Bariloche: o que fazer, quando ir e outras dicas de viagem!
Destino cobiçado para a prática de esportes na neve, Bariloche é uma parada imperdível nos lagos da Patagônia! Saiba o que fazer por lá!
Bariloche, um destino que dispensa apresentações, é considerada um dos melhores lugares para aproveitar o inverno no mundo inteiro!
Situada no coração da Patagônia argentina, uma região selvagem e exuberante no extremo sul do continente, a cidade oferece uma variedade de paisagens magníficas e inúmeras atividades de lazer para toda a família.
Imagine esquiar pelas pistas do Cerro Catedral, maravilhar-se com as águas do Lago Nahuel Huapi, explorar trilhas em meio a uma natureza deslumbrante e desfrutar de passeios de barco inesquecíveis!
Vem conhecer um pouco mais sobre essas e outras experiências incríveis que você pode vivenciar por lá!
Onde fica Bariloche?
A cidade de Bariloche fica na província de Río Negro, na região da Patagônia argentina, bem pertinho da fronteira com o Chile.
A região é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e abriga muitos outros destinos encantadores, como El Calafate, conhecida pela geleira Perito Moreno, e Ushuaia, a cidade mais austral do mundo.
A capital argentina, Buenos Aires, fica a cerca de 1.500 km de distância, enquanto Santiago, no Chile, está ligeiramente mais próxima, a 1.170 km.
Mesmo assim, você não precisa se preocupar, pois a cidade tem infraestrutura bem desenvolvida e está preparada para atender bem aos viajantes de todo o mundo.
Bariloche: mapa
A cidade não é muito grande e por ter a maioria de suas atrações concentrada no centro da e nos arredores do lago, facilita, e muito, a vida do turista.
É possível percorrer por paradas como a Catedral de San Carlos, o Centro Cívico e as lojas de chocolate, caminhando tranquilamente.
No entanto, vale ressaltar que outras atrações podem estar em áreas mais afastadas do centro, como o Cerro Catedral. Para chegar a essas áreas mais distantes, pode ser necessário utilizar transporte público, táxi ou alugar um carro.
Confira onde fica Bariloche no mapa!
Como ir para Bariloche?
O viajante tem algumas opções à disposição na hora de decidir como chegar à cidade.
O primeiro passo é definir qual o ponto de partida da sua viagem: você vai sair do Brasil ou de outra cidade da Argentina? Confira as principais opções para chegar até lá!
A partir do Brasil
Para chegar à cidade a partir do Brasil, existem algumas opções relativamente práticas.
O caminho mais rápido é por via aérea direta. Algumas cidades brasileiras contam com voos diretos até o Aeroporto Internacional de Bariloche, localizado a cerca de 14 km do centro da cidade.
Também é possível voar até Buenos Aires (que também recebe voos diretos a partir do Brasil) e, de lá, pegar um voo doméstico até a cidade da Patagônia.
Outra possibilidade é voar até Santiago, no Chile, e, de lá, pegar um voo direto até o seu destino final. O trajeto entre as duas cidades costuma durar cerca de 2 horas.
Com tantas opções de deslocamento, o quanto custa ir do Brasil para Bariloche pode variar bastante, com voos de ida a partir de R$ 1.800,00.
De outras cidades da Argentina
A cidade é um destino turístico popular não apenas para viajantes internacionais, mas também para os próprios argentinos que desejam explorar as maravilhas da região.
Uma das maneiras mais comuns de chegar à cidade patagônica a partir de outras cidades argentinas é por meio de voos domésticos.
Várias companhias aéreas oferecem voos regulares a partir de Buenos Aires, com tempo de voo de aproximadamente 2 horas.
Além dos voos, também é possível chegar à cidade de ônibus: a Argentina possui um extenso sistema de transporte rodoviário, e várias empresas de ônibus oferecem rotas que ligam o destino a diferentes cidades do país.
Se você gosta de apreciar as paisagens durante a viagem e tem tempo disponível, essa pode ser uma opção interessante de viagem.
No entanto, é importante levar em consideração que as distâncias na Argentina podem ser significativas, e as viagens de ônibus podem levar várias horas, dependendo da cidade de partida.
Qual a melhor época para visitar Bariloche?
Bariloche é um destino incrível durante todo o ano, mas tenha em mente que cada estação oferece uma experiência única para os visitantes.
Durante o inverno (junho a setembro), a cidade se transforma em um paraíso para os amantes de esportes de neve, especialmente após a chegada das primeiras neves, quando ocorre a abertura das estações de esqui, como o Cerro Catedral.
