Ir para o site

×

×

Aruba: veja as melhores dicas para aproveitar a região!

Pensando em visitar as ilhas do Caribe? Conheça Aruba, um destino com beleza natural, cultura e muita diversão!

Um dos melhores destinos caribenhos, Aruba é uma ilha que surpreende com sua beleza natural exuberante. Onde quer que se olhe, você poderá contemplar águas cristalinas, areia branca e sorrisos calorosos do acolhedor povo local.

Esse pequeno tesouro ao norte da Venezuela é indicado para quem gosta de natureza, sobretudo por conta de suas praias verdadeiramente paradisíacas.

Não restam dúvidas da versatilidade do destino. Os visitantes têm acesso também a um rico acervo cultural, bem preservado em expressões artísticas, museus, gastronomia e no charmoso centro histórico.

No litoral, as paisagens variam entre diversos tons de azul e verde, em meio à toda exuberância da vida natural. As belezas não se limitam à superfície: vai ser difícil resistir à vontade de mergulhar com snorkel e cilindro pelas águas da região.

Ali, a natureza não economizou em encantos. Você poderá nadar lado a lado com animais selvagens, peixes coloridos e corais deslumbrantes.

Dia e noite, a ilha pulsa com vida, uma mescla harmoniosa da herança da colonização holandesa e das influências do turismo norte-americano. 

A capital, Oranjestad, é repleta de oportunidades para compras e passeios interessantes, enquanto quem gosta de aventuras ao ar livre não pode perder o Parque Arikok.

Vem descobrir o que faz desta ilha incrível um dos melhores destinos do Caribe!

Aruba pertence a qual país?

Aruba pertence a qual país?
Pixabay

A Ilha de Aruba está localizada no Caribe, perto da costa da Venezuela, mas é um país autônomo que integra o Reino dos Países Baixos

Na prática, as relações exteriores e a defesa da ilha são de responsabilidade dos Países Baixos. Por outro lado, os assuntos internos, como leis, políticas e moeda, são controlados pelo governo local.

A ilha tem apenas fronteiras marítimas e tem área praticamente do mesmo tamanho que a cidade de Aracaju, em Sergipe: 180 km². O país fica a apenas 25 km da península de Paraguaná, na Venezuela. 

Outros destinos próximos imperdíveis são as ilhas de Curaçao e Bonaire, a 80 km e 160 km de distância, respectivamente. O trio de ilhas paradisíacas é conhecido mundialmente como “ABC do Caribe”.

Mapa de Aruba

Essa pequena ilha do Caribe holandês tem pouco mais de 100 mil habitantes e uma sequência quase sem fim de belezas tropicais.

A ilha possui estradas bem conservadas e sinalizadas, que facilitam a circulação dos turistas com autonomia, em carros próprios. A condução é fácil e conveniente, enquanto as distâncias não são muito grandes. 

Em algumas áreas turísticas, como a capital, Oranjestad, você pode até mesmo dispensar o carro e circular a pé!

Confira o mapa de Aruba!

Como chegar em Aruba?

Como um dos principais destinos do sul do Caribe, a ilha pode ser facilmente visitada a partir de diversos pontos do globo.

A principal porta de entrada é o aeroporto de Aruba, que recebe voos com uma ou duas conexões a partir de diversas cidades do Brasil. O aeroporto fica a apenas 3 km do centro da capital, Oranjestad.

Após desembarcar, você terá várias opções para chegar ao seu destino na ilha. O caminho mais prático é alugar um carro diretamente no aeroporto. Assim, você poderá circular com mais tranquilidade e liberdade. 

Também é possível contratar um serviço de transfer ou pegar um táxi para o seu hotel, a depender da distância a ser percorrida. 

Vale lembrar que a ilha também é uma parada popular para cruzeiros que viajam pelo Caribe. Caso você escolha essa opção, entretanto, tenha em mente que o tempo de parada varia a depender da empresa de cruzeiros que você contratar. 

Qual é a melhor época para ir a Aruba?

Uma das maiores vantagens de colocar Aruba em seus planos de viagem é o clima da região. Como está no sul do Caribe, a ilha não é afetada por tempestades tropicais e furacões, mais comuns ao norte. 

Dessa forma, a melhor época para visitar Aruba é o ano inteiro! Graças ao seu clima tropical, a região se mantém quente em todas as estações, com médias de temperatura de 28ºC.

