Ir para o site

×

×

Primeira viagem de avião: tire suas dúvidas aqui!

A primeira viagem de avião pode gerar muitas dúvidas e anseios, mas com nossas dicas você vai passar por essa experiência da melhor forma possível. Confira!

Vai fazer sua primeira viagem de avião? Não precisa se preocupar, vamos contar tudo o que precisa saber para viver essa experiência de forma tranquila.

Afinal, o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo e, assim que passar a ansiedade do primeiro voo, não vai mais querer viajar de outra forma. 

Neste texto, vamos passar algumas dicas para primeira viagem de avião, além de explicar como são os procedimentos normais dos voos: compra de passagem, check-in, bagagens, entre outros.

Se quer aprender o que fazer na sua primeira viagem de avião, acompanhe o texto e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Boa leitura.

O que devo saber na minha primeira viagem de avião?

O que devo saber na minha primeira viagem de avião?
Fonte: Pxhere / CC0

Mas afinal: o que saber antes de andar de avião pela primeira vez?

A primeira coisa é que estamos falando de um dos meios de transporte mais seguros do mundo

A Condé Nast Traveler, revista norte-americana especializada em estilo de vida e viagem, classificou o avião como o segundo meio de transporte mais seguro, ficando atrás somente do elevador.

Portanto, se está pensando “vou viajar de avião pela primeira vez estou com medo”, pode relaxar! Não há motivos para imaginar que não estará em segurança.

Uma outra dica para sua primeira viagem de avião, é utilizar aplicativos e sites comparadores de preços de passagem para obter uma boa economia. E lembrando que: quanto mais cedo comprar a passagem, mais baixo será o preço.

Separe os documentos necessários para viajar de avião

Quer saber o que levar na primeira viagem de avião? Para embarcar, será necessário apresentar alguns documentos à companhia aérea. 

Trata-se de um procedimento de segurança, e também para conferir a sua identidade.

Além disso, será necessário apresentar a sua passagem aérea para comprovar que é você mesmo quem deve embarcar.

Compre a passagem aérea

Antes de mais nada, é fundamental que você garanta as suas passagens aéreas. Sem elas você será impedido de embarcar.

As passagens servem para identificar o passageiro, o voo e o assento da aeronave. É fundamental que, após comprá-las, você as apresente no momento do check-in. Seja de forma impressa, ou digital.

Para comprá-las, você pode pesquisar as opções de voos nos sites oficiais das companhias aéreas, ou utilizar comparadores de preços que costumam ter preços mais competitivos.

Para voos nacionais, a documentação para embarcar é bem simples, você pode portar um dos documentos abaixo:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade;
  • Passaporte nacional;
  • Documento profissional (OAB, CRO, CRM, etc).

Caso essa seja a sua primeira viagem internacional de avião, além do passaporte, outros documentos podem ser exigidos, como o visto, ou um certificado de vacinação. Isso vai depender de como são as regras para entrar no destino que escolheu.

Chegue cedo ao aeroporto e vá ao balcão da sua companhia aérea

Chegue com antecedência. Independente de ser a sua primeira viagem de avião ou não.

Isso é importante para que você faça todo o procedimento de embarque sem pressa e tenha tempo para contornar qualquer imprevisto que aconteça.

O indicado é chegar uma hora antes para voos nacionais e duas horas antes para voos internacionais. Se puder chegar mais cedo, melhor ainda. 

Após chegar ao aeroporto, dirija-se ao balcão de atendimento da sua companhia para fazer o check-in e despachar as bagagens.

Faça o check-in e guarde o seu cartão de embarque

Faça o check-in e guarde o seu cartão de embarque
Fonte: Pxhere / CC0

O check-in serve para confirmar a presença e a identidade do passageiro, e garantir que o embarque seja feito no voo correto. 

É possível realizá-lo no balcão da companhia, mas pela internet ou no totem de autoatendimento dá para fazer antecipadamente, sem precisar pegar filas.

Este é o momento de apresentar a documentação sobre a qual já falamos. Ao terminar o check-in, será emitido o cartão de embarque que deve ser guardado.

O cartão de embarque tem informações como: nome do passageiro, número do voo, número do assento e classe do assento. Ele será necessário para entrar no avião.

Despache a bagagem

A bagagem despachada é aquela que não seguirá com o passageiro dentro do avião, mas sim no porão da aeronave. Se a sua mala exceder 10 kg, é melhor despachá-la na hora do check-in. 

