Ir para o site

×

×

Atenas, Grécia: atrações mais populares!

Quer conhecer Atenas, Grécia, e não sabe por onde começar? Confira nesse artigo todas as principais informações sobre o destino histórico!

Atenas, Grécia, é considerada berço da cultura ocidental e ajuda a formar os conceitos de filosofia, justiça, política e arte há milhares de anos.

Mais do que isso, a capital, e maior cidade grega, é também um centro urbano vibrante e efervescente, por onde passam milhões de turistas todos os anos, sobretudo interessados em seus icônicos patrimônios históricos.

Quem não gostaria de conhecer a mítica Acrópole, caminhar pelo milenar Partenon, visitar mercados cheios de vida ou simplesmente se jogar nas delícias da gastronomia da capital da Grécia?

Para que você não precise contar com informações que parecem em “grego”, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Atenas, veja só!

Como chegar em Atenas, na Grécia?

A primeira etapa da sua viagem é decidir como chegar à cidade de Atenas, Grécia, que fica do outro lado do oceano em relação ao Brasil, praticamente às margens do Mar Egeu.

A resposta a essa pergunta depende do ponto de partida do viajante, mas pode ficar tranquilo, porque existem várias opções de transporte, confira!

A partir do Brasil

A partir do Brasil
Fonte: Pxhere / CC0

Você não vai encontrar voos diretos a partir do Brasil com destino a Atenas, Grécia, mas isso não significa que você deva ter dificuldade para chegar à cidade.

Várias companhias aéreas, incluindo KLM, Latam, Gol, Lufthansa, Iberia e outras, oferecem voos com conexões na Europa, como Madri, Roma, Lisboa e Frankfurt, a partir de diversas cidades brasileiras.

Os voos têm como destino o Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos, que fica a 20 km do centro da cidade. 

Para sair do aeroporto, você terá diversas opções: os táxi/Uber ficam na saída do Terminal 3, a linha de ônibus expresso X95 leva até o centro da cidade e o metrô faz a viagem até a praça Syntagma em cerca de 40 minutos.

De outros países

Quem já está na Europa pode contar com ainda mais alternativas de transporte até Atenas, Grécia, como voos de companhias aéreas low cost, a partir de diversas cidades, incluindo Roma, Madri, Lisboa e outros destinos europeus.

Também é possível fazer o deslocamento de balsa ou ferry boat, a partir de cidades da Itália, como Veneza, Bari e Ancona.

O desembarque acontece na cidade de Patras e, depois, é só pegar um ônibus para percorrer os 200 km até Atenas.

Vale lembrar que a Grécia, por conta de sua topografia complexa, não dispõe de uma rede ferroviária tão extensa quanto outros países europeus, mas mesmo assim você poderá chegar até a capital grega de trem.

A cidade está conectada a diversos outros municípios gregos, especialmente da região do Peloponeso e cidades como Salônica e Patras, e a cidades de outros países, como Albânia, Bulgária, Macedônia e Turquia.

Está viajando de ônibus? A Estação Kifissos opera rotas para Épiro, Macedônia, Peloponeso e outras cidades gregas.

Mapa da cidade de Atenas, Grécia

A capital grega é uma grande metrópole, onde vivem mais de 3 milhões de pessoas. No entanto, é relativamente fácil explorá-la a pé, já que a cidade é bastante plana, com exceção da famosa Acrópole.

Para facilitar os seus deslocamentos, destacamos o mapa da cidade de Atenas, na Grécia, com as principais atrações turísticas! Confira!

Quais documentos precisa para entrar na Grécia?

Brasileiros não precisam de visto de turismo para a Grécia se a viagem tiver duração máxima de 90 dias. Entretanto, outros documentos são obrigatórios para garantir sua visita ao país.

O passaporte, por exemplo, deve ter validade mínima de seis meses após a data do embarque. Você também precisará apresentar seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Mas não é só isso. O viajante também precisa comprovar status de turista para mostrar ao governo grego que você não está pensando em imigrar ilegalmente para o país.

Isso significa que você precisa apresentar comprovante de hospedagem (ou carta-convite, se estiver ficando na casa de um conhecido).

E também, um comprovante de passagem de volta, ou de saída da Grécia para um país que não faz parte do Espaço de Schengen.

Além disso, o viajante também deve apresentar comprovantes de que tem condições financeiras de arcar com os custos da viagem, como extratos bancários, cartões de crédito e débito, dinheiro em espécie, entre outros.

Moeda usada em Atenas

Moeda usada em Atenas
Fonte: Pxhere / CC0

A única moeda utilizada em Atenas, Grécia, é o euro. Se você tem dólares guardados ou apenas reais, sua única alternativa é trocar o dinheiro pela moeda oficial da União Europeia.

Vale a pena trocar o dinheiro antes mesmo de embarcar para a Europa!

