Ir para o site

×

×

Cusco, Peru: veja quais passeios você precisa fazer!

Pensando em visitar Cusco, Peru? Conheça a cidade que foi a capital do Império Inca e atravesse a porta de entrada para Macchu Picchu!

Cusco, Peru, também conhecida como Cuzco ou Qosqo (em quéchua), está entre os destinos mais procurados das Américas, e não faltam motivos para tanta fama.

A cidade é um destino que transcende o tempo e mergulha seus visitantes em um universo de história, cultura e beleza arrebatadora. 

O lugar é envolto por seu passado glorioso como capital do Império Inca e um presente marcado por sua inclusão na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco

Situada a 3.400 metros de altitude, Cusco é uma sucessão de ladeiras, construções antigas e sítios arqueológicos fascinantes. Mas vá com calma para lidar com os desafios da altitude elevada. 

No coração histórico da cidade, o viajante é imerso em um cenário que testemunhou o auge do Império Inca e a fusão de culturas pós-colonial. 

As ruas de pedra, as praças suntuosas e a arquitetura colonial bem cuidada são testemunhas silenciosas de séculos de história. 

Embarcar em uma jornada por essas ruelas é como uma viagem no tempo, que muito diz sobre um povo singular. 

Além disso, Cusco é o ponto de partida para a emblemática Machu Picchu, um dos tesouros arqueológicos mais celebrados do planeta, e para o Vale Sagrado.

Vem descobrir o que espera por você nesta cidade fantástica!

Como chegar a Cusco, Peru

Como chegar a Cusco, Peru
Pxhere / CC0

A cidade de Cusco fica no altiplano andino, uma região árida relativamente pouco explorada e de beleza estonteante.

Um dos municípios do sudoeste do Peru, a cidade está caprichosamente aninhada em uma paisagem montanhosa. A localização é estratégica, no meio do caminho entre a floresta amazônica e a costa do pacífico. 

Aproximadamente 1.100 km ao sul da capital do Peru, Lima, Cusco também está localizada a 390 km de Puno, porta de entrada para o majestoso Lago Titicaca. 

Em outras palavras, uma localização bastante vantajosa para quem deseja chegar até a cidade, não importa a origem. Veja só!

A partir do Brasil

Para chegar a Cusco, Peru, a partir do Brasil, os viajantes podem aproveitar a conveniência do movimentado Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete. O lugar é um dos mais importantes pontos de entrada do país. 

Embora não existam voos diretos do Brasil até lá, há ampla oferta de voos que incluem uma conexão em Lima. 

O aeroporto de Cusco está localizado a apenas 5 km do centro da cidade, e a viagem de táxi ou Uber é tão rápida quanto barata.

Mas fique atento! Os táxis em Cusco não possuem taxímetros, então é recomendável negociar o valor da corrida antes de entrar no táxi. 

O que nem todo mundo sabe é que a via aérea não é a única forma de ir do Brasil até o destino peruano. Os mais animados podem até encarar a distância de carro ou ônibus!

De carro, é possível entrar diretamente no Peru pelo estado do Acre. Outra possibilidade é partir de Uruguaiana (RS) e atravessar países vizinhos, como Argentina, Bolívia e/ou Chile. 

Caso você queira viver essa aventura de ônibus, a Companhia TransAcreana opera viagens entre Rio de Janeiro e Lima, passando por Cusco e diversas outras cidades. 

Essa opção de viagem pode custar até R$ 1.000 e dura até 5 dias. Trata-se da maior linha de ônibus do planeta e um jeito diferente de explorar o continente.

O trajeto passa pelo Centro-Oeste brasileiro, trechos da Amazônia e da Cordilheira dos Andes.

De outras cidades do Peru

O Aeroporto de Cusco, Peru, é a alternativa mais rápida para quem deseja chegar à cidade com eficiência e rapidez. O lugar recebe voos regulares de diversas cidades do Peru e da América do Sul.

