Ir para o site

×

×

Morar na França: saiba como imigrar no país!

Já pensou em como seria morar na França e viver rodeado por cenários e atrações dignas de um filme? Saiba como embarcar rumo à cidade neste artigo!

Você tem o sonho de morar na França e passar seus dias à base de vinhos, baguetes e queijos? Então este artigo foi feito sob medida para você!

O país mais visitado do mundo é também um dos mais procurados por imigrantes de todos os cantos do globo em busca de melhores condições de vida.

E não são apenas as belas paisagens de lugares como Paris, Marselha, Bordeaux e Provence que encantam os estrangeiros: não faltam oportunidades de trabalho e estudos, acesso à arte, boa gastronomia, qualidade de vida e muito mais. 

Não é coincidência que quase 9 milhões de estrangeiros vivem legalmente no país europeu, cerca de 14% da população total francesa. 

Você quer se juntar a eles? Confira as dicas que reunimos para te ajudar a realizar esse sonho!

É fácil morar na França?

É fácil morar na França?
Fonte: Freepik

Morar na França é, antes de tudo, uma decisão pessoal, que deve considerar as preferências pessoais de cada indivíduo em vista de facilitar o processo de adaptação ao novo estilo de vida.

O viajante precisa estar preparado para lidar com um clima bem diferente do brasileiro, que pode ter muita neve no inverno, bem como para aprender ou aprimorar um novo idioma, adaptar-se a outra gastronomia e estilo de vida.

Como muitos países europeus, a França lida há séculos com um grande volume de estrangeiros residentes, entre refugiados de zonas de conflito e países mais humildes.

Assim sendo, pode até haver um ou outro episódio de xenofobia, mas, em geral, o país é bastante acolhedor para aqueles que vêm de fora e tem braços abertos para a multiculturalidade.

Além disso, é importante que o imigrante que deseja morar em território francês tome providências para garantir que a sua experiência de viver no país europeu seja conduzida dentro da legalidade, evitando riscos de deportação ou problemas com a lei.

Nesse sentido, você vai gostar de saber que viver legalmente na França pode ser mais fácil do que você imagina: o país oferece inúmeras formas para que estrangeiros possam se tornar residentes legais.

O visto de estudante, por exemplo, tem um ano de validade e pode ser renovado até que o imigrante conclua seus estudos no país, enquanto outros vistos, como o de trabalho e para aposentados, são ainda mais duradouros.

Como um brasileiro pode morar na França?

Um brasileiro pode trabalhar, estudar ou viver na França mesmo sem cidadania, da mesma forma como os franceses podem trabalhar, estudar ou viver no Brasil. 

Para isso, basta providenciar um visto que possibilite a residência no país.

Embora algumas pessoas cheguem ao país como turistas e acabem no caminho da ilegalidade em nome da imigração, tornar-se residente legal do país da Torre Eiffel e do Louvre não é uma missão impossível. 

Pelo contrário, existem diferentes formas de garantir um visto de residência de longo prazo por lá!

Vem descobrir como morar na França legalmente!

Estudar na França

Muitos brasileiros e estrangeiros escolhem morar na França para estudar em instituições de ensino respeitadas no mundo inteiro, como as universidades de Paris, Sorbonne, Lyon e Grenoble.

O país europeu oferece visto de estudante válido por até um ano e renovável enquanto durarem os estudos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pesquisa no país: basta que o estudante seja aceito em uma das universidades francesas!

O processo de obtenção do visto é simples, mas inclui etapas que não podem ser puladas.

O primeiro passo é escolher o curso e a faculdade de sua preferência. Depois, prepare a documentação exigida e faça um teste de proficiência em francês, como o DELF ou o TCF. 

Em seguida, cadastre-se no Campus France e comece a se candidatar nas faculdades de sua escolha. Assim que receber o aceite de uma universidade, é só procurar o consulado da França para requisitar o seu visto.

Trabalhar na França

Trabalhar na França
Fonte: Freepik

Muitos brasileiros fazem as malas rumo ao país europeu em nome de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. Se esse é o seu caso, saiba que conseguir os vistos de trabalhos para estrangeiros na França não é uma missão impossível.

Para obter esse tipo de visto, o candidato precisa ter em mãos contrato assinado com uma empresa francesa e outros documentos que possam ser exigidos pelas autoridades consulares para a contratação de um trabalhador estrangeiro.

Se você já vive na França com visto de estudante, também é possível esperar até o fim dos estudos para solicitar a mudança de modalidade de visto caso você consiga um emprego no país.