Como o real não tem muita circulação no Velho Continente, as taxas de conversão por lá não são muito atrativas e os gregos não costumam negociar a moeda abaixo da tabela.

Mas quanto dinheiro em espécie levar para a sua viagem? Uma boa dica é estimar os gastos diários que você deve ter durante sua estadia.

Em geral, um viajante gasta cerca de 110 euros por dia com custos de alimentação e transporte, além de algo entre 40 e 100 euros com diárias de hospedagem, a depender do estilo de hospedagem escolhido.

Isto é, quem está disposto a abrir mão de refeições em restaurantes requintados e pode se hospedar em uma pousada modesta, pode desfrutar de uma estadia bem mais econômica.

Diferente do turista que escolhe se hospedar em um hotel 4 estrelas e frequenta os restaurantes mais chiques da região.

Onde ficar em Atenas, Grécia?

Como a cidade recebe milhões de turistas o ano inteiro, a rede hoteleira ateniense é ampla, diversificada e com opções para todos os bolsos. 

É possível encontrar desde pousadas e hotéis baratos em Atenas, Grécia, a grandes hotéis de luxo das maiores redes do mundo.

Mais que o preço das diárias, o viajante também precisa ficar de olho na localização do hotel escolhido. Assim, você pode ter menos (ou mais) dificuldade para se locomover até as principais atrações turísticas.

As regiões de Plaka, Monastiraki, Psiri e Makrygianni são as mais indicadas para quem deseja ficar perto da principal atração ateniense, a Acrópole.

Esses bairros também contam com uma boa rede de restaurantes, bares, atrações turísticas, comércio e transporte público.

Se você prefere se hospedar na região mais moderna da cidade para garantir comodidade à sua viagem, pode ser uma boa ideia ficar em um dos hotéis nos arredores da Praça Syntagma, que fica a 15 minutos de caminhada da Acrópole.

Qual a melhor época para ir a Atenas?

Qual a melhor época para ir a Atenas?
Fonte: Pxhere / CC0

Para descobrir qual a melhor época para ir a Atenas, o viajante precisa avaliar os objetivos de sua viagem e o orçamento disponível para essa aventura.

A alta temporada acontece no verão europeu, entre junho e agosto, quando turistas do mundo inteiro visitam a Grécia e sua capital, o que faz disparar os custos de hospedagem.

Nessa estação, as chuvas são raríssimas, os dias são mais longos e o calor pode ultrapassar os 33ºC.

Nos demais meses do ano, as temperaturas ficam mais agradáveis, entre 13ºC e 27ºC, e a chuva fica concentrada nos meses de inverno, de dezembro a fevereiro.

Essa é a época mais indicada para quem quer economizar em hospedagem e passagens aéreas. 

Mas atenção: faça suas reservas com antecedência, pois muitos hotéis chegam a fechar as portas durante o inverno!

E não deixe de levar um bom agasalho na mala, pois nos invernos mais rigorosos é possível até nevar em Atenas!

O que fazer em Atenas, Grécia

Montar um roteiro pela capital grega pode ser uma tarefa prazerosa, afinal, não é todo dia que você explora uma cidade com quase 4.000 anos de história!

Você pode explorar o centro histórico para descobrir qual é a cultura de Atenas, conhecer sítios arqueológicos, visitar museus incríveis e muitas outras atrações.

Vem descobrir o que conhecer em Atenas, Grécia! 

O que fazer em Atenas à noite?

O que fazer em Atenas à noite?
Fonte: Daniel Enchev / Pxhere / CC BY 2.0

Procurando o que fazer em Atenas, Grécia, à noite? Depois que o sol se põe (por volta das 21h no verão), a vida se transforma e a cidade ferve!

As tavernas e os restaurantes atenienses costumam estar sempre lotados no período noturno, especialmente perto da hora do jantar, que de junho a agosto acontece por volta das 22h.

No centro da cidade não faltam opções de lazer e gastronomia, como cafés que se transformam em bares à noite, restaurantes com mesas na rua e praças que se tornam grandes pontos de encontro da juventude local.

A Praça Monastiraki é um dos pontos da noite em Atenas, com muitas tavernas em seus arredores, assim como o bairro de Plaka, onde o viajante pode curtir a vista privilegiada da Acrópole enquanto toma um vinho num bar local.

Quem não abre mão de uma tradicional balada não pode deixar de conhecer o bairro Psiri, principal endereço de boates e casas noturnas da cidade.

O que fazer com chuva em Atenas?

Atenas, cidade de estações muito bem-definidas, não é exatamente um destino chuvoso. Mesmo nos meses mais úmidos, não costuma chover por vários dias seguidos.

Mesmo assim, vale a pena montar um roteiro alternativo caso você seja surpreendido pela chuva no decorrer da sua viagem.

