Lençóis Maranhenses: guia completo para conhecer a atração!
Os Lençóis Maranhenses fazem parte de uma área protegida no Maranhão e é considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil!
À primeira vista, o cenário dos Lençóis Maranhenses parece coisa de outro mundo. A areia branca e fina é pontilhada por trechos de águas cristalinas, em meio a uma imensidão de dunas.
O fenômeno das lagoas interdunares à beira-mar é apenas a “ponta do iceberg” que espera os visitantes por lá. Sem exageros, é um cenário que se destaca como um dos mais deslumbrantes e impressionantes do Brasil, senão do mundo.
Que tal aprender um pouco mais sobre um dos lugares mais bonitos do Brasil e do mundo?
Seja você um viajante com viagem marcada para essa região paradisíaca ou alguém que sonha em conhecer esse destino espetacular, prepare-se para uma experiência inesquecível!
O que são os Lençóis Maranhenses?
Os Lençóis Maranhenses são nada menos que o maior campo de dunas de todo o continente da América do Sul.
A área de mais 1.500 km² é praticamente do tamanho da capital de São Paulo.
O que torna o visual tão interessante são as lagoas de água pluvial entre as dunas, resultado de chuvas que caem no primeiro semestre.
Onde ficam os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses estão localizados no litoral oriental do Maranhão, a pouco mais de 250 km da cidade de São Luís.
A cidade mais próxima e o principal ponto de partida para quem deseja explorar a região é a cidade de Barreirinhas. A “porta de entrada” para esse paraíso tropical conta com excelente infraestrutura turística.
No entanto, há também outras cidades nas redondezas, como Santo Amaro e Atins.
Mapa dos Lençóis Maranhenses
O maior campo de dunas do continente atrai turistas do mundo inteiro com seu visual paradisíaco.
O acesso acontece, sobretudo, pela cidade de Barreirinhas, uma boa base para a maioria das expedições pela região.
Confira onde ficam os Lençóis Maranhenses no mapa!
Lençóis Maranhenses: como chegar?
Chegar à região exige um pouco de planejamento, mas a viagem certamente vale a pena. Existem três bases principais para explorar os Lençóis: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.
O Aeroporto de Barreirinhas é o único na área, porém recebe apenas voos da capital maranhense e os custos podem ser elevados.
No entanto, também há como ir de São Luís para os Lençóis Maranhenses por terra: a viagem até Barreirinhas leva 4 horas pela rodovia BR-402. Uma opção mais econômica para o trajeto.
Qual a melhor época para ir Lençóis Maranhenses?
É importante escolher bem quando ir aos Lençóis Maranhenses, porque a data da sua viagem pode significar uma experiência ainda melhor na região.
Os Lençóis têm duas estações distintas: a chuvosa e a seca.
As chuvas acontecem de janeiro a junho, época em que as lagoas estão cheias e a paisagem fica ainda mais bonita.
No entanto, as chuvas também tornam as estradas de acesso mais difíceis e podem limitar algumas atividades.
Assim, a estação seca, de julho a dezembro, é a melhor para explorar as dunas. Em contrapartida, algumas lagoas podem estar secas nesse período.
No fim das contas, o melhor período para visitar a região vai de junho a agosto, quando os dias são mais ensolarados e praticamente não chove.
A partir de setembro, o volume de água das lagoas pode diminuir a ponto de impedir o mergulho. De novembro a janeiro, apenas as lagoas perenes (que nunca secam) podem ser visitadas.
Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses
Ao decidir onde ficar nos Lençóis Maranhenses, você poderá escolher basicamente entre Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Embora estejam na mesma região, cada uma dessas bases pode oferecer uma experiência bem distinta.
Com boa infraestrutura, Barreirinhas é a base mais procurada por turistas, com boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes. Além disso, é de onde sai a maioria dos roteiros pelos Lençóis.
Atins, por sua vez, é um vilarejo mais rústico e charmoso, perfeito para aqueles que buscam um ambiente mais tranquilo e preservado. A vila tem pousadas aconchegantes, alguns bons restaurantes e belas praias.
Santo Amaro é outra boa possibilidade, onde é possível curtir uma experiência mais autêntica na região. A vila é pequena e possui poucas opções de hospedagem, mas é possível encontrar pousadas acolhedoras.
O que tem de bom nos Lençóis Maranhenses?
Quer conhecer os pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses? Não faltam atrações para te entreter durante a sua visita!
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reúne atrativos como os circuitos da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita, a Lagoa das Emendadas e o Canto de Atins.