As variações são mínimas entre o inverno e o verão, e o mar está sempre morno e convidativo a longos banhos. 

O clima ensolarado é uma constante, independentemente da estação, embora os meses entre outubro e janeiro possam apresentar maior incidência de chuvas.

De qualquer modo, as pancadas geralmente são curtas e dificilmente duram o dia inteiro. 

Lembre-se que venta bastante por lá, o que pode enganar os visitantes, dando a sensação de que o sol não está tão forte. Não se esqueça de aplicar protetor solar constantemente para evitar queimaduras. 

A alta temporada acontece de dezembro a fevereiro e de julho a agosto. Durante esses meses, os preços podem subir um pouco e a ilha fica mais movimentada.

Outras datas também têm movimento mais intenso, como o Spring Break (que pode ocorrer entre março e abril), a Páscoa e o Carnaval. 

Onde se hospedar em Aruba?

Onde se hospedar em Aruba?
Aruba Cunucu Residence

Na hora de escolher onde ficar em Aruba, a decisão pode ser mais simples do que se imagina. 

As diárias dos hotéis na ilha geralmente têm um custo um pouco elevado, mas a boa notícia é que você vai encontrar opções em várias faixas de preço.

Se o seu desejo é estar no centro de tudo, Oranjestad, a capital da ilha, é a melhor opção. A região tem preços mais convidativos de hospedagem e garante a conveniência de estar perto do aeroporto.

Em contrapartida, a oferta de hotéis é mais limitada nessa área. 

Por essas e outras, pode ser mais interessante ficar em Palm Beach, a principal praia da ilha. É ali que fica a maior parte dos restaurantes, grandes redes de hotéis e baladas.

Outra possibilidade é a estadia em Eagle Beach, que fica próxima de Oranjestad. A praia é mais tranquila em comparação a Palm Beach e dispõe de hotéis um pouco mais antigos. 

Ambas as praias, Eagle Beach e Palm Beach, oferecem um mar com águas calmas e mornas, adequadas para momentos de relaxamento e lazer. A principal diferença entre elas está na movimentação. 

Palm Beach é mais badalada, enquanto Eagle Beach oferece uma experiência mais sossegada. 

Muitos hotéis da ilha oferecem regime all-inclusive, mas nem sempre essa é a melhor opção para todos. Quem se limita ao all-inclusive pode perder a experiência de explorar a ilha e experimentar restaurantes locais. 

Em outras palavras, essa escolha pode não ser tão vantajosa em um destino como Aruba, onde a diversidade e a aventura aguardam fora do hotel. 

Viaje com o Vai de Promo e tenha acesso a descontos exclusivos!

A sua experiência no Caribe pode ser ainda memorável com uma boa dose de economia. E é nessas horas que você vai perceber as vantagens do Vai de Promo de perto!

O nosso site é uma ferramenta completa para te ajudar a planejar sua viagem com facilidade. Você encontra em um só lugar as passagens aéreas mais baratas e seguro viagem com descontos exclusivos.

Tudo é feito com transparência e segurança, e você ainda emite suas passagens na hora! 

Em caso de dúvida, é só acionar o nosso time de especialistas, sempre disponível em uma central de atendimento completa.

Não perca tempo e faça uma pesquisa no Vai de Promo. Você vai descobrir que viajar pode ser o maior barato!

O que fazer em Aruba?

Conhecida como a “ilha feliz”, Aruba é um destino em que a diversão é garantida, seja dia ou noite. 

Em Aruba, você pode se encantar com passeios culturais pelo país, tanto na charmosa capital Oranjestad como em outros pontos. A ilha abriga igrejas históricas, mirantes, trilhas e inúmeras outras belezas que esperam por você.

Confira os pontos turísticos de Aruba mais imperdíveis!

Oranjestad

Oranjestad, capital de Aruba, garante um toque da herança holandesa ao seu roteiro de viagem. Famosa como destino de compras, a cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes e muita história para contar. 

Batizada em homenagem ao rei Guilherme I, que deu início à dinastia de Orange, a capital ganhou importância no século XIX. Naquele período, foram descobertas minas de ouro na região. 

Há muito o ouro deixou de ser a principal riqueza da cidade. Hoje, o que espera os visitantes é um pedacinho da Holanda em pleno Caribe.

A herança neerlandesa é evidente sobretudo no centro histórico. Você vai perceber esse legado na arquitetura, na língua e na gastronomia.