Vale lembrar, ainda, que o visto de estudante também garante o direito ao trabalho, embora por períodos limitados de até 20 horas semanais.

Aposentadoria na França

Assim como outros países ao redor do mundo, como Uruguai e Estados Unidos, também existe uma modalidade especial de visto para o país da Torre Eiffel: o visto para aposentado morar na França.

Embora seja menos comum que os vistos da modalidade de estudos ou trabalho, esse formato de visto tem ganhado cada vez mais interessados, especialmente em vista do acesso universal e gratuito à excelente rede de saúde pública do país.

A França, afinal, é considerada um dos 10 melhores países para viver nessa fase da vida, considerando-se fatores como qualidade de vida, saúde e até arrecadação de impostos.

Nesse caso, você pode conseguir o visto de duas formas: por meio da cidadania europeia, que livra o imigrante de muitas etapas burocráticas, ou pelo visto visiteur.

Assim como o visto de estudante, o visto visiteur não permite o trabalho no país, garante o direito à residência pelo período de um ano e é renovável, mas não exige vínculo com nenhuma universidade francesa.

Investir na França

Você também pode garantir o direito de morar na França a partir do investimento direto na economia do país.

Podem candidatar-se a esse tipo de visto pessoas que tenham ao menos 30% do capital social de uma empresa que atua em território francês, quem investe 10 milhões de euros no país ou empresários que geram ao mínimo 50 empregos diretos na França.

Para decidir se o candidato terá direito ao visto de longa duração, as autoridades francesas avaliam a rentabilidade do projeto empresarial e a capacidade de a empresa gerar receita sem onerar o sistema financeiro francês.

Por isso, se a sua intenção é obter um visto de empreendedor, apresente um projeto de negócios robusto, sólido e viável. 

Quanto mais robusto, melhor para a sua imagem diante das autoridades consulares francesas.

Tipos de visto para morar na França

Agora que você já decidiu se mudar de mala e cuia para o país dos vinhos, pães e queijos, chegou a hora de escolher o melhor visto para morar na França e o seu projeto de vida.

Confira alguns dos tipos de visto mais comuns no país:

  • Trabalho
  • Estudante
  • Aposentados
  • Pesquisador
  • Religioso
  • Casamento
  • Jeune Fille Au Pair
  • Férias-Trabalho

Documentos necessários para tirar o visto francês

Documentos necessários para tirar o visto francês
Fonte: Freepik

A relação de documentos exigidos para a emissão do visto permanente para morar na França vai depender diretamente do tipo de visto ao qual o viajante se candidatou.

No caso do visto de estudante, por exemplo, você precisará apresentar carta de aceite da faculdade, enquanto o visto de trabalho exige a comprovação de vínculo trabalhista com uma empresa francesa. 

Esses documentos devem ser apresentados na entrevista consular do candidato, de modo a comprovar suas condições enquanto solicitante de residência no país.

Alguns documentos, no entanto, são comuns a praticamente todo tipo de visto, por isso é bom providenciá-los o quanto antes para acelerar o processo de solicitação e emissão do documento. Veja só!

  • Formulário preenchido e impresso do tipo de visto solicitado.
  • Passaporte com validade mínima de três meses após o término do período de visto requisitado.
  • 2 fotos nas dimensões 3,5 cm x 4,5 cm, coloridas, sem data e com fundo branco.
  • Certidão de nascimento ou casamento do solicitante do visto.
  • Comprovante de condições financeiras e rendimentos mensais.
  • Comprovante de hospedagem ou carta-convite na França.

Quanto se gasta para morar na França?

A esta altura, agora que você já sabe o caminho das pedras para quem deseja viver no país europeu, uma pergunta já deve estar soando na sua cabeça: afinal, é caro morar na França? 

O custo de vida deve, sim, ser uma preocupação de qualquer pessoa que pensa em emigrar, sobretudo para garantir a longevidade do projeto de mudança para outro país.

Apesar de ser um país com custo de vida elevado, o tanto que você vai gastar na sua mudança e nova vida europeia vai depender de inúmeros fatores, especialmente de onde morar na França. 

O aluguel de um apartamento no centro de Paris, por exemplo, pode custar a bagatela de 1.300 euros mensais, enquanto um apartamento do mesmo tamanho no centro de Lyon pode sair a 830 euros por mês.

Nesse sentido, caso o seu orçamento esteja limitado, pode ser interessante considerar cidades menores e menos badaladas para viver com mais economia.

A moradia não é o único gasto que você deve avaliar antes de fazer as malas para viver na França: o passe mensal do transporte público custa 75 euros, um ingresso para o cinema sai a 12 euros e uma refeição em fast food pode custar cerca de 10 euros.

