Ir para o site

×

×

Normandia: lugares para visitar e o que fazer na região francesa?

Saiba onde fica a Normandia e quais cidades fazem parte da região. Veja onde ficar e o que fazer por lá. Entenda sobre o seguro viagem.

A Normandia consegue a proeza de ser simultaneamente um dos cantos mais famosos e menos conhecidos da França. 

Não restam dúvidas sobre a importância da região durante a Segunda Guerra Mundial, mas muitos turistas deixam o destino de lado em seus roteiros franceses. Não cometa esse erro!

Esse destino reúne belas paisagens e tesouros históricos, dos jardins que inspiraram Monet às ruas medievais por onde andou Joana D’Arc. 

A região às margens do Canal da Mancha foi palco de grandes eventos e é um destino perfeito para viagens memoráveis.

Se você deseja desvendar os encantos normandos, continue a leitura!

Onde fica a Normandia?

Onde fica a Normandia
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A Normandia é uma região do noroeste da França, estendendo-se por uma área de quase 30 mil km². 

Ali vivem cerca de 3,5 milhões de pessoas, em uma rede de pequenas cidades e vilarejos repletos de história e charme. 

A partir de Paris, a distância é de aproximadamente 185 km, enquanto a região turística da Bretanha fica a 190 km.

A maneira mais rápida de chegar a terras normandas é pelo Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Depois, você pode pegar um trem para cidades como Giverny, Rouen ou Caen.

Divisão administrativa da Normandia

Administrativamente, a Normandia é uma região unificada desde 2016, resultado da fusão das antigas regiões Alta e Baixa. 

Anteriormente, a divisão se baseava em cinco departamentos: Calvados, Eure, Manche, Orne e Sena Marítimo. 

Hoje, essa estrutura permanece, mas os departamentos funcionam como subdivisões.

A fusão uniu as diversas paisagens, culturas e tradições normandas, criando uma região coesa e vibrante. 

Mapa da Normandia

Com uma área de 30 mil km², essa região francesa é um dos principais destinos de verão dos parisienses. 

O litoral normando não ostenta a agitação nem os preços elevados das praias do sul, mas que ainda assim é repleto de charme e beleza.

Antigamente um ducado viking, a região tem uma história turbulenta: foi palco da morte de Joana d’Arc e do Dia D durante a Segunda Guerra. 

Vai visitar esse museu a céu aberto? Confira onde ficam as principais cidades normandas no mapa!

Quais cidades fazem parte da Normandia?

Explorar as 38 cidades da Normandia é mergulhar no que há de mais autêntico na França, uma região ainda intocada pelo turismo predatório de destinos mais badalados.

Conheça as cidades mais imperdíveis da região!

Étretat

Étretat é um daqueles lugares que parecem saídos diretamente de um sonho. Famoso por suas paisagens naturais, o destino inspira visitantes há séculos com suas belas falésias.

A paisagem é caracterizada por paredões de rocha esculpidos ao longo do tempo pela natureza. Não é de se admirar que o cenário tenha atraído artistas como Monet, Courbet e Boudin.

A verdadeira atração deste lugar está em simplesmente se deixar envolver pela sua atmosfera histórica. 

Caminhar ao longo das trilhas que serpenteiam as falésias é uma experiência incomparável, com a companhia perene do Atlântico.

Étretat é também uma meca para fotógrafos profissionais e amadores: cada esquina é uma oportunidade de capturar a beleza da cidade.

Giverny

Antigo lar do pintor Claude Monet, Giverny realmente parece fruto das pinceladas caprichosas da natureza. 

O cenário rústico pode facilmente ser comparado a um quadro impressionista dos mais vívidos. 

A antiga casa de Monet, aliás, é a principal atração desse lugarejo pacato, com ruas enfeitadas por canteiros floridos de tulipas, narcisos, margaridas e rosas.

Há também uma ponte japonesa que se estende sobre um lago, paisagem pitoresca retratada pelo próprio pintor na série “Nenúfares”. 

Uma visita a Giverny não estaria completa sem uma passagem pelo Museu dos Impressionistas, que reúne obras do movimento impressionista. 

Deixe-se levar pela magia e descubra por que este lugar inspirou um dos mestres mais reverenciados da história da arte!

Rouen

Rouen
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Rouen está imortalizada na história por sua relação com a lendária Joana D’Arc. A capital da Alta Normandia guarda as marcas de uma tumultuada trajetória ao longo dos séculos. 

Às margens do Sena, este importante porto comercial foi palco de invasões, conflitos e episódios que moldaram a história de toda a Europa.

