Veja o que fazer em Foz do Iguaçu durante a sua viagem!
Quer saber o que fazer em Foz do Iguaçu? A região das famosas cataratas abriga algumas das paisagens naturais mais bonitas do Brasil!
Quer descobrir o que fazer em Foz do Iguaçu? Então continue lendo, porque este guia foi preparado especialmente para você!
Um dos principais destinos turísticos do Brasil, o município paranaense encanta seus visitantes com atrações naturais e boa infraestrutura.
O maior tesouro da região é, sem dúvidas, um dos mais magníficos espetáculos da natureza: as magnânimas Cataratas do Iguaçu. Situadas nas fronteiras entre Brasil e Argentina, as quedas d’água formam um cenário de tirar o fôlego!
Você também vai encontrar a fantástica Usina de Itaipu, templos budistas e muçulmanos, shoppings e até cassino!
Confira o material que preparamos para te ajudar a planejar o seu roteiro pela cidade!
Como chegar a Foz do Iguaçu
Já, já você vai descobrir o que fazer em Foz do Iguaçu, mas antes vamos te contar como chegar a um dos principais destinos do Brasil.
A cidade está estrategicamente localizada no estado do Paraná, no Sul do Brasil, bem na fronteira com Argentina e Paraguai. Assim, você tem a oportunidade de explorar também a riqueza cultural dos países vizinhos.
São 640 km até a cidade de Curitiba, 940 km de distância até Florianópolis e 900 km de Porto Alegre.
Vem descobrir como visitar a região!
A partir de Curitiba
Para chegar a Foz do Iguaçu a partir de Curitiba, capital do Paraná, você pode escolher entre algumas opções.
Uma das alternativas mais comuns é o meio rodoviário. O trajeto é feito pela BR-277 em cerca de 8 a 9 horas.
Caso prefira uma opção mais rápida, é possível voar até o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que recebe voos de diversas cidades brasileiras, incluindo Curitiba. O tempo de voo entre as duas cidades é de 1 hora.
A viação Catarinense opera o trecho de ônibus, com passagens a partir de R$ 183,00 (em julho/2023).
De outras cidades do Brasil
Quem sai de outras regiões do Brasil também pode chegar à cidade sem dificuldades.
A partir de pontos mais distantes, como Sudeste ou Nordeste, o transporte aéreo é a forma mais conveniente de visitar a cidade. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é movimentado e recebe voos de várias cidades.
De carro, a BR-101, seguida pelas rodovias BR-116 e BR-277, é o melhor caminho a partir do Nordeste. A BR-116, por sua vez, é a principal rota para quem sai do Sudeste.
Se você está mais perto da cidade, pode ser interessante fazer a viagem de ônibus. Foz do Iguaçu é um destino atendido por diversas empresas em todo o Brasil.
Mapa de Foz do Iguaçu
Na hora de montar o seu roteiro com o que fazer em Foz do Iguaçu, você vai perceber um fato curioso. A maior parte das atrações estão concentradas em poucas regiões, o que facilita os deslocamentos pela cidade.
Em geral, a maioria das coisas para fazer está na região do Parque Nacional do Iguaçu ou no centro da cidade. Veja no mapa!
Melhor época para ir a foz do Foz do Iguaçu
Há o que fazer em Foz do Iguaçu de janeiro a janeiro, mas a estação pode influenciar o tipo de experiência que você vai viver na cidade.
Antes de tudo, é importante considerar como você prefere encontrar as Cataratas do Iguaçu.
Se você deseja ver as quedas d’água em todo o seu esplendor, com grande volume e potência, o verão é a melhor época para visitar. No entanto, há maior incidência de chuvas nessa época.
Por outro lado, se você prefere apreciar as quedas d’água com mais clareza e definição, o inverno é a escolha adequada. Com temperaturas médias de 18ºC, há menos chuvas e as cachoeiras têm aparência mais nítida.
Além disso, nessa estação, as comportas da Usina Hidrelétrica de Itaipu também costumam estar mais abertas.
