Ir para o site

×

×

Bretanha, França: o que fazer e quais cidades conhecer na região?

Conheça as principais cidades da Bretanha, na França, e confira dicas sobre o que fazer e onde ficar na região!

A Bretanha, na França, é um destino permeado por cenários de beleza ímpar.

Para muitos brasileiros, essa região é um tesouro ainda não descoberto, um destino que guarda segredos ancestrais e uma riqueza cultural incomparável. 

A história da Bretanha remonta aos tempos da Gália, lar de várias tribos galesas e celtas, que lutaram contra o Império Romano. 

Prepare-se para uma viagem por lugares mágicos, relacionados à lendária história do Rei Artur e ao caso de amor entre Tristão e Isolda. Vamos lá!

Onde fica a Bretanha?

Onde fica a Bretanha?
Pxhere / CC0

A Bretanha fica no extremo oeste da França, abraçada por uma extensa costa banhada pelo Canal da Mancha. 

A capital, Rennes, está localizada a 350 km (cerca de 1h30 de trem) de Paris e a 115 km da cidade de Nantes.

Mapa da Bretanha, França

A Bretanha, conhecida por suas terras lendárias e atmosfera mágica, encanta os visitantes com paisagens e tradições enraizadas no tempo. 

Não faltam cidades apaixonantes para conhecer, como a capital regional Rennes, Quimper Saint-Malo e Brest, entre muitas outras.

Veja a localização da Bretanha, no mapa!

Descubra o melhor da Bretanha economizando com o Vai de Promo!

A região da Bretanha é também o lar da lendária floresta de Brocéliande, imortalizada nas histórias do Rei Artur e do Mago Merlin. 

Mas você não precisa de mágica para conhecer esse destino encantado: você só precisa do Vai de Promo!

Buscador e comparador de seguros de viagem para Europa e passagens aéreas para a França mais completo do mercado, o Vai de Promo é seu grande aliado para economizar enquanto viaja.

Nossa plataforma é uma ferramenta eficiente para chegar às melhores ofertas para sua viagem. 

Você pode utilizar filtros para personalizar sua busca e comparar promoções das empresas mais renomadas, turbinando sua economia. 

Conheça um jeito novo de viajar, conheça o Vai de Promo!

Quais as cidades da Bretanha?

A região francesa tem 18 comunas com pelo menos 15 mil habitantes. Esses destinos não desapontam os viajantes que buscam boa gastronomia, história e paisagens idílicas. 

Conheça as cidades mais populares da Bretanha!

Rennes

Rennes desfruta de certo protagonismo regional desde a dominação romana até a Segunda Guerra Mundial, que deixaram cicatrizes, mas também moldaram a identidade local.

Hoje capital da Bretanha, é um destino dos sonhos para quem gosta de arquitetura, com séculos de história retidos em suas construções. 

Os portões de Mordelles, datados do século XV, são um bom exemplo da herança medieval da cidade.

A Place des Lices é outro ponto imperdível, endereço da catedral da cidade e de ruínas de uma muralha galo-romana, datados do século III.

Não deixe de conhecer também a Ópera de Rennes, o centro de arte contemporânea La Criée e o complexo cultural Les Champs Libres

Para completar seu itinerário, explore o Musée de Bretagne e o Musée de Beaux-Arts.

Saint-Malo

Saint-Malo é um destino de frente para o Canal da Mancha, margeado por uma muralha medieval conhecida como Intra Muros

Basta passar pelos portões para ser “transportado” para um cenário que evoca séculos de história.

Um dos grandes atrativos dessa pacata cidade é a Catedral Saint Vincent, erguida entre os séculos XII e XVIII. 

Sem dúvidas, um dos destinos mais encantadores da Bretanha francesa, que merece entrar em seus planos!

Brest

Brest é uma cidade de médio porte na costa bretã, que pode ser facilmente conhecida em um dia de passeio. 

