Ir para o site

×

×

Dusseldorf: melhores passeios, onde comer e outras dicas!

Dusseldorf é uma importante cidade localizada ao noroeste da Alemanha, cercada por edifícios históricos e atrações imperdíveis! Saiba mais!

Dusseldorf é uma das mais imperdíveis cidades da Alemanha, com uma rica história que remonta ao século VII e uma mistura de tradição e modernidade. 

Grande centro financeiro, comercial e artístico do país, a cidade preservou cuidadosamente sua rica herança cultural e arquitetônica. Por isso, proporciona aos visitantes uma fascinante jornada pelo tempo. 

Por lá, você vai encontrar atrações formidáveis, como a famosa Altstadt (Cidade Velha), o calçadão Rheinuferpromenade, a “avenida dos reis” Königsallee, museus incríveis e muito mais.

Quer saber mais sobre esse destino incrível? Convidamos você a conferir o material que preparamos sobre a cidade! Boa leitura!

Em que estado fica Dusseldorf?

Em que estado fica
Pxhere / CC0

A cidade está localizada no estado da Renânia do Norte-Vestfália, no noroeste da Alemanha. A região é conhecida por sua rica história e suas paisagens pitorescas, que parecem dignas de contos de fadas. 

A região tem praticamente a mesma distância dos principais destinos alemães: está a 580 km da capital do país, Berlim, e a 570 km de Munique. 

Outros destinos incríveis, porém, estão muito mais próximos. Colônia fica a apenas 40 km de distância, e Duisburg, situada às margens do rio Reno, a menos de 30 km.

Ah! E se você está se perguntando o que significa a palavra Dusseldorf, saiba que o nome é derivado da região em que a cidade está.

A palavra vem do rio Düssel, que atravessa a região, e da palavra “dorf”, que significa “vila” em alemão. Ou seja, o nome da cidade é “vila do rio Düssel”. 

Essa designação remonta aos primeiros assentamentos na área e destaca a conexão histórica da cidade com seu rio e seu ambiente natural circundante. 

Como chegar a Dusseldorf?

Dusseldorf, Alemanha, é uma cidade localizada estrategicamente, próxima às fronteiras da Bélgica, Luxemburgo e dos Países Baixos. 

Essa localização geográfica privilegiada torna a cidade um ponto de partida ideal para explorar a região e possibilita incluí-la em sua Eurotrip sem dificuldades. 

Vem descobrir como chegar até lá!

A partir do Brasil

Para chegar a Dusseldorf, na Alemanha, a partir do Brasil, a principal rota é por meio de voos com conexões em aeroportos europeus

O aeroporto internacional da cidade recebe voos a partir de várias cidades brasileiras. Nesse caso, os voos fazem escalas em outras cidades europeias, como Frankfurt, Amsterdã e Paris. 

O aeroporto possui excelentes conexões de transporte público, incluindo trens, ônibus e táxis, o que deve facilitar o seu deslocamento após o desembarque.

De outras cidades da Alemanha

A Alemanha possui uma excelente infraestrutura de transporte, o que torna as viagens entre cidades relativamente fáceis e convenientes. 

Por essas e outras, você terá muitas opções pela frente ao decidir como visitar Dusseldorf a partir de outras cidades do país!

Uma das alternativas mais populares é o trem. O sistema ferroviário alemão é eficiente e permite que você chegue à cidade de forma rápida e confortável. 

Dependendo de sua localização, você pode encontrar trens regionais ou de alta velocidade (conhecidos como ICE ou Intercity Express) que fazem o trajeto. Basta consultar os horários e comprar os bilhetes de trem com antecedência. 

Além dos trens, você também pode optar por viajar de ônibus, opção oferecida por diversas empresas que operam rotas entre as cidades alemãs. 

Essa é uma saída mais econômica, embora possa ter também tempo de viagem um pouco mais longo. 

Se você não abre mão de comodidade, pode, ainda, recorrer aos voos domésticos, já que a Alemanha tem diversos aeroportos regionais que operam voos até lá. 

