Ir para o site

×

×

O que fazer em Bruxelas? saiba tudo sobre a capital da Bélgica!

Já pensou em viajar para Bruxelas? Venha descobrir por que Bruxelas é uma cidade que vale a pena visitar em qualquer época do ano!

Descobrir o que fazer em Bruxelas é mais fácil do que você imagina. Preparamos um compilado com tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo a sua visita à capital da Bélgica!

Fundada no século X, a cidade passou por diversas mudanças ao longo dos séculos, influenciada por diferentes povos e culturas até chegar à atualidade como a capital da União Europeia.

Uma das maiores cidades belgas, o destino é conhecido por sua tradição na produção de cervejas, chocolates e waffles, o que a coloca como um destino imperdível para amantes de boa gastronomia.

Mas não é só isso. A cidade também é um destino cultural rico, com atrações como o Atomium, a Grande Praça de Bruxelas, a icônica estátua do Manneken Pis e a majestosa Catedral de São Miguel e Santa Gúdula. 

Já os fãs de arte e história podem desfrutar de museus e galerias como o Museu de Arte Antiga de Bruxelas e o Centro Belga de História em Quadrinhos, entre muitos outros lugares incríveis.

Vem descobrir por que Bruxelas é uma cidade que vale a pena visitar em qualquer época do ano!

Como ir para Bruxelas?

Como ir para Bruxelas?
Pxhere / CC0

Antes de descobrir o que fazer em Bruxelas, é necessário definir como você vai chegar até a capital da Bélgica. 

Com pouco mais de 1,2 milhão de habitantes, a cidade de Bruxelas fica localizada na região central da Bélgica, na Europa Ocidental, a aproximadamente 170 km ao norte de Paris e a cerca de 300 km de Amsterdã.

Confira como chegar até lá!

A partir do Brasil

Os viajantes brasileiros que desejam visitar a cidade de Bruxelas precisam encarar ao menos uma conexão para chegar ao destino, geralmente em cidades como Lisboa, Madrid, Paris e Frankfurt.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Bruxelas, também conhecido como Aeroporto de Zaventem, você poderá escolher entre diversos meios de transporte para chegar ao centro da cidade. 

A forma mais comum de chegar ao hotel a partir do aeroporto é de trem, um modal rápido, conveniente e relativamente barato de transporte. 

A estação de trem fica no subsolo do aeroporto e oferece viagens regulares em direção à estação central de Bruxelas, que fica no centro histórico. 

Os táxis estão disponíveis no terminal de chegadas do aeroporto e são uma opção mais cara, enquanto ônibus e metrôs têm tarifas mais baixas. 

Uma boa dica é contar com um mapa ou um aplicativo de transporte para se orientar no trajeto e não se perder no caminho até o hotel.

De outros países da Europa

Chegar a Bruxelas a partir de outros países da Europa é ainda mais fácil, já que a cidade é um importante centro de transporte na Europa. 

A capital belga é servida por um grande número de companhias aéreas e está conectada por trem, ônibus e carro a várias cidades próximas. 

Se você estiver viajando de trem, a estação central de Bruxelas é um importante ponto de partida e chegada para várias rotas internacionais, incluindo Paris, Amsterdã, Londres e Colônia, com viagens operadas por empresas como a Eurostar, a Thalys e a ICE

Quem está viajando de ônibus encontra rotas a partir da maioria das principais cidades da Europa, especialmente via empresas como Flixbus e Eurolines

Prefere dirigir? Bruxelas está localizada perto de importantes rodovias que ligam a cidade a outras partes da Europa. 

A E19 conecta a cidade a Amsterdã, na Holanda, e Paris, na França. A E40, por sua vez, passa pelas cidades belgas de Ostend, Bruges, Gante e Liège, na fronteira com a Alemanha. A E411 é a via que leva até Luxemburgo, passando por Namur e Arlon.

Além disso, não se esqueça de que é possível voar até Bruxelas, um importante hub para aeroportos de toda a Europa, que opera voos regulares a partir de cidades como Paris, Londres, Berlim e Madrid. 

Mapa de Bruxelas, Bélgica

A fantástica capital da Bélgica parece convidar o viajante a explorar seu charmoso centro histórico: caminhe pela Grand Place, tombada como Patrimônio Mundial da Unesco, conheça a Câmara Municipal e visite as casas de guildas. 

Aproveite para conhecer o icônico monumento Manneken Pis, e não deixe de experimentar o famoso chocolate belga em uma das muitas chocolaterias locais.

Confira o que fazer em Bruxelas no mapa da cidade!

Quando ir até Bruxelas?

A capital belga é um destino versátil: você vai encontrar o que fazer em Bruxelas no inverno ou no verão, tanto de dia quanto de noite.

Durante os meses mais quentes, de março a agosto, a cidade ganha vida com festivais e eventos ao ar livre, como o famoso festival de flores no Grand Place, em abril. 

Além disso, o clima mais quente permite que você explore a cidade a pé e aproveite à vontade os jardins e parques, como o Parque do Cinquantenaire. 