A cidade também é famosa por suas lojas, incluindo de marcas e grifes famosas, que passam o dia recebendo turistas do mundo inteiro em busca de ofertas. 

O cenário se transforma quando a noite cai. As lojas fecham e o movimento se transfere para os bares e restaurantes da região. Que tal aproveitar para provar delícias da cozinha holandesa?

Arikok National Park

Arikok National Park
Flickr / CC BY-SA 2.0

A região mais antiga do país está preservada no Arikok National Park, que abrange mais de 20% da ilha. O lugar tem grande importância para a ciência, sobretudo por abrigar rochas com milhões de anos de idade. 

Por essas e outras, o parque é um tesouro natural, onde você poderá conhecer a rica fauna e flora local de perto. É possível até conhecer pinturas rupestres deixadas por indígenas que habitavam a região no passado. 

A paisagem é bastante árida e fotogênica, dominada por cactos e divi-divi, a árvore símbolo da ilha. 

Para garantir uma experiência ainda mais inesquecível e confortável, vale a pena usar roupas leves no seu passeio e caprichar na proteção solar!

Fazenda de Borboletas

Pertinho de Palm Beach fica uma das atrações mais inesperadas da ilha: a Butterfly Farm, ou Fazenda de Borboletas.

Como o nome indica, trata-se de um jardim tropical repleto de borboletas de diversas espécies, que surpreendem os visitantes com suas cores vivas.

Os visitantes podem conhecer o ciclo de vida desses animais, desde o ovo até a lagarta, passando pela crisálida até se tornarem borboletas. 

O passeio é guiado por profissionais especializados, que compartilham informações sobre os hábitos das borboletas e seu incrível processo de metamorfose. 

A atração costuma fazer sucesso entre todas as idades, sobretudo as crianças, que podem ter contato próximo com os bichos. Simplesmente imperdível!

Philip’s Animal Garden

Outra atração imperdível na ilha é o Philip’s Animal Garden, um mix de zoológico com santuário animal.

O nome é derivado do proprietário, o dedicado Philip, que resgata animais abandonados e financia tudo com recursos próprios.

Ali, você vai encontrar fauna de diversas origens, incluindo aqueles rejeitados por outros zoológicos. 

É uma oportunidade ímpar para contemplar o cuidado e abrigo que os animais recebem. Os visitantes podem até interagir com os bichos e recebem um saquinho de ração e verduras na entrada.

Uma experiência única e educativa que você não pode perder.

California Lighthouse 

O Farol Califórnia (California Lighthouse) é simplesmente o maior farol da ilha e pode ser uma opção incrível de passeio.

A estrutura fica no topo de uma colina próxima à Arashi Beach, de onde você poderá ter uma vista deslumbrante de toda a ilha

O farol foi construído após o trágico naufrágio de um navio chamado Califórnia na região, com o propósito de evitar futuros acidentes. 

Vale a pena visitar o local não apenas para apreciar o farol, mas também para desfrutar do belíssimo pôr do sol na região.

Igreja Alto Vista Chapel 

Igreja Alto Vista Chapel
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Para garantir um toque de história à sua viagem, não deixe de conhecer a Igreja Alto Vista Chapel.

A igreja atual foi construída na década de 1950, mas o local tem um histórico muito mais extenso. Desde 1750 a região é dedicada à contemplação religiosa: era ali que ficava a primeira igreja da ilha!

Hoje, a fotogênica capela amarela é um refúgio de paz no coração da ilha, rodeado por uma beleza tropical deslumbrante.

A igreja fica em um terreno árido, em meio a arbustos e cactos, o que torna o visual ainda mais selvagem e bonito. 

Pub Crawl

A noite da ilha é quase tão animada como o dia, e isso fica ainda mais claro com a tradição do Pub Crawl. 

Trata-se de um roteiro pelos melhores bares e pubs da ilha, oferecido por várias agências turísticas. Há opções de ônibus, a pé e até de barco, conforme a preferência do viajante.

Algumas empresas incluem no preço do passeio drinks de cortesia, guia local e tarifas especiais em bebidas e comida. É uma oportunidade ímpar de conhecer a cultura boêmia local!

De Palm Island

Há quem diga que a melhor estrutura de lazer da ilha está no De Palm Island, um complexo gerenciado por uma grande empresa de turismo.

O local oferece uma série de atrações, incluindo atividades aquáticas, praias deslumbrantes e um parque aquático. 