Embora a maioria dos sítios arqueológicos atenienses fiquem a céu aberto, existem vários museus fechados na capital grega, como o Museu Arqueológico, o Novo Museu da Acrópole e o Museu Goulandris de Arte Cicládica.

O dia chuvoso também pode ser perfeito para conhecer as lojas da Rua Voukourestiou Kolonaki, principal endereço comercial de Atenas, nos arredores da Praça Kolonaki.

Quer mais? Pode ser uma boa ideia “fugir” da chuva em um dos bons restaurantes ou cafés da cidade, muitos deles com aconchegantes espaços internos.

O que fazer em Atenas com crianças?

O que fazer em Atenas com crianças?
Fonte: Badseed / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Em Atenas, turismo não é apenas coisa de gente grande. As crianças também podem viver uma experiência inesquecível na capital grega.

O Jardim Nacional, fundado no século XIX, é uma das melhores atrações para toda a família!

Gratuito e central, o parque é adornado com esculturas tradicionais gregas, jardins diferentes e espécies botânicas de todas as partes do mundo.

Nenhum lugar de Atenas, no entanto, é tão recomendado para crianças quanto o Hellenic Children’s Museum: o museu é um verdadeiro mundo em miniatura, onde os pequenos podem brincar de serem mercadores antigos ou construtores.

A garotada também gosta do Museu da Guerra de Atenas, que conta com exemplos e réplicas da história militar da cidade, incluindo os conflitos com espartanos e persas, e do Museu de Brinquedos.

Sua família também pode gostar de fazer a subida do Monte Lycabettus para contemplar a cidade do alto ou visitar o Estádio Olímpico Panatenaico.

Pontos turísticos gratuitos em Atenas

Você sabia que Atenas, Grécia, tem várias atrações gratuitas? É isso mesmo: o viajante não precisa gastar nenhum centavo para visitar alguns dos lugares mais famosos de toda a cidade!

É o caso, por exemplo, da Acrópole, antigo centro político e religioso da cidade, construído a 150 metros acima do nível do mar há milhares de anos.

Nos arredores da Acrópole ficam outras atrações gratuitas imperdíveis, como os teatros antigos Dionísio e Herodes Atticus e os templos de Atenas e Erechtheion.

Você também poderá conhecer o complexo que inclui as ruínas da Ágora de Atenas, o Museu da Ágora Antiga e o Templo de Hefesto, construídos há quase 3.000 anos, sem gastar nada.

E que tal fazer um passeio pelos bairros mais charmosos da capital grega? A região de Monastiraki não pode ficar de fora do seu roteiro!

O viajante consegue, ainda, montar um roteiro gratuito pelos principais templos antigos da cidade, como o Templo de Poseidon, o Templo de Zeus Olímpico e o Templo Erechtheion.

Não deixe de conhecer o Partenon, construção histórica mais importante da Grécia, datado do século V a.C. e erguido para homenagear a deusa Athena Parthenos, com entrada franca.

Gosta de passeios ao ar livre? Você não precisa pagar nada para visitar o Jardim Nacional e para subir o Monte Lycabettus, ponto mais alto da cidade, especialmente paradisíaco durante o pôr do sol!

Onde comer em Atenas, Grécia?

Onde comer em Atenas, Grécia?
Fonte: Pxhere / CC0

A gastronomia grega é uma atração à parte em qualquer roteiro pelo país, conhecido por seus pratos inspirados em ingredientes mediterrâneos, como peixes, azeite, grãos, pães e frutas frescas.

Na hora de procurar onde comer em Atenas, Grécia, a melhor opção é se concentrar no centro histórico: em praticamente todas as ruas você encontrará bares, tavernas, restaurantes, bistrôs e cafés em diversas faixas de preço.

Vale lembrar que as praças mais importantes da cidade são rodeadas por restaurantes, bares e cafés, como a Acrópole, o Partenon e a Ágora

Também existem boas opções gastronômicas nos entornos do Templo de Zeus Olímpico e do Jardim Nacional, para matar a fome com classe depois de um passeio inesquecível.

Outros destinos próximos a Atenas, Grécia

As atrações de Atenas, Grécia, podem encher dias e dias de viagem, mas se sobrar um tempinho você pode estender o roteiro e fazer um bate-volta para outros destinos nas redondezas.

É o caso de Cabo Sounio, a apenas 77 km da capital grega, onde ficam as ruínas do Templo de Poseidon, construído sobre um penhasco que avança sobre o mar: dizem que ali fica o pôr do sol mais bonito da Ática!

Os mais animados também podem fazer a viagem de 350 km até Meteora, onde fica o maior sítio arqueológico da Grécia, o complexo de mosteiros suspensos no alto de rochas gigantes, tombados como Patrimônio da Humanidade.

Muitas agências atenienses também oferecem excursões a outros destinos famosos nas proximidades da capital, como Delfos, Olímpia, Micenas e Corinto, que podem ser visitados em eficientes bate-voltas!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!