Ir para o site

×

×

Lugares para conhecer em SC no inverno: 15 atrações imperdíveis

Descubra lugares para conhecer em Santa Catarina no inverno. Saiba o que fazer e como curtir cada atração em diversas cidades do estado.

O inverno transforma Santa Catarina em um verdadeiro espetáculo de beleza natural e charme acolhedor, transformando as paisagens catarinenses com frio intenso e, muitas vezes, até neve. 

E muito se engana quem pensa que esses destinos de inverno estão limitados à Serra Catarinense: há lugares imperdíveis até mesmo na costa, onde as temperaturas tendem a ser mais amenas.

A lista inclui municípios conhecidos pelo frio intenso, como Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Lages e Urupema, destinos litorâneos para toda a família, como Penha e Balneário Camboriú, colônias europeias cheias de charme, como Blumenau, e muito mais.

Neste artigo, vamos explorar 15 destinos imperdíveis na região durante a estação, garantindo que sua viagem seja repleta de momentos inesquecíveis.

15 lugares para conhecer em Santa Catarina no inverno

15 lugares para conhecer em Santa Catarina no inverno
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Conhecida por registrar as temperaturas mais baixas do país, muitas vezes abaixo de zero, e até mesmo neve, Santa Catarina se torna um destino imperdível entre junho e agosto.

Confira os lugares para conhecer em SC no inverno mais imperdíveis!

Águas Termais em Gravatal e Tubarão

Nada melhor do que desfrutar de um relaxante banho quente para afastar o frio, e as cidades de Gravatal e Tubarão são perfeitas para isso. A região é uma estância hidrotermal, com águas naturalmente aquecidas que têm propriedades terapêuticas

Os visitantes encontram boas opções de hospedagem, gastronomia e parques aquáticos, com tudo que precisam em uma rede de turismo completa. A sensação de imersão nas águas quentes relaxa e revitaliza, sendo recomendada para todas as idades.

Aliás, pertinho da capital Florianópolis tem outra estância hidrotermal incrível: Águas Mornas, a apenas 35 km de distância, também famosa por suas piscinas naturalmente aquecidas.

Durante o inverno, as temperaturas nessa região costumam variar entre 13ºC e 18ºC, tornando as cidades ideais para quem não gosta de temperaturas muito amenas. 

Balneário Camboriú

Em qualquer estação, Balneário Camboriú é um destino incrível, mas o inverno traz uma transformação com a chegada das massas de ar polar, fazendo as temperaturas caírem para 15 °C durante o dia e até menos de 4 °C nas madrugadas. 

Embora o frio seja intenso demais para curtir as famosas praias da cidade, não falta o que fazer mesmo quando as temperaturas despencam. 

Ou seja, você pode desfrutar de todo o charme de Balneário Camboriú mesmo nos dias mais frios do ano.

Aproveite para explorar o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, fazer compras nos shoppings da cidade, levar as crianças para conhecer a Floresta Encantada, visitar o Parque Ecológico e passear pelo Parque Unipraias

Beto Carrero World em Penha

Um dos melhores lugares para conhecer em SC no inverno é o Beto Carrero World, o maior parque temático do continente, situado na cidade de Penha. No inverno, o local funciona todos os dias, para que você possa aproveitar suas atrações sem o calor intenso do verão. 

O complexo oferece brinquedos que vão dos mais radicais aos infantis, além de apresentações artísticas e espaços temáticos, com opções de lazer e entretenimento para toda a família. 

Com termômetros entre 14 °C e 21 °C, você poderá caminhar pelo parque com mais conforto, com aquela sensação gostosa de friozinho no sol, contando com a adrenalina das atrações para fazer a temperatura subir.

Cânions de Praia Grande

Praia Grande está entre os melhores destinos para quem deseja explorar os parques nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra, em meio a mata atlântica, cascatas e vales que formam paisagens deslumbrantes. 

