Londres: saiba mais sobre a terra da rainha!
Londres, Inglaterra, é um dos destinos mais procurados por turistas rumo a Europa! Já pensou em conhecer suas principais atrações? Saiba mais
Maior cidade e capital inglesa, Londres é um dos destinos mais badalados do mundo, e não faltam motivos para justificar tamanha fama.
Clássica, cheia de tesouros e protagonista no cenário mundial, a cidade tem quase 9 milhões de habitantes e uma história incrível, que remonta ao Império Romano.
Por lá, você encontrará oito parques reais, alguns dos melhores museus do mundo e quatro Patrimônios Mundiais da Unesco, além de centros comerciais famosos, o icônico rio Tâmisa e muitas outras atrações.
O que você acha de montar um roteiro para conhecer uma das cidades mais importantes da Europa? Confira as nossas dicas!
Como chegar a Londres?
Localizada no sudeste do país, Londres, Inglaterra, é uma cidade com grande importância nacional e internacional, o que também significa que você terá várias opções para chegar até lá, seja a partir do Brasil ou de outro país.
Confira como visitar a cidade!
A partir do Brasil
Quem está saindo do Brasil consegue encontrar passagens para Londres em voos diretos, operados pela Latam e pela British Airways, com embarque em São Paulo e Rio de Janeiro.
Algumas companhias aéreas (Gol, Tap, Air France, entre outras) também oferecem voos com conexão em cidades europeias, como Lisboa, Frankfurt, Madri e Paris, a partir de Belo Horizonte, Recife e outras capitais brasileiras.
O desembarque acontece no Aeroporto de Heathrow. Para fazer o trajeto de 20 km do aeroporto ao centro da cidade, é só pegar o trem Heathrow Express, que faz o percurso em, no máximo, 20 minutos, com saídas a cada 15 minutos.
De outros países
Quem já está na Europa deve ter ainda mais facilidade para chegar à capital da Inglaterra, pois o leque de opções de transporte é ainda maior.
Além das companhias aéreas tradicionais, você poderá voar com empresas low-cost, como Ryanair e EasyJet, a partir de várias cidades europeias.
Nesse caso, o desembarque pode acontecer em outros aeroportos londrinos, como London Gatwick, Luton, Stansted e London City. Todos esses aeroportos contam com eficientes linhas de trem que levam até o centro.
Além da via aérea, você também poderá chegar à capital inglesa de trem a partir da França, Bélgica ou outros países do Reino Unido. Os trens chegam à estação St. Pancras, King’s Cross ou Victoria Station, a depender da cidade de origem.
Mapa de Londres, Inglaterra
Embora seja maior que a cidade de São Paulo, a capital inglesa conta com um eficiente e pontual sistema de transporte público, que utiliza metrô, trens e ônibus para garantir o deslocamento de um ponto a outro.
Mesmo assim, vale a pena conferir onde ficam as atrações que você deseja visitar para tornar sua locomoção ainda mais eficiente.
Confira onde fica Londres no mapa!
Quais documentos levar para Londres?
Você não precisa de visto de turismo para visitar Londres, Reino Unido, mas deve providenciar outros documentos para viabilizar sua viagem.
Se está se perguntando se é difícil entrar em Londres, saiba que portando a documentação necessária, as autoridades locais poderão comprovar o seu status de turista e autorizar a sua entrada no país sem problemas!
É necessário apresentar passaporte (com validade mínima de seis meses), comprovante de hospedagem (ou carta-convite), passagem de volta e comprovante de renda (extrato bancário, dinheiro em espécie ou cartões).
Viu como é fácil? já pode ir preparando toda a documentação e seguir viagem!
Qual é a moeda de Londres?
A Inglaterra não faz parte da União Europeia e não aderiu ao euro, a moeda do bloco. Por isso, ao visitar Londres, você utilizará a valorizada libra esterlina, que equivale a R$ 6,44 (em 18/07/2022).
Uma pessoa gasta, em média, entre 50 e 70 libras por dia na capital inglesa com alimentação, transporte e lazer. E a melhor opção do viajante é já levar o dinheiro trocado ao sair do Brasil.
O real não é muito procurado na Inglaterra e quem deixa para fazer o câmbio depois de desembarcar no país pode perder muito dinheiro em razão das taxas de conversão desfavoráveis.