O coração histórico da cidade, voltado para o mar, guarda belezas como o Castelo de Brest, datado do século III. O lugar até hoje preserva partes de suas muralhas originais e abriga o Museu da Marinha

A vida local gira em torno do porto, onde o movimento é constante ao longo do ano. Afinal, é difícil resistir a um passeio de barco pelo Canal da Mancha. Fica a dica!

Dinan

Dinan
Flickr / CC BY 2.0

A apenas 30 km da cidade de Saint-Malo fica a apaixonante Dinan, uma cidade medieval de charme atemporal. 

A cidade murada parece ter sido congelada na Idade Média, com suas casas estilo enxaimel erguidas sobre bares e creperias acolhedoras.

Uma das experiências imperdíveis é percorrer a íngreme Rue du Petit-Fort, que serpenteia o centrinho e desemboca às margens do rio Rance. 

À noite, o cenário se torna ainda mais místico, com ruas quase sempre silenciosas e iluminadas por uma suave luz amarela.

Quimper

Quimper é a antiga capital do reino da Cornualha e um dos destinos mais imperdíveis da Bretanha, onde a história está presente em cada esquina e no belo rio Odet.

Um passeio pelas ruas do centro histórico significa caminhar entre casas de enxaimel, creperias tradicionais e cafés convidativos. 

A Cathédrale Saint-Corentin de Quimper, uma catedral gótica do século XIII, é um dos pontos mais famosos da cidade. 

Aproveite para conhecer o Château de Lanniron, antiga residência dos bispos da Cornualha.

Dinard

Dinard, vizinha de Saint-Malo, muitas vezes fica fora do radar dos turistas, mas merece ser descoberta, mesmo que apenas por algumas horas. 

Sua praia é a grande atração, onde você pode desfrutar do sol e do mar em um ambiente acolhedor. A vista é marcada pela presença constante de Saint-Malo no horizonte, na margem oposta da baía.

Aproveite para contemplar as famosas mansões construídas nos penhascos com vista para a praia. É um cenário distinto no coração da região.

Vannes

As casas tradicionais e as antigas muralhas de Vannes já justificam a visita a este destino charmoso, mas há muito mais a conhecer.

A região circundante abrange mais de 60 ilhas, descritas como “druídicas, misteriosas e encantadas” por escritores históricos. 

Essas ilhas carregam vestígios ancestrais, como túmulos, menires e dólmenes surpreendentes.

O pequeno porto fica bem no coração da cidade, convidando os visitantes a observar o vaivém das embarcações ao longo do dia.

Lorient

Lorient é uma cidade portuária situada na foz dos rios Blavet e Scorff, com uma rica história para contar.

A região começou a ser densamente povoada a partir do século XVII, florescendo como um centro de comércio, atividade marítima e construção naval militar.

Desde então, segue relativamente protegida, com suas heranças históricas ainda firmes. 

O patrimônio arquitetônico é uma mistura de belas mansões do século XVIII, casas dos anos 1930 e edifícios que ecoam a memória das grandes navegações.

Os visitantes podem conhecer a famosa base de Keroman, a maior fortaleza do século XX, onde estão preservados itens históricos e até um submarino.

Morlaix

Outra cidade imperdível na Bretanha, é Morlaix, onde o mar encontra um canal e forma uma paisagem bucólica muito fotogênica.

No porto instalado ao final do canal, visitantes se concentram para assistir ao sobe e desce dos barcos à mercê da dança das marés.

Há, ainda, o cenário mais fotografado de toda a cidade: o impressionante Viaduto Ferroviário, considerado primor da engenharia. 

Para os entusiastas de fotografia, atravessar o viaduto é praticamente uma obrigação!

Aproveite seu passeio para conferir a Casa da Duquesa Anna. A visita guiada custa apenas 2 euros (em abril de 2024) e possibilita conhecer a arquitetura das típicas casas bretãs. 

Pont-Aven

Pont-Aven ficou conhecida como “a cidade dos pintores” no final do século XIX. 

Naquele período, um grupo de artistas se instalou na cidade para capturar a luminosidade e a beleza natural do local em suas obras.