Localizada na divisa com o Rio Grande do Sul, Praia Grande atrai aventureiros de todos os cantos com suas impressionantes formações, que chegam a 900 metros de altura e formam o maior conjunto de cânions da América do Sul

O clima na região é frio durante todo o ano, sendo junho o mês mais gelado, com temperaturas médias de 11 °C. 

Entre os cânions mais conhecidos estão o Itaimbezinho e o Fortaleza, além de outros 60 cânions, como Quitéria, Montenegro e Josafaz. Imperdível!

Cânion Espraiado em Urubici

Se você gosta do visual campestre, Urubici está entre os lugares para conhecer em SC no inverno perfeito para você. A cidade, famosa pelo frio e suas florestas de araucárias, é um daqueles destinos em que você poderá viver uma experiência de frio aconchegante. 

Entre os atrativos que não pode perder está o Cânion Espraiado, famoso por seus paredões com mais de 700 metros de altura, que fica na parte sul do Campo dos Padres, a quase 1.500 metros de altitude. Isso contribui com que a região apresente temperaturas de até -8ºC no inverno, com possibilidade de neve e geadas.

O cânion é uma joia cênica da Serra Geral, marcando a divisão abrupta entre a Serra Catarinense e a planície com penhascos dramáticos e cachoeiras que despencam de grandes alturas. Ou seja, destino perfeito para trilhas e contemplação da natureza.

Cascata que Congela em Urupema

Cascata que Congela em Urupema
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Muitos lugares frios no Brasil surpreendem, mas a Cascata que Congela, em Urupema, talvez seja um dos mais peculiares. A queda d’água se transforma em gelo de verdade na estação mais fria do ano.

O fenômeno ocorre devido às baixíssimas temperaturas do inverno, especialmente por conta da localização da cascata, um local quase totalmente encoberto pela vegetação, com pouca luz solar direta e rodeada por rochas geladas. 

A atração está a apenas 700 metros do topo do Morro das Antenas, a 7 km do centro e 1.600 metros de altitude, podendo chegar a 14ºC negativos no inverno. 

A cascata possui dois níveis: o primeiro é visível da estrada de terra que leva à queda, enquanto o segundo é acessível por uma trilha com degraus.

Gôndola Veneziana em Nova Veneza

Outro passeio catarinense interessante para o inverno é a Gôndola Veneziana, na cidade de Nova Veneza: trata-se da única peça do gênero em toda a América Latina

A embarcação é exatamente idêntica às que circulam pelos canais de Veneza. A peça é carinhosamente chamada de Lucille e é uma das quatro gôndolas oficiais doadas pela cidade italiana, com as demais situadas em Toronto, São Petersburgo e Pequim.

Completamente artesanal, a embarcação fica aberta à visitação diariamente, com acesso gratuito, em um lago artificial na Praça Humberto Bortoluzzi.

Mirante da Morro da Boa Vista em Joinville

O Mirante do Morro da Boa Vista, em Joinville, ganhou fama pelas vistas panorâmicas que oferece, permitindo aos visitantes observar a Baía da Babitonga, a Serra do Mar, a área urbana de Joinville e até a cidade de São Francisco do Sul

A estrutura de concreto, com 14,5 metros de altura, fica a mais de 200 metros de altitude, com acesso via escadas ou elevador, e conta também com uma trilha ecológica que atravessa a mata atlântica por uma passarela suspensa. No inverno, as temperaturas no lugar chegam a até 13ºC.

Durante o percurso, é comum avistar animais típicos da mata atlântica, até chegar à Janela do Mirante, de onde se tem uma vista deslumbrante. O acesso tem 2,3 km de extensão e é todo calçado e equipado com bancos para pausas e placas informativas.

Mirante da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra

A pacata Bom Jardim da Serra é o endereço de um dos mirantes mais encantadores de Santa Catarina, com vista da Serra do Rio do Rastro, em uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil. 

O ponto de observação fica a quase 1.500 metros de altura, possibilitando admirar a paisagem coberta pela neblina e geada típicas do inverno. Nos dias com boas condições climáticas, é possível enxergar até o mar, a quase 100 km de distância! Em relação às temperaturas, a mínima costuma ser de 8ºC durante o inverno.

