Ir para o site

×

×

Berna: dicas e informações para visitar a cidade!

A cidade de Berna, Suíça, é famosa por sua arquitetura medieval, rio sereno e alta qualidade de vida! Conheça as principais atrações da cidade!

Fundada no século XII, Berna é uma cidade rica em história e cultura, onde o viajante encontra uma arquitetura medieval muito bem preservada, incluindo mais de 6 km de arcadas milenares, que hoje abrigam lojas e cafés.

Por todo canto, essa mistura do antigo e do moderno dá a tônica na capital da Suíça, que é também o centro político e administrativo do país, onde ficam o Parlamento, a sede do governo e a residência oficial do presidente. 

O centro histórico é tombado como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983, um verdadeiro labirinto de ruas estreitas, fontes e praças que parecem saídas de um livro de história. 

A Zytglogge, uma torre medieval com relógio astronômico, é uma das atrações mais famosas da cidade, sem falar na Catedral, uma das maiores igrejas góticas da Europa, e dos muitos museus interessantes, como o Museu de História Natural e o Museu Einstein.

A cidade também oferece excelentes opções de compras e gastronomia, com lojas elegantes, mercados de rua e uma variedade de restaurantes que servem desde a culinária suíça tradicional até a cozinha internacional. 

Quer conhecer um pouco mais desse destino que mistura história, cultura e modernidade? Confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!

Como ir a Berna?

Como ir a Berna?
Pxhere / CC0

A capital da Suíça fica na região central do país, no cantão de Berna, a aproximadamente 20 km ao norte dos Alpes. 

A cidade é cortada pelo rio Aare e fica em um planalto cercado por colinas e montanhas, com localização conveniente para quem deseja explorar outras partes da Suíça, incluindo Zurique, Genebra e Lucerna, bem como as regiões montanhosas dos Alpes.

Confira como chegar até a cidade!

A partir do Brasil

Para quem deseja visitar a capital suíça a partir do Brasil, a maneira mais comum de chegar é por meio de voos que partem das principais cidades brasileiras com destino a Zurique, a maior cidade do país. 

Várias companhias aéreas oferecem voos diretos ou com escalas em outras cidades europeias, como Frankfurt, Paris e Lisboa. 

O trajeto de trem a partir de Zurique é rápido e confortável, com viagens a cada meia hora, em média, da estação principal de Zurique, Hauptbahnhof. O tempo de viagem é de cerca de 1 hora. 

Você também pode pegar um ônibus direto de Zurique, que leva cerca de 1h15min e parte da estação central de ônibus, Sihlquai Bus Terminal, ou viajar de carro pela rodovia A1 até a capital do país. 

De outros países na Europa

Sem dúvidas, é mais fácil chegar à cidade se você já está viajando pela Europa, sobretudo porque o pequeno aeroporto local recebe voos domésticos a partir de outras cidades suíças, como Zurique e Genebra. 

A cidade também está localizada na linha principal da rede ferroviária suíça e é facilmente acessível a partir de várias cidades europeias, incluindo Paris, Milão, Frankfurt e Munique. 

Além disso, é possível viajar de ônibus a partir de algumas cidades europeias, como Paris, Milão e Praga, uma opção mais econômica do que o trem ou o avião, embora a viagem possa ser um pouco mais demorada. 

Se você gosta de dirigir, a cidade também é facilmente acessível pela rodovia A1, bem sinalizada e com pistas bem conservadas, que oferecem vistas incríveis das montanhas e da paisagem suíça. 

Capital da Suíça: mapa

A capital da Suíça é uma cidade histórica localizada no coração do país, cercada por montanhas e banhada pelo rio Aare. 

Entre seus atrativos estão a imponente Torre do Relógio, que data do século XIII, a Catedral, a antiga Praça do Mercado e suas pitorescas arcadas, a famosa Fonte de Zähringer e o belo Palácio Federal Suíço. 

Confira onde fica a capital da Suíça no mapa! 

Quando ir para Berna?

A capital da Suíça pode ser visitada durante todo o ano, mas a escolha da melhor época depende muito das preferências pessoais de cada viajante. 

Durante o verão (junho a agosto), a cidade fica particularmente movimentada, especialmente por causa do clima quente e ensolarado, perfeito para caminhadas, passeios de bicicleta, piqueniques à beira do rio Aare e até mesmo um mergulho. 

As temperaturas começam a despencar no outono (setembro a novembro), embora ainda seja possível desfrutar dos dias ensolarados e da bela paisagem de folhas mudando de cor. 

No inverno (dezembro a fevereiro), a paisagem fica digna de conto de fadas, com ruas cobertas de neve e telhados dos edifícios históricos pintados pelo branco da estação. Os mercados de Natal e as pistas de esqui tornam a cidade ainda mais apaixonante. 