Qual o salário mínimo da França?

O salário mínimo da França é chamado de “salaire minimum de croissance”, ou SMIC. O cálculo é feito por hora: em novembro de 2022, o SMIC é 10,57 euros por hora, o que deve totalizar 1.603,12 euros mensais.

A jornada de trabalho no país é de 35 horas semanais, podendo ser maior ou menor, de acordo com os acordos e as convenções coletivas de cada classe trabalhadora.

Vale lembrar, porém, que o salário médio francês é bastante superior ao SMIC: de acordo com levantamento do site Numbeo, os rendimentos médios no país ficam em torno de 2.252,64 euros líquidos por mês.

Confira alguns direitos básicos dos trabalhadores que vivem na França:

  • Direito a, no mínimo, o SMIC estabelecido.
  • Jornada semanal de 35 horas.
  • Carga horária diária de 7 horas por dia (ou, no máximo, 10 horas diárias).
  • 24 horas seguidas de repouso semanais.
  • Seguro desemprego com duração mínima de 4 meses e valor baseado nos rendimentos dos últimos 12 meses.
  • Mínimo de 11 horas de repouso entre dois períodos de trabalho.
  • Jornada semanal máxima de seis dias consecutivos.
  • 30 dias úteis (ou cinco semanas) de férias por ano.
  • Direito à greve.

Quais são as vantagens de morar na França?

Quais são as vantagens de morar na França?
Fonte: Freepik

Não restam dúvidas de que é bom viver na França, e não faltam motivos para justificar essa afirmação.

Para começar, a saúde universal e gratuita francesa é de imensa qualidade: muitos cidadãos europeus optam por se mudar para a França para ter acesso aos fantásticos hospitais franceses sem pagar praticamente nada.

E não é só a saúde que está em dia: a segurança também atrai inúmeros estrangeiros todos os anos.

Apesar dos atentados terroristas que vez ou outra espantam os franceses, os índices de criminalidade no país europeu são praticamente irrisórios em comparação à criminalidade brasileira.

Especialmente em regiões como Auvergne-Rhône-Alpes, Bretanha, Nova Aquitânia e Occitânia, os níveis de criminalidade beiram o zero.

O clima também não é dos mais assustadores para os brasileiros: as temperaturas são amenas em todo o país, com clima mais úmido e frio ao norte e quente e seco mais ao sul, sobretudo na região mediterrânea.

Em suma, viver na França é sinônimo de qualidade de vida, educação, segurança e saúde, sem contar a localização privilegiada: já pensou pegar um ônibus e passar o fim de semana em outro país incrível?

Quais são as desvantagens de morar na França?

Sem dúvidas, nem tudo são flores para o imigrante, não importa o país em que deseja viver. O simples fato de deixar sua terra natal em direção a um lugar com cultura, idioma e até gastronomia diferente pode ser um grande choque.

A distância para o Brasil e a saudade de casa, sem dúvida, estão entre as maiores desvantagens de morar na França: você vai precisar se adaptar a um novo estilo de vida e pode se sentir deslocado em função das diferenças culturais.

Além disso, nem todos os franceses são 100% abertos a estrangeiros e você pode, como em qualquer outro país, viver experiências nem sempre positivas em relação a acolhimento.

E nem pense em se mudar antes de avaliar se conseguiria viver em um lugar mais frio! Mesmo que o clima não seja tão severo quanto em outros pontos da Europa, você pode ter dificuldades para se adaptar ao frio do inverno francês.

Mas não se desanime! Mesmo com algumas dificuldades típicas de quem vive em outro país, você pode viver experiências inesquecíveis e fantásticas durante o tempo em que viver na França!

Melhores cidades da França para morar

Melhores cidades da França para morar
Fonte: Freepik

Uma forma eficaz de facilitar a sua adaptação e tornar a sua experiência francesa ainda melhor é escolher uma cidade bacana para viver.

A lista de cidades boas para morar na França começa com a capital, Paris, onde estão os melhores empregos, os salários mais altos e o centro da vida cosmopolita no país, embora o custo de vida seja relativamente salgado.

Você também pode gostar de morar em cidades como Lyon, Toulouse e Marselha: esses grandes centros urbanos são pequenos para os padrões brasileiros, o que significa que você pode usufruir da estrutura de cidade grande com a tranquilidade da cidade pequena.

Caso você não abra mão de qualidade de vida, pode ser interessante viver em cidades interioranas de menor porte, como Bordeaux ou Nice.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!