Os turistas também podem desfrutar de dias de diversão na praia de Caburé, passear de barco pelos rios Preguiças e Formiga, entre outros.
Há também ampla oferta de passeios em veículos 4×4 e você pode até fazer a travessia a pé do parque. Essa rota leva de três a cinco dias e possibilita conhecer o lugar com autonomia e autenticidade.
A imensidão das dunas, a beleza das lagoas e o pôr do sol são motivos suficientes para visitar a região. É fácil se apaixonar por esse destino, e acontece com todo mundo!
Barreirinhas
Principal porta de entrada nos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas tem infraestrutura mais desenvolvida, o que acaba atraindo muitos visitantes.
Embora pequena, a cidade conta com uma ampla variedade de restaurantes, além de hotéis e pousadas.
Partindo dali, é possível explorar os Lençóis por meio de passeios, incluindo de helicóptero e barco.
Os roteiros pelas Lagoa Azul e Lagoa Bonita são simplesmente imperdíveis, mas não são os únicos. Você também pode pegar uma lancha ou pilotar um quadriciclo até Caburé, desfrutar do passeio de flutuação no Rio Formiga e muito mais.
E não é só isso. Partindo de Barreirinhas, é possível realizar passeios para Atins e Santo Amaro, explorando outras partes dos Lençóis.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul, nos Lençóis Maranhenses, é uma das atrações mais famosas da região e fica bem perto de Barreirinhas.
O passeio tem uma duração média de meio dia e inclui a visita a diversas lagoas, como Preguiça, Esmeralda, Paz e Peixe.
No entanto, é importante ressaltar que o roteiro pode variar conforme as condições das lagoas na época da viagem. Os guias podem alterar a visita para explorar as lagoas mais bonitas do momento.
O roteiro é feito em veículos 4×4 e um trecho de caminhada de cerca de 2 km de extensão.
Vale lembrar que não há locais para se alimentar, como para comprar comida ou bebida durante o roteiro, portanto, é necessário levar tudo de Barreirinhas.
Em geral, os veículos possuem caixas térmicas para que os turistas possam armazenar seus produtos.
Passeio pelo Rio Preguiças
O Passeio pelo rio Preguiças é feito em uma lancha e passa por povoados e paisagens da região, como os Pequenos Lençóis.
O passeio também inclui uma visita ao farol de Mandacaru e à Praia de Caburé, ponto em que o rio encontra o oceano.
O percurso passa por igarapés, manguezais e podem avistar caranguejos, árvores de Buriti e outras espécies nativas.
Santo Amaro
Santo Amaro é conhecida por abrigar algumas das lagoas mais bonitas dos Lençóis, e não pode ficar de fora do seu roteiro.
As lagoas da cidade conseguem ser ainda mais espetaculares em comparação a outras, e a cidade é simplesmente encantadora.
A localização é outro atrativo. A cidade praticamente faz parte do parque nacional, e quem fica por lá pode até mesmo caminhar até algumas lagoas.
Com o aumento da fiscalização na região, a circulação desordenada de veículos nas dunas foi controlada, garantindo a preservação da beleza natural por lá.
Além disso, as lagoas da região são maiores, o que faz com que elas demorem mais para secar. Por isso, a região é ideal para aqueles que viajam no final da temporada turística.
Durante sua estadia, não deixe de visitar as lagoas das Emendadas, da Andorinha e da Gaivota. Um pouco mais distantes, encontram-se as lagoas do Espigão e da Betânia, além da Praia da Travosa.
Lagoa das Emendadas
Mais famosa lagoa de Santo Amaro, a Lagoa das Emendadas é considerada, por muitos, o circuito mais bonito do Parque Nacional.
O trajeto é feito em meio a dunas, formações de areia diferentes e diversas lagoas com águas sempre coloridas.
A primeira etapa do passeio é feita em um veículo 4×4 até o ponto autorizado para carros. Na sequência, o percurso continua a pé, com duração total (ida e volta) de aproximadamente 4 horas.
No caminho, você poderá fazer paradas para banho e curtir o visual espetacular da região.
Lagoa da Betania
O passeio até a Lagoa Betânia, Santo Amaro, é um dos mais procurados por quem visita essa cidade dos Lençóis.
O trajeto leva até uma lagoa paradisíaca, que tem formação mais longa e fica bem ao lado de um rio. Apenas uma grande duna separa os dois corpos de água.