Se você está em cidades mais próximas, as rotas terrestres podem ser interessantes. Embora possam ser perigosas em alguns trechos e muito sinuosas, as estradas peruanas passam por belíssimos cenários.

Vale lembrar que várias empresas de ônibus operam rotas entre as cidades do Peru, o que pode ser uma alternativa mais econômica de viagem.

Mapa de Cusco, Peru

Quem deseja explorar a região onde fica Cusco precisa se preparar para essa aventura. A altitude pode ser um desafio considerável para qualquer viajante.

A cidade fica localizada na região dos Andes, a mais de 3.400 metros acima do nível do mar. Essa altitude pode ter efeitos significativos no corpo humano devido à diminuição da disponibilidade de oxigênio. 

O resultado pode ser o mal de altitude, ou soroche.

O viajante pode experimentar sintomas como falta de ar, fadiga, dor de cabeça, náuseas, tonturas e insônia. Isso ocorre porque o corpo leva um tempo para se adaptar à menor pressão de oxigênio.

Para aliviar os efeitos da altitude, a melhor saída é dar tempo para que seu corpo se adapte ao novo ambiente. Mantenha-se bem hidratado, descanse e opte por uma alimentação mais leve.

Veja onde fica a cidade no mapa do Peru!

Qual a melhor época para viajar para Cusco?

Diferentemente de muitos destinos, visitáveis em qualquer época do ano sem muito prejuízo, é importante escolher bem a melhor época para ir a Cusco, Peru. 

A região em que fica a cidade tem basicamente duas estações distintas: a seca e a chuvosa. 

A estiagem vai de maio a setembro, a melhor época para visitar a cidade. Isso acontece porque o clima fica mais estável e as chances de chuva são significativamente menores. 

Essa é também a alta temporada turística na cidade, e é fundamental reservar acomodações e passeios com antecedência. Os locais podem estar mais lotados e os preços podem subir. 

Em relação à temperatura máxima, as mudanças não são muito significativas ao longo do ano. Por conta da altitude elevada, as máximas ficam sempre em torno de 20ºC.

A maior diferença se deve às temperaturas mínimas. De maio a setembro, os termômetros podem chegar a 0ºC. 

Caso você só possa viajar entre novembro e março, estação chuvosa, não tem problema. Cusco ainda pode ser visitada durante essa época. Nessa hipótese, porém, é importante estar preparado para a possibilidade de chuvas regulares

Em contrapartida, essa estação também tem suas vantagens, já que as paisagens ficam mais verdes e exuberantes devido à precipitação. 

Onde ficar em Cusco, Peru

Onde ficar em Cusco, Peru
Mama Simona B&b – Cusco

Quando se trata de procurar hotel em Cusco, Peru, você terá algumas áreas para escolher. Cada uma delas oferece diferentes experiências aos visitantes. 

A maioria dos turistas escolhe a comodidade de ficar no centro histórico, que permite fácil acesso a pontos como a Plaza de Armas e a Catedral de Cusco.

O centro é também muito bem-servido de restaurantes, lojas e atrações de vida noturna.

Outra região interessante é o bairro de San Blas. A região de fama boêmia é mais tranquila em comparação com o centro, mas reúne restaurantes, galerias de arte e lojas. 

Para aqueles que preferem um ambiente mais moderno e sofisticado, o bairro de Santa Ana pode ser uma escolha interessante. A região está um pouco mais afastada do centro histórico, mas reúne opções de hospedagem de alto padrão. 

Santa Ana também é uma área conhecida por suas vistas panorâmicas de Cusco, o que pode ser um bônus para os viajantes que buscam belas paisagens. 

E tem mais! A região de Santiago, ao sul do centro histórico, combina tradição e modernidade. Há várias opções de hospedagem por lá, além de fácil acesso às principais atrações da cidade. 

Monte a viagem dos seus sonhos aqui no Vai de Promo!

O Vai de Promo é o seu melhor parceiro de viagens e te ajuda a explorar destinos incríveis no Brasil e no mundo de forma econômica!

