Ir para o site

×

×

O que não deixar de fazer em Madrid: melhores pontos turísticos

A cidade de Madrid, Espanha carrega com si uma grande versatilidade cultural. Museus, restaurantes e grandes mercados: saiba mais sobre o destino!

Você está planejando uma viagem à capital espanhola e quer saber o que fazer em Madrid? Este artigo foi feito para você!

Simultaneamente clássica, elegante e moderna, a cidade é um destino versátil com atrações para todos os gostos: perfeito para quem gosta de artes, arquitetura, história e gastronomia!

Prepare-se para se encantar com o Parque do Retiro, caminhar por lugares históricos como a Plaza Mayor e se esbaldar em compras nas chiquérrimas lojas da Gran Via.

Quer mais? A cidade é a casa de três dos museus mais importantes do planeta: Museu do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, que guardam obras de arte inestimáveis de artistas como Picasso e Matisse.

E que tal matar a fome no Mercado de San Miguel, um dos melhores do mundo, onde você poderá conhecer as delícias da gastronomia espanhola por um preço que cabe no bolso?

Como já deu para perceber, Madrid é uma metrópole viva, efervescente e cheia de atrativos turísticos, e com um bom planejamento, poderá conhecer tudo isso e muito mais! Veja só!

Como chegar a Madrid?

Antes de descobrir o que fazer em Madrid, você precisa decidir como vai chegar à capital espanhola.

Por sua importância política e econômica – não apenas para a Espanha, mas para toda a Europa -, a metrópole está bem conectada ao restante do país e do continente por estradas, ferrovias e um moderno aeroporto.

Confira como chegar à capital da Espanha! 

A partir do Brasil

chegar A partir do Brasil
Fonte: Pexels

Para quem está no Brasil, a maneira mais eficiente de chegar a Madri, Espanha, é por via aérea. 

Latam, Lufthansa, Tap, Iberia, Swiss e outras companhias aéreas operam voos diretos e com conexões em outras cidades da Europa a partir de várias cidades brasileiras com destino a Madri.

O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas fica a 15 km do centro histórico, mas você não deve ter dificuldades para chegar ao seu hotel. 

O trajeto do aeroporto à cidade pode ser feito de forma rápida, eficiente e econômica: de transporte público comum, via ônibus, metrô ou trem!

Se você está com muitas malas ou viaja acompanhado, pode ser melhor utilizar um dos serviços privados disponíveis no aeroporto, como táxi (com tarifa fixa de 30 euros, em julho/2022), Uber, transfer e carro alugado.

De outros países

A via aérea também é a melhor opção de transporte para quem já está na Europa. Várias companhias aéreas, incluindo empresas low-cost, oferecem voos à cidade de Madrid. 

No entanto, o avião não é o único meio de chegar à capital espanhola. 

A cidade recebe muitos ônibus de diversos cantos da Europa na Estacíon Sur de Autobuses e está conectada ao restante do país por um sistema de rodovias moderno e bem sinalizado, com destaque para as vias M30, M40 e M45.

Também é possível chegar a Madri em trens de alta velocidade (AVE), que ligam a metrópole a outros destinos espanhóis, como Toledo, Ávila e Segóvia, e até mesmo cidades de Portugal e França.

Mapa de Madrid, Espanha

Madri é uma grande metrópole: são mais de 3 milhões de habitantes (sem considerar a região metropolitana) e quase o dobro do tamanho de Belo Horizonte!

Por isso, é indispensável planejar bem seus passeios e deslocamentos, ou você pode acabar gastando tempo e dinheiro sem necessidade.

Para te ajudar, destacamos o que fazer em Madrid no mapa turístico da cidade!

Documentos necessários para entrar na Espanha

Tão importante quanto definir o que fazer em Madrid é certificar-se de que está com os documentos exigidos em mãos para viabilizar sua viagem.

A Espanha é um dos países do Espaço de Schengen que estipula regras para possibilitar e facilitar o trânsito de turistas em países da Europa. 

Sendo assim, você não precisará de visto para viagens com duração máxima de 90 dias, mas deverá apresentar alguns documentos obrigatórios.

E fique atento! O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas é famoso por seu processo imigratório rigoroso.

As autoridades vão avaliar cuidadosamente todos os seus documentos antes de permitir a entrada no país!

Você deve ter em mãos o passaporte, (com validade mínima de seis meses após a data de embarque), e o seguro viagem, (com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares).

