Lisboa, Portugal: saiba mais sobre o popular destino europeu!
Já pensou em conhecer Lisboa, Portugal? O destino é um dos mais procurados por viajantes rumo a Europa. Conheça as principais atrações!
Você está planejando uma viagem a Lisboa, Portugal? Prepare-se para conhecer um dos destinos mais badalados do mundo!
Elegante, boemia e cheia de história para contar, a cidade parece um museu a céu aberto, com ruas de pedra, calçadas de mosaicos coloridos, azulejos nas paredes e até bondinhos para lá e pra cá.
E não é apenas a riquíssima história lisboeta que encanta os visitantes!
A cidade também é famosa por sua incrível gastronomia, seus mirantes que desvendam cenários belíssimos e suas inúmeras atrações turísticas.
Afinal, quem não gostaria de caminhar às margens do icônico rio Tejo, saborear um típico pastel de belém e visitar construções medievais, como o Castelo de São Jorge e a Catedral da Sé?
Para te ajudar a planejar a sua viagem, montamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre a capital de Portugal, vem conferir!
Como ir para Lisboa, Portugal?
Cidade mais antiga da Europa Ocidental, citada desde os tempos do Império Romano, Lisboa, em Portugal, não ficou parada no tempo.
Pelo contrário, a cidade está conectada ao restante do mundo por uma eficiente rede de transportes.
O viajante pode contar com boas opções, incluindo voos diretos até a cidade, trens modernos e, é claro, boas estradas que ligam a capital de Portugal ao restante do país e da Europa. Veja só!
A partir do Brasil
Os brasileiros não devem encontrar dificuldades para visitar Lisboa, Portugal.
Várias companhias aéreas, como TAP, Latam e Air Europa, oferecem voos diretos e com conexão em outras cidades europeias até a capital portuguesa, com saída de diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
O desembarque acontece no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, que fica na cidade vizinha de Olivais, a apenas 7 km do centro lisboeta.
Do aeroporto aos bairros turísticos de Alto, Alfama ou Baixa, uma viagem de táxi ou Uber não dura mais que 20 minutos, enquanto o metrô leva o viajante até o centro em meia hora.
O ônibus, no entanto, não é recomendado, porque exige que o viajante faça baldeação para chegar ao centro.
De outros países
Quem já está na Europa encontra ainda mais alternativas de transporte para chegar a Portugal, Lisboa.
O meio mais prático segue sendo o avião: a cidade recebe até voos low cost de companhias aéreas, como EasyJet, Air Berlin e Transavia, a partir de várias cidades europeias, como Amsterdã, Berlim, Londres e Paris.
A capital portuguesa também opera viagens de trem a partir de outras cidades portuguesas e de Madri, na Espanha: uma oportunidade de curtir uma viagem ainda mais charmosa!
Você está em Londres? A viagem fica um pouco mais longa, mas ainda viável. É só pegar o Eurostar até Paris, pegar um trem para a cidade espanhola de Irun e, de lá, seguir direto para Lisboa.
O desembarque acontece na Estação Ferroviária do Oriente, que fica a 2,5 km do Aeroporto Internacional Humberto Delgado e a 7 km da Baixa, no centro histórico.
O viajante também pode chegar à cidade de ônibus a partir de vários países, como França e Espanha, ou até de carro.
A viagem entre Porto e Lisboa, por exemplo, leva apenas 3 horas pela excelente rodovia A1, enquanto o roteiro a partir de Madri leva 6 horas pela Autovía del Suroeste e as rodovias A5 e A6.
Mapa de Lisboa, Portugal
Embora o centro de Lisboa seja repleto de ladeiras íngremes, becos e vielas, não é difícil circular pela cidade. Pelo contrário, é fácil e agradável caminhar pelo centro histórico da capital portuguesa.
As atrações mais famosas não ficam distantes umas das outras e, na pior das hipóteses, você pode sempre recorrer a ônibus, bondinho, metrô ou táxi/Uber.
Vem conhecer o mapa turístico de Lisboa!
Quais documentos levar para Portugal?
Mais de 1 milhão de brasileiros visitam Portugal todos os anos, mas você não vai poder fazer parte dessa estatística se não caprichar na organização da sua viagem e estiver com os documentos exigidos em mãos.
Portugal faz parte do Tratado de Schengen, um acordo multipaíses que facilita o trânsito de turistas na Europa e deixa o viajante isento da exigência de visto.
Em contrapartida, quem visita o Espaço de Schengen deve ficar atento aos documentos obrigatórios ou corre o risco de nem ser autorizado a desembarcar.
Para começar, você precisará do seu passaporte (com validade mínima de 6 meses a partir da data do embarque) e de um seguro viagem (com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares).
Além disso, o viajante deve apresentar comprovantes de hospedagem (ou carta-convite, se for ficar na casa de um amigo ou parente) e passagens aéreas (de volta para o Brasil ou com destino a outro país).
