Ilhas Maldivas: saiba mais sobre o destino paradisíaco!
As Ilhas Maldivas formam o arquipélago mais paradisíaco do planeta. Veja o que fazer e como chegar nesse destino repleto de belezas naturais!
O paraíso existe, fica na Terra e tem nome: Ilhas Maldivas. Ao menos é isso que pensam milhões de turistas que já tiveram o privilégio de conhecer o arquipélago mais paradisíaco do planeta.
Destino dos sonhos de muita gente, as Maldivas são formadas por cerca de 1.200 ilhas e ilhotas espalhadas por 26 atóis: cenário marcado pelo mar absurdamente turquesa e por areias tão brancas quanto finas.
O país, que corre o risco de sumir nos próximos séculos caso o nível dos oceanos continue a subir no ritmo atual, é uma verdadeira sucessão de paisagens bonitas, que parecem coisa de cinema.
Em qualquer ilha do arquipélago você encontrará bancos de areia despontando no azul do mar, praias incríveis com extensos coqueirais, arrecifes e outras belezas naturais. Veja só!
Como chegar nas Ilhas Maldivas
As Maldivas ficam na Ásia Meridional, em meio ao Oceano Índico, 760 km a oeste da costa do Sri Lanka e 600 km ao sul da Índia.
O arquipélago tem cerca de meio milhão de habitantes, a maioria deles instalados na capital, Malé.
O que nem todo mundo sabe é que chegar às paradisíacas Ilhas Maldivas pode ser uma aventura que envolve até hidroavião. Achou curioso? Então vem descobrir como visitar o arquipélago!
A partir do Brasil
Não existem voos diretos do Brasil para as Maldivas. O caminho mais “rápido” é com conexão em Doha, no Catar, ou Dubai, nos Emirados Árabes Unidos: trajetos feitos regularmente pela Qatar Airways e pela Emirates, respectivamente.
O destino é o moderno Aeroporto Internacional Velana (também conhecido como Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir), considerado um dos mais bonitos do mundo e localizado na capital, Malé.
O grande desafio, no entanto, é sair do aeroporto!
A maioria dos turistas opta por transfer privado que deve ser agendado antecipadamente com o hotel. Nesse caso, o traslado pode ser feito de barco ou hidroavião até o lugar em que você está se hospedando.
Essa opção é a mais prática e cômoda, embora possa gerar custos adicionais para a viagem.
Se você prefere economizar ou decidiu explorar Malé antes de seguir para o seu hotel, pode ser mais interessante pegar um táxi ou uma ferry até o centro da cidade.
Também existe uma linha de ônibus (MTCC) que leva até a Ilha de Hulhumalé.
De outros países
As Ilhas Maldivas ficam a poucas horas de voo de vários destinos do Oriente Médio, como Catar e Emirados Árabes, e do Sudeste Asiático, como Tailândia, Malásia e Singapura.
Por isso, é relativamente fácil e barato chegar ao arquipélago a partir dessas regiões.
Até empresas low-cost operam trechos até Maldivas, como a AirAsia, que oferece viagens a partir de Bangkok, na Tailândia. Via Doha, por exemplo, o voo da Qatar Airways dura pouco mais de 4 horas.
Depois, é só pegar um hidroavião ou barco para chegar ao seu hotel ou embarcar em táxi, ferry ou ônibus para deixar o aeroporto.
Mapa das Ilhas Maldivas
O arquipélago é formado por ilhas coralinas e atóis em formato de anel no meio das águas cintilantes do Oceano Pacífico.
Confira onde ficam as Ilhas Maldivas no mapa!
Onde se hospedar nas Ilhas Maldivas?
Hospedagem nas Ilhas Maldivas é quase sinônimo de qualidade. O arquipélago reúne alguns dos hotéis mais bonitos do mundo, muitos deles construídos sobre as águas turquesas do Oceano Índico.
Na hora de escolher onde ficar, no entanto, não é bem a localização que importa, e sim o hotel.
O cenário é praticamente o mesmo em qualquer ilha do arquipélago: mar azul-turquesa cristalino, areia branca e muitos coqueiros.
Até mesmo o padrão dos resorts não varia muito.
A maioria é formada por bangalôs construídos sobre o mar, villas, studios e outros formatos de acomodação mais econômicos, embora nem sempre com vista ao mar.
Por isso, para selecionar onde você vai se hospedar, o melhor é escolher um hotel do seu agrado e ficar de olho nos comentários de antigos hóspedes a respeito da acomodação.
Como existem muitos hotéis no arquipélago, quem não pesquisa antes de reservar um quarto pode acabar fazendo uma escolha equivocada.
Outras informações também podem orientar a sua opção de hospedagem, como a proximidade de corais para mergulho e snorkel, a distância até o aeroporto, e por aí vai.
Se você quer economizar o máximo possível em hospedagem, pode ser interessante escolher um hotel nas ilhas com cidades, embora a experiência não seja tão paradisíaca como se hospedar literalmente sobre o mar.