Para isso, será necessário pagar uma tarifa de acordo com o peso da mala: o peso máximo permitido é de 23 kg.

Já a bagagem de mão é aquela que permanece com o passageiro durante o voo e não pode exceder 10 kg

Nela, você deve colocar tudo o que vai precisar: documentos, cartão de embarque, celular, acessórios, algum remédio, entre outros.

De qualquer forma, consulte as especificações de peso e dimensões diretamente no site da companhia aérea, pois as medidas podem variar.

Passe pela revista de segurança e entre na sala de embarque

Uma coisa importante para se saber na primeira viagem de avião é que você vai passar por uma revista minuciosa antes de embarcar.

Primeiro será necessário passar pelo detector de metais antes de adentrar a sala de embarque. 

O detector será acionado ao mínimo sinal da presença de metais, sejam eles brincos, colares, relógios, fivelas, etc. Objetos assim devem ser removidos e colocados em uma bandeja. 

A bagagem de mão passará por um scanner ou será aberta para a revista

Há placas avisando sobre os itens proibidos, como: substâncias químicas ou tóxicas, objetos cortantes ou pontiagudos, armas, entre outros.

O horário marcado na passagem indica o momento da decolagem, já o horário de embarque começa cerca de 30 a 40 minutos antes da saída da aeronave. Para voos internacionais, o embarque pode começar muito antes disso.

O fechamento das portas do avião se dá 15 minutos antes da decolagem, que é a fase inicial de um voo. Este é o momento em que a aeronave taxia na pista, desenvolve velocidade e sobe para o céu.

Procure o seu portão e aguarde para embarcar no seu voo

O número do seu portão consta no cartão de embarque. Recomenda-se que o confira sempre nos monitores e, caso ocorra qualquer atraso ou outro tipo de situação, será sinalizado por eles.

Dependendo do aeroporto, a caminhada até seu portão pode ser longa. Esse é um dos pontos importantes de sempre se adiantar. Ao encontrar o portão, basta esperar a hora de embarcar.

E se você está se perguntando: “quem entra primeiro no avião?”, saiba que as companhias costumam embarcar prioritariamente crianças e seus responsáveis, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Caso necessite embarcar antes, é possível solicitar o serviço de embarque prioritário na hora de reservar sua passagem junto à companhia aérea.

Encontre o seu assento e guarde a sua bagagem

Encontre o seu assento e guarde a sua bagagem
Fonte: Pxhere / CC0

Após entrar na aeronave, caso precise de auxílio para encontrar seu assento, basta pedir ajuda aos comissários de bordo.

Acima das poltronas há um espaço para guardar a bagagem de mão. Lembre de retirar dela os objetos que vai usar durante a viagem: máscara para dormir, livro, fones de ouvido, etc.

Como é o voo?

O primeiro voo é uma experiência inesquecível, a sensação de ver a cidade “encolhendo” enquanto a aeronave decola é incrível.

No geral, o voo é bem tranquilo, e você poderá usufruir do serviço de bordo durante o trajeto. 

Caso venha a sentir algum tipo de pressão nos ouvidos, como estivessem “entupidos”, fique tranquilo, é normal e pode ser amenizada com protetores do tipo, ou até mesmo algodão. 

Mascar chiclete também é excelente para desfazer essa sensação desagradável, que ocorre graças a mudança brusca de pressão.

Decolagem

A decolagem dá um certo “frio na barriga”. Os passageiros devem estar devidamente sentados, com os assentos na posição indicada pelos comissários e com o cinto de segurança afivelados.

Primeiro, a aeronave vai “manobrar” pela pista até chegar na posição correta para ganhar velocidade. A aceleração começa devagar, mas rapidamente atinge um nível que gruda o corpo no espaldar do assento.

Quando você menos espera, o avião está no ar. Se estiver no assento da janela, como já dissemos, vai enxergar os objetos no chão ficando cada vez menores. 

Serviço de bordo

A tripulação do avião é composta pelos funcionários da companhia que operam a aeronave e cuidam de tudo para que o voo aconteça normalmente. São eles os comissários, o piloto e o co-piloto.

Controle de portas, distribuição de equipamentos de segurança e conferência de assentos são apenas algumas de suas funções. 

Esses colaboradores ficam responsáveis por verificar todas as condições da aeronave (antes e durante o voo), e por atender os passageiros. 