Você também precisará comprovar que dispõe de condições financeiras para arcar com os custos da viagem, como cartões de crédito, débito e pré-pagos, dinheiro em espécie e extrato bancário.
A boa notícia é que, depois de apresentar esses documentos, você estará liberado para circular por todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen.
Isso inclui países como Espanha, França, Itália e outros destinos: sem precisar passar pela imigração novamente!
Moeda de Portugal: dicas para o câmbio no país
Quem viaja para um destino internacional precisa ficar atento ao câmbio para não correr o risco de perder dinheiro em transações financeiras simples.
Assim como o restante de Portugal, Lisboa utiliza o euro (cuja cotação era de R$ 5,47 em 13/07/2022) como moeda oficial, e você dificilmente conseguirá utilizar outra moeda, como o real ou o dólar, durante a viagem.
O real, porém, é pouco utilizado na Europa e, por isso, tem cotação muito baixa nas casas de câmbio lisboetas.
Desse modo, a melhor alternativa é trocar o dinheiro ainda no Brasil e já embarcar com euros!
Não conseguiu trocar seu dinheiro antes? Quem tem cartão internacional poderá sacar dinheiro na moeda local, mas vale a pena conferir as taxas aplicadas antes de concluir a transação para evitar prejuízo.
Vale lembrar que existem também várias casas de câmbio em Lisboa, especialmente no centro histórico: mesmo que a cotação não seja tão vantajosa, você poderá trocar seu dinheiro com segurança nesses estabelecimentos.
Lisboa não é uma cidade cara para turismo. Um viajante que não abre mão do conforto deve gastar cerca de 100 euros por dia de viagem, enquanto pessoas mais econômicas podem gastar ainda menos, em torno de 60 euros por dia.
Com esse valor em mente, você pode planejar com mais segurança o orçamento da sua viagem!
Assim, o viajante decide se prefere levar todo o dinheiro em espécie, utilizar as casas de câmbio de Lisboa para troca, ou recorrer a cartões de crédito, débito e pré-pago como alternativas ao dinheiro vivo.
Nesse caso, só não se esqueça de que é cobrado IOF de 6,6% sobre o valor da transação com cartão em Portugal, então prefira o dinheiro em espécie para fazer transações mais corriqueiras.
Onde ficar em Lisboa, Portugal?
Sendo um destino badalado, não faltam hotéis em Lisboa, Portugal, sobretudo nos principais bairros turísticos, em diferentes formatos e faixas de preço, como bed & breakfast, hotéis tradicionais e até albergues.
O melhor lugar para ficar, entretanto, depende diretamente do gosto pessoal do viajante e suas expectativas de viagem.
Os bairros Alto, Alfama, Baixa e Chiado são os mais procurados por turistas, pois ficam no distrito histórico, são movimentados a qualquer hora do dia e da noite, reúnem várias opções gastronômicas e atrações noturnas.
Além disso, quem fica nessas regiões pode abdicar do táxi e fazer a maior parte dos passeios a pé, com praticidade e eficiência.
Também existem boas opções de hospedagem no bairro Castelo, endereço do famoso Castelo de São Jorge, uma região mais elevada, com vista privilegiada da cidade.
Ou, ainda, no bairro Belém, que fica mais distante do centro, mas abriga várias atrações imperdíveis, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
Qual a melhor época para viajar para Lisboa?
Não existe época ruim para conhecer a capital portuguesa. Os pontos turísticos de Lisboa ficam abertos o ano inteiro e o clima da cidade é agradável de janeiro a janeiro.
A alta temporada vai de junho a agosto, especialmente a partir de julho, quando os termômetros podem ultrapassar os 40ºC e a cidade fica abarrotada com turistas de todos os cantos do mundo.
Se você prefere aproveitar um clima mais ameno, vale a pena viajar entre março e maio ou de setembro a outubro, quando a movimentação turística é mais discreta e você pode encontrar hospedagem a preços bem acessíveis.
Quem vai viajar no outono ou no inverno português só não pode se esquecer de levar um agasalho, pois o frio pode chegar a 8ºC e chove com mais frequência nesse período do ano.
O que fazer em Lisboa
Desvendar o que tem de bonito em Lisboa é uma tarefa agradável, prazerosa e inesquecível, que levará o viajante para uma das cidades mais antigas e apaixonantes da Europa.
Vem descobrir o que te espera em Lisboa, Portugal!
O que fazer em Lisboa à noite?
Lisboa à noite costuma surpreender os visitantes, pois parece até que a cidade não dorme. A capital portuguesa é um famoso destino boêmio e está recheada de bares, boates e restaurantes por todos os lados.
Nos bairros Alto, Alfama e Chiado, por exemplo, você encontrará as tradicionais “tascas”, o equivalente ao bom e velho “boteco” brasileiro, onde a noite é regada a vinho, petiscos e apresentações de fado ao vivo, além de muitas casas noturnas.