Em relação às temperaturas, no verão a média gira em torno de 26ºC, enquanto no inverno faz bastante frio.
No entanto, independentemente da estação escolhida, as Cataratas do Iguaçu são um espetáculo incrível durante todo o ano. Mesmo se não houver chuva, é inevitável se molhar um pouco devido ao vapor das quedas d’água.
Onde se hospedar em Foz do Iguaçu, PR
Como a lista do que fazer em Foz do Iguaçu está concentrada em poucas regiões, isso facilita a escolha do melhor lugar para ficar.
Uma das melhores áreas para hospedagem é o centro, que garante acesso ao transporte público, restaurantes e comércio. Além disso, você terá a oportunidade de atravessar a fronteira para ir às compras na Ciudad del Este, do lado paraguaio.
Os hotéis no centro geralmente são mais econômicos, embora possam ter uma infraestrutura um pouco mais modesta.
Outra região que concentra uma grande quantidade de acomodações é a Avenida das Cataratas, que conecta o centro ao parque nacional. A avenida é conhecida pelos hotéis espaçosos e com ótima estrutura de lazer, como piscinas e playgrounds.
Caso você resolva ficar nessa região, no entanto, é importante estar de carro, pois as opções de comércio e gastronomia ficam mais distantes.
O Vai de Promo te leva aos melhores destinos do Brasil
Antes de descobrir o que fazer em Foz do Iguaçu, você precisa conhecer o Vai de Promo, que vai te ajudar a explorar a cidade sem pesar no bolso!
Nosso site reúne promoções e descontos irresistíveis de passagens aéreas e seguro viagem para que você nunca precise abrir mão de viajar para economizar.
Faça uma pesquisa gratuita para descobrir que visitar uma das maravilhas naturais do mundo pode sair mais em conta do que você imagina!
O que fazer em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu atrai pessoas do mundo inteiro devido à sua beleza natural deslumbrante.
Aconchegante e deslumbrante, a cidade reúne atrações para os amantes da natureza, ecoturistas, adeptos de atividades radicais e muito mais.
Vem conferir o que fazer em Foz do Iguaçu!
Cataratas do Iguaçu
O primeiro e mais importante item da lista do que fazer em Foz do Iguaçu é, sem dúvidas, visitar as Cataratas do Iguaçu.
No Parque Nacional do Iguaçu, você pode acessar passarelas que ficam bem próximas às quedas d’água e viver uma experiência inesquecível.
O parque oferece outras atrações, como o Macuco Safari e um roteiro “seco” para quem deseja apreciar as quedas bem de perto.
Do lado argentino, no Parque Nacional Iguazú, há ainda mais trilhas e um trenzinho que facilita o deslocamento.
As paisagens são igualmente impressionantes, e os mirantes oferecem ângulos incríveis para apreciar as cataratas.
Só não se esqueça de levar um documento válido, como RG, para poder atravessar a fronteira e curtir as vistas também do lado argentino.
Macuco Safari
Outro passeio popular entre quem procura o que fazer em Foz do Iguaçu é o Macuco Safari, que garante uma dose de adrenalina à sua viagem.
Durante o passeio, você terá a oportunidade única de tomar um banho nas quedas d’água das cataratas.
O roteiro começa com um trajeto de 10 minutos em um carro elétrico, que percorre um trecho de mata enquanto um guia compartilha informações sobre a região.
Na sequência, os visitantes podem percorrer uma trilha de 600 metros de extensão até uma área com armários, lanchonete, loja e banheiros. Ali, você poderá trocar de roupa para embarcar nos botes.
Durante o passeio de barco, os passageiros permanecem sentados e o piloto realiza manobras emocionantes que levam a sensações de êxtase.
Os visitantes podem admirar as quedas, tirar muitas fotos e até passar pelo famoso “batismo” nas quedas, tomando banho de cachoeira.
Mas se prepare, porque todos saem do passeio completamente encharcados, mesmo com capas de chuva!
Recentemente, o passeio ganhou uma versão mais simples, que não inclui o banho nas cataratas, para aqueles que preferem uma experiência “seca”.
