Ir para o site

×

×

Morro de São Paulo: conheça a vila mais famosa da Bahia!

Morro de São Paulo: vamos te mostrar dicas sobre o que fazer na cidade baiana, como chegar, a melhor época para visitar e muito mais!

Morro de São Paulo é um oásis de tranquilidade bem pertinho de Salvador e pode ser o destino perfeito para suas férias.

Situado no arquipélago baiano de Tinharé, o distrito é irresistível para quem busca o equilíbrio perfeito entre relaxamento à beira-mar e uma dose de agito.

Ali, a simplicidade se entrelaça com a sofisticação, oferecendo aos viajantes experiências únicas!

Este guia convida você a descobrir todos os encantos de um dos melhores destinos da Bahia. Vamos te mostrar dicas sobre o que fazer na região, como chegar, a melhor época para visitar e muito mais! Vamos lá!

Onde fica Morro de São Paulo?

Onde fica morro de São Paulo?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Morro de São Paulo fica localizado no arquipélago baiano de Tinharé, na deslumbrante região da Costa do Dendê.

Este paraíso costeiro é, mais especificamente, um distrito pertencente à cidade de Cairu, a apenas 60 km (em linha reta) da capital, Salvador.

O distrito fica a menos de 50 km da vizinha Valença, no continente, de onde partem lanchas e barcos com destino a esta joia baiana. 

Morro de São Paulo: mapa

Pouco mais de 6.000 pessoas vivem nesse pacato vilarejo baiano. O centrinho tem um quê de destino colonial, com casario antigo e ruas de paralelepípedos: puro charme!

A ausência de veículos motorizados nas ruas principais contribui para a sensação de sossego. Os deslocamentos são, predominantemente, realizados a pé ou por meio de charretes.

Confira onde fica o destino no mapa!

Como chegar em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo, Bahia, fica na Ilha de Tinharé, parte do município de Cairú. Isso significa que não há acesso terrestre ao destino, pois não há ligação com o continente.

Diante desse cenário, as opções para chegar à região se desdobram entre catamarãs, lanchas rápidas, transfer semi-terrestre ou voos em táxis aéreos. 

O trajeto mais comum parte da capital baiana, Salvador, que oferece catamarãs e lanchas a partir do Terminal Marítimo Turístico, próximo ao Mercado Modelo. A navegação leva cerca de 2h30 por águas abertas em cinco horários diariamente. 

Há também a alternativa do transporte semiterrestre, uma fusão de viagem por terra e mar. Esta opção, disponível através de agências de viagem ou por iniciativa própria, exige organização para sincronizar os horários e dura cerca de 4h30. 

A partir de Boipeba, o viajante ganha mais uma possibilidade: passeios de lancha ou 4×4 que conectam as duas ilhas, 

Qual a distância entre Salvador e Morro de São Paulo?

A distância de Salvador a Morro de São Paulo é de aproximadamente 60 quilômetros em linha reta, mas o tempo de viagem é proporcionalmente maior. 

O viajante pode levar até 4h30 para fazer o trajeto, que inevitavelmente tem um trecho marítimo. Se você optar por uma viagem semiterrestre, o percurso aumenta para quase 250 km.

Qual a melhor época para viajar para Morro de São Paulo?

Qual a melhor época para viajar para Morro de São Paulo?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A temperatura em Morro de São Paulo, sempre elevada, é uma aliada do viajante, pois possibilita a visita ao longo de praticamente todo o ano

Como típico destino baiano, o sol é presença constante, e as chuvas, devidamente distribuídas nos meses, raramente comprometem vários dias consecutivos.

Contudo, ao planejar a viagem, fique de olho em detalhes que podem influenciar a experiência.

Feriados, especialmente os prolongados, podem transformar a ilha em um local concorrido. Além disso, a tábua de marés deve ser considerada para garantir o sucesso da visita às piscinas naturais.

A média anual de temperatura raramente ultrapassa 30ºC, com mínimas que dificilmente chegam a 20ºC. 

Para aqueles que buscam evitar chuvas, o verão, especialmente janeiro e fevereiro, é a melhor época para viajar. Todavia, o verão atrai um influxo significativo de turistas, impactando os preços. 

Se a busca é por tranquilidade e descanso, setembro, outubro e novembro emergem como meses ideais. 

Descubra as maravilhas de Morro de São Paulo pelos menores preços!

No Vai de Promo, sua jornada começa e termina com praticidade e economia. 

Nosso site oferece tarifas promocionais em passagens aéreas (emitidas na hora) e descontos especiais em seguro viagem. 

O viajante tem a oportunidade de comparar diversas opções disponíveis, avaliar preços e tirar dúvidas para encontrar a oferta mais vantajosa.