A cidade volta a florescer na primavera (março a maio), com clima mais ameno e termômetros de 12ºC. 

Onde se hospedar em Berna?

Decidir onde ficar em Berna é mais simples do que você possa imaginar, sobretudo porque a cidade é pequena e é praticamente impossível ficar mal-localizado.

O centro histórico é uma das regiões mais populares para estadia, sobretudo nos arredores da Torre do Relógio e da Catedral, onde você vai encontrar boa oferta de restaurantes, bares e lojas.

A região também é um ponto de partida ideal para explorar a cidade a pé!

Também é viável ficar em áreas mais residenciais, como o bairro de Kirchenfeld, que fica próximo do famoso Museu de História Natural, ou em Länggasse-Felsenau, um bairro tranquilo e pertinho do centro histórico. 

Para quem busca uma vista espetacular da cidade, a região de Rosengarten é uma opção recomendada: embora fique mais afastada do centro histórico, a área oferece uma vista panorâmica da cidade, das montanhas e do rio Aare. 

A região de Matte, do outro lado do rio Aare, é conhecida por sua atmosfera boêmia, com muitos bares e restaurantes animados, surgindo como boa pedida para quem gosta de vida noturna e quer experimentar a cena local. 

Se você está viajando de carro, pode encontrar também muitas opções de hospedagem em vilas e cidades próximas, como Thun e Interlaken, que ficam a cerca de 30 minutos de carro do centro e oferecem uma bela paisagem alpina.

O que fazer em Berna, Suíça?

A capital da Suíça é repleta de história, cultura e belezas naturais, incluindo edifícios medievais, museus incríveis e o charmoso rio Aare.

Vem descobrir o que fazer em Berna! 

O que fazer em Berna de graça?

O que fazer em Berna de graça?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Assim como outras cidades do país, a capital da Suíça não é um destino barato, mas oferece algumas atrações e atividades gratuitas e de baixo custo aos visitantes mais econômicos.

Você não vai gastar nada para caminhar pelas ruas do centro histórico, apreciando a arquitetura medieval e as belas paisagens ao redor, com destaque para a praça principal, a Bundesplatz, onde você encontra também o Parlamento Suíço, Bundeshaus

Os amantes da arte também têm muitas opções gratuitas de lazer, desde que se aproveitem dos dias de gratuidade dos principais museus, como o Zentrum Paul Klee, gratuito na primeira quarta-feira do mês, e o Kunstmuseum Bern, grátis aos sábados à tarde. 

O rio Aare é uma atração gratuita incrível, com águas cristalinas e paisagens encantadoras nos arredores. Você também pode fazer um piquenique nos parques da cidade, como o Rosengarten, sem gastar quase nada. 

Os amantes da natureza podem desfrutar de belas caminhadas nas montanhas ao redor da cidade sem mexer no bolso, com destaque para as trilhas de Gurten e Bantiger

Vale pontuar que o transporte público também é gratuito em muitas áreas da cidade, o que permite que os visitantes se desloquem facilmente e economizem dinheiro ao mesmo tempo. 

O que fazer em Berna com crianças?

Berna é um destino indicado para famílias com crianças, sobretudo pela variedade de atrações para o público infantil.

O Zoológico da cidade, por exemplo, abriga uma grande variedade de animais, incluindo ursos, elefantes, leões e girafas. 

Os pequenos também podem se divertir no parque de diversões que fica no topo da montanha Gurten, com suas diversas atrações, como carrosséis, trampolins e brinquedos infláveis. 

E que tal levar a família para um passeio cultural? O Museu de História Natural possui diversas exposições interativas sobre a flora e fauna do mundo, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. 

Também é possível se divertir no Museu de Jogos Suíços, que oferece uma grande variedade de jogos e brinquedos tradicionais, ou se divertir nos parques e jardins da cidade, como o Rosengarten. 

Não deixe, por fim, de levar as crianças para um passeio de barco no rio Aare, que oferece vistas únicas da cidade. 

O que fazer em Berna em dias de chuva?

A capital suíça oferece aos visitantes muitas atrações e atividades indoor para aproveitar em dias chuvosos ou até mesmo de neve, comuns no inverno. 

Esse é o caso do Zentrum Paul Klee, que oferece exposições de arte, oficinas e atividades para crianças e adultos, bem como um café com vista panorâmica da cidade. 

Outro lugar para se refugiar em dias de chuva é o Museu de Arte, que impressiona com seu amplo acervo de arte moderna e contemporânea. 

Quem gosta de história não pode perder a oportunidade de visitar a Catedral da cidade, conhecida por sua arquitetura gótica e seus vitrais impressionantes, onde também há um museu de arte sacra. 