Kattamaram II
O Kattamaram II é um passeio de barco pelos maiores rios do Paraná e os principais pontos turísticos da região.
Os roteiros proporcionam uma imersão na natureza e nas belas paisagens aquáticas da região da Tríplice Fronteira.
Além disso, os barcos costumam oferecer refeições a bordo e vistas inesquecíveis do pôr do sol!
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Quer tornar o seu roteiro com o que fazer em Foz do Iguaçu ainda mais interessante? Não deixe de conhecer Itaipu.
Maior geradora de energia do mundo, a usina é um símbolo da harmonia entre o Brasil e o Paraguai e uma das maiores obras humanas já construídas.
A chamada Itaipu Binacional é compartilhada pelos dois países e impulsionou o desenvolvimento da cidade de Foz do Iguaçu.
Com tantos dados impressionantes, uma visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu não pode faltar no seu roteiro!
Refúgio Biológico Bela Vista
O Refúgio Biológico Bela Vista é uma importante referência no que diz respeito à conservação de biodiversidade, com quase quatro décadas de história.
São 1.780 hectares, que incluem uma reserva de mata atlântica e o chamado Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.
Uma das atrações do local é o Zoológico Roberto Ribas Lange. O local abriga 172 animais de 50 espécies, incluindo as poderosas harpias, uma das maiores aves de rapina do mundo.
É o lugar perfeito para conhecer de perto essas espécies e aprender sobre os esforços de conservação da região.
Templo Budista Chen Tien
O Templo Budista Chen Tien fica no topo de um morro com vista do Rio Paraná, dedicado a orações, meditação e tranquilidade.
O complexo reúne belas estátuas, incluindo um buda sorridente de 7 metros de altura, além de jardins bem-cuidados.
É uma atração interessante para quem deseja compreender melhor o budismo ou simplesmente visitar um local tranquilo e pacífico. E, melhor ainda, a visita é gratuita!
Mesquita Muçulmana
A Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab possibilita aprender um pouco mais sobre a religião islâmica durante sua visita à cidade.
Datada da década de 1980, a mesquita oferece visitas guiadas que explicam os hábitos e costumes da mesquita e de seus frequentadores.
Antes da visita, é necessário remover os calçados e as mulheres devem cobrir o cabelo. O véu é fornecido pela própria mesquita.
A entrada é gratuita, e é uma oportunidade de aprender e compreender melhor a religião islâmica.
Marco das Três Fronteiras
Sua lista do que fazer em Foz do Iguaçu não pode deixar o Marco das Três Fronteiras de fora.
Como o nome indica, o monumento marca a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Além do obelisco que marca o ponto de encontro dos três países, o lugar também possui uma megaestrutura que remete às edificações das Missões Jesuíticas.
Por lá, você vai encontrar praças, opções gastronômicas, mirantes e um show de luzes e água.
Vale a pena se organizar para visitar o local no fim da tarde, quando é possível apreciar o pôr do sol a partir do mirante, com vista panorâmica do Rio Paraná.
Parque das Aves
O Parque das Aves permite que os visitantes entrem em contato próximo com os pássaros da região e aprendam sobre suas características.
Além de exposição, o local é um centro de pesquisa e reabilitação de aves, abrigando uma grande variedade de animais.
Os visitantes podem até entrar em viveiros gigantes, onde podem ver as aves voando livremente e interagindo umas com as outras.
A lista de espécies inclui tucanos, flamingos, borboletas, corujas, araras e muitos outros animais.
Não se esqueça de levar sua câmera, pois há inúmeras oportunidades para capturar belas imagens!
Uma vantagem adicional é que o Parque das Aves está localizado próximo ao Parque Nacional das Cataratas, possibilitando que os visitantes aproveitem ambos no mesmo dia. É uma atividade encantadora para as famílias.
Dreams Park Show
Boa sugestão para quem procura o que fazer em Foz do Iguaçu com a família, o Dreams Park Show é imperdível.
O complexo de entretenimento oferece diversas atrações, como o Museu de Cera, que possui esculturas realistas de celebridades famosas.
