Ir para o site

×

×

Capital de Tocantins: conheça Palmas e todos os seus atrativos

A capital de Tocantins é um destino imperdível do nosso país, e no nosso artigo vamos te contar o por quê! Veja agora o que fazer em Palmas!

O que você acha de conhecer a capital de Tocantins? A apaixonante Palmas pode ser o destino ideal para sua próxima viagem pelo Brasil!

A cidade é a principal porta de entrada para uma das regiões mais bonitas do país, o Parque Estadual do Jalapão, já foi cenário de novela e tem várias praias de água doce, banhadas pelo Rio Tocantins.

O visitante ainda vai encontrar atrações históricas, monumentos importantes, parques, praças, feiras e muitas cachoeiras para afastar o calor intenso, que dura o ano inteiro.

Capital mais jovem do país, fundada apenas em 1989, a cidade é considerada uma das mais seguras do Brasil e está entre os melhores lugares para se viver na América do Sul.

O município foi meticulosamente planejado desde o início: suas ruas são largas e arborizadas, existem rotatórias por todos os lados e você não terá dificuldades para chegar às principais atrações turísticas.

Para te ajudar a conhecer todas essas maravilhas, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Palmas: pontos turísticos, como chegar, quando visitar, onde ficar e outras dicas imperdíveis. Vamos lá!

Como ir para Palmas?

A primeira coisa que você precisa saber sobre a capital de Tocantins é como chegar até lá. 

Nesse caso, temos uma boa notícia para você: é possível visitar Palmas de avião, carro ou ônibus.

Confira as opções de transporte!

De avião 

ir de avião à Capital de Tocantins
Fonte: Pexels

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues é a principal forma de acesso a Palmas, Tocantins, e ao Parque Estadual do Jalapão. Por isso, recebe voos regulares das principais cidades do Brasil.

Embora fique localizado a 19 km da Praça dos Girassóis, no centro, o aeroporto é relativamente desconectado do coração da capital de Tocantins: não existem muitos táxis à disposição no local e nenhuma linha de ônibus faz o trajeto direto.

Por isso, as melhores alternativas para o viajante deixar o aeroporto são carros de aplicativo, aluguel de automóvel ou serviço de transfer.

De ônibus

Quem está saindo de um dos estados próximos pode visitar a capital de Tocantins de ônibus. Várias viações oferecem viagens a Palmas, como Gontijo, Expresso União e Transbrasiliana.

O Terminal Rodoviário de Palmas fica a 10 km do centro da cidade, no Plano Diretor Sul, e conta com pontos de táxi e de carros de aplicativo, além de acesso ao transporte público.

De carro

Capital de Tocantins de carro
Fonte: Arthur To / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quer encarar uma viagem de carro até a cidade de Palmas? O roteiro do Distrito Federal até o Tocantins é muito famoso, pois se estende desde a paradisíaca Chapada dos Veadeiros até o Jalapão, passando pela capital de Tocantins.

Neste caso, porém, é necessário contar com certo espírito de aventura, pois o trajeto tem 870 km de extensão e só pode ser feito em um veículo 4×4.

A cidade está conectada ao restante do Brasil pela rodovia federal BR-010 e pelas estradas estaduais TO-030, TO-050 ou TO-080.

Mapa de Palmas, Tocantins

Você sabia que a capital de Tocantins só existe desde 1989? A cidade foi construída especialmente para ser a sede política do estado, criado na promulgação da Constituição Federal de 1988.

Confira onde fica Palmas no mapa do Brasil!

Onde se hospedar na cidade de Palmas?

Onde se hospedar na cidade de Palmas?
Fonte: Select Hotel

Como é uma cidade planejada, a capital de Tocantins concentra suas atrações turísticas em poucas regiões, o que facilita (e muito) a vida do turista na hora de escolher onde ficar.

O Plano Diretor Sul, especialmente no entorno da Praça dos Girassóis, é a área mais recomendada para hospedagem.

Ali, você estará a uma caminhada de distância das principais atrações turísticas, comércio, opções gastronômicas e atrativos noturnos.

Você também pode encontrar bons hotéis e restaurantes no Plano Diretor Norte, embora vá precisar de um carro para circular até os pontos turísticos mais conhecidos.

Quando visitar a capital do Tocantins?

