeiro: é só seguir pela BR-040 até Barbacena, pegar a saída 699B e finalizar sua viagem pela rodovia BR-265. Esse roteiro dura cerca de 4h40.

Caso você esteja viajando de São Paulo para Minas, siga pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída 688. Depois, é só pegar a BR-265, passando por Lavras antes de chegar ao destino final.

Você está fazendo um roteiro pelas cidades históricas mineiras? O trajeto a partir de Ouro Preto é feito pela MG-129 até Ouro Branco, onde você precisa pegar a MG-443 para chegar à BR-040

Na sequência, pegue a rodovia no sentido Rio de Janeiro até a saída 618 e, então, siga pela BR-383 até chegar à cidade do Campo das Vertentes.

Existem também trajetos a partir de Barbacena (BR-265), Juiz de Fora (BR-040 e BR-265) e Tiradentes (BR-265).

Mapa de São João del Rei

A Cidade dos Sinos é maior do que muita gente pensa, com mais de 90 mil habitantes, e os deslocamentos nem sempre são eficientes, especialmente se você não souber onde ficar.

Para te ajudar, destacamos São João del Rei no mapa com as principais atrações turísticas, veja só!

Onde ficar em São João del Rei?

Escolher com carinho a localização do seu hotel em São João del Rei pode ser estratégico para explorar a cidade com mais eficiência.

A cidade conta com opções de hospedagem para todos os gostos, incluindo grandes complexos de lazer que oferecem até campo de golfe e pousadas rústicas mais simples, com “jeitinho” típico de Minas.

A regra é simples: quanto mais perto da Igreja de São Francisco de Assis, melhor a localização. 

Você também encontrará bons hotéis e pousadas ao longo da Avenida Leite de Castro e na Avenida Trinta e Um de Março.

Quem se hospeda nessas localidades pode deixar o carro no estacionamento e visitar tudo a pé, como comércio, farmácias, mercados, restaurantes, bares e atrações turísticas.

Alguns viajantes preferem, ainda, se hospedar na vizinha Tiradentes, que fica a apenas 15 km de distância e é famosa pelas pousadas confortáveis, ou na pacata Bichinho, a 20 km de distância.

Quando ir para São João del Rei, MG?

Quando ir para São João del Rei, MG?
Fonte: Pxhere / CC0

A melhor época para visitar São João del Rei vai depender do objetivo da sua viagem. 

O verão, entre novembro e fevereiro, tem temperaturas de até 30ºC e chuvas frequentes, que podem frustrar seus passeios ao ar livre. 

Em contrapartida, é nessa época que acontece o famoso Carnaval local, que atrai milhares de foliões. Ou seja, não é a época mais indicada para explorar as atrações históricas da cidade.

Entre abril e setembro, o clima fica mais firme e pode fazer frio de até 8ºC. 

É nesse período que acontecem os festejos mais tradicionais da cidade, a Semana Santa e o Festival Inverno Cultural, que podem render experiências incríveis para os turistas.

Caso você esteja pensando em visitar a cidade nessas datas, não deixe de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, pois as acomodações nos hotéis mais bem localizados costumam se esgotar rapidamente.

Você quer conhecer as cachoeiras da região e curtir o calor? A melhor alternativa é viajar entre setembro e outubro, quando as temperaturas ficam elevadas e as chuvas ainda não são frequentes.

O que fazer em São João del Rei

Essa apaixonante cidade setecentista não está entre os destinos históricos mais famosos de Minas Gerais, mas certamente tem muito potencial para encantar os viajantes.

Vem descobrir o que fazer em São João del Rei! 

O que fazer em São João del Rei à noite?

O que fazer em São João del Rei à noite?
Fonte: Mariah Aversa / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem procura o que fazer em São João del Rei à noite terá algumas boas opções pela frente, sobretudo nas proximidades do Largo do Carmo, principal endereço do agito no centro histórico.

Existem vários bares e choperias distribuídos pela região mais antiga da cidade, onde você poderá experimentar típicos petiscos mineiros e cervejas artesanais produzidas no Campo das Vertentes.

Não deixe de visitar a Rua da Cachaça, um dos principais pontos boêmios da cidade, e a Rua Getúlio Vargas, onde ficam alguns dos melhores restaurantes locais.

Caso você prefira uma noite mais tranquila, uma boa pedida pode ser o passeio guiado noturno pelo centro histórico, que ensina mais sobre a história da cidade e conta as lendas mais misteriosas da região.

Aliás, se você gosta de mistério e suspense, não deixe de assistir ao espetáculo noturno Lendas São-Joanenses, que percorre as ruas do centro com encenações que reproduzem as histórias mais assustadoras da cidade.

A cidade também conta com um free walking tour noturno que leva os visitantes até diversas atrações interessantes!