O serviço de bordo costuma oferecer refeições e algum tipo de entretenimento para os passageiros, com um catálogo cheio de filmes, séries e músicas. 

Aterrissagem

Aterrissagem
Fonte: Pxhere / CC0

A aterrissagem é tão suave quanto a decolagem, quando você reparar, já aconteceu. Aterrissar um avião é fazê-lo voltar do céu para o chão em segurança. 

A aeronave inclina-se para o ângulo de pouso, e com um pequeno tranco as rodas tocam o chão. 

Após tocar o solo, o avião vai freando até adquirir a velocidade para taxiar e posicionar-se para o desembarque dos passageiros.

Viagem de avião com escala ou conexão: o que fazer?

E se a minha primeira viagem de avião contar com uma conexão ou escala? Primeiramente vamos entender a diferença entre essas duas coisas. 

Se o seu voo tiver escala, você não precisará fazer nada. Isso significa que o avião fará um pouso para manutenção programada ou embarque de outros passageiros e não há necessidade de desembarcar.

Em caso de conexão, será necessário trocar de aeronave

Então confira se será necessário recolher a bagagem despachada, para despachá-la novamente no voo certo. Geralmente, a companhia aérea já faz esse trabalho, mas é bom verificar.

Desembarque na primeira viagem de avião: como é?

Trata-se da parte mais fácil e tranquila da sua primeira viagem de avião. 

Ao sair do avião, procure pela esteira referente ao seu voo. É ali que passam as bagagens que foram despachadas e, se for o seu caso, retire as suas.

Nos voos internacionais, é necessário passar pela imigração que fica no aeroporto. 

Nesse processo, as autoridades fazem perguntas sobre sua viagem e decidem se você poderá entrar ou não no país.

Vou viajar de avião pela primeira vez e estou com medo: o que fazer?

Na primeira viagem de avião, o que fazer no aeroporto, como se comportar na aeronave e se você vai ficar com medo são preocupações normais. 

Se quiser uma dica para controlar a ansiedade é: procure se distrair com o celular, ou um livro, ou aproveitando os cafés e lojas do aeroporto.

Procure reconhecer se o seu medo é de voar ou de passar por uma situação desconhecida. Entenda que voar é seguro, e sentir insegurança diante de novas situações é normal.

Se ainda assim estiver com muito receio, compre passagens para voos diurnos. A luz do dia deixa as pessoas mais confiantes. 

Uma outra boa dica é comprar assentos do corredor para não ficar ao lado da janela e evitar vertigem.

Outras dicas para a primeira viagem de avião

Outras dicas para a primeira viagem de avião
Fonte: Pxhere / CC0

A primeira viagem de avião pode assustar quem não sabe muito bem o que fazer. Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem deixar a sua experiência mais tranquila.

Para viagens internacionais, lembre-se que será necessário passar pela imigração, como já mencionamos. 

As autoridades vão conferir seu passaporte e o formulário de imigração, que será entregue durante o voo. As perguntas mais comuns na imigração são:

  • Onde irá se hospedar e por quanto tempo?;
  • Qual a sua profissão?;
  • Está vindo de onde?;
  • Qual o propósito da sua viagem?;
  • Quanto dinheiro você tem e quanto carrega consigo?.

Converse com quem está sempre viajando de avião por aí. São as melhores pessoas para indicar as facilidades de cada aeroporto.

Para se sentir mais confortável, dê preferência para fazer a sua primeira viagem de avião com roupas leves. Além disso, evite refeições processadas ou muito pesadas e gordurosas.

Não leve em sua bagagem de mão e nem despache os seguintes itens:

  • Isqueiro ou fósforo;
  • Lâmina de depilar/barbear;
  • Tesoura ou faca;
  • Desodorante aerosol.

Compre esses produtos quando chegar ao seu destino, eles não são considerados seguros e podem ser usados como armas, ou até mesmo explodirem durante o voo.

Faça o check-in online para evitar perder tempos em longas filas. Basta acessar o site ou aplicativo da companhia aérea para fazer o seu.

Se o nervosismo bater durante o voo, procure conversar com um passageiro que esteja mais calmo ou com alguém da tripulação. 

Gostou de saber mais sobre a primeira viagem de avião, passo a passo de embarque e desembarque e documentos para voar? Então, agora é só comprar as passagens e experimentar logo essa incrível sensação!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!