Comidas típicas da Itália: conheça pratos deliciosos!
As comidas típicas da Itália estão entre os pratos mais celebrados na gastronomia! Pizza, Lasanha, Ravioli e até Tiramisu: é uma melhor que a outra!
As comidas típicas da Itália ultrapassaram as fronteiras geográficas e levaram o país da bota ao cobiçado título de casa da melhor gastronomia do mundo.
Motivos para tanta fama são abundantes!
Os pratos italianos são versáteis, podem ser servidos em versões mais simples ou requintadas, de baixo ou alto custo, para vegetarianos ou amantes de carne, nos mais diversos formatos.
O resultado é direto: a Itália foi o melhor destino gastronômico do mundo em 2022, de acordo com votação da Travelers’ Choice Awards.
Quer se juntar aos brasileiros que mergulharam nos sabores tipicamente italianos? Reunimos as maiores delícias da Itália para você não perder nada durante a sua viagem gastronômica! Vamos lá!
Quais são os principais ingredientes das comidas típicas da Itália?
É praticamente impossível pensar nas comidas típicas da Itália e não pensar em massas. Por isso, não é de surpreender que os pratos mais consumidos no país em formato de bota são justamente aqueles à base de farinha, sal e ovos.
O que mais costuma variar por lá são os molhos que acompanham essas massas. Nesse caso, os ingredientes podem ser bem diferentes, especialmente em determinadas regiões do país.
Mais ao sul e na costa, por exemplo, o destaque fica por conta dos ingredientes mediterrâneos, como pescados, frutos do mar, saladas frescas e sempre muito azeite.
Nas proximidades da capital, Roma, e na região do Lazio, as carnes são as estrelas gastronômicas, com destaque para a carne suína e embutidos.
Vai explorar o Piemonte? Prepare-se para encontrar muitos pratos feitos com vinho e café, enquanto Gênova é famosa pelo tradicional pesto, preparado com manjericão bem fresquinho.
Com tanta variedade gastronômica, uma coisa é certa: em qualquer canto da Itália você poderá provar pratos ricos em textura, sabor e cor!
Principais comidas típicas da Itália
Você nem precisa sair da sua cidade para encontrar comidas típicas da Itália. Praticamente toda cidade brasileira tem uma pizzaria ou uma casa de massas para chamar de sua.
Mas não se engane: a comida italiana vai muito além da pizza e do macarrão!
Vem conhecer as principais comidas típicas da Itália!
Pizza
Entre todas as comidas típicas da Itália, nenhuma caiu mais no gosto popular do que a pizza, encontrada em praticamente todos os cantos do globo.
A pizza surgiu pela primeira vez no sul do país, na segunda metade do século XIX, e não demorou muito a ganhar as outras regiões e, posteriormente, se tornar apreciada no mundo inteiro.
O prato de massa fermentada pode ser preparado no formato tradicional, redondo, em forma quadrada, em cones ou diversos outros formatos, de acordo com a criatividade de cada pizzaiolo.
As coberturas (ou melhor, a falta delas) pode surpreender os brasileiros, acostumados a inúmeros sabores e possibilidades de personalização na versão brasileira do prato.
Na Itália, a tradicional pizza é feita apenas com mussarela de búfala, tomates e manjericão.
Risotto
O risotto, ou simplesmente risoto, é um dos pratos mais versáteis da gastronomia italiana por contar com uma imensa variedade de ingredientes.
A iguaria foi inventada na região norte do país, durante o século XI, e é preparada com um arroz especial (sobretudo arbóreo, carnaroli ou vialone nano), que garante um toque mais cremoso ao prato. “Risotto”, aliás, significa “pequeno arroz”.
O tipo de risoto mais consumido na atualidade é o milanês, que leva açafrão, mas as possibilidades são inúmeras: calabresa, trufas, tomate seco, costela e até uma versão bem brasileira com pequi, entre diversas outras versões.
Lasagna
Outra das comidas típicas da Itália que conquistou milhões de fãs ao redor do globo, inclusive no Brasil, é a lasagna, ou “lasanha”, na versão aportuguesada.
Os estudiosos não sabem exatamente onde o prato surgiu (há rumores que possa ter sido na Inglaterra ou na Grécia, há mais de 1.000 anos), mas não restam dúvidas de que foi na Itália que a lasanha alcançou a glória máxima na gastronomia.
O prato é preparado com massa, queijo e molho de tomate com carne moída (também conhecido como ragú), mas existem diversas outras versões, incluindo opções vegetarianas ou diferentes tipos de queijo.
