Malas de viagem: saiba como escolher a sua!
Quer saber tudo sobre malas de viagem com informações e dicas de organização? Então confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber!
Preparar malas de viagem é uma tarefa amada por uns e temida por outros, mas sempre obrigatória para quem vai cair na estrada ou voar para outro lugar.
Muita gente fica de cabelos em pé ao pensar em organizar os itens que precisa levar ou se o modelo de bagagem que tem em casa é adequado para viagem de avião, por exemplo.
Nesse sentido, a variedade de opções no mercado pode tanto ajudar quanto atrapalhar.
Afinal, hoje as lojas oferecem inúmeras opções para o viajante: malas simples para viagem, malas de viagem de rodinhas, malas de luxo, malas sem rodinhas, entre outros tipos.
O problema é que, com tantas alternativas à disposição do viajante, escolher a mala certa para cada pessoa pode ser desafiador.
Mas não se preocupe, porque você não está sozinho na missão de encontrar a mala perfeita para a sua próxima viagem!
Neste artigo, você vai encontrar um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o tema, veja só!
Tipos de malas de viagem
Quem já esperou por sua bagagem na esteira do aeroporto sabe bem que existe uma imensa variedade de tamanhos e modelos de malas de viagem à disposição do viajante.
Existem bagagens com ou sem rodinha, com alça reforçada, no formato mochila, com estampa personalizada, e por aí vai.
Mais que isso: as malas também variam conforme o tamanho, e existe um modelo ideal para cada finalidade, confira!
Itens pessoais
Muitas pessoas imaginam que bagagem de mão e bagagem de itens pessoais são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Pelo contrário, são coisas que se complementam.
Caso você tenha comprado uma passagem aérea que dá direito a apenas uma mala de 10 kg, por exemplo, também terá direito de levar uma bagagem de item pessoal.
Esse tipo de mala é uma segunda peça na qual você pode levar aquilo que não coube na sua bagagem de 10 kg, como lembrancinhas, itens comprados no free shop, itens mais frágeis ou valiosos, entre outros.
Desse modo, a bagagem de item pessoal é uma segunda bagagem já inclusa na tarifa aérea que você poderá levar a bordo do avião.
Vale pontuar que as companhias aéreas não são muito exigentes em relação ao tamanho desse tipo de mala, mas fique atento às especificações da empresa com a qual você vai voar para não ultrapassar as dimensões máximas autorizadas.
Bagagem de mão
Desde que a Anac mudou as regras da aviação no Brasil e extinguiu a tarifa gratuita de malas despachadas, a bagagem de mão se tornou a mala principal de muitos viajantes.
Mesmo assim, o tema ainda gera muitas dúvidas em viajantes de todo o país.
Enquanto a bagagem de item pessoal é dedicada a itens pequenos, valiosos ou frágeis, a bagagem de mão tem capacidade de até 10 kg e pode conter muito mais itens, incluindo roupas, calçados e acessórios.
Esse tipo de mala pode ser levada no bagageiro interno da aeronave, aquele que fica acima do seu assento no avião, diferentemente do item pessoal, que deve ficar sempre abaixo do assento de cada passageiro.
Além disso, as companhias aéreas tendem a ser muito mais exigentes e rígidas a respeito das dimensões e do peso da bagagem de mão: caso você ultrapasse as especificações da empresa, poderá ser obrigado a despachar a mala por um custo extra.
Bagagem despachada
As malas de viagem despachadas são aquelas que você entrega à companhia aérea quando faz check-in no seu voo.
Essa é a bagagem que deve ser transportada no bagageiro do avião e não pode ficar no bagageiro interno, a bordo da aeronave.
Em geral, esse tipo de mala tem limite máximo de peso, que pode variar conforme a companhia aérea, e pode gerar custo adicional para o viajante, uma vez que não há mais obrigatoriedade de gratuidade para esse tipo de bagagem no Brasil.
E é importantíssimo que o viajante fique de olho nas dimensões máximas desse tipo de bagagem: se você ultrapassar o peso da sua bagagem de mão, pode ser obrigado a despachá-la e, consequentemente, a pagar por isso.
