Ir para o site

×

×

Capital do Japão: conheça as melhores atrações de Tokyo!

A capital do Japão é um dos destinos mais interessantes da Ásia! Confira o nosso artigo para saber o que fazer em Tóquio durante a sua viagem!

Cultural, vibrante e moderna, a cosmopolita capital do Japão, muitas vezes parece uma janela para o futuro.

Em meio a um oceano de luzes neon e máquinas, Tóquio (ou Tokyo, caso você prefira a versão em inglês) está há décadas entre os destinos mais badalados da Ásia, e inúmeros fatores justificam essa fama.

Antiga capital do xogunato Tokugawa, antigo sistema de poder nipônico, a cidade existe há mais de 1.000 anos e, embora tenha claramente mudado muito desde então, ainda guarda muitas heranças de seu glorioso passado.

Se você não tem interesse em conhecer templos, palácios e museus cheios de história, talvez se encante com os distritos mais modernos, repletos de lojas de eletrônicos e vitrines de cosplays, gyaru e outros estilos fashion japoneses.

E basta uma caminhada para chegar a restaurantes fantásticos e barraquinhas de rua que servem o melhor da gastronomia japonesa, uma das mais apreciadas do mundo.

O que você acha de conhecer um pouco mais sobre este fantástico destino turístico? Vem conferir as dicas que reunimos sobre Tóquio, no Japão!

Como chegar à capital do Japão?

Como chegar a capital do Japão?
Fonte: Pxhere / CC0

Tokyo, Japão, ostenta o título de megalópole das megalópoles por ser a cidade mais populosa do mundo, com quase 40 milhões de habitantes.

O destino é conhecido como a “capital do Leste” por conta de sua localização, em pleno Oriente, no extremo leste da maior ilha do arquipélago do Japão, Honshu.

Confira como chegar à capital do Japão!

A partir do Brasil

Você já deve ter ouvido por aí que a capital do Japão fica do outro lado do mundo, e não é exagero. A distância do Brasil a Tóquio é de mais de 17 mil km, o que torna fundamental planejar bem como chegar até lá.

Não existem voos diretos do Brasil até lá, o que significa que você precisará encarar ao menos uma conexão antes de desembarcar na capital japonesa.

Ao adquirir suas passagens aéreas, não deixe de conferir qual o aeroporto de chegada, uma vez que Tóquio tem dois grandes aeroportos internacionais: o Narita International Airport e o Tokyo International Airport (Haneda).

Haneda fica a pouco mais de 20 km do centro da cidade e é o aeroporto mais movimentado do Japão, mas a maioria dos voos oriundos do Brasil tem como destino Narita, a 70 km do centro.

Em qualquer um dos aeroportos que você desembarque, não faltarão opções de transporte para chegar ao seu hotel: você pode escolher entre ônibus comum e executivo, táxi ou Uber.

O principal meio de transporte para sair dos aeroportos, no entanto, é o trem, especialmente se você não está viajando com muitas malas. 

As viagens são rápidas e baratas, surgindo como uma excelente opção para os viajantes.

De outros países

A cidade de Tokyo está muito bem conectada ao restante do mundo por sua rede de transporte aéreo. 

Lufthansa, Air France, KLM, Etihad, Emirates, Qatar e American Airlines estão entre as companhias aéreas que voam até lá.

Caso você já esteja viajando pelo Japão, entretanto, você poderá utilizar a rede ferroviária do país, com destaque para a Shinkansen, uma rede de trens de alta velocidade (os famosos trens-bala).

Os trens são uma excelente opção de transporte por lá em razão de fatores como pontualidade, velocidade, conforto e praticidade: já imaginou cruzar centenas de quilômetros em poucas horas e ter mais tempo para curtir sua viagem?

Vale lembrar que as redes de trem japonesas oferecem passes especiais a preços competitivos. Com um investimento a partir de US$ 300,00 (em janeiro/2023) você pode circular livremente de trem por todo o país por um período de 7 dias.

Mapa de Tokyo

A capital do Japão é uma megalópole gigantesca, quase duas vezes maior que a cidade de São Paulo, mas isso não significa que é difícil circular por lá. 

O sistema de metrô de Tóquio é um dos maiores do mundo e contempla todas as regiões da cidade.

Confira onde fica Tokyo no mapa do Japão!

Quais documentos levar para a capital do Japão?

Quem pretende visitar a capital do Japão, Tokyo, ou qualquer outro destino do país precisa providenciar um visto de acordo com a finalidade da viagem, isto é, turismo, intercâmbio, trabalho, e por aí vai.

