Guanajuato: o que você precisa conhecer na cidade mexicana!
Guanajuato: ruas coloridas, arquitetura colonial, cultura rica e boa culinária mexicana. Prepare-se para uma experiência inesquecível por lá!
Guanajuato é um destino imperdível para os amantes de arquitetura colonial, museus e eventos culturais.
Com uma rica herança ligada à exploração de ouro e prata, a cidade é como um museu a céu aberto.
Entre as ruas estreitas, você poderá desvendar praças escondidas, casarões antigos e outros tesouros do centro histórico.
A arquitetura colonial, em meio ao sobe e desce dos morros da cidade, cria cenários fotogênicos que parecem transportar os visitantes para um passado distante.
Além de atrações que remontam ao período colonial, como a Mina de Valenciana e o Museu das Minas, há muito o que fazer por lá.
Você poderá conhecer o Alhóndiga de Granaditas, onde ocorreram importantes batalhas pela Independência do México, o Museu Dom Quixote e a Casa Diego Rivera.
E não podemos nos esquecer de que a cidade abriga igrejas e praças históricas imperdíveis.
No fim das contas, difícil mesmo é não se apaixonar por um dos melhores destinos do México!
Como chegar a Guanajuato
Guanajuato, México, fica bem na região central do país, no estado de mesmo nome.
O destino está situado a aproximadamente 350 km da Cidade do México, a capital do país, em uma área montanhosa.
Essa localização central no México faz com que a cidade seja facilmente acessível a partir de diversos cantos, veja só!
A partir do Brasil
Geralmente, a maneira mais comum de chegar a cidade a partir do Brasil é voando até a Cidade do México, que recebe voos de diversas cidades brasileiras.
Depois do desembarque, você poderá seguir viagem por meio de voos domésticos até a cidade de León: o aeroporto local fica a cerca de 50 km da cidade histórica.
Em seguida, você só precisa prosseguir por via terrestre, de carro ou ônibus, até o seu destino final.
Vale lembrar que também é possível fazer a viagem de ônibus saindo da Cidade do México. A viagem pode levar de 4 a 6 horas.
De outras cidades do México
Se você estiver em cidades próximas, como León, a maneira mais conveniente de chegar à cidade é por via terrestre, de carro ou ônibus.
O trajeto é muito bonito pela Carretera Panamericana (Rodovia Federal 45), opção para quem sai de León, Querétaro ou Celaya. Quem sai de Jalisco, por sua vez, pode seguir pela Rodovia Federal 110.
Caso você esteja em uma cidade mais distante, também é viável utilizar o transporte aéreo. Ao chegar no aeroporto, você pode utilizar serviços de táxi, aluguel de carros ou ônibus para concluir a sua viagem.
Mapa de Guanajuato
A topografia irregular da cidade, muitas vezes comparada à mineira Ouro Preto por suas ladeiras, torna relativamente desafiador circular por lá.
No entanto, com um pouco de orientação e disposição para explorar, é possível se locomover com facilidade pela cidade.
Existem várias placas de sinalização indicando as direções para as principais atrações. Além disso, os moradores geralmente estão dispostos a ajudar os turistas com informações e orientações.
Confira no mapa onde fica a cidade mexicana!
Quando ir a Guanajuato
É importante escolher bem quando visitar a cidade, já que o verão pode ser bem quente na cidade. De junho a setembro, as temperaturas superam facilmente os 30ºC e a sensação térmica pode ser ainda mais abafada.
Por outro lado, nos meses de inverno, as temperaturas podem ser mais baixas, principalmente durante a noite.
Outro fator a ser considerado é a temporada turística. O Festival Internacional Cervantino, que acontece no final de outubro, é um bom exemplo, atraindo milhares de turistas e lotando a cidade.
Esse também é o caso do período entre outubro e novembro, quando ocorre uma das principais datas do calendário de Guanajuato: o Dia de los Muertos.
Portanto, se você deseja evitar multidões e desfrutar de uma atmosfera mais tranquila, pode ser preferível evitar esses períodos de pico turístico.
Onde ficar em Guanajuato, México
Ao escolher onde ficar em Guanajuato, é importante considerar o tipo de experiência que você deseja vivenciar durante sua estadia.
O centro histórico é a área mais charmosa, permeada por uma rica arquitetura colonial. A região fica perto das principais atrações turísticas, como a universidade, a Alhóndiga de Granaditas e o famoso Callejón del Beso.
Outra região interessante para ficar é Valenciana, nas colinas ao redor da cidade, de onde é possível curtir vistas incríveis. É uma boa oportunidade de ficar longe do movimento turístico do centro histórico.
Há também a opção de se hospedar em áreas mais residenciais, como Marfil ou Embajadoras, que oferecem uma atmosfera mais autêntica na cidade.
