Copenhagen: dicas e informações para a sua viagem!
A capital da Dinamarca, Copenhagen, é um dos destinos mais famosos do país europeu! Quer saber o que fazer por lá? Esse artigo é para você! Confira!
Copenhagen é uma das cidades mais encantadoras da Escandinávia, e conquista seus visitantes com uma mistura única de história e modernidade.
A cidade remonta ao século XI, quando foi fundada como uma vila de pescadores viking, e cresceu ainda mais durante a Idade Média graças a sua próspera economia baseada no comércio marítimo e na pesca.
Hoje a maior metrópole do país, é mundialmente conhecida por seu compromisso com a natureza e a sustentabilidade, encantando visitantes de todo o mundo.
Mais que isso: a cidade é muito acolhedora e acessível, com opções de transporte, alimentação e hospedagem para todos os gostos e orçamentos.
Quer descobrir o que torna a capital da Dinamarca tão especial? Confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!
Como chegar à capital da Dinamarca?
Copenhagen é a maior cidade e capital da Dinamarca, situada na costa leste da ilha de Zealand, a maior ilha do país.
A cidade fica próxima à ponta leste da ilha e é banhada pelo Mar Báltico, em uma localização estratégica entre a Dinamarca continental e a Suécia, cujo resultado é o fácil acesso a partir de várias partes da Europa.
Separada do continente pelo estreito de Øresund, a cidade fica a 600 km de Oslo, na Noruega, e a 650 km de Estocolmo, na Suécia.
Descubra como chegar até lá!
A partir do Brasil
Não existem voos diretos do Brasil para Copenhagen, Dinamarca, o que significa que o viajante brasileiro precisa fazer ao menos uma escala para chegar à cidade.
Muitas companhias aéreas oferecem essa opção, como Latam, Gol, Tap e Lufthansa, com desembarque final no Aeroporto de Copenhaga (CPH), também conhecido como Aeroporto de Kastrup, um dos maiores da Escandinávia.
Para deixar o aeroporto rumo ao centro da cidade, a alternativa mais prática é o metrô: a estação do aeroporto, Lufthavnen, é atendida pelas linhas M2 e M3, levando os passageiros ao centro em até 20 minutos.
Além disso, os táxis locais são geralmente caros, mas podem ser uma opção conveniente se você tem muita bagagem ou prefere um transporte mais direto até o seu destino. Os veículos ficam disponíveis no aeroporto 24 horas por dia.
De outras cidades da Europa
Copenhagen está muito bem conectada com outras regiões da Europa e, por isso, oferece ainda mais opções de transporte para quem já está no Velho Continente e deseja visitar a capital dinamarquesa.
O aeroporto local recebe voos regulares de muitas cidades europeias importantes, como Londres, Paris, Amsterdã e Frankfurt, mas não é só isso: a cidade também é atendida por serviços de trem de alta velocidade e trens regionais.
Entre as alternativas ferroviárias estão o famoso Eurostar, que faz uma conexão em Amsterdã para chegar a partir de Londres, e o serviço noturno de trem City Night Line, opção a partir de Berlim, Viena e Praga.
Se você não liga em percorrer longas distâncias por via terrestre e quer economizar, pode ser interessante pegar um ônibus até a capital da Dinamarca, mas prepare-se para passar um bom tempo na estrada: a viagem a partir de Estocolmo, por exemplo, leva 12 horas.
E não se esqueça de que a cidade é também um importante pólo portuário, que recebe viagens de balsa a partir de outras cidades costeiras da Europa, como Oslo, na Noruega.
Copenhagen: mapa
A cidade é conhecida por ser amigável aos pedestres, com uma infraestrutura urbana projetada para encorajar a mobilidade a pé e de bicicleta.
Além disso, a maioria das atrações turísticas estão concentradas no centro da cidade, tornando possível explorar muitos pontos turísticos sem depender de carro ou transporte público.