O que fazer em Berna à noite?

Berna é uma cidade encantadora durante o dia, mas também oferece muitas opções para quem busca diversão e entretenimento à noite, com destaque para o bairro de Matte, do outro lado do rio Aare, coração da vida boêmia local.

Já a região central reúne bares e restaurantes elegantes, perfeitos para quem quer saborear uma boa comida e vinho suíços. 

Para quem busca algo mais cultural, a cidade também conta com muitos eventos noturnos, como apresentações de música clássica na famosa Kursaal Bern, peças de teatro no Konzert Theater Bern e shows de comédia no Ono Bar

Você gosta de arte? Muitos dos museus locais ficam abertos até tarde, como o Zentrum Paul Klee e o Kunstmuseum Bern. 

Caso você prefira apreciar a cidade à noite em um ambiente mais tranquilo, caminhar ao longo do rio Aare pode ser uma experiência inesquecível, com vistas deslumbrantes das luzes da cidade refletindo na água. 

Onde comer em Berna?

Onde comer em Berna?
Pxhere / CC0

A capital suíça também é um formidável destino gastronômico, onde você poderá conhecer um pouco mais sobre os sabores, aromas e texturas típicos do país alpino. 

As melhores regiões para comer na cidade são o centro histórico e a região de Matte, onde você não terá dificuldade para encontrar uma refeição saborosa. 

No centro histórico, é ampla a oferta de restaurantes tradicionais que servem pratos típicos suíços, como fondue, raclette e rösti, como o restaurante Altes Tramdepot e o restaurante Kornhauskeller

Na região de Matte, o destaque fica por conta dos restaurantes étnicos, que servem cozinha asiática, africana e mediterrânea, como o mexicano Desperado

Se você quer viver uma experiência mais requintada, não deixe de visitar o restaurante Bellevue Palace, localizado em um hotel de luxo com vista para os Alpes.

Quanto tempo ficar em Berna?

O tempo ideal para ficar na cidade pode variar de acordo com o estilo de viagem e interesses de cada visitante. Você vai encontrar o que fazer em Berna em um dia ou em um mês.

Em geral, recomenda-se que os viajantes reservem pelo menos dois ou três dias para explorar a cidade com calma e aproveitar os principais pontos turísticos e atrações. 

Durante esse período, é possível conhecer o centro histórico, o Palácio Federal Suíço, o rio Aare e os museus e galerias de arte da cidade. 

Curiosidades sobre a capital da Suíça, Berna!

A capital da Suíça é uma cidade cheia de histórias e curiosidades interessantes. 

Fundada em 1191, a cidade foi um importante centro comercial durante a Idade Média, e boa parte dessa história está preservada até hoje em um dos centros históricos mais bonitos da Europa. 

A cidade também tem uma relação especial com ursos-pardos, que chegaram pela primeira vez em 1513, como presentes do Duque de Baviera, e desde então se tornaram um símbolo da capital suíça. 

Hoje em dia, os ursos vivem em uma grande reserva ao lado do rio Aare, e os turistas podem visitá-los todos os dias. 

Um dos maiores destaques da cidade é o relógio astronômico da Torre do Relógio, construído em 1530 e que mostra a hora, a data, o calendário lunar, as estações do ano e as posições dos planetas. 

O que significa a palavra Berna?

O termo “Berna” é uma palavra de suposta origem celta que significa “fissura”. 

Acredita-se que essa seja a origem do nome da cidade, que é cortada pelo rio Aare e fica localizada em uma região montanhosa com muitas fendas e rachaduras nas rochas. 

Que idioma se fala em Berna?

Que idioma se fala em Berna?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O idioma oficial da cidade e de toda a Suíça é o alemão. No entanto, na capital e em outras regiões do país também são falados outros idiomas, como o francês e o italiano. 

Entre os quase 140 mil habitantes, a capital tem maioria de falantes do dialeto suíço-alemão, e boa parte é bilíngue ou trilíngue, o que significa que eles podem falar fluentemente dois ou três idiomas diferentes.

Cidades próximas de Berna para conhecer!

Há muitos lugares incríveis para conhecer perto da capital da Suíça, Berna, como a cidade de Thun, a 30 minutos de trem, de onde você poderá conhecer uma vista deslumbrante dos Alpes Suíços. 

Outra cidade próxima que vale a pena visitar é Friburgo, localizada a cerca de 40 minutos de trem, onde fica uma das universidades mais antigas da Suíça e um centro histórico medieval muito bonito. 

Quer experimentar o lado mais aventureiro da Suíça? Não deixe de visitar a cidade de Interlaken, a 50 minutos de trem, cercada pelos majestosos Alpes suíços. 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!