No mesmo local há um pequeno povoado, onde você poderá saborear um autêntico almoço maranhense. Após a refeição, nada melhor que recarregar as energias em uma rede sob as árvores.
Em geral o passeio até a Lagoa da Betania dura meio dia ou um dia inteiro, a depender da preferência do viajante. É comum que o trajeto inclua outras atrações, como a Lagoa da Serra e a Lagoa do Espigão.
Se você optar pelo trajeto de um dia, no fim da tarde o veículo estaciona no topo das dunas para que os visitantes apreciem o pôr do sol.
Atins
Outra charmosa vila dos Lençóis Maranhenses, Atins chega a lembrar destinos como Trancoso e Jericoacoara pela atmosfera pitoresca e tropical.
Muito procurada por adeptos do kitesurf, o vilarejo fica entre o rio Preguiças, a praia e as dunas. A região abriga seus próprios atrativos, como as lagoas Tropical e das Sete Mulheres.
Você pode fazer um bate-volta até Atins a partir de Barreirinhas ou até mesmo se hospedar na vila para curtir tudo sem pressa.
Circuito da Lagoa das Sete Mulheres
Localizada próxima ao Canto de Atins, a Lagoa das Sete Mulheres faz parte do Parque Nacional. A atração é indicada para quem prefere evitar o movimento intenso de Barreirinhas.
Além de toda a beleza natural, o local atrai muitos visitantes por não ser necessário pagar um passeio específico para percorrer o circuito.
Em 1 hora de caminhada, é possível chegar até as lagoas da região e desfrutar de um delicioso almoço nos restaurantes das redondezas.
Para aqueles que preferem evitar a caminhada, é possível realizar o passeio de 4×4 até as lagoas, tanto a partir de Barreirinhas quanto de Atins.
Lagoa Tropical
A Lagoa Tropical, juntamente com a Lagoa da Lorena, é um dos passeios mais procurados no povoado de Atins.
Em virtude da distância, não é recomendado realizar a caminhada até as lagoas, a menos que haja a disponibilidade de um guia. No entanto, se possível, vale a pena explorar a área a pé, pois o cenário é um dos mais deslumbrantes de Atins.
As dunas da região lembram as obras de Niemeyer por conta das curvas harmoniosas. A água da lagoa é extremamente transparente, o que contribui para a sua beleza paradisíaca.
O passeio leva os visitantes até bem pertinho da lagoa e há tempo suficiente para relaxar e aproveitar o local sem pressa.
Se possível, visite a região à tarde para desfrutar também do espetacular pôr do sol nas dunas.
Onde comer nos Lençóis Maranhenses
Há uma ampla oferta de bons restaurantes nos Lençóis Maranhenses, o que significa que você terá oportunidades de sobra para conhecer a fantástica culinária local.
Nesse caso, os melhores estabelecimentos estão nos centros de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, além de haver alguns lugares interessantes perto das lagoas.
Ao longo do Rio Preguiças, também é possível encontrar pequenos quiosques e barracas que oferecem petiscos e lanches rápidos. É uma oportunidade para provar os petiscos regionais, como bolinhos de peixe e camarões empanados.
O que devo saber antes de visitar os Lençóis Maranhenses?
Antes de visitar os Lençóis Maranhenses, é importante ter em mente algumas informações que podem tornar a sua viagem mais proveitosa.
Os Lençóis são uma área protegida. Portanto, é necessário respeitar as regras e regulamentos estabelecidos pelo ICMBio para preservar o ecossistema e garantir a sua sustentabilidade.
Em outras palavras, certifique-se de sempre seguir as instruções dos guias e de cuidar do meio ambiente durante os passeios.
Você também precisará estar preparado para caminhadas e atividades ao ar livre.
Coloque na mala roupas de tecidos leves e confortáveis, calçados adequados para caminhadas em terrenos arenosos, filtro solar, boné e repelente de insetos.
Mantenha-se hidratado durante os passeios e, se possível, tenha sempre em mãos uma garrafa de água.
Além disso, esteja ciente de que algumas regiões dos Lençóis podem ter pouca infraestrutura, como sinal de telefonia celular e acesso à internet limitados. Esteja preparado para desconectar-se um pouco e aproveitar a natureza!
Continue sua leitura!
- 14 lugares para viajar barato em Minas Gerais: curta e economize
- Praia do Leme: como chegar, melhor ponto e o que fazer
- 30 pontos turísticos do Brasil: atrações de todas as regiões
- O que fazer em São Paulo com criança: 16 opções divertidas
- Como comprar passagens aéreas baratas: confira nossas dicas!