O ponto de partida estratégico para esse passeio é a Place du Vieux Marché, onde a controversa heroína foi queimada na fogueira. 

A praça é puro charme, cercada por charmosos edifícios, como a Église Sainte-Jeanne d’Arc.

Uma das grandes atrações é a Catedral de Notre-Dame de Rouen, em estilo gótico: o templo está entre os mais bonitos da França e é uma visita obrigatória. 

Quem gosta de arquitetura religiosa também deve visitar lugares como a Abadia de Saint-Ouen e a Igreja de Saint-Maclou.

E não deixe de conhecer o Historial de Joana d’Arc, localizado no Palácio Episcopal, onde a figura histórica ficou presa antes de seu derradeiro julgamento.

Você gosta de arte? Aproveite para visitar o Museu de Belas Artes e o Museu Le Secq des Tournelles.

Caen

Caen, capital da Baixa Normandia, foi fundada no século XI e, de lá para cá, testemunhou uma história turbulenta.

A cidade teve seu centro praticamente devastado durante a Segunda Guerra Mundial, mas renasceu com uma vigorosa reconstrução nas décadas seguintes. Hoje, recuperou a essência normanda e adicionou um toque contemporâneo.

O atrativo mais imperdível da cidade é o Château de Caen, um castelo medieval que remonta às origens da cidade. 

A fortaleza também abriga o Museu de Belas Artes de Caen, com sua coleção de obras de mestres como Monet e Rembrandt.

E, é claro, não se pode esquecer do Memorial de Caen, um dos melhores museus sobre a Segunda Guerra Mundial na França.

As igrejas também merecem destaque, como a Abadia de Saint-Étienne, a Abadia de Sainte-Trinité e a Igreja de Saint-Pierre.

Honfleur

Honfleur é famosa pela beleza de seu Porto de Vieux Bassin, erguido no século XVII no estuário do Sena. 

Ao passear pela região, é impossível não se encantar com a visão dos barcos balançando suavemente na água, refletindo as elegantes casas costeiras.

A cidade pode ser explorada a pé, com suas ruas estreitas e sinuosas convidando os visitantes a se perderem em seus cenários românticos. 

Você não pode perder lugares como os depósitos de sal, a Antiga Cadeia e a Igreja de Saint-Etienne, que abriga museus fascinantes.

Não deixe de visitar o Musée Eugène Boudin, dedicado ao famoso pintor impressionista nascido em Honfleur, e o Jardin Public, um parque que conduz à praia.

Trouville

Trouville é uma cidade litorânea que já inspirou gênios da arte, como Charles Mozin, e conquistou os corações dos parisienses em férias.

Refúgio à beira-mar próximo à capital do país, a cidade tem um centro antigo muito charmoso, onde você vai encontrar excelentes cafés e restaurantes.

O porto do século XVII adiciona um toque de história à cidade, a uma proximidade conveniente de um famoso mercado de peixes.

Mas é na praia que a verdadeira magia de Trouville se revela. Você pode passar o dia curtindo o sol, desfrutando das muitas instalações de lazer à beira-mar. Há também muitos campos de golfe e centros equestres na cidade.

Se você gosta de tentar a sorte, aproveite para visitar o Trouville Casino, que oferece entretenimento com suas inúmeras máquinas e salas de jogos.

Granville

Granville ostenta o sugestivo apelido de Mônaco do Norte por seu inconfundível glamour costeiro, remetendo ao famoso principado mediterrâneo.

Localizada em uma rocha, a cidade está dividida em Alta e Baixa. Regiões que, em comum, têm muita beleza e história. 

Casas de granito se erguem entre muralhas antigas, em um cenário medieval. Ali, você vai encontrar museus surpreendentes, como o Museu de Arte e História e o Museu de Arte Moderna.

Uma das joias de Granville é o Museu Christian Dior, localizado na casa de infância do famoso estilista. A antiga vila é cercada por um magnífico jardim de falésias e abriga uma exposição que celebra o legado de Dior.

A marina oferece passeios de barcos com destino à Baía de Mont Saint-Michel e às ilhas Chausey e do Canal. Que tal aproveitar para navegar em um dos cantos mais lindos da França?

Le Havre

Após quase ser varrida do mapa na Segunda Guerra Mundial, Le Havre renasceu para contar sua história e encantar seus visitantes.

A cidade foi inteiramente reconstruída com uma nova identidade, projetada pelo renomado arquiteto Auguste Perret. Desse modo, é um destino normando inesperado e bem diferente de seus vizinhos.