Palmas pode ser visitada em qualquer época do ano, mas escolher com carinho a data da sua viagem pode significar uma experiência muito mais agradável e confortável para o turista.

A capital de Tocantins é uma das cidades mais quentes do Brasil, com temperaturas máximas muitas vezes acima dos 40ºC.

Por isso, a melhor ocasião para visitar o destino é nos meses em que o calor dá uma trégua, de novembro a maio, quando os termômetros não passam de 32ºC.

O regime chuvoso, por sua vez, está concentrado entre outubro e março, mas se você tiver marcado sua viagem para esse período, não precisa se preocupar, pois as pancadas tendem a ser rápidas.

Para evitar ao máximo o risco de chuva, a melhor alternativa é viajar entre os meses de maio e agosto.

O que fazer na capital de Tocantins?

O que fazer na capital de Tocantins?
Fonte: Jorge, From Brazil. / Flickr / CC BY 2.0

Se você está procurando um destino diferente para sua próxima viagem, a capital de Tocantins pode ser a resposta para suas preces.

Fora dos roteiros mais comuns de turismo pelo Brasil, a cidade tem edifícios incríveis, belos monumentos, palácios e até praia de água doce!

Vem descobrir o que fazer em Palmas!

O que fazer em Palmas à noite?

Se você acha que a capital de Tocantins é uma cidade pacata, sem muito o que fazer à noite, você está completamente enganado. Palmas tem uma vida noturna badalada e cheia de atrações para todas as idades!

O circuito de bares e restaurantes da Praia da Graciosa e da Praia do Prata não vão decepcionar os amantes de badalação. 

Muitos desses estabelecimentos contam com programação de música ao vivo e mantêm as portas abertas até altas horas.

E que tal fazer um passeio diferente pelo parque, à luz da lua? O Parque Cesamar tem portas abertas no período noturno, é bem iluminado e conta com policiamento ostensivo: cenário perfeito para curtir a noite em família ao ar livre.

Você pode, também, aproveitar a noite para passear pela belíssima Praça dos Girassóis, coração da cidade, que ganha iluminação especial e segurança reforçada após o pôr do sol.

Aproveite para conferir o relógio de sol no meio da praça, que ganha uma função diferente à noite: é só seguir o ponteiro para acompanhar a movimentação da constelação do Cruzeiro do Sul!

O que fazer em Palmas com chuva?

O que fazer em Palmas com chuva?
Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

Está visitando a capital de Tocantins durante a temporada de chuvas? Não se preocupe, pois você não corre o risco de ficar entediado!

Você pode aproveitar o clima chuvoso para matar a fome em um dos bons restaurantes palmenses.

Os dias úmidos também são perfeitos para assistir a um filminho em um dos cinemas locais, como o Cine Cultura do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, e os cinemas do Palmas Shopping e do Capim Dourado Shopping.

Se a chuva não estiver muito intensa, você pode pegar o guarda-chuva para explorar o centrinho da vila de Taquaruçu, que reúne restaurantes, museus e pousadas rurais com esquema day use.

Gosta de programas culturais? Faça um roteiro que inclua os melhores museus palmenses, que têm entrada gratuita e podem render passeios muito legais!

O Museu Histórico do Tocantins, também chamado de Palacinho, foi a primeira construção da cidade e tem um rico acervo sobre a criação do estado mais jovem do Brasil.

O Museu Casa Suçuapara, por sua vez, funciona no casarão que abrigou a primeira prefeitura da cidade e hoje guarda um acervo com documentos, fotografias e mapas que contam a história de Palmas desde sua origem.

Você pode também curtir o Museu Casa Vitor, uma das construções mais antigas do Tocantins, que representa o estilo arquitetônico típico do norte do Centro Oeste brasileiro, com estrutura de adobe e telhas coloniais.

Lembre-se, ainda, de que a Feira da 304 Sul funciona em um espaço fechado e pode ser uma boa alternativa de lazer em dia de chuva.

Pontos turísticos de Palmas, Tocantins, para crianças

Palmas é um destino bastante indicado para quem está viajando com crianças: entre praias e parques, há muito o que fazer com os pequenos!

O Parque Cesamar é um dos cantos preferidos da garotada na capital de Tocantins: o parque conta com área de lazer, lago com pedalinho, parquinho e até espaço baby, tudo com entrada franca.