Ou seja, é o momento ideal para deslizar pelas pistas cobertas de neve fresca, praticar snowboard ou simplesmente apreciar a beleza das montanhas nevadas.
Na primavera (setembro a novembro), a cidade começa a se despedir do frio intenso e dá as boas-vindas à natureza em renovação.
É uma época de transição, com dias mais longos, temperaturas mais amenas e o derretimento gradual das neves.
Durante o verão (dezembro a fevereiro), a cidade volta a revelar todo o seu esplendor, dessa vez com dias mais quentes e ensolarados, e lagos que convidam para mergulhos refrescantes.
Nesse período, as trilhas estão em pleno vigor, proporcionando caminhadas incríveis entre as montanhas e florestas, e você ainda pode curtir as praias da região.
O outono (março a maio) é um período tranquilo, com temperaturas mais amenas e menos turistas, o que permite apreciar a tranquilidade da natureza e desfrutar das paisagens em um ambiente mais sereno, com preços mais baixos que de costume.
Quando é a temporada de neve em Bariloche?
A época de neve em Bariloche é prolongada em comparação a outros destinos de neve, estendendo-se do final de maio a setembro.
Durante esse período, as montanhas ao redor da cidade se enchem de neve, proporcionando condições ideais para a prática de esqui, snowboard e outras atividades relacionadas à neve.
Em relação ao movimento turístico, os meses de julho e agosto são considerados os mais disputados da temporada de neve, então planeje-se com antecedência se estiver pensando em visitar a cidade nessa época.
Onde se hospedar na cidade de Bariloche?
Encontrar hospedagem em Bariloche é fácil, pois a cidade conta com uma extensa rede hoteleira, com opções em todas as faixas de preço.
O centro da cidade é indicado para quem está viajando sem carro, já que oferece fácil acesso às principais atrações da cidade, opções de vida noturna e agências que oferecem passeios pela região.
Outra região bastante procurada é o Lago Nahuel Huapi, que oferece vistas deslumbrantes do lago e das montanhas ao redor, onde é possível encontrar hotéis e pousadas mais luxuosas, com acesso direto às margens do lago.
Se o seu sonho sempre foi viver uma experiência alpina, a região do Cerro Catedral pode ser o lugar perfeito para ficar, com boa oferta de chalés e cabanas aconchegantes para aluguel.
O que fazer em Bariloche
Seja você um amante da natureza, da boa comida ou da história, essa formidável cidade argentina pode ser o destino ideal para a sua próxima viagem.
Entre montanhas, lagos, parques, lojas, restaurantes e museus, a cidade tem atrações para todos os gostos e bolsos.
Confira o que fazer em Bariloche!
O que fazer em Bariloche, Argentina, à noite?
À noite, Bariloche pode ser tão animada quanto de dia, sobretudo por abrigar no centro da cidade uma ampla variedade de bares, pubs e discotecas.
Você pode desfrutar de uma bebida em um dos bares da região, experimentar cervejas artesanais ou dançar até altas horas em uma das casas noturnas.
Quem prefere uma noite mais tranquila pode explorar os restaurantes da cidade, especialmente nos arredores do lago, para saborear refeições tradicionais argentinas com vistas panorâmicas.
Se você procura por uma experiência cultural, que tal assistir a um espetáculo de tango argentino? A cidade é a casa de lugares que oferecem apresentações incríveis de dança e música!
Vale lembrar que a cidade também abriga um cassino, que oferece uma variedade de jogos, como roletas e máquinas caça-níqueis.
E não é só isso! Algumas empresas oferecem passeios guiados após o pôr do sol para que você explore os principais pontos turísticos com iluminação especial.
Tem até a opção de passear de barco no lago Nahuel Huapi: uma oportunidade diferente para admirar as estrelas no céu!
O que fazer em Bariloche com chuva?
Como Bariloche está devidamente adaptada para as intempéries do clima, você não precisará se preocupar, pois não faltam opções para aproveitar a cidade!
A cidade abriga vários museus e galerias, onde você pode ver a história e cultura locais, como o Museu da Patagônia, com exposições sobre a região desde a era dos dinossauros.
O destino também é conhecido por seus excelentes restaurantes e cafés, e a chuva pode ser a ocasião perfeita para saborear um delicioso chocolate quente.
A chuva também não deve te atrapalhar se você desejar ir às compras.
A cidade é conhecida por sua produção de lã e couro, então você pode explorar lojas de roupas e acessórios de qualidade.
