Ir para o site

×

×

Checklist de viagem nacional: se organize para não esquecer nada

Saiba como fazer um checklist de viagem nacional, desde o planejamento até o dia de viajar. Confira a lista que montamos para te ajudar!

Contar com um checklist de viagem nacional antes de explorar destinos pelo Brasil pode facilitar o seu planejamento, possibilitando que você dedique seu tempo e energia ao que realmente importa: aproveitar ao máximo a sua viagem.

A organização de uma viagem, desde a escolha do destino até o retorno para casa, envolve uma série de detalhes que podem ser esquecidos no calor do momento. 

Para ajudar a garantir uma experiência tranquila e sem contratempos, um checklist permite planejar cada etapa com organização, garantindo que nada será deixado para trás

Neste texto, você vai descobrir a importância e o funcionamento desse recurso indispensável para qualquer viajante, não importa o destino. Vamos lá!

Como fazer um checklist de viagem nacional?

Como fazer um checklist para viagem
Flickr / CC BY 2.0

Para criar um checklist de viagem nacional, você deve adotar uma abordagem estratégica e dinâmica. 

O planejamento pode variar bastante de acordo com o destino escolhido, a estação do ano, a duração da viagem e se você está viajando com amigos ou família. Por isso, flexibilidade e antecedência são caminhos estratégicos para o sucesso da viagem.

Continue lendo para desvendar o que não pode ficar de fora da sua lista!

Planejamento da viagem

Comece o seu checklist com um planejamento detalhado da viagem, o que inclui definir o destino, a duração da estadia e o propósito da viagem. 

Com essas informações em mente, ficará muito mais simples dar os próximos passos.

Defina um orçamento realista

Agora que você já sabe as principais informações sobre a sua viagem, defina um orçamento realista, considerando custos com transporte, hospedagem, alimentação, passeios e despesas extras. 

Pesquise os preços médios dos principais gastos e inclua uma margem para imprevistos.

Saiba o que esperar do clima

Você também deve se informar a respeito do clima da cidade que será visitada.

Esse dado influenciará na escolha das roupas e acessórios a serem levados na bagagem e as atividades planejadas. 

Monte um roteiro prévio 

Faça uma lista dos pontos turísticos, atrações culturais, restaurantes e eventos que você deseja visitar. 

Pesquise sobre horários de funcionamento, valores de ingressos e a melhor forma de chegar a cada local. Isso pode otimizar o uso do seu tempo de forma significativa. 

Faça reservas de hospedagem e transporte

Outro item a incluir no seu checklist é a reserva de hospedagem e transporte. Conheça as opções disponíveis, faça as reservas com antecedência e guarde os comprovantes em um local seguro. 

Se necessário, providencie também o transporte a partir do aeroporto ou da rodoviária até o lugar em que você vai se hospedar.

Revise e ajuste o seu checklist sempre que precisar

Por melhor que seja o seu planejamento, é recomendável revisar e ajustar o checklist conforme necessário. 

Novas informações podem surgir durante o processo, e sempre há espaço para otimização em um checklist de viagem.

Preparativos para a viagem

Com o checklist de viagem nacional em mãos, você estará pronto para prosseguir para a parte prática do seu planejamento. 

Vários preparativos importantes devem ser feitos com antecedência para garantir uma experiência tranquila, veja só!

Faça uma lista dos itens essenciais

Organize a documentação necessária, como carteira de identidade e carteira de motorista, especialmente se você pretende alugar um carro. 

Esquecer-se de qualquer um desses documentos pode resultar em problemas graves, como a impossibilidade de embarcar.

Faça esse planejamento com antecedência para garantir que todos os documentos estarão válidos para a sua viagem, e não deixe de contratar um seguro viagem nacional que ofereça coberturas abrangentes caso ocorram imprevistos.

Cuide das suas finanças

Uma etapa fundamental do planejamento de viagem diz respeito aos preparativos financeiros. 

Confira se os seus cartões de crédito e débito estão desbloqueados e entre em contato com o banco para informar sobre a viagem, evitando bloqueio por atividade suspeita. 

A depender do destino, é aconselhável levar um pouco de dinheiro em espécie para despesas imediatas. Assim, você não fica refém de sinal de internet para fazer PIX nem dependente do cartão para pequenas compras.