Na Cidade Alta, os edifícios de concreto armado definem a paisagem urbana. A Rue Paris é a principal rua da cidade desde o século XVI, com seus prédios projetados em estilos modernos.

Uma das poucas estruturas que sobreviveram aos bombardeios é a Catedral Notre-Dame de Le Havre, que mistura estilos gótico, renascentista e barroco. 

Ao longo da costa, o Musée d’Arte Modern André Malraux reúne uma coleção de obras de mestres impressionistas. 

A Igreja Saint-Joseph, por sua vez, presta homenagem às vítimas da guerra.

Não deixe de explorar com calma a Porte Océane, conhecida popularmente como a Champs Elysées do mar. A elegante avenida termina com vista deslumbrante do oceano. 

Bayeux

Bayeux tem sua história marcada pelo desembarque das tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. 

É nessa pequena cidade que ficam as cinco Praias do Dia D, atraindo visitantes de todo o mundo com seus monumentos históricos.

Um dos grandes atrativos é a Tapeçaria de Bayeux, uma obra-prima medieval do século XI, considerada um dos mais importantes registros da invasão normanda da Inglaterra. 

A peça está em exibição no Musée de la Tapisserie.

Você também pode gostar da Catedral de Bayeux, cuja construção remonta ao século XI e reúne uma mistura de estilos arquitetônicos. 

Lisieux

Lisieux
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A medieval Lisieux é um importante destino de turismo religioso por sua ligação com Santa Teresinha, uma das figuras mais veneradas da Igreja Católica. 

O principal destino de peregrinação na cidade é a Basílica de Santa Teresinha, uma construção neobizantina que reúne milhões de fiéis todos os anos. 

Lisieux também oferece a chance de fazer um mergulho pela história medieval da região. 

Como sede dos bispos da Normandia, a cidade possui um rico patrimônio histórico, incluindo igrejas antigas e o bairro histórico Quartier Canonial

Ali, você encontrará muitas construções que remontam aos tempos antigos da cidade.

Trouville-sur-Mer

Trouville-sur-Mer é uma cidade costeira encantadora que cativa os visitantes com suas deslumbrantes paisagens litorâneas.

Reconhecida por suas praias e seu animado calçadão repleto de cafés e restaurantes, a cidade é um destino querido tanto por turistas em busca de tranquilidade à beira-mar quanto por apreciadores da culinária francesa.

Suas charmosas casas de pescadores, os mercados repletos de peixe fresco e o porto movimentado proporcionam uma experiência autêntica à beira-mar, repleta de história e beleza natural.

Mont Saint-Michel

A cidade de Mont Saint-Michel é mundialmente famosa por sua suntuosa Abadia, cuja construção remonta ao século VIII. 

Obra-prima da arquitetura medieval, a igreja oferece uma visão fascinante da vida monástica da época. 

O templo fica bem no centro da ilha, no alto de uma colina, e à distância até remete aos famosos castelos da Disney.

Mas não limite o seu roteiro à abadia. Há muito mais para explorar nesta pequena comuna histórica construída sobre uma pequena ilha. 

As ruas de pedra reúnem lojas de artesanato, restaurantes e cafés encantadores, que convidam a passeios descompromissados. 

É uma chance de viver o ritmo desacelerado do interior francês.

Outras cidades

Seu roteiro normando pode incluir visitas a outras cidades igualmente encantadoras espalhadas pela região. 

A lista é grande e inclui de vilas pacatas a centros urbanos prósperos, veja alguns exemplos:

  • Deauville;
  • Arromanches-les-Bains;
  • Évreux;
  • Argentan;
  • Vernon;
  • Le Grand Andely; 
  • Le Petit Andely;
  • Jumièges;
  • Dieppe;
  • Bagnoles-de-l’Orne;
  • Alençon.

Qual é a cidade mais bonita da Normandia?

Com tantos lugares lindos para escolher, apontar o destino mais paradisíaco da Normandia não é tarefa das mais fáceis.

Honfleur ganha holofotes pela paisagem na região do porto, onde casas tradicionais e ruelas criam uma atmosfera fotogênica. 

Rouen, por sua vez, parece congelada no período medieval, preservando o charme e a tradição de tempos idos.

E como não mencionar Étretat, paraíso natural de falésias brancas e paisagens dramáticas que surpreendem os amantes da natureza?

No final das contas, vale a pena montar o seu próprio roteiro normando e explorar o máximo de cidades possível para chegar à sua própria conclusão!

Onde ficar na Normandia?

A região da Normandia, com seus 30 mil km² de território e quase 600 km de litoral, é generosa na oferta de opções de hospedagem. Veja só!