Além do visto, você também vai precisar de um passaporte com validade mínima de até 6 meses após a data da viagem, e um cronograma com seu planejamento de viagem.

Também é necessário apresentar passagem de volta e comprovantes de hospedagem (ou carta-convite) e condições financeiras de arcar com seus custos no decorrer da viagem.

Moeda do Japão: dicas para fazer o câmbio no país

Moeda do Japão: dicas para fazer o câmbio no país
Fonte: Pxhere / CC0

A preocupação com o câmbio deve estar no planejamento de qualquer pessoa que deseja visitar a capital do Japão sem correr o risco de imprevistos.

É quase impossível fazer o câmbio para ienes (cotado a R$ 0,03 em 27/01/2023) no Brasil, já que a moeda japonesa tem pouca circulação por aqui. 

Desse modo, você deverá providenciar a troca do dinheiro assim que chegar a Tóquio.

Diferentemente de muitos destinos internacionais, na capital japonesa vale a pena fazer o câmbio no aeroporto: as casas especializadas dos aeroportos operam as mesmas taxas dos bancos, tornando a conversão mais vantajosa.

O ideal é levar dólares e/ou euros para trocar por ienes. 

Caso você não tenha essas moedas, pode fazer o saque em ienes em um dos caixas eletrônicos ou máquinas de trocar dinheiro no aeroporto ou em uma das estações do metrô de Tóquio.

Onde se hospedar em Tokyo, Japão?

Como a cidade de Tóquio é imensa, escolher bem onde ficar pode fazer toda a diferença na sua experiência de viagem.

O mais recomendado é se hospedar nas regiões de Shibuya ou nas proximidades da Tokyo Station

Assim, você estará perto de comércio, restaurantes, shoppings e, mais importante ainda, de muitas opções de transporte público.

Sua intenção é curtir intensamente a animada noite de Tóquio? Você vai se encantar com o distrito de Shinjuku, onde estão as melhores baladas da cidade.

A capital japonesa é um lugar extremamente seguro e, caso você queira economizar em diárias, pode ser viável ficar em um bairro mais afastado. 

Nesse caso, só certifique-se de que o hotel que você escolheu fica perto de uma estação do metrô.

Quando visitar a capital do Japão?

Quando visitar a capital do Japão?
Fonte: Pxhere / CC0

Você pode visitar e se apaixonar pela capital do Japão em qualquer época do ano. Tóquio é um belo destino, com estações muito bem definidas.

No inverno, a média de temperatura é de 9ºC, mas os termômetros podem ficar abaixo de zero, então leve bons agasalhos na bagagem.

O verão é quente e úmido, com calor acima dos 30ºC e a cidade cheia em decorrência das férias escolares.

As épocas mais recomendadas para turismo são o outono, quando a natureza se transforma graças a mudança nas cores da folhagem das árvores, e a primavera, quando acontece a floração das cerejeiras.

O que fazer em Tokyo, Japão

Não é difícil se apaixonar por um dos melhores destinos da Ásia, não importa se você prefere passeios culturais, gastronômicos ou de lazer.

Vem descobrir o que fazer na cidade de Tokyo! 

O que fazer na capital do Japão, à noite?

O que fazer na capital do Japão, à noite?
Fonte: Pxhere / CC0

Tóquio nunca dorme, e isso se reflete em uma ampla variedade de opções para quem quer curtir a noite.

Você pode passar a noite em um dos excelentes restaurantes da cidade ou visitar um tradicional bar de karaokê para soltar a voz, como os famosos Big Echo, Karaoke Kan e Lovenet. 

A região de Shinjuku é a mais recomendada para a noite de Tóquio: as ruas são repletas de bares, restaurantes e os famosos izakayas, botecos bem pequenos que as pessoas visitam para saborear uma refeição rápida ou beber.

Prefere baladas tradicionais? Você pode gostar das opções dos bairros Shibuya e Roppongi, espaços frequentados tanto por locais quanto por estrangeiros, onde a festa dura até o raiar do dia.

O que fazer em Tokyo com chuva?

Seja com frio ou chuva, a capital do Japão é um destino versátil e você não vai ficar entediado no hotel enquanto espera o clima melhorar.

O dia chuvoso pode ser a oportunidade perfeita para conhecer espaços culturais fechados da cidade, como os museus do Tabaco e Sal, Nacional de Arte Ocidental e o Nacional de Tóquio, ou o fantástico Centro Nacional de Arte.

Você não é fã de museus? Não tem problema! O dia de chuva é perfeito para ir às compras nos shoppings, boutiques e comércios de rua da cidade, como o complexo Shibuya 9, a Tokyu Plaza, o Omotesando e o colorido Harajuku.