Sua família também não pode deixar de curtir a Praia da Graciosa, que conta com redes de proteção que garantem águas cristalinas, calmas e rasas, inclui pedalinhos flutuantes e uma faixa de areia ampla, perfeita para brincadeiras e prática de esportes.

A Praia do Prata não fica para trás: o espaço tem excelente infraestrutura, com quadras, banheiros, área de camping e quiosques que servem petiscos e bebidas na faixa de areia.

Quem gosta de atividades em meio à natureza deve incluir uma visita ao complexo da Cachoeira Ecológica em seus planos de viagem.

A trilha que leva até as duas quedas d’água e ao poço de água cristalina é curta e pode ser percorrida por crianças sem dificuldades.

O que fazer em Palmas de graça?

Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

Se a grana está curta, não precisa se preocupar. A capital do Tocantins reúne várias atrações baratinhas e até gratuitas para a alegria do turista econômico.

Você pode conhecer o Memorial Coluna Prestes, que foi projetado por Oscar Niemeyer e inclui museu e teatro, sem gastar nenhum centavo.

A entrada também é franca no Parque Cesamar, no Palácio Araguaia, sede do governo tocantinense, e no Parque Estadual do Lajeado, a 18 km da Praça dos Girassóis, que abriga cachoeiras, cavernas e até sítios arqueológicos.

Você não precisa pagar nada para visitar a Feira do Bosque e o Monumento do Centro Geodésico do Brasil, que marca o ponto exato do “meio” do país.

Por fim, não deixe de passear sem pressa pela Praça dos Girassóis, que reúne várias atrações gratuitas: o Palácio João D’Abreu, o Palácio Rio Tocantins, o Monumento de 18 do Forte, a Fonte Luminosa e o Relógio do Sol.

Onde comer na capital de Tocantins?

O que você acha de aproveitar a sua passagem pela capital de Tocantins para conhecer as delícias da gastronomia do Norte do Brasil? Palmas tem bons polos gastronômicos onde você poderá comer bem sem pesar no bolso.

O calçadão da Praia da Graciosa é um desses espaços: na região, você vai encontrar uma grande concentração de bares e restaurantes pé-na-areia que servem pratos e petiscos deliciosos.

Você também pode gostar dos bares, restaurantes e quiosques distribuídos pelas outras praias da cidade, como a Praia do Prata e a Ilha Canela.

Outro importante polo gastronômico de Palmas é a Praça dos Girassóis, principal atração turística da cidade, rodeada por restaurantes, hamburguerias, pizzarias e bares.

Gosta de comida de rua? Você não pode deixar de conhecer a Feira do 304 Sul, que reúne expositores de comidas regionais e pode render um passeio legal nas tardes de sexta-feira.

Além disso, o município vizinho de Taquaruçu, a 25 km de Palmas, é um dos principais destinos para experimentar as delícias típicas do Tocantins.

A cidade abriga bons restaurantes e sedia anualmente um importante festival gastronômico que atrai visitantes do Brasil inteiro.

Lugares para visitar perto da capital de Tocantins

Palmas não é a única atração do estado mais jovem do Brasil. O Tocantins foi privilegiado pela natureza e guarda muitos tesouros em todo o seu território: prato cheio para ecoturistas em busca de aventura!

Sem dúvidas, o melhor lugar que você pode visitar nas proximidades da capital de Tocantins é o fantástico Parque Estadual do Jalapão, localizado na região leste do estado, a 180 km de Palmas.

Grande estrela tocantinense, o parque abriga cachoeiras, fervedouros e rios de água cristalina, dunas com de metros de altura, chapadas, serras e incontáveis trilhas em meio à vegetação nativa.

Mas não pense que o Jalapão é a única coisa que te espera no Tocantins!

Você também poderá conhecer as trilhas, cavernas, praias de água doce, piscinas naturais, lagoas e formações rochosas das Serras Gerais, a 500 km da capital, ou a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, a 300 km de Palmas.

Se você percorrer 200 km rumo ao sul de Tocantins, poderá visitar a histórica Natividade, o primeiro povoado tocantinense, enquanto as vizinhas Dianópolis, Rio da Conceição e Almas oferecem muitas atrações de aventura, turismo rural e ecoturismo.

Veja também:

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!