Para experimentar a melhor lasanha da Itália, vale a pena explorar os bons restaurantes de Nápoles e Roma, que se orgulham de servir a versão mais “autêntica” da iguaria.
Bistecca alla Fiorentina
Algumas comidas típicas da Itália têm perfil mais regional e carregam essa herança geográfica até no nome.
A “milanesa” vem de Milão, a “bolonhesa” vem da Bolonha, a “calabresa” vem da Calábria e a bistecca alla Fiorentina, como sugere o nome, vem de uma das mais importantes cidades da Toscana.
O prato é feito com um bife grande de bisteca, em formato t-bone, do gado típico da região de Florença, a raça Chianina.
O corte de carne deve ter entre 4 cm e 6 cm de altura e é feito na grelha, mal passado, acompanhado de salada e, preferencialmente, com uma taça de vinho chianti, que também tem origem toscana.
A origem dessa delícia é histórica: a bistecca alla Fiorentina surgiu entre o século XVI e XVII, sendo amplamente consumida durante os festejos de São Lourenço.
Focaccia
No meio do caminho entre o pão e a pizza existe a focaccia, uma espécie de pão achatado e temperado amplamente consumido em todo o país.
A massa é bem leve e aerada, tipicamente regada com azeite e uma pitada de sal, crocante por fora e macia por dentro.
Outras coberturas podem ser incluídas, a depender da região da Itália em que você se encontra: há versões com ervas frescas, azeitonas, pedaços de cebola e até focaccias doces.
Na Toscana, por exemplo, o prato é bastante produzido com uvas recém-colhidas, enquanto em Bari destacam-se os suculentos tomates da região de Altamira.
Arancino
O arancino (também chamado de “arancina” ou no plural “arancine”) é uma das receitas tipicamente italianas que faz sucesso em tabernas de todo o país.
O bolinho de arroz (ou risoto) recheado e empanado surgiu na Sicília há muitos séculos e guarda até alguma semelhança com a tipicamente brasileira coxinha.
Em geral, o bolinho é recheado com molho de tomate, carne (sobretudo presunto) e queijo. Depois, é empanado com massa de farinha e água, para posteriormente ser frito.
O nome do prato foi inspirado no formato da iguaria: “arancia” é “laranja” em italiano, e o formato do bolinho se assemelha bastante ao formato da fruta cítrica.
Pesto alla Genovese
Mais uma das comidas típicas da Itália queridinhas dos brasileiros, o pesto alla genovese é um molho à base de manjericão originário da região de Gênova, na Ligúria.
O molho é simples e leva, tradicionalmente, sete ingredientes tipicamente italianos: manjericão genovês, azeite extravirgem, queijos parmesão e pecorino, alho, sal grosso e pinolis ou nozes.
A delícia é utilizada, em geral, para temperar massas ou pães, incluindo pizzas, focaccias e macarrões em todos os formatos.
O que nem todo mundo sabe é que o pesto alla genovese não foi o primeiro molho à base de manjericão que dominou a Itália: o molho foi originado no século XIX, a partir de uma antiga receita chamada “agliata”, à base de alho.
Tagliatelle al Ragù
Veio de Bolonha, cidade conhecida como “A Gorda” por sua tradição gastronômica, uma das comidas típicas da Itália mais famosas: o tagliatelle al ragù.
Estranhou o nome? Você deve conhecê-lo como macarrão à bolonhesa!
Há quem diga que o tagliatelle al ragù surgiu no século XVI, inspirado pelos cabelos loiros e encaracolados da famosa Lucrécia Bórgia, considerada a mais bela entre os Borgias, uma das famílias mais influentes da Renascença Italiana.
O prato é preparado com massa achatada (macarrão tagliatelle), molho de tomate e carne moída, servido preferencialmente com queijo parmesão ralado por cima.
Ravioli
Mais uma das comidas típicas da Itália que ganhou espaço entre os brasileiros, o ravioli é um mini pastel com massa à base de ovo e farinha de trigo, recheado com diversos ingredientes.
A delícia foi inventada na Sicília, no extremo sul do país, em formato de bota, no comecinho do século XII, em uma versão diferente e sem recheio.
Foi só com o passar dos séculos que o prato começou a ganhar recheios de ervas, queijos e carnes.
Outros estudiosos defendem que, na verdade, o ravioli teria surgido mais tarde, no século XIV, quando as pessoas cozinhavam ovos, queijo e ervas com um caldo de vegetais.
O prato está entre os mais populares da Itália, especialmente durante a Quaresma, um período de jejum praticado por católicos entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Páscoa, por seu alto valor nutricional e seu sabor inconfundível.