É possível, ainda, viver uma experiência única nas casas de jogos da cidade. Afinal, o Japão é a casa de personagens icônicos dos videogames, como Pikachu, Sonic e Mario.

Você pode, ainda, conhecer um dos templos e espaços de meditação da cidade, como os jardins Jardins Hamarikyu, Shinjuku Gyoen e Koishikawa Kōrakuen.

O que fazer em Tokyo, Japão, com crianças?

O que fazer em Tokyo, Japão, com crianças?
Fonte: Tokuzo In Edomura / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Tokyo, Japão, é um destino recomendado para toda a família, especialmente pela variedade de coisas para fazer.

Os pequenos costumam ficar encantados com a suntuosidade dos principais templos da cidade, como o Meiji Jingu, que fica em um agradável parque público.

Além disso, pode ser interessante levar as crianças ao Museu Ghibli, do famoso estúdio de cinema, e ao cruzamento de Shibuya, conhecido por suas luzes neon.

Não deixe de passear de metrô pela cidade e, se possível, contrate o passeio de cruzeiro por Tóquio: o roteiro é uma oportunidade de conhecer a cidade de um ponto de vista diferente.

Por último, mas não menos importante, sua família pode amar a visita à Disneyland Tokyo: é o maior complexo Disney na Ásia, com atrações suficientes para encher dias de passeio.

Pontos turísticos na capital do Japão que são gratuitos

Uma das coisas mais interessantes sobre a capital do Japão é a variedade de atrações gratuitas ou de baixo custo que podem enriquecer ainda mais o seu roteiro de viagem.

O monumental Palácio Imperial, por exemplo, oferece entrada gratuita a 500 pessoas todos os dias, então chegue cedo para conseguir sua cortesia.

Você também não vai gastar nada para conhecer os templos Senso-Ji, datado do século VII, e Meiji Jingu, bem como o observatório do edifício-sede do Governo Metropolitano, de onde você poderá conferir uma vista panorâmica da cidade.

Se deseja ver uma luta de sumô, mas não quer pagar pelos ingressos das competições, uma boa alternativa é se organizar para assistir a um treino em uma das academias da cidade. A entrada nesses eventos é gratuita.

E que tal conhecer o melhor museu de cerveja da cidade e ainda participar de uma degustação gratuita? É só fazer uma visita guiada à Cervejaria Suntory Musashino.

Por fim, não se esqueça de que a capital japonesa é cheia de parques públicos, onde a entrada é gratuita, como os parques Ueno, Yoyogi e Inokashira, todos no centro da cidade

Onde comer na capital do Japão?

Onde comer na capital do Japão?
Fonte: Jonathan Lin / Flickr / CC BY-SA 2.0

Visitar a cidade de Tóquio é desfrutar de uma oportunidade ímpar para conhecer o que há de melhor na gastronomia japonesa, uma das mais apreciadas no Brasil e no mundo.

A capital do Japão já foi listada como a cidade com maior concentração de restaurantes do Guia Michelin e reúne inúmeras opções gastronômicas, incluindo restaurantes de comida italiana, francesa, entre outras cozinhas internacionais.

A melhor dica para encontrar um bom restaurante em Tóquio é observar o movimento. 

Quando um restaurante cai no gosto do povo, é comum haver longas filas na porta do estabelecimento a qualquer hora do dia.

Um bom lugar para conhecer a cozinha local é o movimentado Tsukiji Market, que reúne muitos restaurantes e estandes de comidas típicas.

Você também não pode deixar de conhecer a Ramen Street, uma espécie de “rua” escondida em plena Tokyo Station, a maior estação de metrô da cidade, onde ficam os melhores restaurantes de ramen do Japão.

Quer montar um roteiro pelos principais redutos gastronômicos da cidade? Não deixe de incluir um passeio pelos bairros de Harajuku e Akihabara.

Se você não sabe ler japonês e está preocupado com os cardápios, pode relaxar. A maioria dos restaurantes inclui fotos dos pratos ao lado da descrição para facilitar a vida dos clientes.

Outras cidades próximas a Tóquio

Você pode aproveitar sua visita à capital do Japão para conhecer outros destinos do país. Afinal, não é todo dia que você está do outro lado do mundo, certo?

O melhor de tudo é que você pode usar a rede de trens para circular com rapidez e conforto pelo país.

Cidades como Nikki, Yokohama e Kamakura estão a menos de 2 horas de trem da capital, e você ainda pode conhecer cenários icônicos, como o Monte Fuji, ou megalópoles incríveis, como Kyoto e Osaka.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!