Tratado de Schengen: entenda os benefícios para passageiros!
Entenda o que é o Tratado de Schengen e saiba quais países fazem parte do acordo. Veja o que é necessário para fazer a sua viagem à Europa.
O Tratado de Schengen é um acordo entre países da União Europeia que transformou o continente em uma grande “zona de viagem”.
Há 40 anos, sua primeira versão foi assinada por 5 países na cidade que dá nome ao tratado, em Luxemburgo. O objetivo era otimizar e facilitar os processos de entrada e saída de viajantes nos países europeus.
Esse acordo abriu mão do controle sistemático para criar uma fronteira externa unificada com regras em comum para asilo, vistos e controle de fronteiras. Fortalecendo também a cooperação entre as nações.
Nesse artigo, você vai entender como o Tratado de Schengen funciona na prática, quais são os países que fazem parte do acordo e o que é necessário ter para sua próxima viagem pela Europa. Veja!
Como funciona o Tratado de Schengen?
Sendo um acordo firmado entre 29 países, o Tratado de Schengen é um conjunto de regulamentações que permite a livre circulação de pessoas entre as nações da Europa, facilitando o turismo, as oportunidades de negócio e a integração entre países.
Mas o que diz o Tratado de Schengen, exatamente?
No acordo, assinado originalmente em 1985, foram elencadas regras para a entrada e saída de viajantes vindos de outros países, como a exigência de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e outras documentações e autorizações necessárias.
O Visto Schengen, por exemplo, permite que em um período de 180 dias, o viajante possa fazer viagens de até 90 dias entre os países do tratado. Ele pode ser solicitado para viagens a turismo, visitas familiares, oportunidades de negócio e trabalhos sazonais.
Dessa forma, o Tratado de Schengen aprimorou o controle de fronteiras, diminuindo a burocracia para entrada nesses países e garantindo mais segurança para os procedimentos relacionados e a comunicação entre as nações europeias.
Passagem barata para Europa? O Vai de Promo tem!
Já imaginou como seria viajar pelos principais países da Europa? Com os preços promocionais do Vai de Promo, sua passagem aérea mais barata está garantida!
Atuando como um buscador e comparador online, nossa plataforma te ajuda na busca não só por passagens aéreas por preços mais acessíveis, mas também na procura por hospedagem e seguro viagem.
Isso garante o seu conforto e segurança na hora de viajar, sem sair do orçamento previsto.
O processo de compra é muito simples. No site do Vai de Promo, indique as datas de ida e volta da sua viagem, os destinos de embarque e desembarque, a quantidade de passageiros e a classe desejada.
Pronto! Com alguns cliques você encontra uma seleção de possibilidades para viajar pela Europa com os melhores preços do mercado.
Quais são os países que fazem parte do Tratado de Schengen?
Atualmente, 29 países fazem parte do Tratado de Schengen, tendo a Bulgária e a Romênia como as adições mais recentes e que entraram em vigor em janeiro de 2025. Contudo, é importante destacar que nem todos os países da União Europeia são incluídos no tratado.
Por questões políticas, a Irlanda e os países que integram o Reino Unido, não são parte do acordo de Schengen pela resistência a mudanças nas regras em vigor para o controle de fronteiras.
Apesar disso, existe um acordo de migração feito proximidade entre as duas ilhas. Abaixo, veja a lista dos países que são parte do tratado:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Bulgária;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- República Tcheca;
- Romênia;
- Suécia;
- Suíça.
Quem pode viajar pelo Espaço Schengen?

Qualquer pessoa que seja um cidadão dos países da União Europeia pode circular livremente entre os países-membros do tratado.
Isso também se aplica a viajantes vindos de outros países, salvo algumas regras em vigor para o controle de fronteiras.
No caso dos brasileiros, não há exigência de visto para turismo e negócios. O que permite a estadia em países do tratado por até 90 dias, em uma janela de 180 dias viajando.
Apesar disso, ainda é necessário portar um passaporte válido pelo mínimo de 3 meses além da data de retorno, comprovantes de hospedagem e recursos financeiros para estadia e um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
Outra informação importante é que a partir de maio de 2025, viajantes isentos do visto também precisaram solicitar um ETIAS (European Travel Information and Authorization System), que terá validade de 3 anos.