Você poderá conhecer minas de ouro, uma gruta de calcário com pinturas rupestres, o Museu da Força Expedicionária Brasileira e outros pontos!

O que fazer em São João del Rei, MG, com chuva?

A chuva não deverá atrapalhar seus planos de passeio por São João del Rei. 

Várias atrações da cidade podem ser visitadas tranquilamente mesmo nos dias mais chuvosos, o que significa que o clima não deverá te prender no hotel.

Que tal aproveitar a chuva para conhecer os bons museus locais? 

Você pode, por exemplo, montar um roteiro pelo centro histórico que inclua o Museu Ferroviário, o Museu Regional, o Teatro Municipal e o Memorial Tancredo Neves

O dia chuvoso também não vai te atrapalhar a conhecer as belíssimas igrejas coloniais da cidade!

Não perca a oportunidade de conhecer as igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora dos Mercês ou a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

O que fazer em São João del Rei com crianças?

O que fazer em São João del Rei com crianças?
Fonte: Stocksnap / Pixabay

Quem está viajando com a família não pode deixar de fazer o passeio de Tiradentes a São João del Rei a bordo de uma Maria Fumaça

O trajeto foi inaugurado em 1881 pelo imperador Dom Pedro II e se estende por 12 km, encantando adultos e crianças de todas as idades.

Os pequenos também gostam de visitar a Rua das Casas Tortas, uma viela bem estreita com várias construções que geram a ilusão de que foram construídas entortadas: cenário ideal para tirar muitas fotos legais!

E que tal levar a família para ter contato com a natureza e conhecer belíssimas cachoeiras? 

A Cachoeira do Bom Despacho, por exemplo, tem fácil acesso e pode ser tranquilamente visitada por crianças e idosos.

Vocês também podem gostar da Cachoeira do Urubu, na divisa com Tiradentes, da Cachoeira da Mangue, que forma várias piscinas naturais, e da Cachoeira Reserva do Cala Boca.

Pontos turísticos de São João del Rei gratuitos

Você não precisa gastar nenhum centavo para conhecer alguns dos melhores pontos turísticos de São João del Rei. 

A suntuosa Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com seu interior todo coberto de ouro, tem entrada franca. 

O mesmo acontece em várias igrejas da cidade, como as de Nossa Senhora dos Mercês e Nossa Senhora do Rosário.

No Centro Cultural da UFSJ, situado no Largo do Carmo, você encontrará exposições e apresentações culturais, incluindo shows de bandas universitárias no período noturno, com entrada gratuita.

Também não custa nada explorar as ruas do centro histórico, conhecer a curiosa Rua das Casas Tortas e fazer a visita guiada ao Museu da Força Expedicionária Brasileira.

Se você gosta de passeios históricos, inclua em seu roteiro uma visita ao Solar da Baronesa de Itaverava e o Solar dos Neves, os mais famosos casarões coloniais da cidade.

Não deixe de visitar o Mercado Municipal para conhecer doces, queijos, artesanatos, temperos e outros produtos típicos do Campo das Vertentes.

Onde comer em São João del Rei?

Onde comer em São João del Rei?
Fonte: Pxhere / CC0

O melhor lugar para encontrar um restaurante em São João del Rei é o centro histórico: a região reúne opções no quilo, com balança livre e até à la carte, com alternativas para todos os gostos.

Na hora de escolher onde comer, vale a mesma regra da hospedagem: quanto mais perto da Igreja de São Francisco de Assis, mais opções você deve encontrar. 

Existem também boas opções gastronômicas nos arredores da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e do Largo da Cruz.

Se você estiver procurando restaurantes mais requintados, pode ser uma boa estender seu roteiro até Tiradentes, conhecida como um dos melhores polos gastronômicos do Brasil.

Outra opção é visitar o distrito de Bichinho, que reúne restaurantes especializados em comida mineira!

Lugares para visitar perto de São João del Rei

As cidades próximas a São João del Rei podem ser tão encantadoras quanto a Cidade dos Sinos. Afinal, existem vários destinos históricos espalhados pelo coração de Minas Gerais!

O maior destaque, é claro, é a vizinha Tiradentes, tão próxima que poderia ser um dos bairros da cidade. Por lá você encontrará igrejas coloniais, praças, largos históricos, museus e excelentes restaurantes.

Em Bichinho, a 20 km do centro, o destaque fica por conta da Casa Torta, que encanta a adultos e crianças, além das lojas de antiguidades, decoração e mobiliário que atraem compradores de todos os cantos.

A mística São Thomé das Letras, com suas cachoeiras, grutas e lendas, fica a 163 km de distância, enquanto outros destinos incríveis ficam ainda mais pertinho, como Congonhas (115 km), Ouro Preto (150 km) e Mariana (170 km).

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!