É possível até personalizar sua busca com filtros de valores, horários, número de viajantes e datas desejadas. 

Faça uma pesquisa agora mesmo e descubra as tarifas mais competitivas em passagens aéreas e seguros de viagem!

O que fazer em Morro de São Paulo

Entre praias paradisíacas, um centrinho charmoso e encantos mil, não falta o que fazer em um dos melhores destinos da Bahia!

Conheça os principais pontos turísticos de Morro de São Paulo!

Primeira Praia

A Primeira Praia é a queridinha dos moradores da vila, e muitas vezes permanece fora do radar dos turistas que exploram a região.

São apenas 315 metros de extensão, mas não se deixe enganar pelas dimensões modestas. A praia é uma das mais belas do distrito!

O principal destaque da Primeira Praia é, sem dúvida, sua conexão com a adrenalina proporcionada pela Tirolesa do Farol. Assistir aos aventureiros que se lançam em uma das maiores tirolesas do Brasil é muito divertido.

Na maré baixa, há formação de piscinas naturais, com condições perfeitas para banho e snorkelling. Em certas épocas do ano, há também boas ondas para a prática de surfe.

O banhista encontra, ainda, passeios de banana boat, aluguel de caiaques, esqui aquático, wakeboard e outras atividades na região. 

Segunda Praia

A Segunda Praia é a mais procurada por turistas, repleta de animação e oportunidades para experiências memoráveis. 

A faixa de areia tem cerca de 400 metros de extensão, margeada por águas tranquilas e muitos restaurantes à beira-mar.

A região é muito animada a qualquer hora do dia, com várias atrações de entretenimento noturno à espera do visitante.

Durante a maré baixa, a praia revela piscinas naturais que enriquecem a experiência do banhista, especialmente para famílias com crianças. 

Terceira Praia

Terceira Praia
Flickr / CC BY 2.0

A Terceira Praia marca o meio termo entre a badalação da Segunda e a serenidade da Quarta Praia.

A região é bastante tranquila, mas não afasta totalmente os visitantes nas vibrantes baladas, eventos e festas que caracterizam a vila. 

Nesta praia, o ambiente é mais exclusivo. Em vez de barracas e espreguiçadeiras, os restaurantes servem refeições exclusivamente em suas mesas. Isso mantém a faixa de areia desocupada e mais tranquila. 

São 800 metros de faixa de areia, com destaque para a Ilha da Saudade à esquerda da praia. Na maré baixa, surgem belos corais e piscinas naturais na região. 

O lado esquerdo da praia tem estrutura mais robusta, com restaurantes, hospedagens e lojas. No canto direito, chegando na Quarta Praia, a movimentação é mais pacata. 

Quarta Praia

A Quarta Praia é o refúgio perfeito para quem busca distância do agito e deseja se perder na beleza natural deslumbrante da ilha. 

Com seus extensos 4 km de faixa de areia, entrelaçados por coqueirais imponentes, a praia convida à tranquilidade e ao relaxamento. 

A maior parte da estrutura está concentrada no início da faixa de areia. Ali costumam surgir piscinas naturais na maré baixa. Boa parte da praia permanece praticamente deserta, mesmo na alta temporada. 

Quinta Praia

A Quinta Praia é uma das mais isoladas e de difícil acesso na ilha. O lugar é tão bonito e tranquilo que ganhou até mesmo o apelido de Praia do Encanto!

A região é recomendada para quem busca serenidade, contato com a natureza e, caso o orçamento permita, uma estadia à beira-mar de alto padrão

A faixa de areia é praticamente deserta e tem 2 km de extensão. O cenário fica ainda mais bonito com a presença de coqueirais e manguezais. 

Praia de Garapuá

Praticamente desconhecida entre turistas, a Praia de Garapuá é uma surpresa inesperada e bem-vinda em qualquer roteiro pela ilha. 

Esse trecho do litoral fica após a Quinta Praia e distante 14 km do centro, garantindo um toque quase selvagem ao roteiro pela região. 

Garapuá é um vilarejo de pescadores com 2 km de praia em formato de ferradura. Há alguns pontos desertos ao longo da faixa, e só há alguns quiosques em certos trechos da praia. 

O mar na região tem transparência ímpar, que oscila entre trechos muito calmos e outros pontos com suaves ondas. Partem dali alguns passeios para as piscinas naturais da vila. 

Forte do Morro de São Paulo

O Forte de Morro de São Paulo fica à direita do cais e, ao longo da história, desempenhou o papel de proteger a ilha. Hoje, é um local privilegiado para apreciar o entardecer e o vai e vem das ondas!

A posição estratégica da fortaleza proporciona uma vista deslumbrante do sol descendo sobre o mar.

Bem ao lado fica uma prainha escondida, conhecida apenas entre os moradores locais, para encerrar o dia com um refrescante banho de mar. 