Providencie o que falta

Faça uma lista do que levar na viagem para organizar a sua bagagem com antecedência

Planeje quais itens pessoais você deve levar, como roupas adequadas para o clima do destino, calçados confortáveis, produtos de higiene pessoal e medicamentos de uso contínuo. 

Inclua nessa etapa outros itens úteis, como carregadores para dispositivos eletrônicos e uma pequena farmácia de viagem com itens básicos de primeiros socorros.

Atenção à documentação

Prepare uma lista de contatos de emergência, tanto pessoais quanto de serviços de assistência ao viajante. Aproveite para informar pessoas de sua confiança sobre seu itinerário e seu planejamento.

Mantenha cópias digitais de documentos importantes, como documentos de identificação e comprovantes de reserva, em um local seguro e acessível.

Organize a mala

Ao organizar a mala para a viagem, considere fatores como o clima, a duração da estadia e as atividades planejadas

Se estiver indo para um lugar quente, opte por peças leves, como shorts, camisetas e vestidos, além de chapéu e óculos de sol para proteção contra o sol. Em locais mais frios, inclua casacos, blusas de manga comprida, cachecóis e gorros na sua mala.

Além das roupas, um par de tênis confortáveis é essencial, especialmente se você estiver planejando caminhar bastante durante a viagem. Considere também levar um par de sapatos mais formais.

Uma dica útil é escolher peças que podem ser combinadas entre si. Assim, você poderá montar diferentes looks e manter sua mala mais leve. E não se esqueça de separar pijamas e roupas íntimas suficientes para toda a duração da viagem. 

Lembre-se também de montar uma necessaire de higiene, com itens como escova e pasta de dentes, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, protetor solar e produtos de cuidados com a pele. E atenção: os recipientes com produtos líquidos devem conter, no máximo, 150ml.

Para garantir que sua mala não fique muito pesada, pense em combinações de roupas simples, práticas e confortáveis. Evite levar itens desnecessários e priorize peças que possam ser usadas em diferentes ocasiões. 

No dia da viagem

No dia da viagem
Flickr / CC BY 2.0

O checklist do dia de embarcar deve seguir algumas etapas para garantir uma partida tranquila, confira!

Cheque a documentação mais uma vez

Dedique tempo suficiente para realizar as últimas verificações e preparativos, nem que isso signifique acordar um pouco mais cedo. 

Confira mais uma vez se todos os documentos necessários estão em local de fácil acesso, como carteira de identidade, carteira de motorista e passagens aéreas. 

Confira a bagagem

Faça um último check na sua bagagem para garantir que você não esqueceu nada importante. Verifique se todos os itens essenciais estão presentes, como dinheiro, cartões de crédito, medicamentos e objetos de valor. 

Saia de casa com antecedência

Saia de casa com antecedência para chegar ao aeroporto, rodoviária ou estação de trem em tempo hábil. 

Lembre-se de considerar possíveis imprevistos no trânsito ou no transporte público para evitar a impossibilidade de embarcar.

Ao chegar ao local de embarque, siga os procedimentos de check-in e segurança conforme as instruções da companhia aérea, empresa de ônibus ou estação de trem. 

Esteja preparado para apresentar seus documentos e passar pelos procedimentos de segurança sem correria.

Vestir uma roupa confortável

Optar por uma roupa confortável não apenas torna o trajeto mais agradável, mas também ajuda a minimizar o estresse e o desconforto durante o deslocamento.

Escolha peças leves, que mantenham seus movimentos livres, e não causem irritações na pele durante longos períodos de uso. Roupas elásticas, como calças de moletom, leggings ou jeans confortáveis, são excelentes opções.

Do mesmo modo, não utilize roupas apertadas, que restrinjam seu movimento ou gerem desconfortos. Uma peça muito justa pode gerar imenso desconforto, especialmente em viagens mais longas.

Lembre-se de que ônibus e aviões ficam com o ar-condicionado ligado, então inclua um suéter leve ou uma jaqueta confortável em sua bagagem de mão. Escolha também calçados confortáveis, como tênis ou sapatos baixos, que ofereçam bom suporte para os pés e permitam caminhar com facilidade.

Organize as bagagens no carro

Quem viaja de carro precisa dedicar algum tempo para arrumar as malas no veículo antes de cair na estrada. Seja estratégico e organize o carro mantendo em um local de fácil acesso itens essenciais, como bolsas de lanche, mapas (ou GPS) e documentos.

Distribua o peso para garantir uma condução estável, colocando as malas maiores e mais pesadas no fundo do porta-malas, distribuindo as malas menores e mais leves ao redor delas.