Com opção de day use, o complexo é muito procurado por famílias. Ali, todos podem aproveitar boas refeições, mergulho com snorkel, passeios de banana boat, praia com espreguiçadeiras e muito mais.

Crystal Cassino

Você sabia que poderá tentar a sorte em vários cassinos em Aruba? Essa é uma opção diferente para o seu roteiro, que pode ser bastante divertida.

O Crystal Casino é um dos principais cassinos da ilha, localizado próximo ao Renaissance Mall, na capital. 

O lugar fica aberto 24 horas e oferece uma ampla seleção de máquinas caça-níqueis e mesas de jogos, como blackjack, roleta e poker. 

Mesmo se você não planeja jogar, é uma atração que vale a pena conhecer, especialmente porque a entrada é gratuita!

Praias em Aruba

Praias em Aruba
Flickr / CC BY 2.0

Por mais que as outras atrações da ilha sejam incríveis, é inegável que as grandes estrelas por lá são as praias.

Todo o litoral da ilha é paradisíaco, com águas cristalinas em tons quase inacreditáveis de azul, areia branca e muitos coqueiros. No fundo do mar, a beleza é ainda maior, com uma impressionante biodiversidade!

São mais de 20 praias espalhadas pela ilha, mas, para que você não precise escolher “no escuro” qual visitar, preparamos um guia completo.

Confira quais as melhores praias de Aruba! 

Renaissance Island

A Renaissance Island é uma ilha particular de Aruba, de propriedade dos hotéis da rede Renaissance. O lugar é famoso não apenas pela beleza tropical bem-cuidada, mas também por suas praias com flamingos e iguanas.

Você terá a oportunidade de ver de perto, em seu habitat natural, vários animais selvagens!

Na alta temporada, a visita às praias é reservada para hóspedes do resort. Durante a baixa temporada, no entanto, é possível visitar a ilha mediante o pagamento de ingresso

O lugar é um refúgio tropical com praias para todas as idades, além de uma praia exclusiva para adultos. A aventura começa no acesso à ilha, possível apenas mediante táxis aquáticos. 

Vale lembrar que você também poderá usufruir de serviços de spa, restaurantes e bares durante a sua visita.

Palm Beach

Para muitos turistas, Palm Beach é a melhor praia de Aruba, e não faltam argumentos para sustentar esse ponto de vista. 

É nessa região que estão os melhores hotéis e restaurantes à beira da areia, capazes de oferecer excelente infraestrutura para os hóspedes. 

A praia é margeada por belos coqueiros e um calçadão com lojas e restaurantes, o que garante ainda mais comodidade aos turistas. 

Nesse ponto da ilha, o mar é incrivelmente tranquilo, com poucas ondas e água morna: combinação perfeita para passar horas a nadar! Que tal aproveitar para alugar uma boia e relaxar no mar?

Para quem não está hospedado em um hotel da região, é necessário pagar para usufruir de guarda-sóis e espreguiçadeiras. O preço gira em torno de US$ 15 por dia (em outubro/2023).

Eagle Beach

Ao lado de Palm Beach fica outra praia de Aruba imperdível: Eagle Beach. Esse trecho de litoral é mais tranquilo e menos famoso, mas não menos paradisíaco.

A praia tem uma ampla faixa de areia clara e águas azuis bem calmas, quase como uma piscina. 

Os banhistas ainda podem desfrutar de boa infraestrutura, com bares à beira-mar, banheiros e estacionamento. 

No entanto, vale mencionar que tudo na praia é pago, com uma taxa para uso de cadeiras e guarda-sóis. Para garantir alguma economia, você pode deixar para visitar a praia mais no fim da tarde e negociar preços menores.

Malmok e Arashi Beach

Malmok e Arashi Beach
Flickr / CC BY 2.0

A dobradinha Malmok e Arashi, em Aruba, está entre as preferidas dos turistas, sobretudo aqueles que buscam experiências mais autênticas.

Para começar, Malmok é uma praia pouco visitada e particularmente tranquila, situada em uma área residencial, sem grandes hotéis e bares à beira-mar. Como oferece pouca infraestrutura para os turistas, acaba sendo mais vazia. 

A região tem águas calmas, embora algumas áreas possam estar cobertas de algas escuras. A faixa de areia não é tão extensa, limitada devido a muitas pedras no local. O visual é selvagem e pode agradar quem curte praias desertas. 

Arashi Beach, por sua vez, tem alguma estrutura a oferecer aos banhistas, como alguns sombreiros públicos e um estacionamento, mas não passa muito disso.