Essa autorização eletrônica será obrigatória para entrada nos países do tratado. Contudo, o ETIAS não garante a entrada do viajante, cabendo a decisão aos agentes migratórios ou as estações de controle de fronteiras.
O seguro viagem é obrigatório para quem deseja entrar no Espaço Schengen
Apesar da flexibilidade em relação à obrigatoriedade do visto, o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é um item obrigatório altamente recomendável que todo viajante precisa ter antes de embarcar.
Para conhecer os países-membros do Espaço Schengen sem preocupações, conte com o Seguros Promo para encontrar um seguro viagem Europa que vai garantir sua segurança na hora de viajar.
Imprevistos como cancelamento de voo, extravio de bagagem e necessidade de assistência médica hospitalar, odontológica e até jurídica acontecem e podem atrapalhar sua viagem. Já pensou estar em outro país e ficar desamparado em meio a uma emergência dessas? Por isso, não perca tempo!
O Seguros Promo é parceiro das seguradoras mais renomadas do país e ajuda você a viajar com tranquilidade por um preço que cabe no bolso.
Qual o papel dos aeroportos no tratado de Schengen?
Os aeroportos dos países-membros do Tratado de Schengen são pontos estratégicos para garantir segurança aos cidadãos, evitando a imigração irregular por meio da verificação de passaportes e autorizações para entrada nos países europeus.
Com isso, a rotina de embarque e desembarque é otimizada, sem prejudicar a segurança necessária para trâmite de passageiros em viagens internacionais.
Controle de fronteiras nos aeroportos
Um dos principais motivos para a criação do tratado é facilitar o controle de fronteiras nos aeroportos, garantindo a livre circulação de pessoas ao mesmo tempo que mantém um alto padrão de segurança.
O processo é dividido em 2 áreas de controle: uma para voos dentro do Espaço Schengen e outra para voos vindos ou destinados a países fora do acordo.
Entre as principais etapas estão o controle e verificação de documentação necessária como passaporte ou vistos para embarque, checagem nos sistemas de segurança internacional e passagem pela imigração.
Isso agiliza o processo de embarque e desembarque por meio de filas específicas e permite a possibilidade de viagens multidestinos portando somente um documento de identidade.
Já do ponto de vista das autoridades, esse controle permite o compartilhamento de informações de segurança entre os países-membros, em tempo real. Além de criar um sistema de dados unificado, otimizando recursos para o processo de fiscalização.
Quais são os benefícios do Tratado de Schengen para passageiros?
Quem já fez alguma viagem internacional sabe que o controle de imigração pode ser um uma etapa demorada e cheia de burocracias.
Por isso, se ao longo desse artigo você se perguntou qual o objetivo do Tratado de Schengen, saiba que ele facilita sua rotina de viagem a ponto de não ser necessário apresentar o passaporte a cada nova fronteira (em caso de viajantes dos países-membros).
Isso garante uma experiência de viagem mais fluida e otimizada, até para viajantes de países que não fazem parte do acordo. A documentação e as exigências pré-estabelecidas ajudam o viajante a ter uma transição tranquila entre os países.
Com isso, o viajante pode fazer viagens com processos cada vez mais simplificados seguindo as regulamentações do acordo e dos países que fazem parte.
Pague pouco nas suas passagens para os países do Espaço Schengen!
O Tratado de Schengen te ajuda a conhecer diversos destinos da Europa, com menos burocracia, conexões facilitadas entre os aeroportos e mais segurança para cidadãos dos países que são parte do acordo.
Mas para aproveitar todas essas comodidades, o primeiro passo é garantir que suas passagens aéreas sejam adquiridas pelo melhor preço do mercado.
Aí, entra em cena o seu parceiro de viagem, o Vai de Promo!
Na plataforma, você tem um buscador e comparador online que reúne os melhores voos e companhias aéreas para sua decolagem. Além de ofertas para acomodações e seguros de viagem, itens indispensáveis na hora de fazer o seu planejamento.
Faça uma viagem inesquecível pela Europa com o Vai de Promo. Aqui, você viaja muito pagando pouco!
Continue sua leitura!
- Açores, Portugal: os melhores pontos turísticos do arquipélago!
- Albufeira, Portugal: melhores pontos turísticos e praias da cidade!
- Istambul: confira os 15 melhores pontos turísticos da cidade turca!
- Onde fica o Vaticano: tudo que você precisa saber sobre o país!
- São João de Caruaru: tudo que você precisa saber antes de ir!