Ir para o site

×

×

Viajar com pet: informações, documentação e outras dicas!

Quer viajar com pet e ainda tem dúvidas sobre as condições de transporte adequadas ou exigências para a viagem? Saiba mais aqui!

Viajar com pet pode ser uma experiência emocionante, mas também requer cuidados especiais e planejamento adequado. 

Seja de carro, ônibus ou avião, é essencial conhecer as diretrizes e recomendações para garantir o bem-estar e a segurança do seu animal de estimação durante a viagem. 

Você precisa ficar por dentro das regras específicas para o transporte de animais, cuidar do conforto do passageiro de quatro patas e seguir alguns passos simples para proporcionar uma jornada tranquila para todos os passageiros. 

Dito isso, vamos dar dicas essenciais para viajar com seu animal de estimação em cada meio de transporte e passar as principais regras das companhias aéreas. 

Prepare-se para garantir uma viagem tranquila e agradável, tanto para você quanto para seu fiel companheiro!

O que precisa para viajar com o pet?

O que precisa para viajar com o pet?
Freepik

Alguns cuidados para viajar com pet podem tornar a experiência de viagem mais simples e confortável para todos os envolvidos.

O tutor precisa se certificar de que o bichinho está em boas condições de saúde, com a documentação em dia e de acordo com as regras de transporte do meio escolhido para o percurso. 

Confira alguns desses cuidados!

Leve seu animal ao veterinário

Antes de viajar com pet, é altamente recomendável que você agende uma visita ao veterinário para garantir a saúde e o conforto do seu bichinho durante a viagem. 

O veterinário realizará uma avaliação completa do seu animal, verificando sua saúde geral e certificando-se de que ele está em condições adequadas para viajar

O profissional poderá verificar se todas as vacinas estão atualizadas e fornecer qualquer vacinação adicional necessária para o destino de viagem. 

Além disso, eles podem fornecer medicamentos preventivos, como antiparasitários, para proteger seu pet contra pulgas, carrapatos ou outros parasitas comuns no destino da viagem. 

E não é só isso: o veterinário também pode fornecer conselhos personalizados para garantir que seu pet esteja preparado e confortável durante todo o percurso. 

Além de ser capaz de emitir um atestado de saúde para o seu animal de estimação!

Separe os documentos necessários

Quando você vai viajar, precisa ter em mãos os documentos necessários devidamente atualizados para conseguir embarcar, certo? Com os animais de estimação não é diferente.

O tutor precisa providenciar com antecedência todos os documentos para viajar com pet, que podem variar de acordo com o destino e a modalidade de transporte. 

Via de regra, a lista geralmente inclui o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos

O veterinário é o responsável por emitir o CVI, que assegura a boa saúde do animal.

Já o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos contém informações importantes, como histórico de vacinações, identificação e antecedentes de saúde do bicho. 

Além de conferir se os documentos estão de acordo com as exigências legais, o tutor também deve conferir se o destino de viagem escolhido tem outros requisitos específicos para permitir o desembarque do pet.

Entenda quais são as limitações do seu pet

Antes de viajar com seu cachorro, é fundamental que você compreenda as limitações e necessidades individuais do seu pet. 

Cada animal é único, com sua própria personalidade, temperamento e possíveis problemas físicos. 

Ao considerar a duração da viagem, considere por quanto tempo cachorro pode viajar: os animais podem sofrer bastante desconforto em viagens mais longas, e o ideal é programar trajetos mais curtos para fazer com seu amigo de quatro patas.

Verifique também a capacidade do seu cachorro de lidar com períodos prolongados de transporte, pois alguns cães se adaptam facilmente a viagens mais longas, enquanto outros podem ficar estressados ou ansiosos. 

Se o seu pet não lida bem com viagens ou tem problemas físicos, como problemas respiratórios ou articulares, pode ser necessário considerar opções alternativas, como contratar um serviço de pet-sitter

Além disso, é importante garantir que seu cachorro tenha pausas regulares para se alongar, beber água, fazer suas necessidades e descansar. 

Se a viagem for de carro, planeje paradas estratégicas ao longo do caminho para permitir que seu cachorro saia do veículo e estique as pernas. 

A duração da viagem que um cachorro pode suportar varia de acordo com diversos fatores, incluindo idade, condição física, treinamento e saúde geral do animal. 

Por isso, é essencial observar o comportamento e as reações do seu cachorro durante a viagem e ajustar os planos conforme necessário. 

Como viajar com pet de carro?

Como viajar com pet de carro?
Freepik

Se você sempre sonhou em cair na estrada com seu animal de estimação, saiba que essa experiência pode ser inesquecível, desde que você se planeje adequadamente para ela. 

Do contrário, você e seu pet podem acabar em uma viagem desconfortável.

