12 lugares frios para viajar em julho: destinos para curtir o inverno
Descubra lugares frios para viajar em julho e aproveitar. Saiba onde faz frio, qual o melhor lugar do Brasil e o país para visitar no sétimo mês do ano.
Curtir o frio pode ser uma atividade muito gostosa, especialmente em cenários diferentes. Não é uma coincidência que tantos brasileiros busquem lugares frios para viajar em julho, auge da temporada de inverno no país.
Encontrar destinos frios para viajar não é difícil, pois tanto no Brasil quanto no exterior existem inúmeras opções encantadoras. A chave está em planejar a viagem na época certa para aproveitar ao máximo cada momento.
Neste post, reunimos destinos imperdíveis para você explorar no inverno, seja no Brasil ou no exterior, com opções adequadas para todas as idades e orçamentos. Veja só!
Onde faz frio em julho?
Em julho, o frio é comum em diversas regiões do mundo, especialmente no Hemisfério Sul, onde é inverno.
No Brasil, as temperaturas mais baixas são encontradas no centro-sul do país, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em algumas dessas localidades, é até possível ver neve, se a sorte estiver ao seu lado!
E não é só isso: algumas regiões de Minas Gerais, como Monte Verde, e do Rio de Janeiro, como Itatiaia, também são conhecidas por suas temperaturas amenas e clima propício para o inverno. Até no Nordeste é possível curtir o frio, como na cidade de Guaramiranga (CE).
O inverno também traz frio para grande parte da América do Sul: a Patagônia, abrangendo áreas como Terra do Fogo, El Chaltén, Puerto Williams e Ushuaia, é conhecida por suas baixas temperaturas em julho.
A Cordilheira dos Andes, passando por Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, é outra região onde o frio é predominante. Cidades como Montevidéu, Bariloche e áreas próximas a Santiago, são destinos consagrados para quem quer aproveitar o inverno sul-americano.
Em outras partes do Hemisfério Sul, países como a África do Sul, Nova Zelândia e, claro, a Antártida, também experimentam temperaturas baixas em julho. Portanto, se você está em busca de uma viagem para curtir o frio, há muitas opções espalhadas pelo mundo.
Qual o melhor lugar do Brasil para ir em julho?
A cidade de Gramado (RS) foi eleita o melhor destino de inverno na premiação Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024, da Editora Abril.
Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido à sua arquitetura alpina e clima europeu, a cidade tem temperaturas médias em torno de 15 °C em julho, com noites mais frias que podem até trazer neve.
Outros destinos gelados do inverno brasileiro incluem São Joaquim (SC), que tem uma média de 8 °C em julho e é considerada a cidade mais fria do Brasil, Campos do Jordão (SP), Urubici (SC) e Monte Verde (MG).
Qual o melhor país para visitar em julho?
Se você busca lugares frios para viajar em julho no exterior, considere uma visita à Argentina, o principal destino de inverno para brasileiros na América do Sul. O país oferece cidades como Bariloche e Ushuaia, perfeitas para curtir a neve e explorar a natureza em meio a uma excelente infraestrutura de serviços.
Além da Argentina, o Chile também é muito procurado no mês de julho, sobretudo por abrigar modernas estações de esqui e ter neve perto de Santiago além de muitos vinhedos abertos à visitação.
Alternativamente, o Peru é um destino convidativo nessa época do ano, com condições climáticas ideais para conhecer lugares como Machu Picchu, que vive o auge da estação seca em julho, o que facilita a exploração das ruínas, apesar das temperaturas mais baixas (até 0 °C à noite).
12 lugares frios para viajar em julho
Tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, existem destinos incríveis que oferecem o clima gelado e as paisagens aconchegantes que você procura. Esses lugares são ideais para aproveitar as baixas temperaturas, explorar a natureza e relaxar.
Conheça os melhores destinos para curtir o inverno em julho!
Bariloche, Argentina
Bariloche é um dos destinos preferidos dos brasileiros que buscam um lugar frio para visitar em julho. A cidade argentina fica aos pés dos Andes e é um paraíso de inverno, perfeita para quem deseja ver neve, esquiar, andar de teleférico ou praticar esportes.
Em julho, o clima fica gelado por lá, com temperaturas variando entre -2 °C e 5 °C e uma alta incidência de neve, transformando a paisagem em um verdadeiro cenário de conto de fadas.
Você pode se divertir esquiando no Cerro Catedral, passear no Teleférico Cerro Otto, conhecer os bons restaurantes do centro da cidade, explorar o lago Nahuel Huapi e até estender seu passeio até a vizinha San Martín de los Andes.