Ao planejar uma visita a Cusco, Peru, você encontra tudo que precisa em um só lugar, com segurança e eficiência.

O Vai de Promo oferece uma seleção de seguros viagem com os planos mais abrangentes e com o melhor custo-benefício do mercado.

Assim, você garante proteção para o seu bolso e o bem-estar que você merece durante suas aventuras internacionais. 

Além disso, nosso site também reúne as melhores companhias aéreas do mercado e ofertas imperdíveis de passagens para os melhores destinos. Em poucos cliques, você descobre que é possível viajar muito e gastar pouco!

Com opções adaptadas às necessidades individuais de cada viagem, o objetivo do Vai de Promo é facilitar a jornada do viajante. Faça uma pesquisa e garanta agora mesmo conforto, segurança e economia para a sua viagem!

O que não pode deixar de fazer em Cusco?

Antiga capital do Império Inca e considerada o “Umbigo do Mundo”, Cusco mantém sua aura espiritual e é uma das cidades mais visitadas do país. 

Suas ruas carregam a riqueza arquitetônica e simbólica de séculos passados, oferecendo aos visitantes uma conexão profunda com a história. 

Além disso, a cidade é porta de entrada para uma natureza deslumbrante e para conhecer mais sobre os costumes tradicionais do povo andino. 

Como resistir à riqueza de Qoricancha e da catedral, lugares que contam histórias em pedra e arquitetura? A Plaza de Armas, cercada por edifícios coloniais, ferve com cultura e vida boêmia. 

Para quem deseja viver uma experiência fantástica, o passeio até o Vale Sagrado é simplesmente imperdível. E não acabou! Você pode conhecer sítios arqueológicos incríveis, como Saqsaywaman, Ollantaytambo, Pisac e Moray.

Quer mais? Vem conferir o que fazer em Cusco, Peru!

Mercado de San Pedro 

O Mercado de San Pedro, também chamado de Mercado Central de Cusco, Peru, é um achado para quem gosta de cultura e gastronomia. 

O lugar reúne bons restaurantes, barraquinhas e vendedores de artesanato, sendo quase uma janela para a vida local. 

Achou pouco? O mercado também oferece pratos típicos e produtos frescos a preços acessíveis. 

A localização é central, bem perto da Plaza de Armas e da estação de trem, fazendo do Mercado de San Pedro um lugar simplesmente imperdível.

Catedral de Cusco 

A Catedral de Cusco, Peru, é uma das principais atrações da Plaza de Armas e, em geral, de toda a cidade.

Essa jóia arquitetônica é uma das maiores catedrais do mundo, datada do século XVII e com um interior adornado com ouro, prata e obras de arte. 

O suntuoso templo é um verdadeiro testemunho da história e da fé do povo peruano, tornando a catedral um dos pontos mais imperdíveis da cidade.

A visita, no entanto, é paga, ao custo de 40 soles peruanos (cerca de US$ 12, em agosto/2023) por pessoa. 

Templo de San Blas 

Templo de San Blas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Uma das igrejas mais antigas de Cusco, Peru, o Templo de San Blas é uma construção simples, porém impressionante por remontar ao ano de 1563. 

O templo fica localizado no bairro de Inca T’o Okachi e carrega traços barrocos, especialmente no interior, que tem peças atribuídas aos indígenas. 

Depois de conhecer a igreja, vale a pena explorar o bairro nos arredores para mergulhar na alma autêntica do povo peruano.

Igreja e Convento de La Merced 

Outra joia do século XVI de Cusco, Peru, é a suntuosa Igreja e Convento de La Merced. Uma das primeiras congregações da cidade, o complexo combina elementos barrocos e neoclássicos que encantam os visitantes.

A maior riqueza da igreja, no entanto, está em seu acervo. O local abriga valiosas obras de arte e jóias utilizadas na liturgia católica histórica. 

Por isso, não deixe de visitar o museu do complexo, onde poderá conhecer jóias, telas e esculturas de artistas locais e europeus.