Bagagem especial
Nem sempre é possível levar o que você precisa na bagagem de mão ou despachada: como vai fazer caber um violão, uma prancha de surfe ou um equipamento esportivo qualquer em uma mala comum?
Nesses casos, você precisará despachar seus itens na modalidade bagagem especial.
Itens com dimensões maiores ou que necessitem de um tipo de embalagem específico podem ser transportados no bagageiro do avião, junto com as malas despachadas, e geram um custo adicional para o passageiro.
O que é permitido levar nas malas de viagem?
Quando você viaja de carro, provavelmente pensa apenas nas coisas que precisa levar e no espaço que tem disponível no porta-malas para o transporte desses itens.
No caso de viagens de avião, entretanto, as coisas não são tão simples assim e você precisa respeitar as normas da companhia aérea.
Por questões de segurança, as empresas determinam o que uma pessoa pode e não pode levar em malas de viagem num avião, já que alguns itens podem comprometer toda a integridade da aeronave e até causar tragédias.
As regras variam, inclusive, conforme o tipo de bagagem: produtos de higiene pessoal podem ser levados normalmente na bagagem despachadas, mas precisam estar em embalagens transparentes.
A regra também pode mudar de acordo com o destino da viagem: voos internacionais não permitem líquidos, géis e pastas em embalagens com mais de 100 ml.
Na maioria das vezes, você poderá levar roupas, itens de higiene pessoal, calçados, acessórios, medicamentos (com receita médica) e outros objetos na mala despachada.
Em contrapartida, joias, itens valiosos e dinheiro em espécie devem estar sempre na bagagem de mão ou item pessoal, junto ao viajante.
O que não é permitido levar nas malas de viagem?
Em dezembro de 2022, uma mala explodiu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, gerando muitos danos por conta de um aerossol: um pedaço do teto do terminal até se desprendeu.
Esse tipo de problema durante um voo pode ser catastrófico e resultar na queda da aeronave.
Em outros casos, o passageiro pode tentar entrar no avião com artefatos e objetos que podem ser utilizados até mesmo como armas, como tesouras, isqueiros e lâminas, ou com alimentos de origem animal não permitidos no país de destino.
Por isso, as companhias aéreas estipulam itens que podem ou não ser transportados nas malas de viagem.
Vale lembrar que alguns itens que são proibidos na bagagem de mão podem ser transportados na mala despachada, mas nem todos. Por isso, é sempre aconselhável conferir as regras da companhia aérea antes de viajar.
Entre os itens proibidos estão armas de fogo (incluindo réplicas e armas de brinquedo), ferramentas de trabalho, isqueiros, líquidos tóxicos ou inflamáveis, objetos pontiagudos ou cortantes, medicamentos sem receita médica, sprays de pimenta, entre outros.
Caso você seja pego com algum desses itens proibidos ao tentar embarcar, você poderá ser obrigado a descartar tudo ou a despachá-los para ser autorizado a entrar na aeronave.
Quais os tamanhos de malas de viagem?
Na hora de escolher a sua bagagem, você precisa ficar de olho no tamanho que vai adquirir.
As dimensões das malas de viagem são estipuladas por cada companhia aérea conforme critérios como destino da viagem e regras internas.
Empresas low-cost podem, por exemplo, exigir bagagens que caibam embaixo do assento, enquanto os limites para viagens nacionais e internacionais podem ser bastante diferentes. Veja só!
Em viagens nacionais
No caso de viagem para um destino nacional, você poderá despachar bagagens cujas dimensões lineares não ultrapassem 158 centímetros. Ou seja, a soma de todas as dimensões da mala devem ficar abaixo de 158 cm.
O formato mais comum é de 50 x 80 x 28cm para bagagens despachadas.
No caso de bagagens de mão, os limites são menores, já que a mala precisa obrigatoriamente caber no bagageiro interno do avião, a bordo da aeronave: 55 x 35 x 25cm.