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Uma das joias da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves fica no coração do Vale dos Vinhedos, fica apenas 2 horas de carro de Porto Alegre. É conhecida por suas belas paisagens, vinhos de alta qualidade e influência da cultura italiana.
Em julho, o clima é frio, com temperaturas entre 8 °C e 15 °C: cenário perfeito para conhecer tudo que a “Capital Brasileira do Vinho” tem a oferecer. A cidade conta com uma excelente infraestrutura para degustações, passeios por vinhedos e vinícolas, além de eventos como a vindima.
A cidade também oferece atrações como o parque temático Epopeia Italiana, o Museu do Imigrante e o Parque de Aventuras Gasper, além de estar bem perto de outros destinos vinícolas, como Garibaldi, a apenas 15 km de distância.
Diamantina, Minas Gerais
Terra de J.K. e Chica da Silva, Diamantina é uma cidade histórica a 300 km de Belo Horizonte. Fica ainda mais convidativa em julho, com temperaturas que variam entre 10 °C e 20 °C.
A cidade é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade e oferece aos visitantes um belo conjunto de casarões charmosos, igrejas centenárias e ruas de pedra que evocam o período da extração de diamantes no século XVIII.
Os visitantes também podem desfrutar de uma rica programação cultural e histórica, com visitas a locais como a Casa de Juscelino Kubitschek, o Museu do Diamante, a Casa de Chica da Silva e muito mais.
Domingos Martins, Espírito Santo
Se você quer curtir um clima serrano tradicionalmente capixaba, Domingos Martins é o seu lugar ideal em julho. A cidade fica a apenas 50 quilômetros de Vitória e preserva características da influência alemã em sua arquitetura e gastronomia.
O inverno tem temperaturas entre 10 °C e 20 °C ao longo do mês, atraindo especialmente casais em busca de momentos românticos e oportunidades de passeios ao ar livre, como trilhas, cachoeiras e o deslumbrante Parque Estadual de Pedra Azul.
E não tem nada melhor que aproveitar as baixas temperaturas para experimentar a gastronomia local, que reflete influências italianas e alemãs. Você poderá saborear excelentes pratos típicos e lojas que vendem queijos, cafés e licores artesanais.
Pucón, Chile
Pucón é um dos paraísos do inverno chileno, na região de La Araucanía, a cerca de 780 km ao sul de Santiago, com suas florestas de araucárias, lagos cristalinos, cachoeiras e, claro, muitos vulcões.
Em julho, as mínimas diárias ficam entre 0 °C e 4 °C, com tempo claro, ideal para fazer trilhas nos arredores do Vulcão Villarrica, atividades de montanhismo e trekking, passeios de rafting, arvorismo e relaxamento em piscinas termais aquecidas.
A cidade também possui praias de água doce ao redor dos lagos e infraestrutura turística excelente, apesar de ser uma cidade pequena, proporcionando aos visitantes conforto e facilidades para explorar suas belezas naturais.
Guaramiranga, Ceará
Distante da típica imagem de praia e calor associada à região, Guaramiranga é um reduto de inverno cearense a apenas 100 km de Fortaleza, oferecendo uma escapada perfeita do calor intenso da costa nordestina.
Em julho, as temperaturas médias ficam entre 17 °C e 22 °C, bem diferente do que você pode esperar de um destino cearense. O frio pode ser ainda mais intenso em lugares como o Mirante do Pico Alto, que proporciona vista panorâmica da região.
Um roteiro por Guaramiranga não pode deixar de fora o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, além, é claro, dos bons restaurantes locais!
Santo Antônio do Pinhal, São Paulo
Santo Antônio do Pinhal pode não ser tão famosa quanto Campos do Jordão, mas certamente vai encantar os viajantes em busca de um refúgio charmoso durante o inverno, especialmente em julho, quando a média de temperatura é de apenas 14 °C.
É nessa época que acontece o tradicional Festival de Inverno da cidade, com programação diferenciada de concertos de música clássica, muitos deles gratuitos, e boas oportunidades para explorar a gastronomia local.
Julho é também o mês da florada das cerejeiras, que transforma o Parque da Cerejeira em um cenário mágico com seus túneis de flores cor-de-rosa. Também é uma boa oportunidade de conhecer atrações como a Praça do Artesão, mirantes com vistas panorâmicas da Serra da Mantiqueira e o parque Jardim dos Pinhais Ecco Park.