Para evitar que os itens se soltem durante o trajeto, utilize cintas de bagagem ou redes de carga para prender as malas no lugar, especialmente se estiverem sendo transportadas em cima do veículo.

Economize na sua viagem pelo Brasil com o Vai de Promo

Ao preparar o seu checklist de viagem nacional, inclua em seus planos uma visita ao Vai de Promo. Nosso site oferece uma oportunidade de ouro para explorar o mundo sem comprometer as suas finanças. 

A barra de busca do Vai de Promo, você encontra voos baratos das melhores companhias aéreas para todos os cantos do Brasil, além de emitir as passagens na hora e pode pagar em até 12 vezes.

O Vai de Promo também tem um buscador e comparador de seguros de viagem nacional, que facilita a análise detalhada e transparente de planos oferecidos pelas principais seguradoras do país. 

Com apenas alguns cliques, você pode comparar preços, coberturas e condições, garantindo que sua viagem seja não apenas econômica, mas também segura e tranquila. 

Checklist de viagem nacional

Da escolha do destino até a arrumação da bagagem, cada etapa do planejamento de uma viagem requer atenção e organização. 

Para te ajudar a fazer o seu checklist de viagem nacional, preparamos um guia prático com os itens que você não pode esquecer, confira!

Roteiro de viagem

Roteiro de viagem
Flickr / CC BY-ND 2.0
  • Planeje seus passeios e atividades;
  • Monte seu itinerário de acordo com a sua disponibilidade de tempo;
  • Faça reservas antecipadas para passeios, visitas a museus ou outras atrações;
  • Defina um orçamento para a viagem, considerando deslocamento, hospedagem, refeições, passeios e compras;
  • Providencie os documentos necessários, como carteira de identidade e carteira de motorista;
  • Contrate um bom seguro viagem para garantir assistência em caso de imprevistos;
  • Pesquise e reserve acomodações para o período da viagem;
  • Crie um checklist de bagagem, com os itens essenciais a serem levados;
  • Anote informações de contato de emergência, endereços importantes e números de telefone úteis. 

Documentos

  • Documento de Identificação (RG);
  • Carteira de Motorista (CNH);
  • Documento para menores (Autorização de viagem);
  • Certificado de vacinação;
  • Passagem aérea;
  • Reserva de hospedagem;
  • Ingressos para atrações turísticas ou eventos;
  • Seguro viagem;
  • Aluguel de Carro (voucher ou contrato de locação);
  • Prescrição de remédios (para casos de necessidade durante a viagem);
  • Cartão de fidelidade de companhias aéreas ou hotéis (para acumular pontos ou benefícios).

Dinheiro e cartões

  • Cartão de crédito/débito com limite suficiente para despesas de viagem;
  • Dinheiro em espécie, especialmente em locais onde o uso de cartões pode ser limitado;
  • Desbloqueio de limites diários de PIX, caso necessário;
  • Entre em contato com o banco para avisar sobre a viagem e evitar bloqueios por atividades suspeitas.

Medicamentos

  • Medicamentos para dor de cabeça;
  • Remédios para enjoo;
  • Antitérmicos e descongestionantes para sintomas de gripe e resfriado;
  • Antiácidos ou medicamentos para alívio da azia;
  • Antialérgicos;
  • Curativos adesivos, esparadrapos e gaze esterilizada para pequenos cortes ou ferimentos;
  • Analgésicos para dores musculares, como relaxantes musculares ou anti-inflamatórios;
  • Pastilhas ou sprays para garganta;
  • Medicamentos para alívio de gases e desconforto abdominal;
  • Anticoncepcionais em quantidade suficiente para toda a viagem;
  • Outros medicamentos específicos, de acordo com condições médicas ou necessidades individuais.

Eletrônicos

  • Carregadores de celulares, tablets e laptops;
  • Adaptador universal, caso necessário;
  • Bateria auxiliar portátil para celulares ou tablets;
  • Pilhas extras para dispositivos como lanternas ou câmeras;
  • Câmera digital ou de vídeo, juntamente com os acessórios necessários, como baterias e carregadores;
  • Cartão de memória ou pendrive para armazenar fotos, vídeos ou outros arquivos;
  • Fones de ouvido;
  • Tablet e notebook, juntamente com o carregador;
  • Outros eletrônicos específicos, como leitores de e-books, dispositivos de áudio portáteis ou GPS.