O horário ideal para a visita ao mirante é entre às 11h e 15h, quando há menos neblina, o que pode garantir uma visibilidade melhor e uma experiência ainda mais memorável. O acesso é gratuito.

Oktoberfest em Blumenau

A Oktoberfest não é exatamente um dos lugares para conhecer em SC no inverno, mas um evento anual simplesmente imperdível que merece entrar em seus planos.

Considerada a segunda maior festa cervejeira do mundo, o evento atrai milhares de visitantes todos os anos para Blumenau, que dura 17 dias regados a comidas e bebidas típicas da Alemanha. 

Embora a festa ocorra apenas na primavera, mais especificamente em outubro, no inverno você pode conhecer o lugar no qual ela acontece, o Parque Vila Germânica, um grande centro de convenções decorado como uma vila do interior alemão!

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Santo Amaro da Imperatriz

Que tal espantar o frio com caminhadas em meio à natureza? O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, situado em Santo Amaro da Imperatriz, é uma reserva de mata atlântica com mais de 80 mil hectares de área, com inúmeras trilhas para explorar.

Há percursos que levam ao Morro do Cambirela, uma travessia até o Vale da Utopia e cachoeiras incríveis, como Rio Vermelho, Retiro, Jarrão e outras. É uma chance de imergir na natureza catarinense enquanto desvenda paisagens incríveis! 

O trajeto de travessia tem cerca de 90 quilômetros de extensão e conecta São Bonifácio, com suas cachoeiras e casas enxaimel, à cidade de Santo Amaro, uma importante estância hidrotermal.

Pedra Furada em São Joaquim

Pedra Furada em São Joaquim
Flickr / CC BY 2.0

São Joaquim, um dos destinos catarinenses mais gelados no inverno, é casa da Pedra Furada, um dos tesouros naturais mais impressionantes da Serra Catarinense. 

Localizada em uma área de difícil acesso, a trilha é uma das mais desafiadoras da região, com 8 km de extensão (ida e volta) e duração de cerca de 5 horas. Contudo, não restam dúvidas: a recompensa vale o esforço. 

A Pedra Furada é uma rocha basáltica com uma fenda que se assemelha a uma janela e oferece vistas espetaculares. No trajeto, você terá a oportunidade de conhecer o mirante do Morro da Igreja, que oferece uma vista da Pedra Furada e do cânion.

Santuário Madre Paulina em Nova Trento

Se você procura um destino de turismo religioso, considere visitar o Santuário Madre Paulina, na cidade de Nova Trento. O lugar atrai fiéis durante todo o ano, inclusive no inverno, em uma região muito bonita, repleta de matas e belezas naturais.

O santuário é dedicado a Santa Paulina, a primeira santa brasileira, e foi construído no vilarejo onde ela cresceu e viveu boa parte de sua vida, a quase 8 quilômetros do centro da cidade. 

A atração é facilmente acessível, com placas indicativas ao longo do caminho que garantem uma fácil localização. A entrada é gratuita e são realizadas missas diariamente.

Vale da Uva e do Vinho em Videira

Outro destino imperdível entre os lugares para conhecer em SC no inverno é o Vale da Uva e do Vinho, em Videira, onde você pode se aquecer experimentando bebidas de rótulos premiados.

Fundada em 1944 e colonizada por imigrantes europeus, Videira ostenta o título de Capital Catarinense da Uva e do Espumante, oferecendo atrações como o Museu do Vinho, o Observatório Astronômico e charmosas vinícolas.

Na Vinícola Santa Augusta, por exemplo, você pode degustar vinhos e espumantes elaborados com técnicas avançadas, enquanto a Vinícola Villaggio Videirense é conhecida por seu excelente restaurante. A lista inclui também as vinícolas Aurora, Lidio Carraro e Miolo, entre outras.

Vale Europeu Catarinense no Vale do Itajaí

Uma das jóias do Vale do Itajaí é o Vale Europeu, uma região que foi colonizada por imigrantes italianos e alemães, mantendo preservadas as heranças desses povos.