O acesso ao forte é gratuito, portanto, não deixe de aproveitar esse local especial durante a sua estadia! 

Tirolesa do Farol

Tirolesa do Farol
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Garanta uma dose de adrenalina para a sua viagem com a descida de tirolesa do farol da ilha. 

O passeio se estende por mais de 340 metros de extensão, a uma altura superior a 50 metros. O visitante vai do alto do farol até as águas cristalinas da Primeira Praia, literalmente, já que o viajante cai diretamente no mar. 

O visual panorâmico da tirolesa oferece uma das vistas mais magníficas da ilha, e vale cada centavo dos R$ 80 investidos (em dezembro/2023). 

Gamboa do Morro

Gamboa é uma encantadora vila vizinha que também tem uma reputação turística notável. A transição entre os destinos é tão sutil que você pode facilmente percorrer suas ruas e praias sem perceber a mudança. 

Estendendo-se por 2 km, a Praia da Gamboa é um refúgio sereno com águas calmas, transparentes e fundo de areia. A orla é pontilhada por quiosques e restaurantes que acolhem os turistas com bons drinques e petiscos saborosos. 

Um dos cantos mais charmosos da vila é a sequência de passarelas suspensas de madeira à beira-mar, que facilitam os passeios. 

Quantos dias é o ideal para ficar em Morro de São Paulo?

Considerando o cenário deslumbrante e as diversas atividades oferecidas, quanto mais tempo de estadia, melhor! 

Se a sua visita for limitada, um bate e volta a partir de Salvador pode parecer tentador. Contudo, a realidade é que esse formato acaba sendo cansativo demais. 

O ideal é reservar, no mínimo, um final de semana para conhecer a ilha. Para uma experiência mais abrangente, especialmente se deseja explorar as principais praias e realizar alguns passeios, a partir de cinco dias pode ser a escolha certa. 

Quanto custa entrar no Morro de São Paulo?

Você sabia que é necessário pagar uma taxa para entrar em Morro de São Paulo? Trata-se da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (Tupa). 

A taxa custa R$ 30 (em dezembro/2023) e pode ser paga por meio de aplicativo de smartphone ou no site tupadigital.com.br. Também é possível pagá-la nos totens de autoatendimento ou nos Pontos de Atendimento (PDVs) na entrada da vila.

O voucher é individual e intransferível, com isenção para menores de 5 anos e maiores de 60 anos.

História de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo tem uma história rica, que remonta às origens do Brasil. A região começou a ser ocupada no começo do século XVI, pelo conquistador português Martin Afonso de Souza. 

A região desempenhou um papel crucial na defesa de Salvador e da Ilha de Itaparica contra invasões no período colonial. O local também foi sede da capitania de Ilhéus.

Hoje, é possível conhecer alguns resquícios dessa história, como o Forte e a Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1845, e o Farol. 

A ilha, aliás, recebeu o nome de “São Paulo” por ter sido considerada o primeiro povoado europeu no Brasil num dia 29 de julho, dedicado ao santo.

Onde se hospedar em Morro de São Paulo?

Onde se hospedar em Morro de São Paulo?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

É fácil decidir onde ficar em Morro de São Paulo, já que o povoado não é muito grande e as atrações ficam relativamente próximas.

A maior concentração de pousadas está situada entre o centro da vila e as primeiras duas praias. É onde está a maioria das opções de estadia, bem como atrativos, restaurantes, lojas e agitos noturnos. 

Para quem busca tranquilidade, a Terceira Praia é uma excelente escolha, pois o ambiente é mais sereno sem se distanciar demasiadamente do movimento. 

Já a Quarta Praia é ideal para quem prefere se afastar do agito, desfrutando de uma estadia mais relaxante e próxima à natureza. 

Onde comer em Morro de São Paulo?

Como um bom destino baiano, a vila é um paraíso gastronômico, com opções para todos os gostos. 

O centro da vila é um polo culinário imperdível, inclusive com oferta de restaurantes de culinárias internacionais. 

À beira-mar, nas Primeira e Segunda Praias, é possível encontrar diversos quiosques e restaurantes. Há também alguns bons restaurantes, embora em menor número, nas Terceira, Quarta e Quinta Praias. 

Conheça as melhores praias da Bahia com o Vai de Promo!

O Vai de Promo permite conhecer os encantos de Morro de São Paulo sem atrapalhar as suas finanças por meio de promoções imperdíveis.

Em um só lugar, você consegue acessar ofertas de passagens aéreas das principais companhias do mundo e seguro viagem abrangente pelo melhor custo-benefício.

O que você está esperando para começar a planejar a sua próxima aventura pelo Brasil? Visite o Vai de Promo e embarque nessa jornada de economia!


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!