Banff: explore as belezas naturais canadenses!
Banff abriga paisagens naturais espetaculares, e é um dos destinos mais impressionantes do Canadá. Confira o que fazer por lá!
Banff é muito mais que a principal porta para as Montanhas Rochosas Canadenses.
A cidade fica em um cenário natural surpreendente, com picos nevados, lagos de água azul-turquesa e densas florestas.
Famosa por seu parque nacional, a cidade é puro charme, com pouco menos de 10 mil habitantes e estrutura turística exemplar.
Num equilíbrio harmonioso entre turismo e conservação, a região recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes, ávidos por conhecer seus tesouros naturais.
Neste artigo, vamos te mostrar as maravilhas desse destino fantástico, onde a natureza se entrelaça com comodidade e conforto. Vamos lá!
Onde fica Banff?
Banff é uma cidade situada aos pés das imponentes Montanhas Rochosas, uma cordilheira que se estende por 4.800 km entre EUA e Canadá.
O município pertence à província de Alberta, praticamente na divisa com os Estados Unidos, a pouco mais de 120 km de Calgary.
O destino fica a pouco mais de 850 km da cidade de Vancouver, uma das maiores do Canadá. A cidade de Edmonton também está nas cercanias, a menos de 400 km.
A localização é estratégica para quem deseja explorar as belezas naturais canadenses, garantindo fácil acesso a diversos parques, incluindo o Parque Nacional Jasper.
O visitante também está a um curto passeio de lagos paradisíacos, como Louise, Peyto, Moraine, Waterfowl e Minnewanka, por exemplo.
Banff: mapa
Apesar do tamanho modesto, a cidade é um verdadeiro ícone do turismo, sobretudo por facilitar o acesso a grandes maravilhas da natureza.
Não coincidentemente, a região atrai um número de turistas surpreendente, até 375 vezes maior que sua população.
Esses visitantes procuram atrações como pistas de esqui e snowboard, culinária de alta qualidade, hotéis aconchegantes e paisagens paradisíacas.
Confira a localização da cidade de Banff, Canadá, no mapa!
Como chegar a Banff?
A viagem até Banff, Canadá, começa, em geral, no Aeroporto de Calgary, um importante hub aéreo localizado a 125 km de distância.
Partindo do Brasil, não há voos diretos até Calgary, mas empresas como American Airlines, Delta e United voam até a cidade com escalas.
A partir de Calgary, você pode escolher entre carro, transfer ou ônibus para finalizar o trajeto, feito pela TransCanada Highway.
A rodovia é duplicada e passa por cenários deslumbrantes, totalizando 1h30 de viagem.
Há também a oferta de linhas de ônibus operadas por empresas como a Rocky Mountaineer e Greyhound, que conecta Vancouver a Calgary, com parada em Banff.
Outra possibilidade é a via ferroviária: a VIA Rail, principal empresa de trens canadense, oferece rotas a partir de cidades como Toronto, Vancouver e Jasper.
Qual a melhor época para visitar Banff, Canadá?
Apesar de os parques nacionais estarem abertos praticamente o ano todo, vale a pena considerar o clima na região ao planejar a viagem.
A média na cidade ao longo do ano é baixa, em torno de 2°C.
As mínimas são ainda mais congelantes: -7,5°C nos meses mais frios, de dezembro a fevereiro.
O frio pode chegar a -50ºC de sensação térmica em certos anos!
O inverno é quando neva em Banff, e é justamente a combinação de frio e neve que fomenta a alta temporada na região.
As pistas de esqui e snowboard ficam movimentadas, e a cidade fica cheia de turistas.
Nos meses mais quentes, de junho a agosto, as médias sobem para meros 13°C, e as chuvas são mais constantes.
De qualquer forma, o verão é a época ideal para conferir os famosos lagos da região.
A movimentação de turistas também é significativa no verão, sobretudo durante os meses de julho e agosto, férias escolares.
Se você quer evitar o grande fluxo de turistas, considere visitar a cidade na segunda quinzena de junho ou em meados de setembro.
Onde se hospedar em Banff?
Embora pequena, a cidade concentra suas atividades comerciais e serviços principalmente na movimentada Banff Avenue.
Assim, a região próxima, como as ruas Wolf e Caribou, é altamente conveniente para quem deseja explorar a cidade a pé.
Caso você prefira ficar nas proximidades do Lake Louise, prepare-se para encontrar uma infraestrutura mais limitada.
Só vale a pena ficar nessa área se você conta com um veículo e busca tranquilidade de um lugar mais isolado.
Outra possibilidade é ficar na cidade vizinha de Canmore, a 25 km de distância, que oferece opções de hospedagem mais econômicas e boa infraestrutura.
Conheça as maiores belezas do Canadá pelos menores preços!
Já imaginou conhecer as belezas do Canadá sem se preocupar com os custos?
Com o Vai de Promo, sua experiência de viagem se torna mais econômica e prática, do começo ao fim!
Nosso site é um comparador online de passagens aéreas e seguros de viagem. Desse modo, fica mais fácil identificar as melhores ofertas para a sua viagem.