Tiradentes, Minas Gerais
O inverno torna a histórica Tiradentes ainda mais convidativa, com seu centro histórico com igrejas barrocas e casarões do século XVIII que contam histórias de um passado glorioso.
O destino fica aos pés da Serra de São José e registra temperaturas baixas, que podem chegar a 8 °C nos dias mais frios de julho, e a presença constante do sol: clima propício para desfrutar dos deliciosos restaurantes locais, referências gastronômicas em Minas Gerais.
Além de ter a chance de saborear os inconfundíveis pratos tradicionais mineiros, você poderá fazer passeios incríveis pela região, como visitar a vizinha São João del Rei, conhecer o distrito de Bichinho e percorrer trilhas pela serra. Fica a dica!
Torres del Paine, Chile
Uma das principais atrações da Patagônia chilena, Torres del Paine é um parque nacional famoso por seus picos nevados, lagos de águas azul-turquesa e vastos vales, que criam cenários deslumbrantes.
No auge do inverno no Hemisfério Sul, a região se transforma em um paraíso gelado, com temperaturas que podem variar de -2 °C a 5 °C durante o dia e chances reais de encontrar neve.
Há muitas oportunidades de trekking, como o famoso Circuito W e o Circuito O, e você ainda pode desfrutar da boa infraestrutura de Puerto Natales, a cidade mais próxima, com opções de hospedagem, restaurantes e serviços de apoio ao turismo.
Urubici, Santa Catarina
Urubici é uma das cidades mais frias para conhecer na Serra Catarinense, a 3 horas de Florianópolis, onde o visitante encontra belíssimas paisagens naturais, como cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e serras.
As temperaturas são congelantes, entre -8 °C e 10 °C, e até a neve — raríssima no Brasil — é comum nas noites ao longo do mês de julho.
Aproveite a visita para conhecer pontos como o Morro da Igreja e a Pedra Furada, que oferecem vistas panorâmicas, a Serra do Corvo Branco, com sua famosa estrada sinuosa pela mata atlântica, e o Cânion do Espraiado.
Ushuaia, Argentina
Uma lista de lugares frios para viajar em julho não estaria completa sem Ushuaia, a “Cidade do Fim do Mundo”, situada na ponta extrema da Argentina, próxima à Antártida. Apesar de sua localização extrema, a cidade oferece uma infraestrutura turística excepcional, com hotéis de luxo, restaurantes deliciosos e diversas opções de compras.
O clima em julho é propício para quem busca neve e aventuras no gelo, com temperaturas mínimas que podem chegar a -2 °C. É a chance que você queria para se divertir em atividades como esqui no Cerro Castor, a estação mais austral do continente.
Para os menos aventureiros, passeios de barco pelo Canal de Beagle e pela Pinguinera são imperdíveis, e você pode até avistar focas e leões marinhos no caminho!
Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
Apesar de ser um estado conhecido pelas temperaturas elevadas em boa parte do ano, o Rio de Janeiro também esconde alguns bons lugares frios para conhecer no Brasil, como Visconde de Mauá, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A região reúne trilhas pela mata atlântica, cachoeiras de água cristalina e morros cobertos por vegetação, onde o inverno traz mínimas de até -3 °C.
O frio torna o ambiente perfeito para desfrutar de pousadas acolhedoras e hotéis-fazenda, relaxar ao lado de lareiras e contemplar vistas panorâmicas das montanhas. que tal aproveitar para se esbaldar na gastronomia local, que inclui pratos quentes e deliciosos à base de trutas e fondues?
Desfrute de uma viagem no inverno com o Vai de Promo!
Muitos lugares frios para viajar em julho vivem a alta temporada nesse período, em virtude do interesse acentuado dos viajantes em desfrutar das baixas temperaturas. Para escapar dos preços salgados comuns nessa época, você pode contar com o Vai de Promo!
Em nosso site, você encontra passagens aéreas econômicas para os melhores destinos do Brasil e do mundo. Assim, você pode curtir o inverno sem deixar que seu bolso entre em uma fria!
Ideal para quem busca viver experiências inesquecíveis sem pesar no bolso, o Vai de Promo existe para simplificar sua busca e seu planejamento. Conheça agora mesmo nossas promoções irresistíveis!
Continue sua leitura!
- 18 lugares para fugir do Carnaval e relaxar longe da folia
- 16 dicas para o Carnaval: curta a folia com saúde e segurança
- Natal Luz de Gramado 2024: um guia completo para visitar!
- Carnaval em Recife: dias de folia, blocos e como aproveitar
- Lugares para passar o carnaval: 17 destinos para curtir a folia