Cortado pelo rio Itajaí, o Vale Europeu é composto por 12 municípios que preservam suas tradições e costumes, como Pomerode, Timbó, Blumenau e outras, que exibem características da arquitetura europeia, gastronomia típica e costumes locais. 

Durante o inverno, não há nada melhor que percorrer os roteiros de cicloturismo e trilhas, respirar o ar puro da natureza, mergulhar na história da região e, é claro, conhecer os excelentes restaurantes que servem delícias germânicas e italianas.

Desfrute do inverno em Santa Catarina com descontos

Há muitos lugares para conhecer em SC no inverno, e com o Vai de Promo você assegura a economia necessária para visitar esses destinos fantásticos sem pesar no bolso.

No nosso site, você encontra um mecanismo potente de busca de passagens aéreas baratas, que centraliza a sua pesquisa e te ajuda a navegar entre diversas ofertas e escolher a que mais lhe agrada. Isso tudo com a vantagem de poder pagar em até 12 vezes, em um processo 100% online e seguro.

Visite o Vai de Promo e viva a experiência de viajar para qualquer destino por um preço que cabe no seu orçamento!

Passagens aéreas saindo de
Rio de Janeiro
Florianópolis
LATAM LATAM
A partir de R$475
Florianópolis
Gol Gol
A partir de R$539
Florianópolis
Azul Azul
A partir de R$585

Como é o inverno em Santa Catarina?

O inverno em Santa Catarina costuma ser frio e seco, com possibilidade de neve em algumas regiões. Antes de embarcar para um dos lugares para conhecer em SC nessa estação, confira as informações que reunimos para facilitar o seu planejamento!

Quantos graus faz no inverno em Santa Catarina?

Quantos graus faz no inverno em Santa Catarina
Wikimedia Commons / CC BY 4.0

As temperaturas em Santa Catarina variam bastante de acordo com a região. No litoral, a média fica entre 5 °C e 20 °C, mas na Serra Catarinense, como em Urupema e São Joaquim, as temperaturas podem atingir -10 °C.

Qual é o mês mais frio em Santa Catarina?

O mês mais frio em Santa Catarina é julho, com temperaturas médias entre 6 °C e 8 °C, especialmente nas regiões mais frias do estado, como o Planalto Sul, Planalto Norte e Meio Oeste.

Qual é a cidade mais fria de Santa Catarina?

Entre todas as cidades do estado, a mais “gelada” é Urupema, na Serra Catarinense. Em 2021, a cidade recebeu o título de Capital Nacional do Frio após registrar a temperatura de -8,92 °C. 

As baixas temperaturas são uma realidade durante todo o ano: a média anual na cidade é de apenas 8 °C.

Qual a cidade mais quente no inverno em Santa Catarina?

A cidade mais quente no inverno catarinense é Itapiranga, na região oeste do estado, quase na divisa com o Rio Grande do Sul. Devido à sua altitude menor e influência subtropical, Itapiranga tem médias de temperatura entre 15 °C e 22 °C na estação mais fria do ano.

Qual a cidade que neva em Santa Catarina?

São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici são as cidades onde ocorre neve com mais frequência no estado catarinense. Outros destinos que também podem registrar neve incluem Lages, Lauro Müller, Monte Castelo, Curitibanos e Fraiburgo. 

Conheça lugares imperdíveis no inverno em Santa Catarina com o Vai de Promo!

Os melhores lugares para conhecer em SC no inverno estão ao seu alcance com o Vai de Promo, seu maior aliado para viagens econômicas.

Utilize nossos recursos de pesquisa para encontrar as ofertas mais vantajosas em passagens aéreas para Santa Catarina com toda a comodidade que você merece.

Quem conhece, comprova: o Vai de Promo é sinônimo de viajar sem abrir mão da economia!

Passagens aéreas saindo de
Rio de Janeiro
Florianópolis
LATAM LATAM
A partir de R$475
Florianópolis
Gol Gol
A partir de R$539
Florianópolis
Azul Azul
A partir de R$585

Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!