Ir para o site

×

×

Férias de julho com a família: destinos nacionais e internacionais

Descubra onde passar as férias de julho com a família. Conheça destinos nacionais e internacionais imperdíveis para viajar e aproveitar o calor ou o frio.

Planejando suas férias de julho com a família? Há vários destinos nacionais e internacionais que podem agradar a todas as idades e oferecem infraestrutura mais do que completa para receber grupos familiares.

O sétimo mês do ano é marcado pelo período de férias escolares, sendo um dos raros momentos do ano em que o recesso das crianças se alinha com a oportunidade de tirar uma folga no trabalho. Ou seja, é uma oportunidade ímpar para que toda a família possa desfrutar de um tempo juntos longe da rotina diária

Para escolher o cenário ideal para viver uma experiência inesquecível, é essencial considerar os gostos e preferências de todos os membros da família, além das condições climáticas do destino durante este período. 

É importante também estar aberto a novas experiências: destinos menos convencionais podem surpreender e proporcionar momentos únicos e memoráveis para toda a família.

Quer saber mais? Nós vamos te mostrar os melhores destinos para isso! Veja só!

Onde ir nas férias de julho com a família?

Onde ir nas férias com a família
Unsplash

Um dos primeiros passos para começar a planejar as férias em família em julho é definir qual será o destino da sua viagem. Essa escolha pode ser guiada por vários critérios, como os gostos pessoais de cada um, o orçamento disponível e as experiências desejadas pelos familiares

O clima em julho varia bastante no Brasil e em outros países, permitindo que você encontre o destino perfeito, seja para quem prefere o frio ou o calor, seja nas serras do Sul e Sudeste ou nas cálidas praias nordestinas, nas praias do Mediterrâneo ou esquiando nos Andes.

Mais abaixo, vamos te mostrar algumas opções de destinos nacionais e internacionais perfeitos para aproveitar em família durante o mês de julho, boa leitura!

Destinos nacionais para passar as férias de julho

As férias de julho são uma oportunidade incrível para se encantar com a diversidade e beleza que o Brasil tem a oferecer. 

Conheça os melhores destinos nacionais para viajar com a família!

Aquiraz, Ceará

Aquiraz é uma cidade da região metropolitana de Fortaleza, a apenas 25 km da capital nordestina, que atrai cada vez mais turistas em busca de férias repletas de diversão e relaxamento. 

O destino é conhecido principalmente por abrigar o famoso Beach Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina, além de oferecer praias deslumbrantes para curtir o dia à beira-mar.

Em julho, o clima na região é bastante agradável, com temperaturas que geralmente alcançam cerca de 30 °C, ideal para aproveitar tanto o sol quanto as águas refrescantes do mar. As chuvas são improváveis nessa época.

A Praia de Porto das Dunas, onde está situado o Beach Park, é uma das principais atrações de Aquiraz. Além das dezenas de atrações do complexo aquático, que vão desde opções familiares até radicais, os visitantes também podem desfrutar da ampla faixa de areia clara e do mar propício para o surf.

Caso você prefira um ambiente mais tranquilo, pode gostar da Prainha, no centro da cidade, onde o mar é calmo e formam-se piscinas naturais na maré baixa: cenário ideal para famílias com crianças. 

Bonito, Mato Grosso do Sul

Um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil, Bonito, localizado a aproximadamente 250 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, vive o auge da temporada em julho, com tempo seco, calor de até 30 °C e visibilidade máxima nos rios e fervedouros da região.

A cidade é rodeada por fazendas e balneários públicos, oferecendo aos visitantes uma experiência única de ecoturismo. Que tal conhecer grutas impressionantes e mergulhar em rios de águas cristalinas habitados por uma rica diversidade de vida selvagem?

As principais atrações incluem a Fazenda Mimosa, onde é possível visitar várias cachoeiras e desfrutar da natureza exuberante da região, além da Gruta do Lago Azul, um dos cartões-postais de Bonito.

Outra atividade imperdível é a flutuação no Rio da Prata, onde os visitantes podem observar de perto a vida aquática enquanto flutuam suavemente sobre as águas transparentes, além de outras opções de ecoturismo, como trilhas pela mata, mergulhos em rios e visitas a cavernas.

