Coisas legais para fazer no Canadá: 12 atrações para conhecer
Saiba de coisas legais para fazer no Canadá. Descubra o que vale mais a pena conhecer, os principais pontos turísticos e experiências.
Encontrar coisas legais para fazer no Canadá é uma tarefa mais fácil do que você imagina. O país da América do Norte é um paraíso turístico, com opções que vão de cidades históricas a metrópoles cosmopolitas.
Segundo maior país do mundo em extensão territorial, o Canadá é formado por dez províncias e territórios que oferecem atrações para todos os gostos.
Neste guia, você vai conhecer as atrações mais imperdíveis do país e dicas para desfrutar ao máximo da sua passagem por terras canadenses. Vamos lá!
O que o Canadá tem de melhor?
Com dimensões continentais e boa parte de suas maravilhas naturais preservadas, o Canadá oferece cenários que parecem saídos de um sonho.
Por todo lado você pode encontrar montanhas nevadas, lagos cristalinos, florestas densas e uma costa litorânea que se estende por mais de 200 mil quilômetros, repletos de enseadas isoladas e penhascos dramáticos.
O país é um paraíso de inverno com estações de esqui modernas, lagos de água glacial e um rol quase interminável de atrações, como pistas de patinação no gelo, arenas de hóquei e muito mais.
Os visitantes também têm a oportunidade de desfrutar de um toque europeu nas principais cidades, como Montreal ou Quebec City, que surpreendem com sua arquitetura encantadora, gastronomia primorosa e atrações diversas.
Com um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo, o Canadá é famoso por seu sistema educacional de alto nível, seu sistema de saúde universal e, acima de tudo, por sua segurança.
Ou seja, é um lugar onde as famílias podem se sentir seguras e bem-cuidadas, seja explorando os parques nacionais, fazendo uma viagem de barco pelos lagos ou simplesmente relaxando em uma praia isolada!
O que vale a pena conhecer no Canadá?
Há uma lista enorme do que vale a pena conhecer no Canadá, das modernas Vancouver e Toronto às Montanhas Rochosas em Alberta.
Os visitantes encontram uma atmosfera europeia sem sair das Américas em destinos como Montreal e Quebec, e as semelhanças não param por aí: há linhas de trem que cortam o país de forma segura e econômica.
O Parque Nacional Banff, nas Montanhas Rochosas, é um dos tesouros canadenses, ao lado de lugares como as grandiosas Cataratas do Niágara, o Monte Royal e muitos outros cenários maravilhosos.
Para os interessados na história marítima, recomenda-se uma visita a Halifax, que guarda atrações como a Cidadela e o comovente Museu Marítimo do Atlântico.
Conheça o Canadá gastando pouco
Ao preparar um roteiro com coisas legais para fazer no Canadá, conte com o Vai de Promo para encontrar passagens aéreas para destinos canadense pelo melhor preço do mercado.
Você vai encontrar ofertas imbatíveis das melhores empresas para garantir segurança, praticidade e economia à sua experiência de viagem, tudo isso em uma plataforma fácil de usar e com atendimento de qualidade durante todo o processo.
Viva um jeito novo de viajar, sem abrir mão da economia. Vai de Promo!
Coisas legais para fazer no Canadá
O Canadá é um destino fantástico, por onde passam milhões de turistas todos os anos. O que atrai essas pessoas pode variar: há quem se encante pelas atrações naturais, ou pela qualidade de vida nas cidades, ou até mesmo pela ampla oferta cultural.
Não importa o motivo da sua viagem, uma coisa é certa: depois de conhecer os tesouros canadenses, você certamente vai ter vontade de conhecer mais e mais!
Vem descobrir algumas coisas legais para fazer no Canadá!
1. Conhecer os principais pontos turísticos do Canadá
O Canadá é um país tão grande que caberia ali todo o continente europeu, com sobra. Nesse território gigantesco não faltam atrações interessantes para explorar, veja só!
Niagara Falls em Ontário
As majestosas Cataratas do Niágara, uma das maiores do mundo, ficam no rio Niágara, na fronteira com os EUA.
As cataratas são compostas por três grandes quedas — as canadenses, as americanas e o Véu de Noiva —, com volume médio de 2.400m³/s.
