Bogotá: saiba mais sobre o destino colombiano!
Bogotá é um dos principais destinos da Colômbia e uma das cidades mais especiais da América do Sul. Confira o que fazer por lá durante a sua viagem!
Bogotá é o coração da Colômbia e está a cerca de 2.640 metros acima do nível do mar.
A cidade atrai cada vez mais turistas por ser repleta de atrações culturais e gastronômicas. Chega até ser difícil escolher quais visitar.
Para te ajudar a decidir o que conhecer por lá, preparamos sugestões maravilhosas para você aproveitar ao máximo sua estadia na cidade.
Como ir para Bogotá, Colômbia?
Bogotá é a capital da Colômbia, e abriga o maior aeroporto do país. A cidade recebe voos saindo do Brasil e de diversos outros países.
Abaixo, você confere quais são as diferentes formas que o viajante tem de chegar até a cidade. Veja só!
A partir do Brasil
A Colômbia tem aeroportos de grande e médio porte, que estão localizados em várias regiões do país.
Sua principal porta de entrada, no entanto, fica em Bogotá, pelo Aeroporto Internacional El Dorado (BOG).
Quem sai do Brasil deve embarcar em um dos voos da Latam ou da Avianca (empresas que fazem o trajeto até a capital colombiana).
De outros países
Várias companhias aéreas de outros países também operam voos com destino a Bogotá.
Outra alternativa, é apostar no transporte rodoviário para chegar à cidade. Existem várias estradas que dão acesso à capital da Colômbia, partido de destinos como o Peru e o Equador.
Bogotá: mapa
Confira no mapa que preparamos para você, a localização de todos os pontos turísticos de Bogotá mencionados neste artigo. O objetivo é facilitar sua estadia e deslocamento na cidade!
Com nosso mapa de Bogotá, você pode organizar melhor o seu roteiro de passeios.
Quais documentos levar para a Colômbia?
É possível viajar para a Colômbia com passaporte ou carteira de identidade (RG), mas atente-se: o RG precisa estar conservado e dentro da validade, com foto que permita identificar facilmente o viajante.
E caso queira saber se precisa de visto para Bogotá, saiba que brasileiros não necessitam do documento para entrar na Colômbia por um período de 90 dias.
Antes da viagem, você precisa preencher o formulário Check-Mig (declaração de saúde), e apresentar o comprovante de vacinação contra a febre amarela e a Covid-19 ou teste RT-PCR negativo, feito até 72 horas antes do voo.
Moeda da Colômbia: dicas para o câmbio no país
A moeda local da Colômbia é o peso colombiano (COP).
Não vale a pena comprar peso colombiano no Brasil, se for possível, prefira levar dólares para a sua viagem e fazer a troca nas casas de câmbio ao chegar no país.
É muito mais fácil encontrar uma boa cotação para dólares do que para reais.
Vale lembrar que, os aeroportos não são os melhores lugares para realizar trocas de moedas, pois costumam oferecer cotações desfavoráveis.
No centro da cidade sempre tem casas de câmbio e você pode pesquisar o melhor valor antes de fazer a sua troca. No bairro La Candelaria, ou próximo ao Museu do Ouro, também existem boas opções.
Onde ficar em Bogotá?
Há várias regiões para se hospedar em Bogotá, mas hoje iremos pontuar alguns dos melhores bairros, para os mais diversos públicos, que são: La Candelaria, Zona Rosa e Zona T e La Macarena.
La Candelaria é onde fica o Centro Histórico da cidade. Durante o dia é um bairro movimentado, mas a noite nem tanto.
O lugar é ideal para quem deseja ficar perto dos principais pontos turísticos de Bogotá e ter a oportunidade de conhecê-los a pé.
As zonas Rosa e T são duas regiões que se cruzam.
A Zona Rosa fica localizada entre as Calles 79 e 85 e a Zona T é formada por duas ruas, a Calle 83 e a Carrera 12A.
É um local cheio de shoppings, bares, restaurantes e baladas para quem deseja curtir a vida noturna.
La Macarena é um bairro pequeno, localizado entre as montanhas de Bogotá, e chama a atenção com suas ladeiras e prédios coloridos.
É uma região tranquila e mais em conta, com boas opções de restaurantes e cafés, e um ótimo lugar para casais e turistas gastronômicos.