Caldas Novas, Goiás

Caldas Novas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Considerado um dos melhores destinos de férias de julho com a família, Caldas Novas é um paraíso hidrotermal no coração do Brasil, a 170 km da cidade de Goiânia, em Goiás.

Em julho, Caldas Novas tem clima agradável, com temperaturas que variam entre 18 °C e 28 °C, e baixa incidência de chuvas. Em outras palavras, ideal para curtir os parques aquáticos da região. 

Os visitantes podem desfrutar de atrativos de lazer aquático, como os parques aquáticos com piscinas de água termal, além de hotéis e resorts com estrutura completa de lazer. É comum a oferta de programações e atividades direcionadas a diferentes públicos, incluindo idosos, crianças e casais.

Mesmo nos dias mais frios do inverno, as piscinas naturalmente aquecidas permitem desfrutar de momentos relaxantes, em lugares como o Hot Park, Water Park e o diRoma Park.

Campos do Jordão, São Paulo

Se a sua meta é sentir bastante frio e se sentir em plena Europa, você não vai se arrepender de levar a família para Campos do Jordão, em São Paulo, no mês de julho.

A “Suíça brasileira” é um destino que combina charme, clima frio e atividades que agradam tanto famílias quanto casais, especialmente quando as temperaturas registram máximas em torno de 18 °C. 

Para famílias, não faltam opções de entretenimento, como o passeio turístico de ônibus pela cidade, a subida ao Morro do Elefante pelo teleférico e o imperdível Parque Tarundu, conhecido por suas atrações de aventura, como arvorismo e tirolesa.

Os visitantes também costumam se encantar com as visitas às fábricas de chocolate e o passeio de teleférico no Parque Capivari

Curitiba, Paraná

Curitiba, capital do Paraná, é um encantador destino urbano do Sul do Brasil que entrega excelente infraestrutura de turismo para acolher os visitantes em busca de temperaturas que chegam a 18 °C nos dias mais quentes e baixa probabilidade de chuvas.

Conhecida pela sua modernidade, Curitiba oferece atrações culturais formidáveis, como o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer. Também é irresistível “botar a cara no sol” durante passeios agradáveis pelo Jardim Botânico, cartão-postal da capital paranaense.

Apesar de ser conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil, julho é um mês relativamente seco em Curitiba, o que facilita a visita aos pontos turísticos ao ar livre.

Fortaleza, Ceará

Fortaleza é um destino cada vez mais procurado por oferecer uma combinação de clima bom e atrações para todas as idades.

A capital cearense registra temperaturas altas em julho, até 29 °C, e poucas chances de chuva: um contraste curioso em relação a outros destinos do Nordeste, como Maceió e Recife, onde chove com mais intensidade no sétimo mês do ano.

Isso significa que não vai faltar sol e calor para curtir as belas praias de Fortaleza, como a famosa Praia do Futuro, com suas barracas que proporcionam uma estrutura excelente para famílias, a Praia de Iracema e a Praia do Meireles.

A capital do Ceará também é generosa na oferta de passeios culturais e educativos, como o Planetário Rubens de Azevedo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e muitos outros pontos turísticos incríveis para todas as idades.

Se quer garantir uma boa dose de aventura às férias em família, não deixe de visitar o Parque Engenhoca, que oferece atividades como arvorismo e caiaque, e o I-Park, onde fica a maior tirolesa dupla do Nordeste. 

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu
Unsplash

Outro destino indicado para férias de julho com a família é Foz do Iguaçu, no Paraná, especialmente pela menor aglomeração de turistas e clima ameno que favorece a exploração das suas famosas atrações nesta época do ano. 

O ponto alto da visita é, sem dúvida, as majestosas Cataratas do Iguaçu, que se apresentam imponentes e com menos filas em julho. Além disso, não chove nesse período, facilitando passeios ao ar livre com temperaturas agradáveis, entre 15 °C e 25 °C.