Do lado canadense, a cidade de Niagara Falls é o ponto de partida ideal para visitar a atração, oferecendo fácil acesso a vários mirantes.
Contudo, você também pode visitar as cataratas a partir de Toronto, a 130 km de distância. Assim, pode usufruir da excelente infraestrutura de um dos principais destinos do país.
Stanley Park em Vancouver
O Stanley Park é considerado o “Central Park” de Vancouver, com pouco mais de 4 km² de área. Estamos falando do maior parque urbano do país, maior até mesmo que o “colega” de Nova York.
O parque oferece vista privilegiada do skyline de Vancouver, além de bosques verdejantes e até três praias, que ficam lotadas durante os meses de verão.
Os visitantes também encontram no Stanley Park o famoso Vancouver Aquarium, restaurantes, áreas de piquenique, piscina, quadras esportivas e uma ciclovia com 8 km de extensão.
A entrada gratuita no parque é gratuita e você pode alugar bicicletas para explorar a região bem próximo à entrada.
Basílica de Notre-Dame de Montreal em Montreal
A Basílica de Notre-Dame é uma das mais importantes edificações religiosas de Montreal, além de ajudar a contar a história da cidade e do país.
O templo foi erguido na primeira metade do século XIX em estilo neogótico com inspiração europeia. O interior é suntuoso, com vitrais coloridos e esculturas sacras. E você pode conhecer tudo de graça, já que a entrada é gratuita.
Quer mais motivos para incluir a Basílica de Notre-Dame em seu itinerário? A igreja fica perto de várias atrações interessantes, como a Place d’Armes, o núcleo histórico de Vieux-Montréal, o Musée d’Art Contemporain de Montréal e o rio Saint Laurent.
Lake Louise em Banff
Um dos grandes tesouros naturais do país é o Lake Louise, um vilarejo e lago em Banff considerados símbolos das Montanhas Rochosas. O lago possui uma coloração verde-azulada que varia com a luz, simplesmente deslumbrante.
Nos meses mais quentes, o movimento cresce nas trilhas cênicas que cortam a floresta da região, levando a mirantes espetaculares. No inverno, os visitantes podem patinar no gelo ou praticar esqui e snowboard na estação da região.
O vilarejo de Lake Louise é pequeno, mas surpreende com o atendimento aos turistas, com um rol gigantesco de pousadas, restaurantes e lojas charmosas.
National Gallery of Canada em Ottawa
Localizada na cidade de Ottawa, a National Gallery of Canada é um museu que oferece uma experiência imersiva na arte do país, a começar por sua arquitetura grandiosa.
O acervo inclui uma vasta coleção de obras que abrangem diversos períodos e estilos, inclusive peças de origem inuit, representativas da rica cultura esquimó.
É recomendado ficar de olho na programação do museu para descobrir as exposições temporárias em exibição durante sua visita. Depois do passeio, se o dia estiver ensolarado, aproveite para desfrutar de um passeio pelos seus jardins.
The Butchart Gardens em Brentwood Bay
Principal atração de Brentwood Bay, na Colúmbia Britânica, os Jardins Butchart surgiram da recuperação de uma antiga pedreira e enfeitam a paisagem da região há mais de 100 anos.
Trata-se de um complexo de jardins temáticos, onde cada um encanta a seu próprio modo: do Jardim Japonês ao Rose Garden e o colorido Sunken Garden.
Os Butchart Gardens também oferecem shows de fogos de artifício sincronizados com música, eventos de chá da tarde e bons restaurantes com vista privilegiada. Fica a dica!
Torre CN em Toronto
Uma das principais atrações de Toronto é a CN Tower, inaugurada na década de 1970, e protagonista no skyline local. Afinal, são mais de 550 metros de altura, tendo sido a estrutura mais alta do mundo por décadas!
O grande atrativo do lugar é a visão panorâmica da cidade, incluindo a possibilidade, em dias claros, de avistar as distantes Cataratas do Niágara.
Os visitantes podem desfrutar de dois mirantes: o Observation Deck, que inclui um chão de vidro, e o Skypod. Além disso, há também o 360 Restaurant, um restaurante giratório que serve várias delícias da gastronomia canadense!