O rio Aven corta a cidade, margeado por jardins floridos e moinhos antigos. Um passeio pela região significa atravessar pontes pitorescas, descobrir galerias de arte e desfrutar da arquitetura tradicional da cidade.

A Promenade Xavier-Grall é a via mais bonita da cidade, adornada com pontes e bancos à beira-rio.

Durante seus passeios pelo centrinho, entre em algumas galerias para descobrir obras de artistas locais e internacionais. 

Você vai entender na prática por que Pont-Aven continua a inspirar com sua fama de cidade dos pintores!

Roscoff

Roscoff
Wikimedia Commons / CC BY 4.0

Roscoff é uma vila de pescadores conhecida por suas iguarias marítimas, como a famosa lagosta francesa, localizada na baía de Morlaix.

Essa cidade de origem corsária tem um núcleo histórico datado do século XVI, e prosperou como um importante centro comercial, atraindo visitantes das ilhas britânicas e de Paris.

Hoje, muito mais do que uma simples vila de pescadores, Roscoff é um destino moderno e dinâmico, que mantém suas tradições enquanto abraça o turismo.

A lista de atrações inclui desde praias isoladas até restaurantes de frutos do mar de renome mundial. Não deixe de fazer um passeio de barco ao redor da baía de Morlaix e de conhecer os mercados locais!

Camaret

Outra joia costeira bretã é Camaret, que fica na ponta de uma península e pode render um ou dois dias de visita.

A vida gira em torno do seu porto, que já foi um importante polo de atividades pesqueiras. É um deleite conhecer as docas da cidade, relembrando os dias de glória da indústria marítima da região.

Perto da capela de Notre-Dame de Rocamadour há um cemitério de barcos, doados por marinheiros em gratidão pela salvação de naufrágios. Tudo parece mítico e permeado por devoção a Deus e ao mar.

Não deixe de visitar a torre de Vauban, declarada Patrimônio Mundial, que era dedicada à defesa de Camaret contra as ameaças do mar.

Outras cidades

Além dos destinos que citamos até aqui, você terá a oportunidade de explorar outras cidades da Bretanha igualmente imperdíveis. Confira algumas delas:

  • Côte de Granit Rose;
  • Pointe du Raz;
  • Belle Île;
  • Combourg;
  • Fougères.

O que fazer em Bretanha na França?

Ainda está na dúvida sobre quais atrações incluir em seu itinerário? Conheça algumas dicas do que fazer na Bretanha! 

Monte Saint-Michel

Situado em uma ilha rochosa, o Monte Saint-Michel é um verdadeiro tesouro da arquitetura francesa

Conheça suas ruas estreitas e visite a abadia no topo da montanha para curtir uma vista panorâmica do oceano.

Alinhamento das Rochas de Carnac

Esta atração é um impressionante complexo megalítico, composto por milhares de pedras erguidas em fileiras ordenadas. 

O local remonta à pré-história e ainda intriga com seu mistério e beleza.

Baía de Morlaix

Recomenda-se um passeio de barco pelas águas tranquilas da Baía de Morlaix, lar de ilhas que guardam aldeias antigas e paisagens deslumbrantes, como enseadas escondidas.

Catedral de Saint-Corentin

Um dos tesouros de Pont-Aven, a catedral gótica de Saint-Corentin remonta ao século XIII e é famosa por seus vitrais ricos em detalhes.

Belle-Île-en-mer

Simultaneamente pequena em tamanho e gigante em beleza, Belle-Île-en-mer é conhecida por suas praias de areia dourada, com falésias impressionantes. 

Há vários vilarejos encantadores para conhecer nesta região.

Floresta de Brocéliande

Floresta de Brocéliande
Flickr / CC BY 2.0

Essa antiga floresta há séculos é associada a histórias de cavaleiros, fadas e magia, sendo um dos cenários da saga lendária do Rei Artur. 

Basta uma caminhada para perceber o poder de encantamento de seus bosques e ruínas.