Atrações como a Cidade Velha, o Palácio de Amalienborg, a estátua da Pequena Sereia e a rua de Compras Strøget estão bem pertinho umas das outras, por exemplo.
Confira onde fica Copenhagen no mapa!
Quais documentos levar para a Dinamarca?
Para visitar Copenhagen ou qualquer outro destino da Dinamarca, você deverá dispor de um passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque, sem necessidade de apresentar visto.
Em contrapartida, você deve apresentar comprovantes de recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas durante a estadia, além de comprovantes de hospedagem e passagens aéreas.
Além disso, como a Dinamarca faz parte do Tratado de Schengen, você também precisará apresentar seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e validade durante toda a sua estadia no país.
Moeda da Dinamarca: dicas para o câmbio no país
Para fazer câmbio na Dinamarca, especialmente na capital do país, algumas dicas podem ser bastante úteis.
Antes de qualquer coisa, saiba que a moeda oficial do país não é o euro, e sim a Coroa Dinamarquesa (DKK), cotada a R$ 0,74 em abril/2023.
É recomendável que você sempre tenha algum valor em moeda local em mãos para despesas menores, como transporte público, pequenas compras e pagamento em estabelecimentos que não aceitam cartões de crédito.
A capital dinamarquesa abriga casas de câmbio em diversos pontos da cidade, incluindo aeroportos, estações de trem e áreas turísticas. Antes de trocar seu dinheiro, não deixe de comparar as taxas para encontrar cotações mais favoráveis.
Fique de olho também nas taxas de transação aplicáveis ao usar cartões no exterior, incluindo para fazer saques na moeda local em caixas eletrônicos, e verifique se é necessário ativar o uso internacional do cartão antes da viagem.
Quando ir para Copenhagen?
Se você ainda está na dúvida sobre quando marcar sua visita a Copenhagen, saiba que a cidade é um destino formidável em qualquer época do ano, embora o mês da sua viagem possa influenciar o tipo de experiência que você deseja viver.
Na primavera (abril a junho), as temperaturas são mais amenas, surgindo como uma boa oportunidade para desfrutar dos parques e jardins da cidade, fazer passeios de barco pelos canais e explorar a cidade a pé ou de bicicleta.
A alta temporada acontece no verão (junho a agosto), quando a capital dinamarquesa ganha vida com eventos ao ar livre, festivais, shows e eventos esportivos, no embalo de temperaturas mais altas, com médias de 25°C, e dias mais longos.
A época mais barata para visitar a cidade é a estação mais fria, de setembro a março. O frio de até 0ºC afugenta os turistas e a cidade ganha um charme especial com as luzes de Natal.
Copenhagen: onde se hospedar?
Não é difícil encontrar onde se hospedar em Copenhagen, pois a cidade tem várias opções de regiões indicadas para estadia, como o centro histórico (Indre By), Vesterbro, Nørrebro, Frederiksberg e Østerbro.
O compacto centro histórico é não apenas a área mais antiga e histórica da cidade, mas também a mais charmosa, com muitas construções centenárias e vários pontos turísticos a uma caminhada de distância.
Se você prefere ficar numa região mais descolada e moderna, pode gostar de Vesterbro, conhecida por sua atmosfera cosmopolita e sua ampla rede de bares, restaurantes, cafés e lojas: ideal para quem busca uma experiência mais contemporânea e urbana.
Nørrebro, por sua vez, é uma região multicultural e diversificada, conhecida por sua atmosfera boêmia, artística e gastronômica.
Quem não abre mão de sossego deve considerar a estadia em Frederiksberg, um bairro residencial e elegante, conhecido por seus parques e jardins, bem como por suas ruas arborizadas cheias de edifícios clássicos, com fácil acesso ao centro.
Há, ainda, a opção de Østerbro, um bairro tranquilo e familiar, recortado por ruas largas e áreas verdes, pertinho da praia e longe do agito do centro da cidade.