Para os amantes de história e arquitetura, uma opção é visitar a Catedral de San Carlos de Bariloche, no Centro Cívico, que abriga uma impressionante coleção de arte sacra.
O que fazer em Bariloche com crianças?
Com tantas atrações para toda a família, é fácil descobrir o que fazer em Bariloche com crianças!
Existem várias pistas de esqui para o público infantil nos arredores da cidade, inclusive no Cerro Catedral, com direito a instrutores especializados.
Além disso, há escolas de esqui e snowboard que oferecem aulas para crianças, permitindo que elas aprendam e se divirtam na neve.
As crianças mais velhas também podem gostar de explorar os parques naturais da região, repletos de lagos e florestas preservadas, perfeitos para passeios em família.
Os passeios de barco também são uma ótima opção: você pode fazer um passeio de catamarã pelo lago Nahuel Huapi para curtir a paisagem montanhosa.
Quer mais? A cidade é conhecida por sua produção de chocolate artesanal, o que faz com que as crianças adorem visitar as muitas fábricas de chocolate locais.
Sua família pode fazer visitas guiadas, onde os pequenos podem ver como o chocolate é feito e até mesmo fazer seus próprios doces!
Turismo em Bariloche: atrações gratuitas
Você não precisa comprometer as suas finanças para desfrutar da cidade de Bariloche, pois há uma boa oferta de atividades econômicas ou até mesmo gratuitas.
Uma das melhores maneiras de aproveitar a beleza natural da região sem gastar dinheiro é explorando suas trilhas e parques, que oferecem vistas deslumbrantes.
As praias do lago Nahuel Huapi também são públicas e gratuitas, surgindo como excelentes opções de lazer nos dias de sol, como a Playa Bonita.
A cidade também possui diversas áreas de lazer gratuitas, incluindo o Parque Municipal Llao Llao, endereço de áreas verdes, trilhas e mirantes com vistas panorâmicas.
Pode ser interessante, ainda, explorar a Rua Mitre: aproveite para apreciar a arquitetura das lojas e talvez descobrir alguma feira de rua que esteja acontecendo.
Onde comer em Bariloche, Argentina
Verdadeiro paraíso gastronômico, a cidade argentina oferece uma variedade de opções culinárias para todos os gostos.
No Centro Cívico, por exemplo, cada esquina guarda lugares cheios de charme, sobretudo ao redor da Praça Cívica, onde há confeitarias e lojas de chocolate.
Um dos principais polos gastronômicos da cidade é a Avenida Bustillo, que beira o Lago Nahuel Huapi e oferece vistas deslumbrantes enquanto você desfruta de uma refeição.
Também há muitas opções saborosas para a hora da refeição em Playa Bonita, que se destaca pela vista panorâmica do lago.
Se você está em busca de uma experiência gastronômica autêntica, vale a pena explorar o bairro de Colônia Suiza, nos arredores da cidade, conhecido por preservar tradições suíças e alpinas centenárias.
Não deixe de experimentar os pratos típicos da Patagônia, como cordeiro e truta, e também os famosos chocolates artesanais da região!
Bariloche: cidades próximas para visitar
Seu roteiro de viagem não precisa ser contido a Bariloche: nos arredores da cidade existem outros lugares incríveis para conhecer!
Você pode começar pelo Parque Nacional Nahuel Huapi, que abrange uma extensa área ao redor da cidade, cheio de lagos cristalinos, montanhas e muitas trilhas.
Também nas proximidades do destino fica o Circuito Chico, uma estrada cênica com 60 quilômetros de extensão que percorre a orla do lago da cidade.
Gosta de atividades ao ar livre? Não perca a oportunidade de percorrer as trilhas do Cerro Tronador, um vulcão ativo a cerca de 80 km da cidade rodeado por geleiras, picos e rios.
Prefere um passeio mais tranquilo? Pode ser interessante fazer uma visita à charmosa cidade de Villa La Angostura, a 80 km de distância. A cidade também fica à beira do Lago Nahuel Huapi e guarda a típica atmosfera patagônica.
Continue sua leitura!
- Melhores lugares para tomar café no RJ: descubra onde começar seu dia com sabor, charme e vistas incríveis
- Praias em janeiro: descubra 16 destinos ideais para curtir
- Neve em janeiro: 15 destinos imperdíveis para curtir o frio
- Ano novo em Copacabana: guia para curtir ao máximo
- 15 lugares para passar o ano novo em SP: capital e interior