O viajante também precisa apresentar documentos que comprovem seu status de turista

Por isso, você precisará dispor de comprovantes de hospedagem (ou carta-convite), passagens de volta e condições financeiras para se manter durante a viagem, como dinheiro vivo, extratos bancários ou cartões pré-pagos, de débito ou crédito.

Moeda da Espanha: dicas para o câmbio no país

A moeda oficial da capital da Espanha é o euro, cuja cotação equivale a R$ 5,45 (em 13/07/2022), mas conhecer o quanto vale a moeda é apenas o primeiro passo para seu planejamento financeiro de viagem.

É importante se informar sobre dicas que possam facilitar a viagem! Exemplo? evitar o desperdício de dinheiro.

Para começar, vale a pena adquirir euros ainda no Brasil para garantir melhores condições de câmbio já que a moeda brasileira é bastante desvalorizada na Espanha, e as taxas de câmbio são desvantajosas para a troca no país europeu.

Do mesmo modo, não é ideal levar dólares para a capital espanhola visto que o viajante também deve perder dinheiro na dupla transação de câmbio.

No Brasil, você pode adquirir euros em bancos e casas de câmbio regulamentadas pelo Banco Central

E tome cuidado para não pegar notas de 500!

Além do valor elevado, que pode dificultar transações simples, essas notas foram comumente utilizadas na Espanha e no mercado paralelo para sonegação de impostos, e podem causar alarme.

Em Madri, são raros os bancos que fazem câmbio de real para euro!

Em caso de necessidade, você pode procurar uma casa de câmbio, mas prepare-se para pagar taxas elevadas pela transação.

Você também pode sacar euros nos caixas eletrônicos com um cartão internacional: fique atento às taxas cobradas!

Mas atenção: a capital espanhola é um destino conhecido por sua “fama de caro”. Em média, um viajante precisa de € 300 por dia de viagem para curtir sua estadia com o mínimo de conforto.

Onde ficar em Madrid, Espanha?

Onde ficar em Madrid, Espanha?
Fonte: Elquarto / Hotel Cason Del Tormes

Sendo um destino consagrado, a cidade de Madrid conta com uma ampla rede hoteleira, que inclui pousadas bed and breakfast, hotéis convencionais e hostels, em preços mais baixos em comparação a outras capitais europeias.

Quanto mais perto da Plaza Mayor e da Plaza Santa Ana, melhor a localização do hotel. Assim, você terá fácil acesso a metrô, ônibus, restaurantes, atrações turísticas e lojas.

A região da Gran Via, principal polo comercial madrilenho, também é recomendada para hospedagem, especialmente para viajantes que gostam de boas compras.

Quer ficar perto do agito noturno? Considere se hospedar na Rua Chueca, que reúne bares, restaurantes, pubs, casas noturnas e outras atrações.

Se a sua intenção é ficar em um bairro elegante, recheado de museus incríveis, a melhor alternativa é ficar no Paseo del Prado.

Quando visitar a cidade de Madrid?

Não vai faltar o que fazer em Madrid em todas as estações, mas a percepção da cidade varia dependendo da época escolhida para a viagem: as estações madrilenhas são distintas e bem definidas.

O verão, de junho a agosto, é a alta temporada, com termômetros até 40ºC, tempo seco e ruas lotadas de turistas do mundo inteiro.

No inverno, de dezembro a fevereiro, é o frio quem dá as caras derrubando os termômetros para 0ºC e trazendo muita chuva, especialmente em janeiro.

Fica a dica: consulte o calendário antes de marcar sua viagem e lembre-se de colocar na mala roupas adequadas para a estação!

O que não pode deixar de fazer em Madrid?

O que não pode deixar de fazer em Madrid?
Fonte: Pexels

A apaixonante capital da Espanha é o destino de mais de 6 milhões de turistas todos os anos e não faltam motivos para isso. 

A cidade é capaz de agradar a diferentes públicos com atrações em museus, praças, monumentos, parques, bares e muito mais!

Vem descobrir o que conhecer em Madrid! 

O que fazer em Madrid à noite?

Quem procura o que fazer em Madrid à noite tem endereço certo para badalar: a região central da cidade!

Especialmente nas Ruas Chueca e La Latina, existem muitos bares, casas de tapas, restaurantes, pubs e boates.

Na Gran Vía, o viajante também encontrará restaurantes, teatros, casas noturnas, cinemas e outras atrações à disposição.