O que não deixar de ver em Copenhague?
Se você está planejando uma visita a esta cidade fascinante, confira nossa lista de coisas imperdíveis para fazer e conhecer em Copenhague.
De pontos turísticos icônicos a experiências autênticas e únicas, há algo para todos os gostos nesta cidade cativante, confira!
O que fazer em Copenhagen à noite?
Copenhagen tem uma vida noturna cheia de atrações, e não é difícil encontrar algo para todos os gostos na hora de curtir a noite.
O bairro portuário de Nyhavn é perfeito para uma caminhada noturna à beira-mar: que tal desfrutar da vista dos canais iluminados, observar as casas coloridas e experimentar a variedade gastronômica oferecida pelos restaurantes da região?
O mesmo acontece na rua de pedestres mais longa da Europa, Stroget, que fica toda iluminada e ainda mais charmosa à noite.
Quer mais? O Parque Tivoli Gardens também oferece uma experiência mágica à noite, iluminado por luzes coloridas e cheio de atrações, incluindo música ao vivo.
Os amantes de baladas encontram, ainda, uma vibrante cena musical, com muitos clubes, bares e casas de shows que oferecem uma ampla variedade de estilos musicais, incluindo bandas locais, DJs e artistas internacionais.
E não é só isso! A cena gastronômica local é de alta qualidade, com muitos restaurantes premiados e bares de cocktails sofisticados, incluindo restaurantes com estrela Michelin em toda a cidade.
O que fazer em Copenhagen com chuva?
Mesmo quando o clima não colabora, não é difícil encontrar o que fazer em Copenhagen com chuva, pois a capital dinamarquesa continua encantadora e repleta de opções de lazer.
Para os apreciadores de cultura, a cidade oferece uma rica variedade de museus, como o Museu Nacional da Dinamarca, o Museu Ny Carlsberg Glyptotek e o Museu de Arte Contemporânea ARKEN.
Você também pode aproveitar o tempo chuvoso para se aconchegar em um dos muitos cafés charmosos da cidade e experimentar a tradicional bebida dinamarquesa “hygge”, servida com deliciosos bolos e doces.
Gosta de ir às compras? A rua Strøget é uma ótima opção, mas não é a única, já que a cidade reúne vários centros comerciais cobertos, como o Magasin du Nord e o Illum, para comprar mesmo nos dias chuvosos.
Para viver uma experiência diferente, não deixe de visitar a tradicional cervejaria Carlsberg, onde você pode aprender sobre a história da cerveja e degustar os diferentes tipos produzidos, mesmo nos dias com chuva.
O clima chuvoso, aliás, pode ser perfeito para provar a culinária local, sobretudo nos mercados cobertos, como o Torvehallerne e o Papirøen, onde você poderá conhecer um pouco mais da cultura dinamarquesa.
Turismo em Copenhagen com crianças
Você sabia que Copenhague é um destino recomendado para famílias com crianças? Com inúmeras atrações para os pequenos visitantes, é fácil mantê-los entretidos durante toda a viagem.
O Tivoli Gardens, por exemplo, é um dos mais antigos parques de diversões do mundo e oferece uma variedade de atrações emocionantes para todas as idades, como montanhas-russas, carrosséis, jardins e shows ao vivo.
Para as crianças que adoram ciências e descobertas, o Experimentarium pode ser uma opção incrível de lazer. O centro de ciências interativo é o lugar perfeito para explorar e experimentar com várias exposições científicas.
O Zoológico da cidade é outra atração popular para famílias com crianças, com uma grande variedade de animais para admirar e aprender sobre a vida selvagem.
Para oferecer uma alternativa mais cultural e educativa para as crianças, vale a pena dar um pulo no Museu Nacional da Dinamarca, que reúne uma vasta coleção de artefatos desde a Idade da Pedra até os dias atuais.