Granville Island em Vancouver
Granville Island é uma antiga península industrial transformada em um centro cultural e gastronômico. É ali que fica o famoso Granville Island Public Market, mercado a céu aberto com barracas que oferecem desde flores a embutidos frescos.
A ilha atrai turistas e moradores com seus bons restaurantes, cinemas, ateliês e lojas. O cenário é romântico, verdejante e acolhedor, com tudo que você precisa para relaxar, fazer um passeio de bicicleta ou explorar suas ruas sem pressa.
Entre as coisas legais para fazer no Canadá que se encontram em Granville Island incluem-se a cervejaria Granville Island, o Kids Market e o roteiro de arte urbana, com grafites dos artistas brasileiros Os Gêmeos.
Peggy’s Point Lighthouse na Nova Escócia
Um dos faróis mais famosos da América do Norte é o Peggy’s Point Lighthouse, que fica na costa da Nova Escócia, a apenas 50 minutos de carro de Halifax.
A estrutura é pintada com as clássicas cores vermelha e branca, destacando-se no horizonte costeiro em meio a uma enseada de rochas. O cenário fica ainda mais bonito no fim da tarde, quando o poente colore o horizonte.
É possível explorar o charmoso vilarejo nas proximidades do farol e até fazer passeios de barco para conhecer a estrutura de um ponto de vista diferente!
Monte Royal em Montreal
O Monte Royal é o principal cartão-postal de Montreal e, possivelmente, a origem do nome da cidade. A colina é muito frequentada pelos moradores para caminhadas, corridas e até esqui cross-country no inverno.
Ali, os visitantes encontram um refúgio arborizado e vários mirantes interessantes, como o Kondiaronk Belvedere, além do Chalet du Mont Royal: o edifício de pedra abriga uma lanchonete e sedia eventos culturais nos meses mais quentes.
À noite, o destaque fica por conta do monumento em formato de cruz, que recebe iluminação especial e oferece vista panorâmica da cidade iluminada. A entrada é gratuita.
Capilano Suspension Bridge em Vancouver
A lista de coisas legais para fazer no Canadá também inclui a Capilano Suspension Bridge, uma das pontes mais surpreendentes do mundo.
A estrutura está suspensa a 70 metros de altura, e conta com quase 140 metros de extensão: trata-se de uma das maiores pontes do mundo desde o século XIX.
A ponte é sustentada por cabos de aço e pode ocasionalmente balançar em virtude do movimento das pessoas e do vento, mas é perfeitamente segura e oferece vista privilegiada da natureza.
Nos arredores, você encontra o Capilano Suspension Bridge Park, onde é possível fazer caminhadas em trilhas pela floresta, arvorismo e até cruzar uma plataforma de vidro sobre um penhasco.
2. Ver a Aurora Boreal
A aurora boreal, conhecida como “Northern Lights” (“luzes do norte”) no Canadá, pinta os céus do país com suas cores, especialmente nos meses mais frios.
O fenômeno é mais comum nas áreas de Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut, mas —a depender da intensidade —pode alcançar lugares como Vancouver, Whistler e Victoria.
O país, aliás, é considerado um dos melhores pontos do planeta para assistir ao espetáculo, por ter pouca poluição luminosa e condições climáticas favoráveis. A ocorrência do fenômeno é mais comum entre os meses de outubro e maio.
3. Carnaval de Inverno em Quebec
Você sabia que uma das coisas mais legais para fazer no Canadá é curtir o Carnaval? Mas não se engane: é uma experiência bem diferente da que você possa imaginar.
O Carnaval de Inverno acontece todos os anos na cidade de Quebec, com 17 dias de duração, entre o final de janeiro e fevereiro. A festa coincide com o Mardi Gras e é conhecida como Winter Carnival.
Durante o evento, os visitantes podem curtir desfiles noturnos, competições de esculturas de gelo e uma variedade de outras atrações.
4. Visitar uma Sugar Bush
As Sugar Bush são as fazendas de árvores de Maple, parte essencial da cultura canadense. Em outras palavras, é nesses lugares que o famoso Maple Syrup, ou xarope de bordo, é produzido.
Algumas dessas fazendas são abertas para visitas, possibilitando conhecer o processo de produção do xarope, símbolo do país.