Plaza de Armas 

Ponto de partida ideal para explorar Cusco, Peru, a Plaza de Armas é considerada o coração da cidade, em pleno centro histórico.

A praça monumental está cercada por lojas, cafés e restaurantes movimentados. Os estudiosos indicam que a região já foi o centro do Império Inca, tendo sido palco de festivais e cerimônias. 

Bem no centro da praça fica uma impressionante escultura de Pachacutec, um dos antigos imperadores do povo inca. 

Além disso, a região ganhou novas atrações após a chegada dos espanhóis, como grandes igrejas que ainda adornam a praça atualmente.

Bairro de San Blas 

Nenhum itinerário por Cusco, Peru, está completo sem um passeio pelo pitoresco bairro de San Blas. 

Localizado próximo à Plaza de Armas, o bairro dos artesãos é famoso por abrigar ateliês, galerias de arte e comércio, sendo perfeito para um dia de compras.

No entanto, mesmo quem não deseja ir às compras, a região é simplesmente irresistível. 

É nesse bairro que fica o icônico Templo de San Blas, o mais antigo da cidade, e muitas praças charmosas, que justificam o passeio.

Qorikancha 

O Templo do Sol, ou Qorikancha, foi um dos templos mais importantes do Império Inca. O lugar chegou a ser completamente revestido em ouro, reluzindo à distância.

A chegada dos europeus resultou na remoção do ouro e na construção de templos e monumentos ao redor, incluindo o Convento de Santo Domingo. 

Desse modo, essa atração de Cusco, Peru, representa uma fascinante mistura de arquitetura andina e espanhola, em localização estratégica, pertinho da Plaza de Armas. A entrada custa 10 soles (em agosto/2023).

Sacsayhuaman 

Sacsayhuaman
Pxhere / CC0

Outro tesouro inca ainda de pé em Cusco, Peru, é o forte de Sacsayhuamán, que fica no alto de uma montanha ao norte da cidade. 

Assim como outras construções incas, o lugar chegou a ser completamente alterado pelos espanhóis, mas ainda é uma prova da grandiosidade do passado

Os visitantes podem conhecer as fundações das torres, antigas paredes e até o que restou de um trono inca. 

Para chegar até lá, você pode escolher entre táxi, ônibus e até a pé. A caminhada a partir da Plaza de Armas é feita em cerca de 40 minutos. 

Vale Sagrado dos Incas 

Cusco, Peru, é a principal porta de entrada para o místico Vale Sagrado dos Incas. A região é famosa por abrigar sítios históricos mundialmente conhecidos, como Pisac, Moray e as Salineras de Maras. 

O vale se estende ao longo do rio Urubamba, em meio a montanhas que testemunharam todo o esplendor da antiga civilização inca. 

É possível conhecer a região por meio de agências turísticas instaladas em Cusco, que oferecem passeios com guias bilíngues e almoço inclusos. 

Machu Picchu 

Sem dúvidas, a grande atração do Peru é a lendária Machu Picchu, a cidade perdida dos incas. E esse tesouro pode ser facilmente visitado a partir de Cusco, Peru.

O sítio arqueológico mais famoso da América do Sul é uma verdadeira maravilha arquitetônica, construída nas montanhas com profundo conhecimento matemático. 

E quanto tempo de viagem de Cusco a Machu Picchu? São apenas 4 horas de trem: um passeio fantástico em meio aos Andes. 

Machu Picchu fica a 2.450 metros acima do nível do mar e foi construída com pedras encaixadas que pesam até 20 toneladas. As ruínas se estendem por 32 mil hectares, incluindo templos, casas, terraços agrícolas e canais de irrigação. 

É um lugar que ajuda a desvendar a história e o modo de vida dos incas, uma experiência fantástica para qualquer viajante!

Mas atenção! A compra antecipada dos ingressos é essencial, pois há limite diário de visitantes. 