Caso esteja em uma cidade próxima, como Colônia, é possível até fazer o trajeto de carro. A distância é relativamente curta e há boas conexões rodoviárias entre as duas cidades, como a rodovia A57.

Dusseldorf, Alemanha: mapa

Pouco maior que a cidade de João Pessoa (PB), esse destino alemão é amigável para pedestres. O tamanho é compacto e boa parte das atrações está na mesma região, como a Altstadt, Rheinuferpromenade e a Königsallee. 

Confira onde fica Dusseldorf, Alemanha, no mapa! 

Quando ir a Dusseldorf?

A melhor época para visitar Dusseldorf depende do que você deseja experimentar durante a sua estadia. A cidade tem algo a oferecer em todas as estações do ano, cada uma com suas características distintas. 

No verão (junho a agosto), a “vila do rio Düssel” ganha vida com festivais ao ar livre, dias mais longos e temperaturas mais elevadas. O resultado são as margens do rio Reno lotadas de visitantes em busca de refresco.

É a alta temporada na cidade e em toda a Europa, quando multidões de turistas querem aproveitar as principais atrações. Por isso, planeje-se com antecedência para garantir uma experiência mais satisfatória de viagem.

No outono (setembro a novembro), a cidade se enche de cores quentes e folhas caindo, à medida que o clima fresco se firma. O tempo propicia a realização de festivais de cerveja e feiras que celebram a cultura alemã, como a Oktoberfest. 

Quando chega o inverno (dezembro a fevereiro), a paisagem com o frio de até 0ºC e muita chuva. Nos anos mais severos, pode até cair neve!

E tudo volta a esquentar na primavera (março a maio), quando a cidade floresce com o desabrochar das flores e o retorno do clima mais ameno. Assim, os parques e jardins voltam a ganhar vida.

O que fazer em Dusseldorf

Essa cidade alemã está repleta de encantos e descobertas para você desvendar durante a sua visita! Desde passear pelas margens do rio Reno até explorar as ruas pitorescas da famosa Altstadt, cada esquina revela uma nova surpresa. 

Confira o que fazer em Dusseldorf! 

Altstadt 

O Altstadt, ou Cidade Velha, é um bairro encantador que supera seu tamanho modesto em cultura, história e atrações da vida noturna. 

Com menos de meio quilômetro quadrado, esse pitoresco distrito reúne becos sinuosos, edifícios históricos e marcos importantes que merecem entrar no seu roteiro de viagem. 

A região existe há cerca de 700 anos e abriga algumas das principais atrações da cidade. É lá que estão a Prefeitura (Rathaus), a Basílica de St. Lambertus, a torre Burgplatz e a animada Praça do Mercado. 

Durante a noite, o Altstadt assume uma atmosfera totalmente diferente. São mais de 300 bares e pubs para desfrutar de cervejas, pratos locais saborosos e momentos divertidos. 

Você pode escolher entre diversas opções para descobrir suas histórias privilegiadas e segredos, incluindo passeios a pé guiados que revelam a longa história do bairro. 

Se estiver com pouco tempo, é possível explorar o Altstadt em um Segway, veículo motorizado de duas rodas.

Também é possível fazer um cruzeiro pelo rio Reno para curtir a vista deslumbrante à beira d’água.

Rathaus 

Rathaus
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Prefeitura de Dusseldorf, localizada em Altstadt, é um edifício incrível, com uma história de quase 450 anos. 

Construída por Heinrich Tussmann, a prefeitura fica na Marktplatz 1, no lado norte da Praça do Mercado. O local já passou por diversas reformas e ampliações ao longo dos séculos para se adaptar às mudanças do tempo. 

Governando a cidade a partir do coração do Altstadt, a prefeitura mantém a tradição de estar próxima aos cidadãos há séculos. 

A proximidade fica ainda mais evidente no fim de ano, quando a praça se transforma em um cenário romântico para o Mercado de Natal da cidade!

Em outras palavras, uma atração simplesmente imperdível para qualquer pessoa que visita a cidade!

Kaiserswerth 

Kaiserswerth, localizado no norte da cidade, é um distrito que parece um mundo histórico próprio. 