Tudo é feito com transparência e segurança: você emite suas passagens e apólice de seguro na hora, sem mistérios.
E não se esqueça da importância de contar com um seguro viagem.
O item é ainda mais importante se você pretende praticar esqui ou outros esportes radicais. Assim, você assegura a proteção que precisa e fica amparado em caso de acidentes.
Conheça agora mesmo a nossa plataforma para encontrar planos das principais seguradoras e ofertas de voos pelo melhor custo-benefício!
O que fazer em Banff?
Esse paraíso nas Rochosas Canadenses é um convite à exploração sem limites.
Você poderá praticar esqui nas montanhas cobertas de neve, percorrer trilhas em meio à natureza e curtir o ar extremamente puro.
Além disso, vai conhecer alguns dos lagos mais deslumbrantes do mundo, observar animais em seu habitat natural, conhecer a gastronomia local e muito mais.
Vem conferir o que fazer em Banff, Canadá!
Banff National Park
A maior atração da cidade, sem dúvidas, é o Banff National Park, que permite uma imersão no cenário das Rochosas Canadenses.
A reserva tem mais de 6.000 km² de área verde e forma o mais antigo parque nacional do Canadá, estabelecido ainda no século XIX.
A paisagem é pontuada por montanhas que escondem lagos de águas translúcidas e trilhas em meio a florestas.
Você pode conhecer o parque por meio de tours especializados, mas pode ser interessante alugar um carro para explorar a reserva no seu próprio ritmo.
Jasper National Park
O Jasper National Park é o maior entre os parques das Rochosas Canadenses, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A reserva fica a cerca de 290 km da cidade e abrange uma extensão de cerca de 11 mil km².
Uma boa dica é passar ao menos uma noite na cidade de Jasper, que fica dentro dos limites do próprio parque.
Na região, é possível curtir diversos atrativos, como o bondinho Jasper SkyTram, que chega a quase 2.300 metros de altitude.
Além disso, não deixe de visitar o complexo de geleiras Columbia Icefield Glacier Experience e a plataforma panorâmica Glacier Skywalk.
Se você gosta de trilhas, aproveite para visitar o Maligne Canyon e o Maligne Lake. Também há fontes de água termal relaxantes em Miette Hot Springs.
Lake Louise
Um dos cenários mais paradisíacos das Rochosas Canadenses, o Lake Louise é um vilarejo considerado símbolo do Canadá.
O lago que leva o mesmo nome é uma maravilha natural, com águas verde-azuladas, cujos tons se transformam sob a luz.
O cenário à volta do lago é uma obra-prima da natureza, com montanhas gigantescas, muitas vezes adornadas por um manto de neve.
Os arredores oferecem oportunidades para explorar trilhas que possibilitam subir as montanhas, como Lake Agnes Tea House.
O percurso tem quase 7 km (ida e volta) e leva a uma charmosa casa de chá.
Nos meses mais quentes, é possível até fazer passeios de caiaque no lago, enquanto o inverno é uma oportunidade para patinar no gelo.
Moraine Lake
O Lago Moraine é um dos mais deslumbrantes da região, com águas azuis-turquesa cristalinas.
Embora não seja tão famoso quanto o vizinho Lake Louise, Moraine é simplesmente paradisíaco.
Alimentado por águas glaciais, possui uma superfície expansiva de aproximadamente 5 km² e só é acessível durante os meses de verão.
O lago chegou a ilustrar as notas de 20 dólares canadenses, e você pode conhecê-lo em uma viagem de 30 minutos a partir de Lake Louise.
Peyto Lake
Outro lago imperdível na região é o Peyto Lake, que oferece um mirante panorâmico elevado que proporciona uma visão espetacular do parque nacional.
Peyto é muito procurado durante os meses de verão, e pode ser interessante visitá-lo antes das 10h ou no final da tarde.
Assim, você evita a aglomeração e curte a atração com mais tranquilidade.
O melhor de tudo é que o mirante do Peyto Lake é de fácil acesso, bastando uma curta caminhada a partir do estacionamento.
Caso você prefira uma experiência de trekking, pode percorrer uma trilha de 3 km até o Bow Summit Lookout, outro mirante que oferece vista dos arredores.
Para chegar até o lago, você pode percorrer a famosa Icefields Parkway, uma rodovia cênica dentro do parque nacional.
Lake Minnewanka
A apenas 10 km do centro da cidade fica o Lake Minnewanka, com mais de 20 km de extensão.
Embora a coloração da água não seja tão vibrante quanto a dos lagos Louise ou Moraine, o lugar é muito bonito.
Há também uma pequena praia com areia, mas tenha em mente que as águas são gélidas.
Aproveite a sua visita para percorrer algumas das trilhas nos arredores do Minnewanka.
Outra possibilidade é fazer o passeio de barco Minnewanka Lake Cruise, com 1 hora de duração.
Waterfowl Lake
Uma das atrações que você vai encontrar ao longo da Icefields Parkway é o belíssimo Waterfowl Lake, no meio do caminho até Jasper.