Mont Saint-Michel

Recomenda-se passar ao menos uma noite na lendária Mont Saint-Michel, uma cidade insular murada com muito charme. 

No entanto, reserve sua acomodação com antecedência, pois as vagas são disputadas.

Bayeux e Caen

Se você deseja explorar a fundo a região das Praias do Dia D, pode escolher entre Bayeux e Caen como base

Assim, você terá mais facilidade para conhecer os sítios e museus que remetem à Segunda Guerra. 

Giverny

Destino imperdível para casais e entusiastas das artes plásticas, Giverny foi escolhida por ninguém menos que Monet como lar. 

Isso é uma amostra da beleza que espera as pessoas que se hospedam por lá.

Étretat

Se você prefere o ritmo inconfundível da vida à beira-mar, Étretat é a melhor alternativa para a sua estadia normanda. 

É difícil não se surpreender com os hotéis bem localizados da cidade, com fácil acesso a falésias e praias.

O que fazer na Normandia?

A Normandia, com sua ampla oferta de atrações, é um dos destinos mais apaixonantes da França, atraindo visitantes de todo o mundo. 

Veja as principais atrações da região!

Jardins de Monet

Principal atração de Giverny, os Jardins de Monet são imperdíveis não apenas para os entusiastas da arte, mas por todos que apreciam a beleza. 

Você também vai se sentir inspirado com tantas cores e aromas!

Praias do Dia D

Símbolo da virada na Segunda Guerra Mundial, as Praias do Dia D convidam à reflexão como palco histórico de um dos eventos mais marcantes do conflito. 

Sword Beach, Gold Beach, Utah Beach, Juno Beach e Omaha Beach são cinco atrações imperdíveis para quem gosta de história militar.

Falésias de Étretat

As formas dramáticas esculpidas pelo mar tornam as Falésias de Étretat uma atração surpreendente. 

Vale a pena visitar a região para percorrer trilhas cênicas e contemplar a imensidão do oceano. 

Quanto custa uma viagem para Normandia?

O custo total dessa viagem depende de fatores como a época do ano, o estilo de viagem e a duração da estadia. 

Em geral, o viajante gasta entre R$3.000 e R$6.000 com passagens de ida e volta, além de R$200 a R$800 por noite de hospedagem. 

Os gastos com alimentação ficam entre R$50 e R$100 por pessoa, enquanto as entradas em museus e atrações variam de R$10 a R$30. 

Em média, uma viagem de 7 dias custa em torno de R$9.500 por pessoa ou mais.

É obrigatório o seguro viagem para ir à Normandia na França?

É obrigatório o seguro viagem para ir à Normandia na França?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Viajar para a França exige a contratação de um seguro viagem, proteção obrigatória para todos os turistas. 

A exigência se mantém não importa qual seja o motivo da visita ou a duração da estadia. 

O seguro viagem oferece uma cobertura abrangente em caso de emergências ou imprevistos no decorrer da viagem. 

Ou seja, o item não só garante sua segurança e tranquilidade, mas também evita problemas legais e financeiros enquanto você estiver na França!

Visite a Normandia pagando pouco com o Vai de Promo!

As atrações da Normandia vão ficar ainda mais irresistíveis com as promoções do Vai de Promo, o melhor buscador de passagens aéreas para a França e seguros de viagem.

Nossa página te ajuda a pesquisar e escolher entre as ofertas disponíveis no mercado, turbinando suas chances de economizar na viagem.

Faça uma pesquisa para encontrar descontos exclusivos em passagens aéreas e utilize nosso comparador para analisar as coberturas dos melhores planos de seguro viagem para Europa!

Depois, é só fazer as malas e conhecer um dos destinos mais inesquecíveis da França!

Perguntas frequentes sobre a Normandia

Ainda tem dúvidas sobre esse incrível destino francês? 

Confira as respostas às questões mais frequentes sobre a região normanda!

O que significa a palavra Normandia?

O nome da região deriva dos normandos, um povo germânico formado por vikings que se estabeleceram na região no século X. 

A palavra tem origem no latim medieval Normannia, que significa “terra dos normandos”.

Normandia fica em que país?

A Normandia fica no extremo norte da França, adjacente ao Canal da Mancha. 

Não se trata de um país em si, mas sim de uma região histórica e geográfica dentro do território francês. 

Normandia fica a que distância de Paris?

A região fica a uma distância relativamente curta da cidade de Paris, com apenas 185 km separando as duas localidades.


Continue sua leitura!

Não perca nenhuma promo!

As melhores dicas e promos chegam primeiro no seu e-mail. Assine nossa newsletter e começe a economizar!