Os amantes de vinho podem aproveitar o clima mais fresco para degustar a variada seleção de vinhos nos restaurantes locais, muitos deles especializados em gastronomia argentina, e poderão até adquirir garrafas a um bom custo-benefício no Duty Free Shop de Puerto Iguazú, do outro lado da fronteira.

Aliás, se você quer ir às compras, vale a pena visitar também o lado paraguaio da tríplice fronteira, conhecido pela venda de mercadorias a preços competitivos.

E não acabou: Foz do Iguaçu é endereço do Ice Bar, um bar completamente de gelo que pode oferecer uma experiência simplesmente inesquecível!

Gramado, Rio Grande do Sul

Há anos Gramado se firmou como um dos principais destinos de inverno do Brasil, em plena região serrana do Rio Grande do Sul, a apenas 100 km de Porto Alegre

Com arquitetura europeia, gastronomia de excelência e clima frio, com termômetros muitas vezes abaixo de 0 °C, a cidade se transforma em um refúgio acolhedor em julho, oferecendo atrações para todas as idades.

É a estação de eventos culturais como os Festivais de Inverno, que possibilitam desfrutar de experiências gastronômicas irresistíveis, à base de muito fondue, vinho e chocolate quente para aquecer os dias mais frios.

As crianças vão se divertir em atrativos como o parque temático de neve Snowland, o parque de miniaturas Mini Mundo e o passeio de pedalinho no Lago Negro, um dos lugares mais bonitos da cidade.

A lista de atrações inclui, ainda, um Ice Bar, o melhor Museu de Cera do Brasil e o moderno parque temático da NBA, bem como restaurantes românticos, cervejarias artesanais, fábricas de chocolate e lojinhas encantadoras na Rua Coberta.

Itupeva, São Paulo

Boa pedida para quem busca um destino próximo à capital paulista, Itupeva fica a apenas 90 km de São Paulo e é um paraíso em relação a parques aquáticos. Ficam na cidade dois dos maiores do país: o Hopi Hari e o Wet’n Wild, ambos com infraestrutura de lazer impressionante que agrada tanto crianças quanto adultos. 

O clima fica agradável e ensolarado na cidade durante o mês, com termômetros entre 15 °C e 25 °C, além de baixa incidência de chuvas. 

Para descansar das atrações ao ar livre, você pode aproveitar para ir às compras no famoso Outlet Premium, um complexo comercial com boas oportunidades de compras em lojas de marcas nacionais e internacionais, com descontos atrativos.

Jalapão, Tocantins

O paradisíaco Jalapão, no Tocantins, é um destino muito interessante para as férias de julho, especialmente pelo clima: o céu fica azul e as temperaturas são amenas, entre 15 °C e 30 °C. Assim, você pode esperar dias de muita diversão nos rios e fervedouros da região!

Para afastar o calor, nada melhor que tomar um banho em rios cristalinos, cachoeiras refrescantes e fervedouros misteriosos, sobretudo depois de um passeio em meio a dunas douradas e cavernas surpreendentes. 

A paisagem fica ainda mais bonita à medida que ocorre a floração dos ipês, que colorem a paisagem com tons vibrantes de amarelo, rosa e branco.

O Jalapão é imperdível para as famílias aventureiras, com oferta de muitas atividades em meio à natureza, como trekking pelas dunas e flutuação nos fervedouros, tudo isso longe do agito urbano.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Lençóis Maranhenses
Unsplash

Julho é um dos melhores momentos para conhecer os Lençóis Maranhenses, pois as lagoas de águas cristalinas estão em seu auge após o fim da estação chuvosa, com volume máximo de água em meio às dunas de areia branca.

Localizado a 270 km de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser visitado a partir de três cidades-base que oferecem boa infraestrutura para famílias: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, de onde partem os passeios em veículos 4×4.

Prepare suas roupas de banho para afastar o calor de até 30 °C com mergulhos agradáveis nas famosas piscinas dos Lençóis. Você também poderá se divertir no “esquibunda” pelas dunas, fazer passeios de buggy e conhecer a saborosa gastronomia maranhense.

Porto Seguro, Bahia

Não é de hoje que Porto Seguro ganhou fama como destino para férias de julho com a família. A cidade baiana é um dos cantos mais tradicionais para descanso na Bahia, com excelente infraestrutura, aeroporto próprio e praias incríveis.