De qualquer maneira, o ideal é sempre conferir as dimensões permitidas pela companhia aérea que você escolheu, uma vez que as regras podem variar entre as empresas.
Em viagens internacionais
Quem vai fazer uma viagem internacional pode carregar uma mala maior em comparação às viagens nacionais, mas só no caso da bagagem de mão, que pode ser 55 x 40 x 23 cm.
Para as malas despachadas, vale também o limite de 158 centímetros, sendo o formato mais comum 50 x 80 x 28cm.
Qual o peso permitido para as malas de viagem?
Não importa o seu destino, é imprescindível que suas malas de viagem não ultrapassem o peso máximo permitido, ou você pode acabar obrigado a desembolsar uma tarifa extra por excesso de bagagem..
Nesse caso, o limite também varia conforme o tipo de bagagem e o destino da viagem, confira!
Em viagens nacionais
Para viagens nacionais, você poderá levar bagagem de mão com até 10 kg ou malas de viagem despachadas com, no máximo, 23 kg.
Nessas horas, vale a pena pensar estrategicamente: se você pretende ir às compras durante a sua viagem, lembre-se de levar a mala mais vazia, com espaço suficiente para que você traga suas compras na volta para casa sem ultrapassar o limite de peso.
Em viagens internacionais
No caso de malas de viagem internacional, o limite é de 8 kg a 10 kg para bagagens de mão.
Para bagagens despachadas, o limite de peso é mais amplo, de 23 kg a 32 kg.
Excesso de bagagem: o que fazer?
Às vezes, por mais que um viajante se prepare e conheça bem as regras da aviação, a mala pode ultrapassar o tamanho e o peso permitidos pela companhia aérea.
Nesse sentido, um dos maiores desafios na hora de montar malas de viagem é respeitar os limites estipulados por cada empresa para não correr o risco de pagar pelo temido excesso de bagagem.
O valor cobrado varia de acordo com a companhia aérea: em alguns casos, o custo é fixo e deve ser pago sempre que o peso for maior que o limite, enquanto outras empresas cobram apenas pelo peso excedente.
Nesse caso, se você está despachando uma mala de 30 kg em uma viagem nacional, por exemplo, até 23 kg estão inclusos no despacho comum, enquanto os 7 kg restantes podem ser cobrados como excedentes.
Para evitar problemas e gastos inesperados, além de garantir taxas mais econômicas, uma boa alternativa é adquirir antecipadamente uma franquia de bagagem adicional, já que contratar essa franquia no balcão de check-in pode sair mais caro.
Como escolher a melhor mala de viagem?
Nem todo mundo sabe como escolher uma mala e, muitas vezes, as pessoas se deixam levar simplesmente pelo tamanho da bagagem na loja. Isso, porém, pode ser um grande erro.
Ao comprar suas malas de viagem, é importante prezar por uma bagagem que seja simultaneamente resistente, prática e dentro dos padrões de tamanho das companhias aéreas.
Procure responder a algumas perguntas antes de comprar a mala: você pretende fazer uma viagem internacional ou nacional? Prefere fazer um investimento mais econômico ou gastar com uma mala que vai durar anos? Vai despachar ou levar como bagagem de mão?
Com essas perguntas devidamente respondidas, vai ficar muito mais fácil encontrar uma mala que se adeque às suas necessidades.
Se você não é um viajante frequente ou não pretende viajar de novo num futuro próximo, pode não haver necessidade de comprar uma mala muito cara.
Do mesmo modo, se você viaja muito, o ideal é fazer um investimento numa mala mais resistente, ou pode acabar tendo que comprar outra bagagem em breve.
Para escolher a melhor mala, fique de olho em quesitos como resistência e durabilidade, material rígido ou de tecido, com ou sem rodinha, tamanho e outros elementos.
Além disso, vale a pena escolher uma mala com estampa diferente para facilitar na hora de encontrar sua bagagem na esteira do aeroporto.
Se você prefere comprar uma mala comum, não tem problema: uma boa dica é colar um adesivo diferente ou amarrar um lenço na alça para facilitar a identificação da mala na esteira.
Continue sua leitura!