Às margens do Reno, destacam-se as pitorescas ruínas do Kaiserpfalz, o antigo palácio do lendário imperador Friedrich Barbarossa. 

No centro da vila, encantadoras casas barrocas dos séculos XVII e XVIII aguardam os visitantes. A região também guarda construções imponentes, como a Basílica de São Suitberto, na Stift Platz

Vale lembrar que, além de sua importância histórica, Kaiserswerth também oferece uma experiência culinária única. Que tal desfrutar de uma refeição à beira-rio enquanto contempla a deslumbrante vista do interior alemão?

Durante os meses de verão, é possível até fazer passeios de barco Kaiserswerth e o centro da cidade, para uma experiência ainda mais cênica e memorável. 

Schloss Benrath 

O Schloss Benrath, conhecido como o “palácio do prazer no campo”, é uma impressionante residência histórica da cidade.

O complexo foi construído entre 1756 e 1773 por Nicolas de Pigage, a 12 km dos antigos portões da cidade.

O local foi encomendado pelo príncipe Karl Theodor von der Pfalz e inclui um extenso parque. São mais de 61 hectares, onde vivem mais de 80 espécies de pássaros e mais de 300 espécies de besouros. 

Em outras palavras, o Schloss Benrath é um testemunho do esplendor arquitetônico e histórico da região. Não perca a oportunidade de explorar seus elegantes salões, galerias e jardins exuberantes!

Filmmuseum Düsseldorf 

Localizado na região de Carlstadt, o Filmmuseum Dusseldorf é um museu imersivo imperdível para amantes da sétima arte. 

O local permite que os visitantes sigam os passos de cineastas e estrelas, como Charlie Chaplin, Federico Fellini, Alfred Hitchcock e Marlene Dietrich. 

O museu abriga uma vasta coleção permanente distribuída por quatro andares, oferecendo insights sobre as primeiras tentativas da cinematografia. 

Uma das atrações mais cativantes do museu é a réplica de um estúdio de cinema. Lá, você pode se transportar para o glamour de Hollywood e se sentir como uma estrela entre cenários, câmeras e holofotes. 

O museu também é o endereço do cinema Black Box, que exibe filmes clássicos, retrospectivas temáticas e estreias. 

Goethe Museum 

Goethe Museum
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Localizado na Jakobstrasse, o Goethe Museum conta tudo sobre a vida de Johann Wolfgang von Goethe, um dos maiores autores da história do país. 

O museu fica no Palácio Jägerhof, construído em 1772, e oferece aos visitantes uma visão abrangente sobre a história do poeta.

O acervo inclui mais de 50 mil objetos, como cartas, retratos, rascunhos e primeiras edições do artista.

Königsallee 

Nenhum passeio pela cidade está completo sem uma visita à Königsallee, um dos principais endereços de compras de toda a Europa!

Conhecida como “Kö” pelos locais, a “avenida dos reis” abriga lojas de marcas luxuosas, como Prada, Gucci, Hermès, Chanel, Dior e Louis Vuitton. Em outras palavras, é o endereço mais sofisticado e luxuoso da cidade. 

No entanto, a Königsallee não se limita apenas às grandes marcas. Nas galerias e ruas laterais, há ainda mais tesouros escondidos esperando para serem descobertos pelos visitantes! 

Essas áreas menos conhecidas oferecem uma experiência de compras diversificada e única, com boutiques independentes, lojas conceituais e joalherias exclusivas. 

Até se você não pensa em ir às compras, vale a pena passear pela agradável Königsallee, com suas belas alamedas arborizadas e um canal que atravessa a avenida. 

MedienHafen 

O MedienHafen é imperdível para os amantes da arquitetura. O complexo abriga obras dos maiores nomes da arquitetura contemporânea alemã e pode render um passeio fantástico!

Um dos principais marcos do MedienHafen é o conjunto de edifícios Neuer Zollhof, projetado por Frank Gehry. Uma obra de arte arquitetônica que atrai a atenção de todos que o veem. 