Qual a melhor época para visitar Bogotá?
Em Bogotá há pouca variação de temperatura e costuma ser fresco o ano inteiro, a diferença entre as estações é marcada pelas chuvas.
Os meses mais secos são os de dezembro a fevereiro e de junho a setembro.
Esses períodos são considerados os melhores para visitar a cidade, pois é mais fácil aproveitar as atrações. Sendo janeiro o mês que menos chove.
Já os meses de março, abril, maio, outubro e novembro são os mais chuvosos.
O que vale a pena conhecer em Bogotá?
A capital da Colômbia tem atrativos incríveis, e abaixo pontuamos quais são as atrações da cidade que você deve incluir no seu roteiro de viagem.
Acompanhe as nossas sugestões e saiba o que fazer em Bogotá em diferentes cenários!
O que fazer na capital da Colômbia à noite?
Nada melhor que conhecer os bares e as baladas da vida noturna de Bogotá.
É o caso do Theatron, local que agrada todos os públicos, perfeito para quem deseja apreciar diferentes ritmos musicais.
Além desse, no Andrés D.C você encontra bar, restaurante e balada, tudo em um único lugar. Não deixe de conferir também o The Red Room, que além de lindo, serve pratos deliciosos.
O que fazer em Bogotá, Colômbia, com chuva?
Choveu durante a sua estadia? Não tem problema! Com a nossa programação, vai dar para aproveitar a cidade mesmo com o tempo fechado!
Você pode, por exemplo, fazer compras no Shopping Centro Andino da Zona Rosa, um dos maiores da capital da Colômbia.
Como os dias frios são perfeitos para um café, a dica é ir ao Varietale, uma ótima opção para experimentar o café colombiano.
Ele fica localizado no bairro de La Candelaria, próximo ao famoso Museu do Ouro, outra alternativa de passeio em dias chuvosos.
O que fazer na cidade de Bogotá com crianças?
As crianças vão amar Bogotá! Você pode começar seu dia com um passeio pelo teleférico do Cerro Monserrate para contemplar a vista da cidade.
Além disso, vocês podem ir ao Parque Simón Bolívar, perfeito para relaxar e brincar com os pequenos.
Outra alternativa é visitar o Maloka, um museu interativo com atividades que divertem o público de todas as idades.
Atrações gratuitas em Bogotá
É sempre bom saber as opções de passeios grátis da cidade, assim podemos economizar durante a viagem. Sendo assim, veja só onde ir em Bogotá sem pagar nada.
O Museu Botero, onde estão as obras do próprio Fernando Botero, pintor e escultor colombiano é uma das melhores opções gratuitas da cidade.
Outro lugar legal é a Plaza de Bolívar, praça do centro histórico da capital colombiana, onde é possível visitar a Catedral de Bogotá.
Já o Parque de Usaquen conta com uma feira de artesanato, onde você pode aproveitar e comprar presentes para levar de viagem.
Onde comer na capital da Colômbia?
Comer em Bogotá é uma experiência única e a culinária vai te surpreender! A gastronomia da capital colombiana tem traços espanhóis, andinos, africanos, caribenhos e criollos.
Com sabores variados, os pratos locais encantam pelo sabor, cheiro e a apresentação. É uma gastronomia rica e diversa.
O restaurante mais famoso da capital é o Andrés Carne de Res, que é um pouco mais caro, porém traz uma experiência maravilhosa com todo o seu ambiente.
Já a Zona G é onde ficam outros restaurantes mais elegantes. No bairro Chapinero, você encontra mais opções de gastronomia.
O La Puerta Falsa é famoso por ter uma boa variedade de pratos típicos da Colômbia.
O La Scala mistura um pouco dos traços da culinária da Colômbia e oferece opções para vegetarianos.
Outras atrações perto de Bogotá
É interessante conhecer algumas cidades vizinhas, pelo menos em um bate e volta, pois as redondezas de Bogotá estão cheias de tesouros naturais e históricos.
Um deles é Ráquira, cidade famosa pela produção de cerâmicas.
Outro lugar incrível é Zipaquirá, que abriga uma catedral de Sal escavada a 180 metros.
Já o município de Sesquilé, é onde está localizado o lago mais desejado do país, a Laguna Guatavita.
Continue sua leitura!