No entanto, é importante notar que essas regiões estão um pouco mais afastadas, então talvez seja necessário recorrer ao transporte público para circular pela cidade.
Se você procura um ambiente mais luxuoso e exclusivo, a região de San Javier pode ser uma boa pedida. Esta área está localizada em uma colina próxima ao centro e reúne hotéis de alto padrão.
O que fazer em Guanajuato
A cidade é conhecida por seus locais belíssimos, como museus e galerias, que apresentam a arquitetura barroca e proporcionam aos turistas experiências incríveis.
Com uma infinidade de museus e festivais, a cidade é um importante centro cultural que preserva e celebra a rica herança latino-americana.
Vem descobrir o que visitar em Guanajuato!
Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato
A Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato é um dos atrativos mais imperdíveis do centro histórico.
Construída no século XVIII, a igreja de fachada em cor amarelo-ovo chama a atenção de longe e não pode ficar de fora do seu itinerário.
A igreja histórica abriga uma das maiores relíquias da cidade: uma imagem de Virgem Maria entalhada há mais de oito séculos. A escultura atrai peregrinos de todo o país em busca de devoção.
Túneis subterrâneos
Você sabia que a cidade é recortada por um complexo de túneis subterrâneos?
Originalmente construídos para captar água durante dias de chuva e evitar inundações causadas pelo rio que corta a cidade, os túneis viraram atração turística.
Eles são pavimentados com paralelepípedos e têm boa iluminação: muitos deles têm até calçadas, pois são vias em atividade.
Além de serem caminhos práticos entre diferentes regiões, os túneis estão envoltos em lendas e histórias locais.
Uma das mais famosas é a história do espírito de La Chorona, que supostamente vagueia por lá após o pôr do sol!
Jardín de la Unión
Situado na antiga Plazuela de San Diego, o Jardín de la Unión é pontilhado por árvores, fonte de água, coreto e muitas áreas para passear. Em outras palavras, é perfeito para curtir o dia em meio à natureza!
Construído no período colonial, o jardim também é o palco das animadas festas do Dia da Virgem das Dolores.
Seja para fazer um piquenique ou simplesmente sentar nos bancos à sombra das árvores, o jardim é um oásis de tranquilidade no coração da cidade!
Teatro Juarez
Construído no final do século XIX em homenagem a Benito Juarez, o Teatro Juarez merece entrar nos seus planos de viagem.
O exterior do teatro é suntuoso, repleto de detalhes que atraem os olhares dos visitantes.
É no seu interior, entretanto, que o teatro realmente se destaca. A decoração em estilo oriental chama a atenção, com destaque para uma cortina dobrável criada pelo mesmo responsável pela cenografia da Ópera de Paris.
Atualmente, o local sedia eventos como o Festival Internacional Cervantino, que atrai artistas de renome internacional para apresentações de música, dança, teatro e muito mais.
Museu do Don Quixote
O Museu do Don Quixote foi inaugurado como parte das celebrações do Festival Internacional Cervantino e abriga uma rica coleção artístico-cultural dedicada à iconografia do Quixote.
No local, você terá a oportunidade de explorar um acervo com mais de 1.200 peças, incluindo pinturas, gravuras, esculturas de bronze e muito mais.
As obras foram doadas pelo fundador da Fundação Cervantes do México e oferecem uma visão abrangente da representação artística do personagem literário ao longo do tempo.
Além de apreciar as peças em exposição, os visitantes também podem aprender sobre a vida e a obra de Miguel de Cervantes, o autor do famoso romance.
Casa Museu de Diego Rivera
Que tal conhecer a antiga casa de um dos maiores expoentes da história de Guanajuato? Esse é o caso da Casa Museu de Diego Rivera.
O museu fica na mesma casa onde o renomado muralista nasceu e viveu. O acervo reúne mais de 3.000 peças do artista.
Além das obras de Rivera, o museu também apresenta uma coleção de arte mexicana e pré-colombiana que pertenciam ao próprio artista.
Faça uma visita para conhecer os ambientes onde o casal Diego Rivera e Frida Kahlo viveu, por meio de móveis e objetos originais.
Museu das Múmias
Não deixe de visitar o Museu das Múmias, um dos mais imperdíveis da cidade.
O acervo do museu é formado por dezenas de corpos de vítimas da epidemia de cólera na região, no século XIX. Os cadáveres acabaram naturalmente mumificados em função do solo árido da região.
Embora a visita possa parecer um tanto incomum, o Museu das Múmias é uma atração que vale a pena conhecer!
Mercado Hidalgo
O Mercado Hidalgo é um centro comercial que abriga dezenas de barracas que oferecem uma variedade incrível de produtos tradicionais do México.
Ao caminhar pelos corredores do mercado, você encontrará uma infinidade de itens, desde cerâmicas maiólicas até peças de artesanato, bolsas e muito mais.