Além de Gehry, outros arquitetos renomados como David Chipperfield, Jo Coenen, Steven Holl e Claude Vasconi também deixaram sua marca. 

Hoje, o MedienHafen abriga mais de 700 empresas, escritórios de mídia, agências de publicidade e empresas de tecnologia, além de alguns dos melhores restaurantes da cidade. 

Tonhalle 

Boa dica de passeio para quem gosta de música, o Tonhalle foi projetado pelo arquiteto Wilhelm Kreis como um planetário em 1925. O lugar ganhou uma nova vida décadas depois, ao se tornar uma renomada sala de concertos.

Desde então, o local passou a receber estrelas internacionais de diversos gêneros musicais, do clássico ao jazz.

O complexo ficou ainda mais convidativo após ser revitalizado nos últimos anos para passar por aprimoramento acústico. 

O lugar é considerado casa pelos 130 membros da Orquestra Sinfônica de Dusseldorf. Não é à toa que mais de 300 mil visitantes passem por lá todos os anos!

Rheinturm 

Rheinturm Dusseldorf
Pxhere / CC0

O Rheinturm é um dos principais marcos arquitetônicos de Dusseldorf, com 240,5 metros de altura. De lá, é possível contemplar uma vista deslumbrante da região: em dias claros, é possível avistar até a Catedral de Colônia!

Não deixe de fazer uma visita ao local para ter uma visão geral dos principais pontos da cidade, como o MedienHafen, Altstadt, Königsallee e o Reno. 

Você pode até aproveitar o passeio para matar a fome! 

O restaurante japonês Qomo, fica a 172,5 metros de altura, e oferece um cardápio delicioso enquanto você curte o panorama de 360 graus da cidade.

Como se locomover em Dusseldorf?

O sistema de transporte público de Dusseldorf é eficiente e abrangente, facilitando a locomoção entre os diferentes bairros e pontos turísticos. 

Você poderá utilizar bonde (Straßenbahn), ônibus, metrô, táxis e diversas outras opções de transporte para circular pela cidade com eficiência.

O ideal é adquirir um bilhete válido do transporte público para utilizar durante a sua estadia na cidade. Existem bilhetes diários, semanais e mensais, permitindo viagens ilimitadas dentro da data de validade. 

Além disso, a cidade também pode ser facilmente explorada a pé, especialmente na área central, onde estão atrações como a Altstadt, a Königsallee e o MedienHafen.

Onde comer em Dusseldorf, Alemanha

Dusseldorf é o lugar perfeito para mergulhar na riqueza da gastronomia alemã, em diversas regiões que são verdadeiros paraísos para os amantes da boa comida. 

Um dos destaques é a Altstadt, ou Cidade Velha, onde você encontrará uma infinidade de restaurantes, bares e cafés. 

Outra área conhecida por sua cena gastronômica é o MedienHafen, o antigo porto da cidade que foi revitalizado e transformado em um bairro moderno. O lugar reúne restaurantes sofisticados que combinam cozinha contemporânea e vistas do Reno. 

A região de Pempelfort também é uma ótima opção para quem busca bons restaurantes. A área residencial e comercial abriga uma variedade de cafés, bistrôs e restaurantes que servem de tudo em uma atmosfera acolhedora. 

Quer mais? Não deixe de explorar o bairro Japonês, próximo à estação de trem de Immermannstraße, famoso pelos autênticos restaurantes asiáticos.

O que fazer perto de Dusseldorf

Perto de Dusseldorf existem vários destinos encantadores que valem a pena explorar. Um bom exemplo é Colônia, famosa por sua impressionante catedral gótica, Patrimônio Mundial da Unesco. 

A cidade de Bonn também fica nas redondezas. A cidade natal de Ludwig van Beethoven abriga uma variedade de museus dedicados ao famoso compositor, além de parques, restaurantes e outras atrações incríveis. 

Quem gosta de natureza não pode perder, ainda, a oportunidade de conhecer a região de Eifel. A região é conhecida pelas trilhas, oportunidades de ciclismo e até mesmo a possibilidade de visitar castelos históricos, como o Castelo de Nideggen. 


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!