Se você prefere clima mais frio, pode considerar visitar Bruxelas no outono ou inverno, de setembro a novembro, quando a paisagem fica digna de conto de fadas, com luzes de Natal e um famoso mercado de Natal na Grand Place. 

Em outras palavras, é a época perfeita para provar as delícias culinárias típicas da temporada, como o famoso waffle belga com chocolate quente.

Onde se hospedar em Bruxelas?

Tão importante quanto montar um roteiro com o que fazer em Bruxelas é escolher uma região estratégica para sua estadia, que facilite os seus passeios e deslocamentos pela cidade.

O centro histórico é a região mais conveniente para estadia, especialmente na região da Grand Place, o que é sinônimo de estar no coração da cidade, rodeado por arquitetura impressionante e muitos pontos turísticos. 

O lado negativo é que essa região pode ser bastante movimentada, especialmente durante a alta temporada, sendo contraindicada para quem tem sono leve. 

Outra região sugerida é o bairro de Saint-Gilles, que tem atmosfera mais boêmia, repleta de bares, restaurantes e galerias de arte, perfeito para quem busca uma estadia mais autêntica, com fácil acesso aos pontos turísticos e sem a agitação do centro histórico. 

Faz questão de ficar em uma área mais tranquila? Considere ficar em Ixelles, um bairro residencial e elegante, com muitas áreas verdes, museus e galerias de arte. A área é um pouco mais afastada do centro histórico, mas ideal para quem gosta de requinte. 

Caso seu objetivo seja economizar o máximo possível em diárias, vale a pena se hospedar na região de Schaerbeek, um bairro amigável para quem busca uma estadia confortável sem gastar muito.

O que não pode deixar de fazer em Bruxelas!

O que não pode deixar de fazer em Bruxelas!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Para garantir que você aproveite ao máximo sua visita à capital belga, existem algumas coisas que você não pode deixar de fazer, como provar as famosas batatas fritas belga, tomar uma cerveja local e visitar a estátua de Manneken Pis. 

Você também poderá conhecer a Grand Place, uma das praças mais bonitas e famosas do mundo, se encantar com a residência oficial do rei da Bélgica e muito mais.

Vem conferir o que fazer em Bruxelas! 

O que fazer em Bruxelas à noite?

Montar um roteiro com o que fazer em Bruxelas à noite não é um desafio. A capital belga é repleta de atrações para quem gosta de curtir após o pôr do sol, das mais animadas às mais tranquilas e românticas.

A Grand Place é ainda mais impressionante à noite, quando as luzes da cidade iluminam os edifícios históricos e a praça fica ainda mais animada em razão do movimento nos vários bares e restaurantes na área. 

Também pode ser interessante conhecer os bares de cerveja artesanal de Bruxelas, uma cidade conhecida por sua tradição na produção da bebida à base de cevada e malte. 

Está procurando uma opção mais tranquila? Faça um passeio noturno pela cidade, admirando a arquitetura iluminada e as ruas tranquilas. Bruxelas é uma cidade segura e caminhar pela cidade à noite é uma experiência agradável e tranquila. 

O que fazer em Bruxelas de graça?

Com um pouco de criatividade é possível encontrar o que fazer em Bruxelas sem gastar quase nada.

O famoso Atomium, um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade, é uma dessas atrações econômicas: você pode caminhar pelos arredores do Atomium e aproveitar a vista incrível da cidade. 

A entrada para o Atomium é paga, mas há áreas ao redor que você pode visitar gratuitamente. 

A capital belga também é conhecida por diversos parques e jardins, que oferecem um refúgio tranquilo da agitação da cidade, como o verdejante Parque de Bruxelas, ideal para relaxar, fazer um piquenique e apreciar a natureza. 

Além disso, a cidade tem muitos museus gratuitos, como o Museu de Arte Moderna e o Museu da Cidade, que podem render passeios muito interessantes sem pesar no bolso. 

Há, ainda, uma série de igrejas históricas que você pode visitar sem gastar, como a Igreja de Notre-Dame de la Chapelle e a Igreja de São Nicolau

O que fazer em Bruxelas com crianças?

O que fazer em Bruxelas com crianças?
Wikimedia Commons / CC0

Está viajando com a família e procura o que fazer em Bruxelas com crianças? A lista de opções vai de parques a praças por todas as regiões, com atrações para todas as idades.

Uma ótima sugestão é visitar o Mini Europe, um parque temático que apresenta miniaturas de marcos famosos da Europa em escala reduzida, como a Torre Eiffel e o Coliseu. 

As crianças também se encantam com o Museu dos Quadrinhos, que tem uma exposição dedicada aos quadrinhos belgas, como Tintim e Os Smurfs, em exposições interativas e cheias de atividades relacionadas aos personagens mais famosos. 

Para as crianças que gostam de animais, o Aquário de Bruxelas é simplesmente imperdível, com uma grande variedade de peixes, incluindo tubarões, e oferta de diversas atividades interativas para os pequenos. 

A cidade também tem muitos parques e jardins onde as crianças podem brincar e se divertir, como o Parque de Bruxelas e o Parque Cinquentenário, sem falar nas irresistíveis chocolaterias espalhadas pela cidade. 