Há vários hotéis de grande porte que oferecem atividades para toda a família, incluindo monitores para a diversão das crianças. 

O clima fica agradável, com termômetros até 26 °C, e há possibilidade de chuvas ocasionais, que não impedem os turistas de desfrutar das belezas locais.

As praias são o ponto alto de Porto Seguro, ideais para banhos de sol, mergulhos refrescantes e atividades aquáticas, como Nativos, Mundaí, Coqueiros e Taperapuã. Você também pode curtir as atrações boêmias da Passarela do Descobrimento!

E não se esqueça de que Porto Seguro é um palco importantíssimo da história brasileira: você pode visitar a Praia da Coroa Vermelha, onde aconteceu a primeira missa do país, e até visitar aldeias indígenas para aprender mais sobre a cultura desses povos. 

Recife, Pernambuco

Julho é um mês chuvoso em Recife, mas as temperaturas se mantêm amenas, com médias em torno de 29 °C, e sua família poderá desfrutar de dias agradáveis na cidade durante as férias de meio de ano.

Embora não seja o mês ideal para aproveitar as praias devido às águas agitadas e à alta probabilidade de chuvas, não faltam atrações culturais e históricas para explorar.

Aproveite para conhecer o Recife Antigo, que encanta com sua arquitetura colonial e seus bons museus, como o Museu do Estado de Pernambuco e o Cais da Alfândega.

E você ainda pode estender seu roteiro até a vizinha Olinda, uma cidade colonial com história preservada e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco!

Destinos internacionais para passar as férias de julho

As férias de julho podem ser a oportunidade perfeita para conhecer o exterior e viver experiências bem diferentes. Há recantos de sol e calor, além de lugares perfeitos para curtir um frio mais intenso.

Veja alguns destinos internacionais para suas férias de julho com a família!

Galápagos, Equador

Galápagos
Unsplash

Em julho, Galápagos, no Equador, passa pela transição da temporada de calor para o frio, com temperaturas variando entre 20 °C e 24 °C: cenário ideal para explorar a natureza deslumbrante da região.

O arquipélago é conhecido por sua fauna e flora únicas, que incluem espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo. É um destino ideal para famílias com crianças interessadas em aprender sobre animais e natureza.

A região é preparada para turismo, com opções de hotéis estruturados, cruzeiros pelas ilhas, museus dedicados à história natural da região e muitos outros atrativos.

Os turistas podem fazer tours de observação da vida selvagem, desfrutar de mergulhos em águas cristalinas e percorrer trilhas em meio à natureza praticamente intocada.

Los Roques, Venezuela

Outro destino internacional imperdível é Los Roques, o principal balneário da Venezuela. A região é um paraíso caribenho perfeito para os amantes de sol e mar, especialmente durante o mês de julho, considerado alta temporada. 

Ali, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de praias de areias brancas e águas cristalinas, muitas delas praticamente desertas, onde é possível desfrutar de momentos relaxantes sem aglomerações. O destaque vai para lugares como Francisqui, Madrisquí e Cayo Muerto.

Se você gosta de kitesurf, vale a pena estender o passeio até a região de Cayo los Viejos, Saquí Saquí e Cayo Vapor.

O clima em Los Roques é quente no sétimo mês do ano, com temperaturas médias em torno de 29 °C tanto para o ar quanto para a água do mar. A incidência de chuvas é baixa, tornando o período excelente para explorar as belezas naturais sem interrupções.

Mendoza, Argentina

Simultaneamente econômica e encantadora, Mendoza é um destino na Argentina que merece fazer parte dos seus planos de férias. A cidade tem clima frio e seco, com temperaturas que chegam a -2 °C, e fica localizada aos pés da Cordilheira dos Andes.

A cidade é famosa não só pela sua beleza natural, mas também pela produção de vinhos que a coloca como a maior produtora de vinho da América do Sul. No inverno, você poderá conhecer várias vinícolas na região para visitação e degustação, especialmente nas regiões de Luján de Cuyo, Valle de Uco e Maipú.