Quando ir para as Ilhas Maldivas
As Ilhas Maldivas não estão entre os destinos que podem ser visitados em qualquer época do ano, o que significa que é imprescindível planejar sua visita com atenção para evitar problemas.
Entre maio e outubro, o arquipélago (assim como vários países asiáticos) sofre com violentas tempestades tropicais e monções.
Embora não seja o suficiente para impedir o turismo na região, a chuva constante pode deixar o mar mais turvo e limitar os dias de sol que você vai poder curtir no decorrer da sua viagem.
Assim, a melhor época para visitar as Maldivas é de novembro a abril, quando as temperaturas ficam entre 26ºC e 31ºC, o sol brilha forte e a água do mar chega a 29ºC.
O que não pode deixar de conhecer nas Maldivas?
Aproveite que você não precisa de visto para ir para as Ilhas Maldivas (em viagens com até 30 dias de duração) e explore todas as belezas de um dos destinos mais paradisíacos do mundo!
Confira quais as principais atrações do arquipélago!
O que fazer nas Ilhas Maldivas à noite?
O país asiático é de maioria muçulmana e, dessa forma, o consumo de bebidas alcoólicas é terminantemente proibido fora dos resorts.
A boa notícia é que, na maioria das vezes, você nem precisa deixar o lugar em que está se hospedando para curtir as Ilhas Maldivas à noite.
Boa parte dos resorts e grandes hotéis do arquipélago oferecem programação de entretenimento, gastronomia e lazer, com bons restaurantes, apresentações de músicas ao vivo e até baladas.
Caso você esteja se hospedando em uma ilha habitada, no entanto, a coisa muda de figura e as chances de encontrar estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas são nulas.
Uma alternativa polêmica, mas buscada por muitos viajantes, é encontrar um “boat bar” para curtir a noite!
Alguns barqueiros ancoram suas embarcações a poucos metros das ilhas para comercializar bebidas, já que apenas o consumo em solo é proibido.
Esses barqueiros oferecem até traslado gratuito até a praia, além de música de qualidade e no último volume: dá até para ouvir a algazarra da praia!
O que fazer com chuva nas Ilhas Maldivas?
Quando chove nas Maldivas tende a ser intenso e rápido, com o sol sempre voltando a brilhar em pouco tempo.
Mesmo assim, vale a pena montar um plano B de viagem caso o clima não esteja favorável no decorrer da sua viagem.
As melhores atrações maldivas são curtidas em dias de sol, mas há muitas atividades que você também poderá experimentar nos dias cinzentos.
A chuva, por exemplo, pode ser a ocasião perfeita para se sentar em um dos bons restaurantes do arquipélago para explorar os sabores, aromas e texturas da gastronomia local.
Alguns resorts oferecem até aulas de culinária gourmet para enriquecer ainda mais a experiência dos turistas.
O clima também não deverá te impedir de praticar atividades de mergulho!
Embaixo d’água, a chuva não vai te incomodar e você poderá até conhecer alguns corais badalados em clima de exclusividade, sem precisar disputar espaço com muitos turistas.
E que tal dar um pulinho na capital, Malé, para ir às compras?
Existem muitas lojas por lá que vendem de tudo, incluindo souvenires para você presentear amigos e familiares ao voltar para casa.
Fique de olho, também, na oferta de atividades do resort em que você está hospedado.
Muitos desses empreendimentos dispõe de spa e serviços de bem-estar, atividades de recreação, salas de jogos e outras estruturas úteis para dias chuvosos.
O que fazer nas Ilhas Maldivas de graça?
O arquipélago tem fama de destino caro, mas isso não é bem verdade.
O quanto custa em média uma viagem para Maldivas varia de pessoa para pessoa, e é possível desfrutar de experiências mais luxuosas ou modestas, conforme o bolso do turista.
Uma coisa é certa: existem várias atrações que você vai poder curtir de graça por lá!
Se você tiver equipamento de snorkel, é só cair na água em qualquer uma das praias perto de você: em todos os pontos do arquipélago a vida marinha é exuberante e capaz de encantar a qualquer pessoa.
Mas fique de olho nas regras de cada praia, pois apenas algumas delas permitem o uso de biquínis e roupas de banho curtas, enquanto a maioria segue as regras do Islã.
Você também pode fazer um roteiro pelos mercados da capital, Malé, onde será possível observar e compreender um pouco mais sobre o estilo de vida local, bem diferente do modelo ocidental.
Os mercados ficam bem próximos uns dos outros e você poderá caminhar até eles sem grandes dificuldades. Que tal aproveitar para experimentar alguns quitutes típicos do país?
Também pode ser uma boa ideia ficar com a câmera fotográfica ou o celular a tiracolo para fazer fotos incríveis nos diferentes cenários do arquipélago, especialmente se você tiver uma câmera à prova d’água para captar as belezas marinhas.