Olive Ascolane
Não dá para falar de gastronomia italiana sem mencionar azeitonas, fruto de origem mediterrânea amplamente usado no país europeu.
As azeitonas verdes são, por exemplo, a base do saboroso olive ascolane: azeitonas recheadas com carnes, temperos e queijo, empanadas e fritas.
O prato é típico da região de Marche e pode ser facilmente encontrado em qualquer supermercado, restaurante e até barracas de rua, onde são servidas em tradicionais cones de papel.
Cotoletta alla milanese
Quem gosta de carne não pode deixar de experimentar o cotoletta alla milanese, um bife de bisteca de vitelo geralmente servido com osso (t-bone), empanado e frito em manteiga fresca.
Há quem diga que o prato surgiu na Lombardia, embora argentinos, austríacos e alemães também disputem os créditos pela criação da iguaria.
Em geral, o cotoletta alla milanese costuma ser servido com batatas assadas e rodelas de limão, que garantem um toque mais cítrico à carne macia.
Sobremesas italianas: quais são as mais populares?
Quando falamos em comidas típicas da Itália, não são apenas os pratos principais ou quitutes salgados que merecem menção. Pelo contrário, as sobremesas italianas também conquistaram milhões de fãs no mundo inteiro.
Assim como nos pratos salgados, há muita diversidade e versatilidade nas sobremesas típicas da Itália, com opções para quem gosta de massas ou de delícias bem geladinhas para afastar o calor. Veja só!
Tiramisú
No idioma italiano, “tirami sù” tem o curioso significado “puxa-me para cima”. No idioma do paladar, estamos falando de uma das principais comidas típicas da Itália, amada por gente do mundo inteiro.
A inspiração por trás da sobremesa, criada no século XVI, teria sido uma homenagem a Cosme III de Médicis, duque da Toscana que teve a presença comemorada na região de Siena.
Reza a lenda, porém, que a criação do doce não passou de uma indireta sutil ao duque e uma alfinetada por sua falta de dotes sexuais, uma vez que o tiramisú tem propriedades afrodisíacas.
De qualquer forma, o doce está entre os mais gostosos e apreciados do mundo, feito à base de queijo mascarpone, chocolate e café. Algumas versões são mais elaboradas e levam também creme de leite, licor e biscoito champanhe.
Gellato
Muita gente se confunde e acredita que “gellato” é apenas a tradução direta de “sorvete”, mas não é bem assim. Na verdade, o gellato italiano é uma versão mais artesanal, com menos gordura e açúcar, em comparação ao sorvete.
O prato é mais antigo do que você possa imaginar: a sobremesa foi servida pela primeira vez em 1553, durante o casamento de Catarina de Médicis e Henrique II.
Por muito tempo, a iguaria foi restrita à nobreza. Já imaginou guardar um gellato sem freezer ou geladeira à disposição?
Como a eletricidade tornou muito mais fácil refrigerar alimentos, o gellato logo se tornou queridinho no mundo inteiro, e até hoje você pode conhecer as melhores “gellaterias” do mundo na Itália!
Cannoli
O cannoli é uma das comidas típicas da Itália que acabou ganhando uma versão bem brasileira com o passar dos tempos.
O canudo de massa crocante é tradicionalmente recheado com creme doce, à base de creme doce de ricota, cerejas, pistache ou chocolate. Por fora, é comum polvilhar cidra cristalizada, raspas de chocolate ou até cacau em pó.
O doce é tão famoso no país europeu que foi até citado no longa O Poderoso Chefão: “Deixe a arma, pegue o cannoli”.
Struffoli
Diferentemente das outras sobremesas citadas neste artigo, o struffoli nunca foi muito conhecido no Brasil ou internacionalmente, mas isso não significa que seja menos gostoso.
O prato surgiu em Nápoles (embora gregos também disputem a autoria) e é muito consumido na época de Natal.
O struffoli é feito com bolinhas de massa doce e cobertura de mel e confetes coloridos, como se fosse uma pipoca doce diferente!
Qual é a comida mais popular da Itália?
Em meio a tantas delícias que dão água na boca, um prato se destaca entre as comidas típicas da Itália na preferência dos próprios italianos: a pizza.
Não é um clichê associar os italianos ao prato, que existe desde muito tempo antes da unificação do país e é amplamente consumido em todos os cantos da Itália, todos os dias.
Por isso, nada de deixar a Itália antes de experimentar a tradicional pizza italiana!
Continue sua leitura!