Para famílias com crianças, recomenda-se um passeio pelas trilhas da região montanhosa – você pode até ter a sorte de curtir a neve nos pontos mais altos. Os mais aventureiros, por sua vez, podem realizar passeios de rafting nos rios da região ou até mesmo subir os Andes para apreciar vistas panorâmicas espetaculares

Montevidéu, Uruguai

Montevidéu, capital do Uruguai, é um destino indicado para famílias em busca de frio, cultura e boa gastronomia, em meio a clima variável, que intercala entre dias de chuva, possíveis nevascas e momentos ensolarados.

Além de ser uma das poucas capitais sul-americanas com chance de neve, a cidade encanta com seu charme histórico e cultural, posto à prova em museus incríveis, como o Museo Nacional de Artes Visuales e o Museo Torres García.

Nos dias de sol, Montevidéu nada melhor que relaxar em seus parques e praças, como o Parque Rodó e o Parque Batlle, ou simplesmente caminhar ao longo da Rambla, a extensa avenida costeira, para desfrutar das vistas deslumbrantes do Rio da Prata.

Orlando, Estados Unidos

Orlando
Unsplash

Não é de surpreender que um dos melhores destinos para férias de julho com a família seja a capital mundial dos parques, Orlando, nos Estados Unidos.

Enquanto no Brasil é inverno, Orlando está no auge do verão, com dias quentes (até 35 °C) e ensolarados que convidam a muita diversão nos parques temáticos e aquáticos da região, como o complexo da Disney, o Universal Studios e o Islands of Adventure.

Muitos hotéis em Orlando contam com áreas aquáticas impressionantes, com toboáguas, piscinas com ondas e muito mais, como parques aquáticos à disposição dos hóspedes, que também oferecem atividades como golfe, spa e restaurantes temáticos.

E tem mais: os visitantes encontram diversas opções de compras nos outlets e shoppings, ideais para quem busca boas oportunidades de compras de marcas famosas.

Santiago, Chile

Outro destino perfeito para quem busca uma combinação de frio, história e boa gastronomia, Santiago, no Chile registra temperaturas médias em torno de 5 °C, podendo chegar a graus negativos, o que pode encantar famílias em busca de neve nas montanhas ao redor da cidade.

várias estações de esqui próximas à capital chilena, como El Colorado, La Parva, Farellones e Valle Nevado, com áreas para a prática de esqui e snowboard, atraindo tanto iniciantes quanto experientes na neve.

No centro da cidade, você poderá visitar lugares incríveis, como o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Chileno de Arte Precolombino e o Palácio de La Moneda

Tulum, México

Se a sua intenção é fugir do frio, considere uma visita a Tulum, no México, durante o mês de julho. A cidade vive o auge do verão, com calor em torno de 28 °C e uma lista surpreendente de praias paradisíacas, comparáveis às da vizinha Cancún

O mar é quente e cristalino na região, que é famosa pelas praias de areia branca onde você pode passar dias relaxando ao sol, nadando, surfando ou praticando stand up paddle. 

Além das praias, Tulum abriga as impressionantes ruínas de uma antiga cidade maia, situadas em um penhasco com vista para o mar: visita obrigatória para famílias que desejam saber mais sobre a rica história maia.

Há também belíssimos cenotes para conhecer e cavernas subaquáticas de água doce, onde sua família pode nadar, mergulhar com snorkel ou até mesmo se divertir na tirolesa.

Viva momentos inesquecíveis com sua família nas férias de julho com as ofertas do Vai de Promo!

Melhor que passar as férias de julho com a família é viver essa experiência fantástica com uma boa dose de economia, e o Vai de Promo está do seu lado nessa missão!

Visite a nossa página para pesquisar preços de passagens aéreas com filtros modernos, que facilitam a busca pelo menor preço.

Não perca a chance de viver momentos inesquecíveis com a sua família nos melhores destinos do mundo com a economia que você merece. Vai de Promo!

Passagens aéreas saindo de
São Paulo
São Paulo
LATAM LATAM
A partir de R$234
Rio de Janeiro
Gol Gol
A partir de R$272
Rio de Janeiro
LATAM LATAM
A partir de R$286

Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!