A boa notícia é que viajar com pet de carro é relativamente mais simples do que de avião ou ônibus, sobretudo porque você terá mais autonomia para conduzir a viagem da melhor maneira possível.

Isso significa que você poderá fazer pausas no decorrer do deslocamento para o bichinho esticar as pernas, beber água e satisfazer suas necessidades, o que certamente seria mais difícil em um ônibus ou avião.

Mesmo assim, é necessário garantir que o bichinho esteja no banco traseiro e providenciar uma caixa de transporte ou um cinto de segurança específicos.

Dessa forma, você vai garantir a segurança do seu pet durante o trajeto.

Vale lembrar que o motorista não pode carregar o pet no colo enquanto dirige, assim como transportar animais na parte externa do veículo.

Dicas para viajar com pet de carro

Ao viajar com pet de carro, é importante considerar algumas dicas para garantir o sucesso da experiência para você, seu bichinho e outros passageiros que possam estar no seu veículo. 

Considere a distância da viagem e opte por trajetos mais curtos sempre que possível, pois viagens longas podem ser cansativas e estressantes para os animais.

Evite alimentar o pet antes de partir para evitar desconforto estomacal e faça paradas regulares para hidratação, esticar as pernas e permitir que o animal faça suas necessidades. 

Se possível, leve água, tigelas, alimentos, brinquedos e outros itens essenciais para garantir o conforto do bichinho durante a viagem. 

Também vale a pena monitorar o comportamento do animal durante a viagem e ajustar os planos, se necessário, para garantir uma viagem tranquila e segura.

Como viajar com pet de ônibus?

Quem pretende viajar com pet de ônibus precisa, antes de qualquer coisa, conferir se a empresa escolhida para a viagem possibilita o transporte de animais de estimação. Afinal, nem todas permitem esse tipo de transporte.

É importante verificar as políticas e requisitos específicos da empresa de ônibus em que você pretende viajar, bem como providenciar o Cartão de Vacinação e o Certificado de Saúde do seu pet para apresentar na hora da viagem. 

Algumas empresas exigem uma caixa de transporte para levar o pet, com espaço suficiente para que ele possa ficar confortável e se movimentar um pouco. 

Outras podem permitir que o pet viaje no colo do tutor, de forma que não gere desconforto ou perturbação aos demais passageiros. 

Em geral, só estão autorizados a viajar de ônibus cães e gatos de pequeno porte (até 10 kg). Se o seu pet é uma ave ou um animal silvestre, você precisará de autorização especial do Ibama para viajar.

Dicas para viajar com seu pet de ônibus

Agora que você já sabe que pode levar cachorro no ônibus de algumas empresas, pode ficar por dentro de dicas que vão facilitar essa experiência.

Antes da viagem, marque uma consulta com o veterinário para garantir que seu pet esteja saudável e com todas as vacinas em dia. 

Você também deve levar consigo os documentos do animal, como o cartão de vacinação, para qualquer eventualidade durante a viagem. 

Prepare uma bolsa de viagem para o seu pet com os itens essenciais, incluindo água e comida, tigelas adequadas, brinquedos, cobertores e sacos para recolher as necessidades do animal durante as paradas. 

Além disso, leve qualquer medicação necessária, se aplicável, e um kit de primeiros socorros específico para animais. Assim, você estará preparado para qualquer perrengue que possa ocorrer durante a viagem. 

Como viajar com pet de avião

Como viajar com pet de avião
Freepik

Viajar de avião com um animal de estimação gera muitas dúvidas e até temores em tutores do Brasil inteiro, mas não precisa se preocupar. Basta seguir algumas orientações simples e obedecer às regras para garantir a segurança do seu bichinho durante o voo.

Cada companhia aérea possui suas próprias regras em relação a animais de estimação, por isso é importante entrar em contato com a empresa com antecedência para obter todas as informações necessárias. 

Geralmente, o transporte de animais é permitido na cabine ou no porão de carga.

Vale lembrar que é necessário apresentar alguns documentos ao embarcar com um cachorro na aeronave. 

Confira o que precisa para embarcar com cachorro nas principais companhias aéreas!

Regras para viajar com pet na Azul

Se pretende viajar com pet pela Azul, saiba que só podem voar na cabine cachorros e gatos com até 10 kg, considerando-se o peso do animal e da caixa de transporte. 

Além disso, você irá pagar pelo serviço: em voos domésticos, o valor por trecho é de R$ 250,00, e nas viagens internacionais sobe para R$ 790,00

Vale lembrar que cada passageiro está autorizado a levar apenas um animal, e há um limite de três pets em voos nacionais e cinco em voos internacionais. 

Também é necessário que os animais tenham mais de 4 meses de idade e estejam acomodados em uma caixa específica. 

Por fim, tenha sempre em mãos a documentação do bichinho, que inclui comprovante de vacinação e um atestado de saúde emitido por um médico veterinário.

