- Destinos de Minas Gerais
- Destinos de São Paulo
- Destinos do Rio de Janeiro
- Destinos da Bahia
- Destinos do Rio Grande do Sul
- Destinos de Santa Catarina
- Destinos de Goiás
- Destinos do Paraná
- Destinos do Ceará
- Destinos de Amazonas
- Destinos de Pernambuco
- Destinos do Pará
- Destinos do Maranhão
- Destinos do Espírito Santo
Cidades mais frias do Brasil: descubra 10 as melhores para viajar!
As cidades mais frias do Brasil fogem do padrão tropical do país e registram baixas temperaturas durante o ano todo. Descubra as 10 melhores!
Algumas cidades brasileiras desafiam o clichê tropical e surpreendem com paisagens cobertas de geada, temperaturas negativas e, em alguns casos, até neve.
São destinos que oferecem uma experiência diferente para quem ama o aconchego de um bom casaco, a culinária quente e os cenários congelantes típicos do inverno.
Neste texto, você vai descobrir as cidades mais frias do Brasil, onde o frio é parte do charme e da rotina. Prepare as malas — e não se esqueça do cachecol!
Quais são as 10 cidades mais frias do Brasil?

Esqueça o clima quente pelo qual o Brasil é conhecido. Mesmo no “país tropical”, há regiões onde o inverno se impõe com força, transformando paisagens e rotinas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
Nessas áreas, o frio intenso não é exceção, mas parte do cotidiano, especialmente nos meses de junho a agosto.
Conheça os lugares onde o inverno é um verdadeiro atrativo turístico!
1. São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul
Uma das cidades mais frias do Brasil é a pequenina São José dos Ausentes, uma cidade com menos de 4.000 moradores no extremo nordeste do Rio Grande do Sul.
Situada na Serra Gaúcha, a cidade tem uma média anual de temperatura em torno de 14°C, mas no inverno as mínimas facilmente caem abaixo de zero.
A combinação da altitude elevada – com destaque para o Monte Negro, ponto mais alto do estado a 1.410 metros – e o clima rigoroso faz com que geadas sejam frequentes e a neve apareça como um espetáculo recorrente.
E o frio não vai te deixar preso em frente à lareira, porque há muito a conhecer por lá, como os cânions Amola Faca, Boa Vista e Tabuleiro, onde se escondem algumas das maiores cachoeiras do país.
2. Urupema, Santa Catarina
Urupema é, para muitos, a capital do frio no Brasil, e não é à toa. Localizada na Serra Catarinense, a 1.425 metros de altitude, a cidade ostenta temperaturas negativas quase todos os anos.
Um dos recordes de temperatura baixa ocorreu em 2024, quando a cidade registrou -7,2 °C, consolidando a cidade, que tem apenas 2.600 habitantes, como a mais fria do país.
Entre os pontos turísticos que valem a visita estão a Cascata que Congela – um fenômeno natural que ocorre nos invernos mais severos –, o Morro das Torres, as vinícolas da região, o Observatório de Trutas e a Casa da Cultura de Urupema.
3. Urubici, Santa Catarina
Outro destino catarinense na lista de cidades mais frias do Brasil é Urubici, que chegou a registrar -8,6°C há três décadas e segue se aproximando do recorde ano após ano.
O município fica a quase 1.000 metros de altitude e lida com mínimas próximas de 7°C no inverno.
Entre os pontos que encantam os turistas estão o Morro da Igreja, a curiosa Pedra Furada e a Serra do Corvo Branco, com suas curvas dramáticas.
Vale lembrar que o destino é perfeito para quem ama ecoturismo e fotografia, além de ter sido apontada como um dos lugares mais acolhedores do mundo em 2025, o que só reforça sua vocação para receber bem quem busca curtir o frio.
4. São Joaquim, Santa Catarina
São Joaquim, apelidada de “Capital Nacional da Maçã”, é uma das cidades brasileiras que melhor representam o inverno: temperaturas negativas, paisagens brancas de geada e até a presença de neve em várias ocasiões ao longo das últimas décadas.
O destino na Serra Catarinense já é famoso entre quem procura temperaturas congelantes, com mínimas de até 0°C durante o inverno e máximas que raramente passam dos 10°C – nem parece que fica no Brasil, a apenas 230 km da ensolarada Florianópolis!