Antes de embarcar para a sua viagem, troque o dinheiro ainda no Brasil, em um banco ou casa de câmbio para garantir taxas mais vantajosas.
Você tem alguns euros e dólares guardados? É melhor trocá-los também, pois você dificilmente conseguirá utilizar outra moeda além da libra durante a sua viagem.
Além disso, tenha em mente que compensa levar dinheiro em mãos e deixar os cartões bem-guardados na carteira, já que todas as operações com cartão no país da rainha estão sujeitas a cobrança de 6% de IOF.
Quer garantir taxas melhores no cartão? A melhor alternativa é investir em um cartão pré-pago, que tem taxas mais vantajosas em comparação ao cartão de crédito.
Londres: onde se hospedar na capital inglesa?
Para quem visita uma cidade tão procurada para turismo quanto Londres, onde se hospedar não é uma pergunta difícil de ser respondida.
A capital inglesa conta com uma vasta rede hoteleira, formada por hostels, hotéis convencionais, hotéis de luxo e pousadas bed & breakfast.
Em contrapartida, prepare-se para encontrar uma das hospedagens mais caras de toda a Europa, especialmente no verão e na primavera.
Na hora de escolher onde ficar, não restam dúvidas: o ideal é se hospedar perto de uma estação do metrô, o que vai facilitar (e muito) seus deslocamentos pela cidade.
A Trafalgar Square, que fica perto de atrações como o Big Ben, a roda-gigante London Eye e o Hyde Park, é a melhor região para ficar, mas também é a mais cara. O mesmo pode-se dizer dos vizinhos Covent Garden, Soho e St. James.
As regiões de Paddington, Bayswater, Kensington e South Kensington são boas alternativas para quem deseja ficar perto das atrações do centro sem gastar tanto.
Como é o clima de Londres?
O clima em Londres tem fama de instável, mas, mesmo assim, a cidade merece ser visitada em qualquer época do ano.
As estações do ano são muito bem-definidas: os verões (junho a agosto) têm dias mais longos e são quentes, com termômetros até 35ºC.
Já os dias de inverno (dezembro a fevereiro) são mais curtos e gelados, com temperaturas mínimas de 4ºC.
Dias de chuva por lá podem ocorrer com frequência independente da estação do ano, por isso não deixe de colocar um guarda-chuva na sua mala para evitar contratempos.
O que fazer em Londres
Clássica, elegante e atemporal, Londres é uma cidade simplesmente imperdível, com atrações para todos os gostos e idades.
Vem descobrir o que fazer na capital da Inglaterra!
O que fazer em Londres à noite?
Londres de noite é tão animada quanto de dia, e você não terá dificuldades em encontrar atrações para se divertir após o pôr do sol.
Não faltam pubs, bares e casas noturnas por todos os lados, além de praças, construções importantes e monumentos especialmente iluminados.
Todavia, eis aqui uma dica de ouro: chegue cedo! Os bares e pubs londrinos não costumam funcionar até altas horas!
O principal endereço da noite local é a Leicester Square, onde estão instaladas as melhores e maiores boates da cidade, além de bares e restaurantes que ficam abertos até mais tarde.
O viajante pode, ainda, curtir os pubs de Bayswater, Paddington e Kensington, da Oxford Street e de Camden Town, um dos mais importantes redutos culturais da cidade, famoso pela cena alternativa.
Você também pode aproveitar a noite para curtir um programa cultural, como assistir a uma ópera ou um espetáculo teatral em um dos teatros londrinos.
O que fazer em Londres com chuva?
A fama de Londres não nega: a capital da Inglaterra é uma cidade com mais de 110 dias de chuva por ano. Por isso, é sempre indicado contar com um plano B na hora de planejar os passeios.
Uma boa dica é aproveitar o dia chuvoso para explorar os excepcionais museus londrinos.
O Museu Britânico é o mais famoso, mas não é o único: existem também os museus de História Natural, Victoria and Albert, Tate, de Ciências e muitos outros.
Você também pode embarcar em um dos ônibus turísticos da cidade (incluindo os famosos ônibus de dois andares) para conhecer a capital inglesa de um ponto de vista diferente.
E que tal aproveitar a chuvinha para ir às compras? Existem muitas lojas interessantes em Oxford Street, Regent Street e Carnaby Street, além de grandes shoppings, como o Westfield Stratford City, o maior da Europa.