Rainbow Mountain 

Um dos passeios mais imperdíveis em Cusco, Peru, é a visita à mundialmente famosa Rainbow Mountain, a Montanha de 7 Cores.

A montanha varia entre cores como vermelho, terracota e verde, formando um cenário que parece coisa de cinema.

A coloração inusitada da montanha se deve ao resultado de minerais expostos ao oxigênio. No passado, o lugar era coberto de gelo. 

Contudo, chegar até lá exige uma caminhada desafiadora a mais de 5.000 metros de altitude, e o esforço é ainda maior devido ao ar rarefeito. 

Laguna Humantay 

Toda a exuberância natural de Cusco, Peru, fica ainda mais evidente na fantástica Laguna Humantay, outro tesouro escondido entre as altas altitudes dos Andes.

É um lugar indicado para quem vai passar mais tempo em Cusco, já que é necessário fazer um passeio de dia inteiro a partir de Cusco para visitar a laguna.

O caminho até lá é longo e pode ser cansativo, mas a recompensa é a vista do lago azul-turquesa em meio às montanhas

Salineras de Maras 

Salineras de Maras
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

As Salineras de Maras são um complexo de produção de sal a cerca de 50 km de Cusco, Peru. O complexo é formado por mais de 3.000 poços brancos, com mais de dois milênios de história. É mais antigo do que a civilização inca! 

No local, a água dos poços evapora com o sol, deixando apenas o sal cristalizado, que é extraído pela comunidade local. 

Durante o passeio, você tem a oportunidade de visitar lojinhas que vendem produtos de sal e artesanatos. 

Onde comer em Cusco, Peru

A gastronomia peruana é uma das mais apreciadas do mundo e, por isso, montar um roteiro pelos restaurantes em Cusco, Peru, é simplesmente imperdível.

Uma das áreas mais populares para comer é o centro histórico, onde você encontrará restaurantes, cafés e bistrôs, muitos deles com vista da Plaza de Armas. 

É a região ideal para desfrutar de pratos da culinária peruana e internacional, desde ceviches frescos até pratos tradicionais como o lomo saltado. 

Outra região conhecida por sua oferta gastronômica é o bairro de San Blas. As ruelas da região são repletas de restaurantes aconchegantes. 

A Avenida El Sol também é uma boa pedida para a hora da refeição, reunindo muitos restaurantes e cafés, além de opções de comida de rua.

O que saber antes de ir a Cusco?

Antes de visitar Cusco, Peru, é importante estar informado sobre algumas questões essenciais para uma viagem tranquila e proveitosa. 

Para começar, é recomendável receber a vacina contra a febre amarela, especialmente se planeja explorar áreas mais remotas. 

A moeda utilizada no país é o Novo Sol (ou soles), e a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito. Além disso, caixas eletrônicos e bancos estão disponíveis para saques na moeda local. 

E não se esqueça de que a altitude de Cusco, Peru, pode afetar visitantes que não estão acostumados a altitudes elevadas. Não subestime a importância da aclimatação gradual para evitar maiores desconfortos. 

Para aproveitar ao máximo os sítios arqueológicos da região, considere adquirir um boleto turístico. Esse bilhete oferece acesso a várias atrações por um preço mais acessível do que ingressos individuais. 

Viva experiências inesquecíveis. Planeje sua viagem aqui!

Com o Vai de Promo, você pode explorar destinos incríveis como Cusco, Peru, sem preocupações financeiras. 

Oferecendo os melhores planos de seguro viagem, nosso site assegura sua segurança em locais desafiadores pelos melhores preços!

Dessa forma, se você precisar de ajuda médica para lidar com mal de altitude, por exemplo, pode receber assistência personalizada sem se preocupar com prejuízo.

Além de seguro viagem, o Vai de Promo também oferece o melhor atendimento do mercado e passagens aéreas com descontos exclusivos, em até 10x sem juros. 

Não perca mais tempo. Visite o Vai de Promo e garanta uma viagem memorável, explorando destinos dos sonhos com tranquilidade e economia!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!