Ilha de Ouessant

Remota e intocada, a ilha é conhecida por suas praias praticamente desertas e suas vilas pacatas, que mantêm preservadas as tradições bretãs. 

Que tal um roteiro para conhecer os faróis históricos de Ouessant?

Onde ficar na Bretanha?

Em meio a tantas cidades e atrações para conhecer, muitos turistas ficam na dúvida sobre onde se hospedar na região. 

Para te ajudar, destacamos algumas indicações!

Desfrutar de boa infraestrutura

Ideal para quem gosta de ficar à beira-mar, Saint-Malo é uma cidade histórica movimentada e com boa infraestrutura.

Os turistas desfrutam de uma ampla rede de hotéis, restaurantes e lojas, além de opções de entretenimento.

Hospedagem de preços e estilos variados

Se você sempre sonhou em ficar em uma autêntica cidade medieval, Dinan é o lugar perfeito para a sua estadia. 

Em meio às ruas de pedra, você vai encontrar hospedagens em todas as faixas de preços e estilos.

Aproveitar a conveniência e vida noturna

A capital da Bretanha é uma excelente escolha para quem não abre mão da conveniência de uma grande cidade. 

Rennes é uma cidade universitária que oferece de hotéis modernos a acomodações mais econômicas, além de uma vida noturna agitada.

Qual a melhor época para visitar a Bretanha?

A Bretanha é um destino para o ano inteiro, mas recomenda-se “fugir” dos meses de inverno, quando as chuvas são mais frequentes.

O verão é a época mais confortável para passeios, embora também seja uma estação de cidades cheias e preços mais altos. 

Entretanto, como as máximas não passam de 24ºC, pode ser a melhor ocasião para quem não gosta de frio.

Para evitar os extremos da alta temporada e o frio do inverno, pode ser uma boa visitar a região nas estações intermediárias, primavera e outono.

É obrigatório o seguro viagem para ir à Bretanha?

Sim, o seguro viagem é obrigatório para visitar a Bretanha, na França

O país dos croissants pertence ao Espaço Schengen, que determina a obrigatoriedade do seguro para todos os turistas.

Um seguro viagem cobre várias situações, como gastos médicos, perda ou roubo de bagagem, cancelamento de viagem e outros imprevistos. 

Portanto, além de ser obrigatório, o seguro é altamente recomendável para qualquer viajante!

Visite as cidades da Bretanha pagando pouco!

Visite as cidades da Bretanha pagando pouco!
Pxhere / CC0

No Vai de Promo você encontra ofertas de seguro viagem obrigatório das seguradoras mais renomadas pelo melhor preço do mercado. Você pode até usar o comparador para avaliar qual plano oferece as coberturas que você busca.

Além disso, nosso site também é um buscador de passagens aéreas baratas para a França, com promoções e descontos imperdíveis para os melhores destinos.

Faça uma pesquisa e descubra um jeito mais barato de viajar com o Vai de Promo!

Perguntas frequentes sobre Bretanha, França

Para tornar o seu roteiro ainda mais completo, confira algumas informações sobre a Bretanha!

Qual a origem do nome Bretanha?

O nome Bretanha tem origem no termo latino Britannia, que evoluiu para o francês antigo Bretaigne e, posteriormente, para Bretagne. 

O termo era utilizado pelos romanos desde o século I a.C. para se referir à província romana. 

É necessário falar francês para ir para Bretanha?

Se você não fala o idioma francês, não se preocupe. Não é obrigatório falar a língua para visitar a Bretanha.

Embora seja uma região de língua francesa, especialmente para os turistas estrangeiros, comunicar-se em inglês é bastante viável. 

De qualquer forma, iniciar uma conversa com um “bonjour” seguido de inglês é uma abordagem comum e bem-recebida. 

Quanto tempo ficar na Bretanha?

A Bretanha, na França, é um destino que merece ao menos de três a quatro dias de estadia. Esse prazo pode ser suficiente para visitar os principais pontos turísticos. 

No entanto, conhecer mais profundamente a região exige ao menos uma semana ou até mesmo duas de permanência.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!