O clima é o carro-chefe da cidade, atraindo muitos visitantes a suas plantações de maçã e vinícolas, verdadeiros convites a degustações e momentos de relaxamento, mas também há boas oportunidades para quem gosta de aventura, como trilhas, escaladas e rafting.
5. Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Outro destino gaúcho que não podia ficar de fora da lista é Cambará do Sul, que fica a apenas 190 km de Porto Alegre e é sinônimo de frio intenso.
Em 2025, chegou a registrar 1,5°C em junho, mas a sensação térmica, impulsionada pelos ventos, foi ainda mais baixa.
O que torna Cambará tão especial, além do clima, são os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, situados respectivamente nos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.
Embora a neve não seja garantida, há sempre uma expectativa real de vê-la caindo por lá, e todo o turismo é bem-estruturado, com passeios a cavalo, trilhas e hospedagens confortáveis à disposição do viajante.
Passagens nacionais com até 40% OFF é só no Vai de Promo!
Mesmo quando você conhece os lugares mais gelados do país, seu bolso não precisa entrar em uma fria. Pelo contrário, você pode economizar bastante ao utilizar o Vai de Promo para rastrear as ofertas mais vantajosas do mundo das viagens!
O nosso site oferece um inovador buscador e comparador de preços que possibilita identificar as ofertas mais vantajosas em poucos instantes, garantindo aquela dose especial de economia para a sua viagem de inverno.
Você encontra tudo no mesmo lugar, desde passagens aéreas até as melhores hospedagens, além de planos completos de seguro viagem a partir de R$ 7 por dia. Tudo feito para facilitar o seu planejamento de viagem. Fica a dica!
6. Palmas, Paraná
Palmas é uma cidade paranaense que surpreende pelo frio intenso, com temperaturas que já chegaram a -10°C.
Canto mais gelado do Paraná, o destino fica em uma região de planalto e é constantemente atingido por ventos fortes, o que faz a sensação térmica despencar.
Mas o encanto da cidade não se limita ao clima: com mais de 140 anos de história, ela preserva sua memória em museus e centros culturais que revelam detalhes do passado indígena e das famílias que colonizaram a região.
A cidade também é um importante destino de turismo religioso, com atrações como o Palácio Diocesano da Coluna dos Campos de Palmas, a nova Catedral do Senhor Bom Jesus e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, réplica da famosa gruta francesa.
7. Curitiba, Paraná
A capital mais gelada do Brasil é Curitiba, onde o frio marca presença com força durante o inverno: a cidade está situada a 935 metros de altitude e costuma registrar temperaturas que variam entre 3°C e 12°C nos meses mais gelados, com geadas frequentes.
Para espantar a friaca, você pode escolher entre um dos mais de 30 parques espalhados por toda a cidade, como o Jardim Botânico, o Parque Barigui e a Ópera de Arame.
O melhor de tudo é que é uma capital completa, com infraestrutura moderna, bons hotéis, transporte público eficiente e muitas atrações culturais, incluindo o Museu Oscar Niemeyer e a Rua das Flores.
8. Campos do Jordão, São Paulo
Não dá para falar das cidades mais frias do Brasil sem mencionar Campos do Jordão, onde até o visual urbano remete às cidades alpinas europeias.
Essa jóia paulista fica a mais de 1.600 metros de altitude e tem temperaturas invernais que podem girar em torno de 0ºC.
O cenário fica ainda mais elegante e aconchegante durante o inverno, especialmente no bairro de Capivari, onde se concentram construções em estilo suíço, cafés, lojas sofisticadas e restaurantes que servem pratos incríveis.
É também nessa época que acontece o famoso Festival de Inverno, que enche as ruas com música clássica e cultura.
Mesmo fora da alta temporada, Campos mantém seu apelo com atrações como os jardins do Amantikir, passeios de teleférico e trilhas em meio à Serra da Mantiqueira.
Você também pode aproveitar para conhecer outros destinos gelados na mesma região, como Cunha, São Francisco Xavier, Gonçalves e São Bento do Sapucaí, que completam a rota romântica.
9. Monte Verde, Minas Gerais
Encravado na Serra da Mantiqueira, o distrito de Monte Verde é o lugar mais gelado de Minas Gerais, onde os invernos variam entre 4°C e 18°C e as geadas são frequentes. Em 2021, inclusive, a região chegou a registrar temperaturas negativas, em torno de -4,5°C.