O que fazer em Bruxelas em dias de chuva?

Mesmo que o sol não brilhe, você não vai ficar preso e entediado no quarto de hotel. Há muito o que fazer em Bruxelas até mesmo em dias de chuva!

O Museu de Belas Artes, por exemplo, pode ser tranquilamente visitado independentemente do clima. O espaço guarda uma coleção impressionante de obras de artistas belgas e internacionais, incluindo obras de Rubens, Van Dyck e Magritte. 

Você também pode aproveitar o dia chuvoso para visitar o Palácio Real de Bruxelas, que oferece passeios guiados pela sua impressionante arquitetura e história. 

E que tal conhecer o Museu da Cidade de Bruxelas, na histórica Maison du Roi, que apresenta exposições sobre a história da cidade? 

Para uma experiência gastronômica única em um dia chuvoso, visite o Museu do Chocolate, onde você pode aprender sobre a história do chocolate belga e experimentar algumas deliciosas amostras. 

Onde encontrar bons restaurantes em Bruxelas, Bélgica?

Um bom roteiro com o que fazer em Bruxelas não pode ignorar a rica gastronomia da cidade. A culinária belga é admirada em todo o mundo, e não é à toa! Você poderá experimentar muitas delícias durante a sua visita à cidade!

Uma das regiões indicadas para a hora da refeição é o bairro de Sainte-Catherine, que concentra restaurantes especializados em frutos do mar e mercados populares cheios de produtos frescos. 

Você também vai encontrar muitos lugares onde comer na Rue des Bouchers, também conhecida como “a rua dos açougueiros”, famosa pela seleção de restaurantes que oferecem a culinária belga tradicional. 

Para uma experiência gastronômica mais sofisticada, vá até o bairro de Sablon, onde você encontrará muitos restaurantes elegantes e com estrelas Michelin especializados em pratos de alta qualidade. 

Se você estiver interessado em experimentar a culinária internacional, não deixe de explorar o bairro de Matongé, conhecido por sua comida africana, com muitos restaurantes que oferecem pratos da África Central e do Oeste.

Dicas para aproveitar o máximo de sua viagem a Bruxelas!

Dicas para aproveitar o máximo de sua viagem a Bruxelas!
Pxhere / CC0

Agora que você já sabe o que fazer em Bruxelas, fique atento a algumas dicas simples que podem tornar a sua experiência de viagem ainda mais positiva.

Em primeiro lugar, é importante considerar o câmbio da moeda local, o euro. É recomendável trocar dinheiro ainda no Brasil, em casas de câmbio confiáveis, para evitar taxas abusivas em aeroportos e outros locais turísticos. 

Ao desembarcar na cidade, adquira o Brussels Card, um cartão que oferece descontos em atrações turísticas e transporte público ilimitado. 

Vale a pena se programar com antecedência para visitar pontos turísticos populares, como o Atomium, o Grand Place e o Museu Magritte, o que pode te evitar filas e lotações. 

Com essas dicas práticas, você estará pronto para aproveitar ao máximo sua viagem a Bruxelas e explorar tudo o que essa cidade fascinante tem a oferecer.

Bruxelas: o que visitar em 1 dia?

Em apenas um dia é possível conhecer algumas das principais atrações de Bruxelas, desde que você tenha um roteiro enxuto e bem organizado. 

Comece pela famosa Grand Place, onde você vai poder contemplar edifícios históricos e o imponente prédio da prefeitura, além de casas em que você poderá experimentar um autêntico waffle belga em uma das barracas da região. 

Em seguida, caminhe até o Manneken Pis, a pequena estátua de bronze de um menino urinando que se tornou um dos símbolos da cidade. 

Próximo a ele, está o Museu da Cerveja Belga, que conta tudo sobre a história da cerveja na Bélgica e oferece degustação de algumas variedades. 

Continue sua caminhada até o Palácio Real de Bruxelas, a residência oficial do rei da Bélgica, e aproveite para admirar os jardins do palácio e visitar a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, um imponente edifício gótico que remonta ao século XIII. 

Termine o dia no Atomium, um monumento futurista em forma de átomo que oferece uma vista panorâmica da cidade.

Se você tiver mais dias para explorar a cidade, será possível conhecer outros pontos turísticos, como os excelentes museus da cidade, e até mesmo estender o seu passeio até destinos nas redondezas!

Outras cidades próximas de Bruxelas!

Gostou de descobrir o que fazer em Bruxelas? Você vai gostar ainda mais de estender o seu roteiro até alguns destinos incríveis nas proximidades da cidade!

A Bélgica é um país pequeno, o que significa que Bruxelas está a uma curta distância de muitas cidades encantadoras que valem a pena ser visitadas. 

Antuérpia, por exemplo, fica a apenas 45 minutos de trem e é conhecida por sua arquitetura renascentista, museus de arte e diamantes. 

Gent, por sua vez, é uma cidade universitária histórica com canais cênicos e uma bela catedral, a apenas 30 minutos de trem da capital belga. 

Para aqueles que amam cidades com um charme medieval, uma visita a Bruges, também conhecida como “Veneza do Norte”, é imperdível! 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!