Você também poderá conhecer o espaço Maravilhas do Mundo, que reproduz em miniatura símbolos e atrações turísticas internacionais, e o Vale dos Dinossauros.
Outra atração interessante é o Dreams Ice Bar, um bar feito inteiramente de gelo, além do Dreams Motor Show, imperdível para amantes de automobilismo.
Vale lembrar que a maioria das atrações do Dreamland está situada em ambientes internos, ideal para dias nublados. E você pode comprar ingressos em combos para diferentes atrações, a preços mais atrativos.
O que fazer em Foz do Iguaçu à noite
A maioria das atrações da cidade está concentrada no período diurno, mas não é difícil encontrar o que fazer em Foz do Iguaçu à noite.
Você pode saborear um jantar em um dos muitos restaurantes locais, muitos dos quais oferecem música ao vivo.
Também pode ser interessante atravessar a fronteira e explorar Puerto Iguazú, na Argentina, que possui excelentes restaurantes.
Para aqueles que estão em busca de uma noite mais agitada, existem opções como o Taj Bar, o Capitão Bar e o Rafain Chopp, ótimos para quem gosta de desfrutar de bebidas.
Embora seja verdade que a vida noturna de Foz do Iguaçu possa não ser tão agitada como em outras cidades, há opções para todos os gostos!
O que fazer em Foz do Iguaçu de graça
Com criatividade, não é complicado encontrar o que fazer em Foz do Iguaçu de graça ou a baixo custo.
Uma dica interessante é um passeio pelo bairro de Cognópolis e pelo Gramadão Vila A. Esses lugares são indicados para caminhadas, prática de esportes e muito mais.
Você também não precisa gastar para conhecer o Marco das Três Fronteiras e apreciar a vista panorâmica da divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Outra boa pedida é caminhar pelo calçadão da Avenida Paraná ou conhecer o templo budista e a mesquita, que oferecem visitas gratuitas.
Quer mais? Você pode conhecer a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e até se refrescar na Praia de Três Lagoas.
Aproveite essas oportunidades para explorar a cidade sem comprometer o orçamento!
Onde comer em Foz do Iguaçu
Que tal incluir um roteiro gastronômico em seus planos do que fazer em Foz do Iguaçu?
No centro, você encontrará restaurantes que oferecem delícias da gastronomia local e opções internacionais.
A Avenida das Cataratas também é um polo gastronômico, ainda mais interessante para quem visita as Cataratas e procura onde comer bem.
Além disso, é possível encontrar restaurantes com vista para o Rio Iguaçu, proporcionando uma experiência agradável durante a refeição.
Outra região que vale a pena explorar é a região da Vila Portes, na Ciudad del Este, no Paraguai. Há boa oferta de opções gastronômicas internacionais nesta área, como culinária árabe, asiática e italiana.
O bairro de Puerto Iguazú também é uma ótima opção para quem deseja conhecer a culinária argentina. Que tal experimentar as famosas carnes argentinas e empanadas, além de opções de vinhos locais?
O que fazer perto de Foz do Iguaçu, PR
A partir de Foz do Iguaçu, há diversas opções de bate-volta que permitem explorar as belezas naturais e culturais da região.
Você pode visitar o lado argentino das cataratas em Puerto Iguazú ou conhecer o lado paraguaio da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Para os amantes da cultura e história, uma sugestão é fazer um bate-volta até as Missões Jesuíticas de San Ignácio, na Argentina. As ruínas históricas são Patrimônio Mundial da Unesco. E que tal ir às compras na Ciudad del Este, no Paraguai?
Sua viagem com economia está aqui no Vai de Promo!
Agora que você já está por dentro do que fazer em Foz do Iguaçu, visite o Vai de Promo para encontrar promoções imperdíveis para a sua viagem.
Você terá acesso a preços exclusivos, atendimento diferenciado e condições vantajosas de pagamento .
Visite agora mesmo e comece a planejar sua próxima viagem fantástica sem se preocupar com os gastos!
Continue sua leitura!