Regras para viajar com pet na LATAM

Para viajar com pet na LATAM, é necessário que os animais estejam acompanhados da documentação de viagem necessária para a origem, conexão e destino. 

Além disso, a condição de saúde do animal precisa estar perfeita.

Ele também deve ter, pelo menos, 16 semanas de idade (4 meses) e sido desmamado, no mínimo, 5 dias antes da viagem.

Só é possível usar o bagageiro em itinerários com, no máximo, uma conexão inferior a 7 horas em toda a viagem. 

A cabine só permite cães e gatos pequenos, desde que o peso total (animal de estimação + caixa de transporte ou canil) não ultrapasse 7 kg.

O pet deve permanecer dentro da caixa de transporte durante todo o voo.

Regras para viajar com pet na Gol

A Gol permite o transporte de animais a partir dos 6 meses de idade, para cães e gatos com até 10 kg (incluindo a caixa de transporte).  

O viajante não poderá fazer o check-in online: o processo para viajar com o pet deve ser feito exclusivamente no balcão de atendimento da companhia aérea. 

Durante todo o processo, o animal deve permanecer dentro da caixa de transporte, incluindo no embarque, voo e desembarque.

Além disso, a caixa de transporte deve ser acomodada abaixo do assento da frente durante a viagem. 

Assim como nas outras companhias aéreas, você deve apresentar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Passaporte reconhecido pelo MAPA, emitido pela Autoridade Veterinária do país de origem. 

Como viajar com o pet na cabine?

Como viajar com o pet na cabine?
Freepik

Muitos abrem mão de viajar com seu animal de estimação por medo de colocar a saúde do pet em risco, mas nem sempre isso é necessário.

Pelo contrário, muitas companhias aéreas alteraram suas regras nos últimos anos para facilitar o transporte de animais de estimação na cabine, junto dos tutores.

Confira como viajar com pet na cabine das principais companhias aéreas que operam no Brasil!

GOL pet na cabine

Para viajar com o pet na cabine pela Azul, o animal deve ter pelo menos 6 meses de idade e pesar até 10 kg (incluindo a caixa de transporte). 

Você deverá realizar o check-in no balcão de atendimento e utilizar caixa de transporte, conforme as especificações da Gol em relação a tamanho e ventilação. 

Caso o animal pese entre 10kg e 30kg, só será autorizado a voar no compartimento de carga, por meio do serviço Dog&Cat + Espaço.

LATAM pet na cabine

Quer voar com o pet na cabine pela LATAM? As regras são parecidas com as das demais companhias aéreas.

O animal não pode viajar sedado, deve ter ao menos 4 meses de vida e precisa ter bom estado de saúde comprovado por documento emitido por veterinário.

O peso total, considerando o próprio animal e a caixa ou bolsa, não pode ser maior que 7 kg.

Você também precisa ficar atento às dimensões das caixas de transporte autorizadas pela companhia: 

  • Até 36 cm de comprimento x 33 cm de largura x 19 cm de altura para caixa; 
  • Até 36 cm de comprimento x 33 de cm de largura x 23 cm de altura, no caso de bolsa. 

Pet na cabine Azul

Também é possível voar com pet na cabine pela Azul, desde que você siga as regras da empresa, como o limite de 10 kg para o peso do animal e da caixa de transporte. 

A companhia exige que ele esteja saudável e limpo, transportado em uma caixa com até 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento.

Vale lembrar que o animal está proibido de viajar no colo ou fora da caixa de transporte.

Cuidados para viajar com pet de avião

Cuidados para viajar com pet de avião
Freepik

Viajar com pet pode ser mais fácil do que você imagina, desde que você considere alguns cuidados essenciais para facilitar a tarefa.

Além de verificar as políticas e requisitos da companhia aérea, agende uma consulta com o veterinário para garantir que seu pet esteja saudável para viajar. 

Verifique se as vacinas estão atualizadas e obtenha os documentos necessários, como o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Passaporte, que cumpram os requisitos sanitários do país de destino. 

Escolha uma caixa de transporte adequada para o tamanho do pet, respeitando os limites estipulados por cada empresa.

Assim, você garante que o animal conseguirá se mover confortavelmente durante o voo. 

Sempre que possível, faça exercícios para ir acostumando seu pet à caixa de transporte antes da viagem, tornando-a um ambiente familiar e confortável para ele. 

Esteja preparado para passar por procedimentos de segurança, como a inspeção da caixa de transporte e a verificação dos documentos. 

Lembre-se de que essas são apenas algumas considerações gerais ao viajar com seu pet de avião. 

Sempre siga as orientações e políticas atualizadas da companhia aérea para garantir uma viagem segura e tranquila para você e seu companheiro de estimação.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!