É também um lugar ideal para quem não gosta de multidões, com mar raso e movimento bem mais discreto em comparação a lugares como Palm Beach.

Baby Beach

Se você gosta de praias tranquilas, não deixe de conhecer Baby Beach. Seu nome reflete a realidade: é uma praia tranquila como um bebê, onde as águas são cristalinas e quentes.

Mesmo adentrando metros pelo mar, a água permanece rasa, o que pode ser uma experiência surreal para o banhista. A região é bastante procurada para atividades de snorkel.

A infraestrutura da praia é razoável, com alguns poucos sombreiros públicos e bares que servem banhistas na faixa de areia. É uma alternativa interessante às sempre movimentadas Eagle e Palm Beach.

O que preciso saber antes de ir para Aruba?

Vai viajar para Aruba? Fique de olho em algumas informações importantes para garantir a melhor experiência possível. 

Embora a ilha pertença aos Países Baixos, a moeda não é o euro, e sim o florim arubano, indexada ao dólar americano. A taxa de câmbio é de aproximadamente 1,78 florins para US$ 1 (em outubro/2023). 

Além disso, o dólar é amplamente aceito na ilha, especialmente em grandes hotéis, restaurantes e estabelecimentos de maior porte.

A ilha é conhecida pelo vento constante, mas não deixe de usar protetor solar para evitar queimaduras. 

Tenha em mente que o destino oferece uma grande variedade de restaurantes e hotéis, mas os preços costumam ser elevados. Esteja preparado para um orçamento que inclua refeições e acomodações mais caras!

Qual é a língua que se fala em Aruba?

A ilha tem uma população culturalmente diversificada, o que significa que não existe apenas uma língua de Aruba, mas várias.

Os quatro principais idiomas usados são o holandês, o papiamento, o espanhol e o inglês. Muitos habitantes são multilíngues e conseguem se comunicar em várias dessas línguas. 

O papiamento é um dialeto local, que possui várias semelhanças com o português. Muitas vezes, os visitantes que arriscam o portunhol podem ser até mesmo compreendidos pelos locais!

Precisa de visto para entrar em Aruba?

Precisa de visto para entrar em Aruba?
Pixabay

Você não precisa de visto para Aruba, desde que a sua estadia seja limitada a 30 dias. Para visitar a ilha, os visitantes precisam apenas de um passaporte válido.

De qualquer forma, é aconselhável ter outros documentos à mão, como comprovante de passagens de volta, reserva de hotel e fundos financeiros. 

Também é altamente indicada a aquisição de um seguro viagem para garantir assistência médica e outros serviços durante a viagem. 

O que fazer em Aruba em 5 dias?

Quer montar um roteiro de Aruba para cinco dias de viagem? Esse tempo é suficiente para conhecer algumas das principais atrações da ilha!

O primeiro dia pode ser dedicado a conhecer uma das praias, como Palm Beach. A praia tem atrações suficientes para um dia inteiro de passeios!

No segundo dia, visite a vizinha Eagle Beach, que é igualmente deslumbrante, mas um pouco menos movimentada. É uma oportunidade para mergulhar no ritmo da ilha.

O terceiro dia pode ser uma ótima oportunidade para explorar o Arikok National Park. Você terá a chance de percorrer trilhas e apreciar a rica diversidade da fauna local.

No dia seguinte, explore a capital, Oranjestad, e conheça as heranças da cultura holandesa. Você pode até aproveitar para ir às compras no animado centrinho da cidade!

Para encerrar a viagem, no quinto dia, passe um dia relaxante na praia de Baby Beach, que fica mais distante do centro da ilha. 

Se você preferir uma experiência mais agitada, pode trocar a Baby Beach por um dia na Renaissance Island, para usufruir da mega estrutura do local.

Sua viagem para Aruba sai mais barata com o Vai de Promo!

Sua visita a Aruba não precisa comprometer as suas finanças. No Vai de Promo, você encontra tudo o que precisa para viver essa experiência sem abrir mão da economia!

Nosso site te ajuda a encontrar passagens aéreas e seguro viagem com os melhores descontos e toda a segurança que você merece.

Em poucos cliques, você acessa as ofertas mais imperdíveis, com descontos exclusivos e pagamento parcelado em várias vezes sem juros.

Viajar pode ser um barato com o Vai de Promo! Faça uma pesquisa e confira!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!