O distrito é um destino romântico já consagrado, sendo disputado por casais em busca de chalés com lareiras, trilhas ecológicas e restaurantes com pratos típicos que aquecem o corpo e a alma de quem visita a região.
Monte Verde se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do país e, em 2025, foi o único representante brasileiro em um ranking internacional de melhores lugares para visitar.
Que tal aproveitar para visitar a Igreja São Francisco de Assis, o Espaço Lavandas Na Varanda e o Parque Ecológico Verner Grinberg?
10. Canela, Rio Grande do Sul
Canela é um dos destinos mais charmosos da Serra Gaúcha e mostra cada vez mais que merece ser mais que um ponto de passagem para quem visita a vizinha Gramado. Com invernos que registram mínimas próximas de 8ºC, é o lugar perfeito para uma imersão no frio.
Geadas são comuns e, em alguns anos, a neve também marca presença, mas você vai se manter quentinho na Capital Nacional dos Parques Temáticos, onde pode espantar a friaca curtindo atrativos como o Parque Terra Mágica Florybal e o Space Adventure.
Os bondinhos aéreos do Parque da Serra oferecem uma vista privilegiada das montanhas e da Cascata do Caracol, uma das mais belas do país.
Além disso, você ainda pode conhecer lugares como o Museu da Moda, o Castelinho Caracol, o Mundo Gelado e, é claro, a linda Gramado, a menos de 10 km de distância!
Qual é a cidade mais fria do Brasil hoje?
A temperatura mais baixa de todo o país em 2025 foi registrada em Urupema em Santa Catarina: -8°C!
A cidade serrana, que fica a mais de 1.300 metros de altitude, mantém um padrão consistente de registrar temperaturas negativas durante os meses de inverno.
O clima por lá é caracterizado por geadas intensas, ventos fortes e até a formação de sincelo — um fenômeno raro no país, em que o gelo se forma sobre fios, postes e vegetações, resultando em uma paisagem congelada.
Onde faz frio o ano todo no Brasil?
Em algumas regiões do Brasil, o frio aparece com mais frequência ao longo de todo o ano, especialmente em altitudes mais elevadas do Sul e do Sudeste — mais especificamente em regiões como a Serra Catarinense, a Serra Gaúcha e a Serra da Mantiqueira.
Essas áreas de altitude mais elevada podem marcar temperaturas baixas mesmo fora do inverno, principalmente durante a noite, como São Joaquim (SC), que mantém o clima frio por boa parte do ano graças à sua localização a cerca de 1.350 metros acima do nível do mar.
Por que visitar as cidades mais frias do Brasil?
Conhecer as cidades mais frias do Brasil é um tipo de viagem que foge completamente dos roteiros tradicionais de sol e calor.
Esses destinos são diferentes de tudo que você já viu no país, envoltas por neblina, clima que convida ao uso de casacos e experiências que remetem ao conforto típico do inverno.
É uma chance de desfrutar da presença de lareiras acesas, cobertores pesados e janelas embaçadas, o que cria uma atmosfera romântica, ideal para casais e famílias em busca de descanso.
Passagem aérea barata? O Vai de Promo tem!
Você pode montar um roteiro pelas cidades mais frias do Brasil para viver um inverno de verdade — com direito a geadas, chocolate quente e paisagens cobertas de névoa —, sem comprometer o seu orçamento.
Destinos como Urupema, São Joaquim, Campos do Jordão e Monte Verde estão ao alcance do seu bolso com as ofertas de passagens aéreas, hospedagem e seguro viagem do Vai de Promo.
A nossa plataforma foi criada para quem quer viajar mais e melhor, sem que isso signifique gastos elevados, sempre com descontos exclusivos, formas facilitadas de pagamento e atendimento de excelência.
Com o Vai de Promo, você garante tudo o que precisa para a sua viagem de forma rápida, segura e com preços que cabem no seu bolso. Faça uma pesquisa e comprove!
Continue sua leitura!
- Praias do Rio de Janeiro: quais são as melhores para ir em 2026?
- O que fazer em Buenos Aires: dicas para viajar em 2026!
- Praias de Búzios: prepare seu roteiro de viagem para 2026!
- Melhores praias de São Paulo: conheça as mais bonitas do estado!
- Praias de Santa Catarina: saiba quais são as melhores para 2026!

Azul
Gol
LATAM