Você gosta de passeios culturais? Conheça alguns templos e mesquitas da capital, Malé: algumas dessas construções existem desde o século XII e podem ensinar muito sobre a história do país.
Só não se esqueça de utilizar roupas que atendam os códigos de conduta do Islamismo, em respeito aos habitantes do arquipélago.
O que fazer nas Ilhas Maldivas com crianças?
As Maldivas são capazes de fazer qualquer adulto se sentir criança outra vez. Assim, não surpreendentemente, o arquipélago pode ser o destino perfeito para viagens com crianças!
Muitas das atividades mais famosas da ilha podem ser curtidas sem limitações pelos pequenos, como brincar nas praias e esportes aquáticos (como caiaque, stand-up paddle e mergulho com snorkel).
Vale lembrar que as Maldivas são famosas por suas águas calmas, quase sem ondas, e bem mornas: cenário perfeito para que a criançada possa curtir o mar sem preocupar os pais!
As crianças também podem gostar de passear de bicicleta pelas ilhas, observar as estrelas e se divertir nas estruturas de lazer nos resorts locais.
Mais que isso: a maioria dos hotéis e resorts oferece alimentação e/ou hospedagem gratuita para menores de 12 anos acompanhados pelos pais.
Além disso, é muito comum que haja a alimentação de tubarões e outros animais marinhos no começo da noite em alguns dos píeres espalhados pelo arquipélago: um espetáculo da natureza que costuma encantar os pequenos!
Quais são as praias das Ilhas Maldivas?
Escolher as praias mais bonitas das Ilhas Maldivas é uma tarefa praticamente impossível. Em todo o arquipélago o mar tem a mesma cor, a qualidade da água é igual e as belezas estão por todos os lados.
O que muda, na verdade, é o perfil das praias.
Muitas ilhas são privadas, reservadas exclusivamente aos hóspedes dos resorts luxuosos instalados ali e recomendadas para turistas em lua de mel ou viagem em família.
Outras ilhas, especialmente aquelas onde vive a população maldívia, são de acesso público e gratuito, frequentadas por mochileiros, viajantes econômicos e nativos.
O principal atol do país se estende por 107 ilhas, incluindo a capital, Malé, e as vizinhas Hulhule, Villingili e Hulhumale. As ilhas mais ao sul do atol, Maafushi, Gulhi e Thulusdhoo, são famosas pelo baixo custo em comparação às ilhas privadas.
A 30 minutos dali fica o Ari Atoll, conhecido como casa dos resorts mais luxuosos do país, especialmente nas ilhas Halaveli, Maayyafushi e Dhoni Mighilli, de acesso exclusivo dos hóspedes da região.
Se você procura mesmo é uma experiência de praia de alto padrão, pode gostar das praias de Addu Atoll, onde ficam as ilhas de Hulhudhoo, Meedhoo, Maradhoo, Feydhoo, Hithadhoo e Gan, consideradas as mais luxuosas do arquipélago.
Quem quer aproveitar para pegar umas ondas pode gostar das ilhas de Thulusdhoo e Himmafushi.
Melhores lugares para comer nas Ilhas Maldivas?
Nas Maldivas, as principais opções gastronômicas estão limitadas ao resorts e a algumas ilhas povoadas, como Malé.
A maioria dos resorts oferece pacotes all-inclusive ou meia pensão: mesmo que esse serviço seja cobrado, muitas vezes pode ficar bem mais barato do que comer em restaurantes.
Além disso, em decorrência da cultura muçulmana do país, você não conseguirá consumir bebidas alcoólicas ou carne de porco fora dos resorts, um incentivo a mais para investir em hospedagem com alimentação e bebidas incluídas.
Nas ilhas, os restaurantes tendem a ser mais modestos, embora a qualidade da comida local seja esplêndida, com opções de buffet ilimitado a um excelente custo-benefício que mais parecem banquetes.
Só prepare o seu paladar para encarar as iguarias das Maldivas, pois praticamente tudo é feito com muita pimenta.
O que fazer nas Ilhas Maldivas e arredores
Como as Ilhas Maldivas ficam a quase 14 mil km de distância do Brasil, muitos turistas aproveitam a viagem para conhecer outros destinos banhados pelo Oceano Índico após deixar o arquipélago.
Os destinos do Sudeste Asiático, como Tailândia e Malásia, são boas alternativas para quem quer estender seu roteiro sem gastar muito, com praias tão paradisíacas quanto as Maldivas e muitos tesouros culturais.
Você também pode aproveitar a conexão do seu voo para explorar Doha, no Catar, ou Dubai, nos Emirados Árabes Unidos: você não precisa de visto para visitar as modernas megalópoles do deserto.
Continue sua leitura!
- Quais são os parques da Universal: onde ficam e o diferencial
- Quanto custa cruzeiro da Disney: tipos, inclusões e onde comprar
- O que fazer no Animal Kingdom: conheça as melhores atrações
- Quais são os melhores dias para ir nos parques da Disney?
- Roteiro Orlando e Miami: o que fazer e como montar o seu