Você ainda pode assistir a uma apresentação de flamenco em um dos teatros madrilenhos ou conhecer o tradicional bairro de Malasaña, onde a noite é animada. 

O que fazer em Madrid com chuva?

O que fazer em Madrid com chuva?
Fonte: Pexels

Mesmo em meses mais úmidos, o viajante não tem com o que se preocupar, já que há muito o que fazer em Madrid com chuva. 

Na verdade, a maioria das atrações mais imperdíveis podem ser tranquilamente visitadas independentemente das condições climáticas.

Esse é o caso dos museus madrilenhos, como o espetacular Museu do Prado, o renomado Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza, considerado um dos melhores do mundo.

A lista de pontos turísticos em Madrid perfeitos para o dia de chuva continua com o Palácio Real, as lojas da Gran Vía e os mercados de San Miguel e San Antón.

O que fazer em Madrid com crianças?

Você está viajando com a família e procura o que fazer em Madrid com crianças? A capital espanhola reúne várias atrações populares entre os pequenos.

A visita guiada pelo Estádio Santiago Bernabéu e o Museu do Real Madrid é uma das mais imperdíveis. 

No passeio, os visitantes conhecem os bastidores do estádio de um dos times mais vitoriosos do mundo, incluindo vestiários, exposições interativas e o gramado.

Levar as crianças ao Parque do Retiro também pode ser uma boa pedida! Principal área verde da cidade, os visitantes encontram áreas gramadas, parquinhos, lago com pedalinhos e várias outras atrações.

Para oferecer um passeio cultural às crianças, que tal visitar o Palácio Real? Os pequenos vão adorar conhecer um palácio do século XIX que é a residência oficial do Rei da Espanha!

Sua família também pode gostar do passeio no teleférico de Madri e das grandes praças da cidade, como a Plaza de Santa Ana e a Plaza Mayor.

O que fazer em Madrid de graça?

A grana ficou curta e ainda tem muita viagem pela frente? Pode ficar tranquilo, pois existem muitas opções para um roteiro com o que fazer em Madrid de graça!

A maioria dos museus madrilenhos tem ao menos um dia de gratuidade por mês ou semana. 

O Museu do Prado, por exemplo, tem entrada franca todos os dias, das 18h às 20h, enquanto o Thyssen-Bornemisza é gratuito às segundas-feiras.

Além disso, aproveite para fazer um passeio pelo centro histórico e explore um roteiro pelas principais praças da cidade como Puerta del Sol, Puerta de Alcalá e Plaza Mayor.

Você também não precisa pagar nada para visitar os mercados da cidade, o Palácio Real, o Parque do Retiro, a Catedral de la Almudena e o Templo de Debod, um autêntico templo antigo egípcio transportado do deserto para a Europa.

Por fim, vale a pena fazer um free walking tour pela cidade!

O passeio guiado leva o visitante até as principais atrações em Madrid, Espanha, e você só precisa pagar uma gorjeta livre ao guia no final do tour.

Onde comer em Madrid?

Onde comer em Madrid?
Fonte: Unsplash

Uma lista com o que fazer em Madrid não pode ficar sem um roteiro pelos restaurantes da capital espanhola: muitos estão classificados entre os melhores do mundo!

As “calles” Chueca e La Latina são indicadas para quem deseja saborear tradicionais tapas, o mais famoso petisco do país.

Você também deve encontrar bons restaurantes nos arredores da Puerta del Sol, da Plaza Mayor, no Parque do Retiro e na Gran Vía.

Também vale a pena visitar os mercados da cidade, como o Mercado de San Miguel e o Mercado de San Antón, onde você encontrará muitos restaurantes e barraquinhas de comidas típicas da Espanha.

Outros destinos próximos a Madrid, Espanha

Gostou de descobrir o que fazer em Madrid? Existem vários destinos nas proximidades da capital espanhola que podem enriquecer ainda mais o seu roteiro de viagem!

Você pode conhecer o milenar aqueduto de Segóvia, a 90 km de distância, construído no período do Império Romano, ou visitar a histórica Toledo, antiga capital da Espanha, a 70 km de Madri.

E que tal visitar Cuenca? uma charmosa cidade histórica construída nos cânions acima dos rios Júcar e Huécar, a 170 km de distância?

Aproveite para conhecer a histórica Salamanca, fundada na Idade Média, a 215 km de Madri, ou a incrível Ávila, a 110 km, onde você poderá conhecer construções medievais e museus fantásticos.

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!