Além das compras, o Mercado Hidalgo também oferece uma experiência gastronômica maravilhosa, com várias barraquinhas e diversos restaurantes típicos mexicanos.
Monumento Al Pipila
Seu roteiro pela cidade não pode ficar sem uma visita ao Monumento Al Pipila, um dos marcos mais importantes da cidade.
Para chegar até lá, você pode pegar o funicular atrás do Teatro Juárez até o topo da colina, onde está localizada a escultura.
Al Pipila é considerado um dos grandes heróis do México, representando o espírito e a coragem dos lutadores pela independência do país.
Aproveite para curtir a vista panorâmica deslumbrante da cidade do alto da colina!
Callejón del Beso
O Callejón del Beso, ou Beco do Beijo, é uma das ruas mais estreitas do México e o cenário de uma das lendas mais famosas do país.
A lenda diz que ali viveram Ana e Carlos, considerados a versão mexicana de Romeu e Julieta.
O casal era de classes sociais diferentes e enfrentava a desaprovação de suas famílias para ficar juntos. Os amantes se escondiam nas varandas de suas casas, que ficavam voltadas para o beco, para poderem se encontrar.
Segundo a lenda, o segredo não durou muito tempo e o pai de Ana tomou uma atitude trágica, tirando a vida de Carlos.
Embora a veracidade da lenda não possa ser comprovada, é fato que as casas do beco estão separadas por apenas 68 centímetros. A proximidade atrai casais que visitam o local para posarem nas “varandas do beijo”.
Universidad de Guanajuato
A Universidade de Guanajuato é uma instituição de ensino tão bonita e histórica que virou uma atração turística em si mesma.
Fundada no século XVIII, é uma das universidades mais antigas do México e possui um campus deslumbrante composto por edifícios em diferentes estilos arquitetônicos. Por lá, você encontrará elementos barrocos, maçônicos e neoclássicos.
Além disso, basta subir as escadarias da universidade para ser presenteado com vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade. Que tal aproveitar para capturar fotografias para o seu álbum de viagem?
Onde comer em Guanajuato, México
O México é mundialmente famoso por sua gastronomia, e Guanajuato não é exceção. Ao explorar a cidade, você encontrará diversas regiões que são conhecidas por sua deliciosa comida.
É o caso do centro histórico, onde você pode experimentar pratos tradicionais mexicanos, como enchiladas, tacos, pozole e guacamole. A área também é conhecida por seus bares e cafeterias com ambiente aconchegante.
Você também pode viver uma experiência autêntica no Mercado Hidalgo. O local reúne barracas de comida e bons restaurantes que servem pratos tradicionais da gastronomia local, como tamales, tostadas e quesadillas.
Outra região famosa pela oferta gastronômica é o bairro de Embajadoras, que se destaca pela oferta de restaurantes de cozinha internacional.
Além dessas regiões, vale a pena explorar as ruas e becos da cidade, pois você pode encontrar restaurantes e bares escondidos que oferecem iguarias locais.
Guanajuato: curiosidades
Guanajuato é uma cidade fascinante, repleta de história, cultura e curiosidades que encantam seus visitantes.
A cidade ainda preserva muitos vestígios do período colonial e do auge do ciclo do ouro. Você pode explorar minas antigas, como a famosa Mina de la Valenciana, e aprender sobre o papel da mineração no desenvolvimento da cidade.
Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade floresceu no período colonial graças à abundância de ouro e prata na região. Reza a lenda que bastava uma simples caminhada para encontrar pepitas de ouro pelas ruas.
O destino também é a casa do famoso festival Callejoneadas, em que grupos musicais percorrem as ruas do centro histórico tocando músicas tradicionais mexicanas.
Além disso, a cidade é mundialmente conhecida por suas bizarras múmias, muitas das quais têm expressões de horror em seus rostos.
De acordo com estudiosos, muitas das vítimas de um surto de cólera na região foram enterradas ainda vivas, o que justifica as expressões pavorosas.
Como o solo por lá é impressionantemente ácido, os corpos acabaram naturalmente mumificados e se transformaram em acervos de museu!
O que fazer perto de Guanajuato
Pertinho de Guanajuato há muitos destinos interessantes para bate-voltas, como San Miguel de Allende. A charmosa cidade colonial fica a apenas 1 hora de carro e pode render um dia inteiro de passeio.
Você também poderá visitar Dolores Hidalgo, cidade considerada o berço da Independência Mexicana. Foi lá que o padre Miguel Hidalgo deu o famoso Grito de Dolores, o chamado à revolta contra o domínio espanhol.
Se você gosta de ir às compras, não deixe de visitar León, um destino bem próximo conhecido como a capital dos calçados no México. Há várias fábricas e lojas de sapatos por lá e você pode comprar calçados por preços mais em conta.
Continue sua leitura!