Se você estiver nos arredores da Leicester Square, aproveite para conferir os filmes em cartaz nos cinemas Odeon, Empire e Vue, considerados os mais importantes da Inglaterra.
O que fazer com crianças em Londres?
Quem pensa que a capital da Inglaterra não tem atrações para toda a família está muito enganado: não faltam opções de lazer para manter crianças de todas as idades entretidas e encantadas!
O Museu de História Natural, por exemplo, é simplesmente imperdível por reunir fósseis e réplicas de animais gigantescos que cruzaram o mundo há milhões de anos, incluindo dinossauros.
Você também não pode deixar de levar os pequenos à famosa London Eye, a roda-gigante da cidade, e ao Sea Life Aquarium, maior aquário londrino.
As crianças também costumam se encantar com as construções mais antigas, especialmente aquelas ligadas à família real britânica, como o Palácio de Buckingham, a Tower Bridge e a Torre de Londres.
Sua família pode gostar de visitar um dos estádios da cidade, como o Stamford Bridge e o Goodison Park, que recebem jogos nacionais e internacionais, ou de fazer o roteiro Harry Potter, por cenários do filme do bruxinho.
Sobrou um tempinho? Não deixe de visitar o London Zoo, o Piccadilly Circus ou um dos parques da cidade.
Pontos turísticos gratuitos de Londres
Apesar de ser uma cidade considerada cara para turismo, Londres tem muitos pontos turísticos gratuitos e você pode montar um roteiro inteiro sem gastar nenhum centavo com ingressos.
A National Gallery, a National Portrait Gallery, o British Museum, o Museum of London, o Tate Modern, o National History Museum, o Imperial War Museum e muitos outros museus da cidade têm entrada franca.
Você também não gasta nada para visitar a icônica Abbey Road e refazer a famosa foto dos Beatles ou para visitar os vários parques espalhados pela cidade, como o Hyde Park, Kensington Gardens e St. James Park.
Os viajantes econômicos podem gostar de passear pelos bairros mais charmosos da cidade como Notting Hill, Covent Garden e Camden Town, onde fica a estátua de Amy Winehouse, ou caminhar entre a Tower Bridge e a London Eye.
Quer contemplar a cidade do alto? É só visitar o último andar do Tate Modern e do Royal Festival Hall para acessar mirantes gratuitos.
Onde encontrar bons restaurantes na capital da Inglaterra
Casa de chefs renomados, como Gordon Ramsay e Jamie Oliver, a capital da Inglaterra já superou a antiga fama de “ruim de garfo” e hoje desponta como um dos principais pólos gastronômicos do mundo.
Quem gosta de comida de rua não pode deixar de visitar a Feira da Portobello Road e os bairros Camden Town e Notting Hill, famosos pelas barraquinhas de rua, food trucks e restaurantes mais modestos que servem pratos deliciosos.
Nesses bairros, é possível encontrar desde estabelecimentos simples a pubs, cervejarias e restaurantes étnicos renomados.
Prefere ambientes mais confortáveis e elegantes? Você pode gostar dos restaurantes de Bayswater e dos arredores do Parlamento Britânico, da Trafalgar Square e do calçadão The Queen’s Walk, às margens do rio Tâmisa.
Cidades próximas a Londres
Quem tem mais tempo para explorar a capital inglesa pode aproveitar para visitar alguns destinos próximos a Londres em bate-voltas inesquecíveis.
O complexo The Making of Harry Potter, por exemplo, é imperdível para quem é fã da saga do bruxinho mais famoso do mundo: os oito filmes foram gravados ali, a menos de 30 km da capital inglesa.
Um pouco mais distante, a 110 km, ficam o Castelo de Highclere e o vilarejo de Bampton, onde foi gravada a famosa série britânica Downton Abbey.
Além disso, vale a pena planejar uma visita até o icônico Castelo de Windsor, construído no século XI e até hoje habitado pela monarquia britânica, a apenas 50 minutos da capital inglesa.
E como ignorar o famoso e misterioso monumento neolítico de Stonehenge, a 136 km da maior cidade da Inglaterra?
O melhor de tudo é que você pode visitar todos esses lugares e muitos outros de trem, com saídas das estações Waterloo e Paddington, entre outras!