Se você prefere um passeio mais cultural, não deixe de conferir a programação do Teatro Nacional D. Maria II, na Praça Dom Pedro IV (ou Praça do Rossio), que recebe premiados espetáculos ao longo de todo o ano.
E que tal conhecer Lisboa sob uma luz diferente? As praças, os monumentos, as igrejas e os palácios da cidade recebem iluminação especial depois do pôr do sol e podem ser uma boa alternativa de passeio à noite!
O que fazer em Lisboa, Portugal, com chuva?
Mesmo se o clima não colaborar, você não precisa se preocupar, pois algumas das melhores atrações da cidade de Lisboa podem ser visitadas mesmo nos dias chuvosos.
Uma boa dica é passar algumas horas explorando o colorido Mercado da Ribeira, conhecendo seus restaurantes e experimentando vinhos produzidos em Portugal, ou a Casa do Pastel de Belém para provar o tradicional doce português.
Você gosta de ir às compras? O Vasco da Gama Shopping Center, localizado em frente ao Parque das Nações, é totalmente coberto e oferece vista panorâmica do rio Tejo.
E como ignorar os excelentes museus de Lisboa? Existem mais de 50 espalhados por todo o centro histórico e podem render horas e horas de passeio, como o Museu do Azulejo, o Museu do Fado e o Museu Militar.
Se a chuva não estiver muito intensa, você também pode fazer a rota turística do Bonde 28, a partir da Praça Martim Moniz, que passa pelas atrações mais famosas da cidade.
O que fazer na cidade de Lisboa com crianças?
Lisboa, Portugal, é um destino muito popular entre famílias, especialmente aquelas que viajam com crianças, graças à quantidade de atrações que encantam a todas as idades.
O fantástico Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, por exemplo, está entre os queridinhos dos pequenos. Ali, você vai encontrar mega-aquários com milhões de litros de água e animais marinhos de mais de 500 espécies.
Ali pertinho, no próprio Parque das Nações, os viajantes mirins também podem gostar do Pavilhão do Conhecimento, um museu colorido, interativo e lúdico que ensina sobre ciência e história por meio de brincadeiras e experimentos.
Fica em Lisboa, ainda, um dos zoológicos mais importantes da Europa, fundado em 1884, onde vivem mais de 2.000 animais de 350 espécies.
Sobrou um tempinho no roteiro? Leve as crianças para conhecer o mítico Estádio da Luz, casa dos times Sport Lisboa e Benfica.
Atrações gratuitas em Lisboa
A capital portuguesa é um destino barato em comparação a outras cidades europeias, e parte dessa fama acessível se deve à grande oferta de atrações gratuitas em Lisboa.
Os vários elevadores que conectam os bairros baixos à parte alta da cidade, por exemplo, são gratuitos, incluindo o ascensor do Castelo São Jorge, uma das atrações mais imperdíveis da cidade.
Você também não precisa pagar nada para visitar a Catedral da Sé, do século XII, que mistura diferentes estilos arquitetônicos e já sobreviveu a vários desafios, como o avassalador terremoto que destruiu a cidade no século XVIII.
Muitos museus lisboetas também abrem suas portas uma vez ao mês (ou por semana) com entrada gratuita, como o Museu do Oriente.
Por fim, aproveite para fazer os tours gratuitos pelo centro histórico e pelos bairros mais famosos da cidade.
Você não precisa pagar nada para aprender sobre a história desses lugares, basta deixar uma gorjeta para o guia no fim do passeio!
Onde comer em Lisboa, Portugal
Uma das melhores coisas para fazer em Lisboa, Portugal, é conhecer a saborosa gastronomia portuguesa. A cidade abriga alguns dos melhores restaurantes do mundo e você não vai se arrepender de explorar cada um deles.
As típicas tascas são uma excelente pedida na hora de matar a fome. Esses estabelecimentos podem até parecer simples, mas são famosos pela excelente cozinha e estão espalhados por todo o centro histórico.
Em Alfama, Alto e Chiado, a cada rua você poderá encontrar um bom restaurante e, melhor ainda, com preços acessíveis.
Também existem restaurantes incríveis no Mercado da Ribeira, nos arredores da Praça do Comércio e ao longo da rua Augusta.
Antes de ir embora, não deixe de visitar a Casa do Pastel de Belém, no bairro Belém, para experimentar o mais delicioso doce português.
O que visitar em Lisboa e arredores
Quem visita Lisboa, Portugal, não pode perder a oportunidade de conhecer alguns dos destinos encantadores nos arredores da cidade.
A pacata Vila de Sintra, por exemplo, fica a 40 minutos de trem, é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e reúne várias atrações incríveis, como palácios, castelos e um charmoso centro histórico.
Você também pode gostar das praias e dos restaurantes de Trafaria, a 17 km do centro, do litoral digno de Caribe da cidade de Arrábida, a 50 km de distância, ou da Lagoa de Óbidos, a maior de toda a Península Ibérica, a 95 km de Lisboa.