Muitos desses espaços contam com restaurantes que servem delícias à base do xarope, como panquecas e waffles. Imperdível!
5. Conhecer a maior pista de patinação do mundo
O Canadá é a casa da maior pista de patinação no gelo de todo o planeta, o Canal Rideau.
São quase 8 km de extensão, em plena capital do país, que reúne patinadores profissionais e amadores há mais de 50 anos e fica aberta do início de janeiro ao início de março, dependendo das condições climáticas, além de receber mais de 1 milhão de pessoas por ano.
A pista do Canal Rideau vai de Ottawa até a cidade de Kingston, e está rodeada por estandes de comida e locais para alugar patins.
6. Esquiar na estação Whistler
Uma das atrações nas proximidades de Vancouver que você não pode perder é a estação Whistler, que oferece duas montanhas aos entusiastas de esportes na neve: Whistler e Blackcomb.
O complexo reúne mais de 200 pistas, cinco parques, um superpipe e uma pista profissional de snowmobile, sendo um paraíso para quem gosta de esportes de inverno. O local recebe uma média de 11 metros de neve por ano!
Além disso, a região conta com hotéis luxuosos, bons restaurantes, lojas e vida noturna animada, sobretudo de novembro a abril.
Aproveite as melhores experiências no Canadá com o Vai de Promo!
Há muitas coisas legais para fazer no Canadá e essas experiências podem ser ainda melhores com uma boa dose de economia. É por isso que você não vai se arrepender de visitar o Vai de Promo.
Nosso site oferece o que há de melhor no mercado em relação a custo-benefício em passagens aéreas.
Você encontra em um único lugar as ofertas mais competitivas das empresas mais renomadas, com descontos exclusivos e pagamento em até 12 vezes no cartão. Faça uma simulação e descubra as vantagens de viajar com o Vai de Promo!
Perguntas frequentes sobre coisas legais para fazer no Canadá
Agora, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre coisas legais para fazer no Canadá!
Precisa de visto para entrar no Canadá?
Sim, brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá, seja para viagens por motivo de estudo, trabalho ou turismo.
O que os canadenses fazem para se divertir?
Os canadenses se divertem de várias formas, como assistindo a jogos de hóquei no gelo, praticando esqui e snowboard, fazendo caminhadas, ciclismo, canoagem e até acampando.
Os moradores também costumam desfrutar das belas paisagens do país, especialmente nos parques nacionais, além de terem o hábito de visitar museus e galerias de arte.
Onde turistar no Canadá?
Se você está montando um roteiro pelo país, considere ao menos uma das cidades abaixo para explorar. Assim, você poderá conhecer o que há de melhor no Canadá!
- Toronto;
- Vancouver;
- Montreal;
- Quebec;
- Banff;
- Victoria;
- Ottawa;
- Niagara Falls;
- Calgary;
- Halifax.
Qual é a moeda do Canadá?
A moeda do país é o dólar canadense, representado pelo símbolo CAD$. Em 24 de maio de 2024, 1 dólar canadense pode ser comprado por R$3,76.
O que fazer no Canadá com adolescentes?
Os adolescentes podem gostar de várias atrações canadenses, como as Cataratas do Niágara, o Stanley Park e as Montanhas Rochosas.
Além disso, há diversos museus interativos que encantam o público mais novo, como o Science and Technology Museum e o Canadian War Museum, em Ottawa.
Outra possibilidade é experimentar esportes de inverno e aproveitar parques de diversões como Canada’s Wonderland, em Toronto, La Ronde, em Montreal, e Calaway Park, em Calgary.
Qual é a cidade mais linda do Canadá?
Sobretudo por sua localização nas Montanhas Rochosas, a cidade mais bonita do Canadá é Banff. Esses são dados disponibilizados por usuários de sites especializados em viagens, como o Yellowing.
Outras cidades conhecidas pela beleza são Québec City, Montreal e Whistler, paraíso dos esportes de neve.
Continue sua leitura!
- 14 lugares para viajar barato em Minas Gerais: curta e economize
- Praia do Leme: como chegar, melhor ponto e o que fazer
- 30 pontos turísticos do Brasil: atrações de todas as regiões
- O que fazer em São Paulo com criança: 16 opções divertidas
- Como comprar passagens aéreas baratas: confira nossas dicas!