O lago não é tão famoso como os vizinhos que citamos anteriormente, mas pode tornar o seu roteiro de viagem ainda mais memorável.
As águas esverdeadas ficam em meio a um vale e refletem as montanhas circundantes como um espelho, especialmente em dias ensolarados e com pouco vento.
Banff Gondola
Datada dos anos 1980, a Banff Gondola é um teleférico cujo destino é o ponto mais alto da montanha Sulphur.
A parada acontece a quase 2.300 metros acima do nível do mar!
O trajeto é feito em apenas 8 minutos, cobrindo uma elevação de quase 700 metros, desvendando uma vista espetacular.
Ao alcançar o cume, os visitantes encontram, além da vista paradisíaca, um restaurante e uma lanchonete.
Banff Upper Hot Springs
Apesar do frio característico da região, o clima esquenta na Banff Upper Hot Springs, uma atração imperdível na cidade.
Localizada a mais de 1.500 metros de altitude, essa piscina ao ar livre é abastecida por água mineral naturalmente aquecida, chegando a 40ºC.
A água é carregada por diversos minerais como cálcio, sulfato e magnésio, com propriedades terapêuticas comprovadas.
A estrutura do local é robusta, com salva-vidas, piso antiderrapante e vestiários.
Os visitantes também podem contar com serviços adicionais, como aluguel de toalhas e armários, spa e cafeteria.
Bow River
O Bow River nasce nas Montanhas Rochosas e serpenteia até lugares incríveis nas Montanhas Rochosas, com águas cristalinas.
São mais de 500 km de extensão, com alguns pontos que contam com correntezas.
Mais que uma atração natural, o rio também carrega uma rica história: suas águas foram utilizadas pelos povos aborígenes como meio de subsistência.
Você pode curtir o rio em qualquer passeio pela cidade. Há trilhas, ciclovias e um ponto para aluguel de caiaques em suas margens, na altura da Wolf Street.
Bow Falls
As águas do Bow River formam as belíssimas Bow Falls, quedas d’água que tornam o cenário natural no coração da cidade ainda mais bonito.
As cascatas já foram até cenário de filmes e recebeu visitas de grandes estrelas das telonas, como a atriz Marilyn Monroe.
As águas têm uma coloração que varia entre tons azulados e esverdeados, conforme as nuances do tempo e do sol.
Tunnel Mountain
A Tunnel Mountain é a montanha mais próxima do centro do município, em pleno Bow River Valley.
Como a subida tem pouco mais de 4 km de extensão, muitos aventureiros percorrem as trilhas até o cume, recompensadas com uma paisagem espetacular.
A trilha é de nível fácil, embora sua inclinação em certos trechos possa proporcionar um desafio a quem não está acostumado com trekking.
Icefields Parkway
Uma das principais atrações da região, a Icefields Parkway é uma estrada cênica que passa pelos cenários mais bonitos das Rochosas Canadenses.
Também chamada de Highway 93, a via é considerada uma obra-prima rodoviária que conecta os parques nacionais da região.
A rodovia tem pouco menos de 240 km de extensão e foi construída na primeira metade do século XX.
O trajeto é duplicado e conta com cercas que protegem a vida selvagem, reduzindo os riscos de atropelamentos.
Durante o percurso, você passará por uma série de tesouros naturais, como o Columbia Icefield, as Athabasca Falls e o Peyto Lake.
O que fazer em Banff em 2 dias?
Em dois dias, você poderá conhecer alguns dos cenários mais famosos de Banff, mas é importante montar um roteiro para otimizar o seu tempo.
Dedique o primeiro dia a conhecer as atrações do parque nacional.
Você poderá fazer uma visita ao Lake Louise, percorrer trilhas e até fazer um passeio de caiaque.
Depois de sair do parque, aproveite para visitar o vilarejo de Lake Louise.
Na volta a Banff, você poderá fazer o passeio na gôndola até o topo da Sulphur Mountain, cenário ainda mais bonito no fim do dia.
No segundo dia, percorra a Icefields Parkway e faça algumas paradas no caminho.
Nesse caso, pode ser interessante não estender o passeio até o Jasper National Park, pois o tempo não será suficiente para ida e volta.
Retorne para a cidade e visite as Upper Hot Springs para despedir-se da região com uma experiência relaxante em suas águas termais.
Conheça Banff pagando pouco com o Vai de Promo!
Banff é um destino fantástico, que impressiona e conquista seus visitantes logo à primeira vista.
Você pode conhecer todas essas belezas sem comprometer suas finanças com o sistema de pesquisa do Vai de Promo.
Ao utilizar o nosso site, você encontra sem dificuldades as promoções mais irresistíveis de passagens aéreas e seguro viagem.
Com descontos exclusivos, sua viagem vai ficar ainda mais barata e memorável.
Nossa plataforma foi projetada para simplificar a busca por passagens aéreas e seguros de viagem.
Assim, você não precisa escolher entre viver aventuras incríveis ou cuidar do bolso!
Continue sua leitura!