Higiene pessoal

  • Absorventes;
  • Lenços umedecidos;
  • Escova e pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal;
  • Escova ou pente de cabelo;
  • Protetor solar;
  • Shampoo e condicionador;
  • Creme hidratante;
  • Desodorante;
  • Sabonete;
  • Hidratante labial;
  • Repelente de insetos;
  • Lixa ou cortador de unha;
  • Pinça;
  • Depilador ou barbeador;
  • Creme de barbear e loção pós-barba;
  • Gel para cabelo;
  • Outros itens, como produtos de maquiagem, desodorante, sabonete líquido, entre outros.

Itens pessoais

Itens pessoais
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0
  • Roupas adequadas para o clima do destino;
  • Camisetas; 
  • Camisas/blusas;
  • Calças;
  • Shorts/saias/vestidos;
  • Casacos/jaquetas (para destinos de clima frio);
  • Roupas íntimas;
  • Meias;
  • Pijamas/roupa de dormir;
  • Óculos de sol;
  • Chapéu/boné;
  • Cachecol/lenço (para destinos mais frios);
  • Bolsa/mochila;
  • Bijuterias, acessórios, relógio;
  • Calçados confortáveis;
  • Toalha de banho/toalha de rosto;
  • Guarda-chuva/capa de chuva (dependendo da época do ano).

O que levar na mala de viagem?

Agora que você já sabe o que deve constar em seu checklist de viagem nacional, chegou a hora de se planejar em relação à sua bagagem.

Se você vai viajar por via aérea, deve considerar dois tipos distintos: a mala de mão e a mala despachada. As regras são diferentes para esses dois formatos, confira!

Mala de mão ou mochila

Cada companhia aérea tem regras próprias em relação ao peso e dimensões da bagagem de mão em voos nacionais. Esse tipo de bagagem acompanha o passageiro na cabine, ou seja, não precisa ser despachada.

A mala de mão (pode ser uma mochila ou bolsa) deve pesar até 10 kg e ter dimensões máximas de 55cm x 35cm x 25cm. Confira os itens que você deve levar nessa bagagem:

  • Documentos e comprovantes necessários para o check-in e embarque, como passagem aérea e carteira de identidade;
  • Remédios essenciais e suas respectivas receitas médicas;
  • Uma troca de roupa;
  • Itens de higiene pessoal;
  • Equipamentos eletrônicos, como celular, tablet ou laptop, e seus respectivos carregadores;
  • Itens para conforto durante o voo, como fones de ouvido, protetor auricular e máscara para os olhos;
  • Doleira para dinheiro e documentos. 

Vale lembrar que vários itens são proibidos na bagagem de mão, como tesouras, objetos pontiagudos, líquidos inflamáveis, entre outros. Informe-se sobre as regras específicas da companhia aérea antes de embarcar.

Mala para despachar

A bagagem despachada é aquela que vai no bagageiro do avião, a qual o passageiro recupera após o desembarque, na esteira do aeroporto.

A maior parte das companhias aéreas que operam no Brasil determinam limite de peso de 23kg e dimensões máximas de 80cm x 50cm x 28cm para malas despachadas.

Desde 2017, as companhias aéreas não são obrigadas a despachar bagagens gratuitamente. Se você pretende usufruir desse serviço, faça a reserva antecipadamente, pois o custo pode dobrar se você decidir despachar no balcão de check-in.

É aconselhável proteger a mala despachada com cadeado e etiqueta de identificação para facilitar sua localização em caso de extravio. 

Também vale a pena diferenciar sua mala das outras, seja com um adesivo colorido, uma fita ou qualquer outra marca distintiva. Isso deve facilitar sua identificação na esteira de bagagem do aeroporto. 

Como o Vai de Promo pode facilitar sua viagem nacional?

Gostou das nossas dicas de checklist de viagem nacional? Essa é apenas uma maneira como o Vai de Promo pode facilitar sua viagem!

Como um buscador de seguro viagem para o Brasil e passagens aéreas nacionais mais baratas, nosso site te ajuda também a encontrar as melhores opções do mercado com preços acessíveis. Você economiza tempo e dinheiro, pois não precisa visitar diversos sites em busca das melhores ofertas, com a garantia de uma experiência fácil e intuitiva.

Conheça hoje mesmo o Vai de Promo e desfrute de um processo de uma viagem mais simples, agradável e econômica!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!