Já os Jardins do Castelo de Rosenborg são um ótimo local para as crianças se divertirem ao ar livre com vastos gramados, fontes e áreas de lazer.
A garotada também se encanta com o Museu Marítimo Nacional, cujo acervo é formado por uma impressionante coleção de navios, barcos e modelos de navios relacionados à história marítima da Dinamarca.
E para aqueles que adoram história militar, a Cidadela de Frederikshavn oferece um espaço para explorar e aprender sobre a história militar do país escandinavo.
Não se esqueça, ainda, de que a cidade também é conhecida por seus inúmeros parques e playgrounds espalhados pela cidade. Locais como o Fælledparken, o Ørstedsparken e o Frederiksberg Have oferecem espaços abertos, playgrounds e muito mais.
O que fazer em Copenhagen pagando pouco?
Assim como a Dinamarca, Copenhagen não tem fama de destino barato, mas oferece algumas atividades gratuitas para aqueles que desejam conhecer a cidade sem gastar muito dinheiro.
O Parque de Rosenborg é um ótimo exemplo de um local gratuito que oferece muito para desfrutar, incluindo jardins bem cuidados e vistas deslumbrantes do Castelo de Rosenborg.
A icônica região de Nyhavn é outro local imperdível, onde você poderá contemplar o canal em estilo holandês, o casario colorido e a charmosa arquitetura da área: cenário perfeito para tirar fotos e aproveitar a atmosfera descontraída.
Você também não precisa gastar nada para visitar a antiga Igreja de Mármore, conhecer a Praça da Câmara Municipal ou para caminhar pela rua de compras, Strøget, interessante mesmo que você não esteja com planos de comprar nada.
Se você não se importa com o deslocamento, não deixe de visitar a comunidade autônoma de Christiania, famosa pela atmosfera alternativa e criativa, onde você poderá aprender sobre a cultura e história locais.
Você ainda pode assistir a performances de artistas de rua, tirar fotos com a estátua da Pequena Sereia e até alugar uma bicicleta para percorrer as rotas e ciclovias espalhadas por toda a cidade!
Copenhagen: onde comer?
Copenhague é um verdadeiro paraíso gastronômico, onde até os glutões mais exigentes vão se sentir satisfeitos.
Um dos principais polos gastronômicos da cidade fica em Nørrebro, onde você encontra restaurantes tradicionais dinamarqueses e opções de culinária internacional, como tailandesa, libanesa e indiana.
Vesterbro é outra área popular para os paladares curiosos, onde você vai encontrar desde barracas de comida de rua até restaurantes sofisticados. Que tal aproveitar para experimentar pratos dinamarqueses, como smørrebrød?
A comunidade de Christianshavn é outra região com uma mistura de culturas culinárias, com seus pitorescos canais e arquitetura encantadora. Lá você pode encontrar restaurantes que servem pratos dinamarqueses e opções mais exóticas.
O que fazer perto de Copenhagen, Dinamarca?
Copenhagen tem localização estratégica para quem deseja conhecer outros cantos da Europa, sobretudo na região da Escandinávia.
Malmö, na Suécia, fica do lado oposto do Estreito de Øresund, a menos de 50 km de distância, e pode ser um destino perfeito para bate-volta.
Você também pode gostar de conhecer a também sueca Helsingborg, uma cidade medieval famosa pelo castelo de Kronborg e pelas charmosas ruas milenares.
Quem gosta de história também pode gostar de Roskilde, onde fica um incrível Museu de Barcos Vikings e a Catedral de Roskilde.
Continue sua leitura!
- Quais são os parques da Universal: onde ficam e o diferencial
- Quanto custa cruzeiro da Disney: tipos, inclusões e onde comprar
- O que fazer no Animal Kingdom: conheça as melhores atrações
- Quais são os melhores dias para ir nos parques da Disney?
- Roteiro Orlando e Miami: o que fazer e como montar o seu